Fedora 20 Heisenbug final disponível para download

21 Comentários

Suporte para ARM, melhorias nos processos de virtualização e com Gnome 3.10

Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.

Depois de vários atrasos (como já tem vindo a ser normal), eis que chegou finalmente o “Fedora 20 Heisenbug”.

fedora20_00

Esta é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.

fedora20_01

O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. A versão final do Fedora 20  estava prevista para 10 de Dezembro, mas chegou com 7 dias de atraso (algo que começa a ser normal nesta distribuição).

Quais as novidades desta versão?

São muitas as novidades do novo Fedora 20 “Heisenbug” que ainda se encontra em versão beta, das quais se destacam:

  • Arquitectura ARM – que é agora considerada a arquitectura principal (já que a tendência está virada para o segmento dos dispositivos móveis)
  • Novo Menu de sistema
  • Melhorias ao nível da interface de autenticação (melhor layout, transições, notificações, etc)
  • Novas opções incluídas no Control Center, incluindo as opções para personalizar a interface de autenticação

fedora20_02

  • Bluez, para gestão do Bluetooth
  • Melhorias no Network Manager
    • Os utilizadores podem agora adicionar, editar e activar perfis activos/não activos via nmcli. Há também agora suporte para interfaces bridge;
  • Melhorias na plataforma de cloud e virtualização
  • Sendmail deixa de estar presente, por omissão na distribuição
  • Syslog passa a ser substituído pelo systemd
  • Versão experimental do Wayland fedora20_03

Esta versão inclui também uma nova ferramenta que dá pelo nome de Gnome Software, que foi introduzida no GNOME 3.10 e está agora por omissão no Fedora 20, substituindo o velho gnome-packagekit frontends. Basicamente esta ferramenta permite procurar e instalar facilmente aplicações.

gnome_06

Além das novidades referidas, dizer também que o ambiente gráfico de trabalho Cinnamon 2.0 está também disponível nos repositórios, assim como o E17.

altDownload: Escolha aqui a sua versão
altHomepage: Fedora Project

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe N
    Filipe N

    Já sei o que a minha próxima máquina vai levar… 🙂
    http://www.youtube.com/watch?v=Ip7xl1JOeXY

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    metafetanina azul

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      desculpem, mas com um nome destes a tentação de fazer trocadilhos rascas é forte

      1. Avatar de sergio
        sergio

        Pensei no mesmo

  3. Avatar de Renan
    Renan

    Quanto tempo de suporte?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Não tenho a certeza absoluta mas acho que é 13 meses.

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Cerca de 13 meses.
      Mais presisamente 2 realeses + 1 mês, ou seja o F20 é suportado até 1 mês depois de sair o F22.
      Normalmente saem versões de 6 em 6 meses, daí os 13 meses (inidicativo)

    3. Avatar de NT
      NT

      Boas,

      Sempre podes optar pela ‘versão’ Fedora Rawhide que é uma rolling release, isto é, está sempre a ser actualizada. Se queres ter tudo na ‘última’ versão é de dar uma vista de olhos.
      Se quiseres algo com muuuuuuuuito tempo de suporte sempre podes optar pelo CentOS, embora não tenhas tudo (tipo gnome 3.10) actualizado podes ter um suporte alargado e estabilidade comprovada. Caso, mais tarde, queiras pagar para teres um suporte 5 estrelas podes migrar para RedHat sem teres que alterar configurações.

      1. Avatar de Renan
        Renan

        Fedora Rawhide? o que seria exatamente?

        Desculpe… fico meio perdido quando se trata de Fedora (sempre fui usuário de Debian e derivados)

  4. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    será que o fedora também tem versão de suporte de 5 anos ou mais ou ele tem suporte de 6 a 6 meses

  5. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    estou a procura de uma distribuição boa e que aproveite os recursos do notbook, principalmetente os botões “fn” e desligar ao fechar a tampa.
    A única que achei até o momento foi o elementary, mas eu gosto de usar o desktop. então, fica o pedido de auxilio.

    PS.: o mint debian agradou, mas a wi-fi não funcionou. o KDE é bom. mas ao reproduzir uma midia, a função volume do tecladio nao adianta nada. o gnome é tri, mas não tem opção de desligar ao fechar a tampa, pelo menos no Zorin OS 6.

    1. Avatar de NT
      NT

      Boas,

      Qual distro…. não sei bem tens várias.
      O melhor é tentar ver o porquê o wi-fi não está a funcionar no Mint e tentar entender onde é que tens que configurar as teclas (fn).
      O melhor é veres pelo modelo do teu PC e/placa wireless se nos foruns do Mint tens alguma coisa.

  6. Avatar de sakura
    sakura

    mas qual e o futuro da pantaforma ARM ?????????????

    windows rt kill
    arch hurt kill
    fedora ????

    a ms perde 2 anos a mudar wince para windows rt e tudo indica que o RT esta morto.
    ??????????????????

    1. Avatar de diogo M
      diogo M

      raspberry pi e estao a trabalhar para um instalador oficial no nexus 7 e 10 😉

  7. Avatar de Jeudi
    Jeudi

    No titulo diz que é FINAL no meio do texto diz que é BETA…

    é FINAL ou é BETA?

    pelo que li no site do fedora, parece ser a versao FINAL!

    fiquei na duvida aqui…

  8. Avatar de Santos
    Santos

    Estou com o Ubuntu, mas fiquei com água na boca para experimentar o novo Fedora.

  9. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Extensões do gnome já funcionam todas bem no gnome 3.10?

    1. Avatar de NT
      NT

      Até agora sem problemas… mas também só estou a usar umas 3.

  10. Avatar de Xostra
    Xostra

    No Fedora 20 tudo funciona e quanto a mim bem. Quanto ao Firefox, ele não funciona. Começa a rodar a rodar e depois vai abaixo. Não consigo desinstalá-lo e tentei instalar outro browser, mas o Fedora 20 não deixou.