Manjaro Linux – O sistema perfeito para o seu netbook

14 Comentários

Edição especial do Manjaro Linux optimizada para processadores Intel Atom

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

Recentemente a equipa de desenvolvimento desta distribuição lançou um edição direccionada para os netbooks.

manjaro_05

Foi na passada quarta-feira que a equipa de desenvolvimento do Manjaro Linux lançou uma versão direccionada para netbooks.

Esta versão vem totalmente optimizada para processadores Intel Atom e o ambiente gráfico XFCE sofreu também um conjunto de adaptações para que ofereça a melhor performance em máquinas com menos recursos de hardware.

manjaro_04

Tal como as versões “normais” do Manjaro Linux, esta edição para netbooks traz já suporte out-of-the-box para a maioria dos formatos multimédia (a versão i686 inclui até uma versão especifica do plugin flash para tirar melhor rendimento das gráficas Intel GMA (950/3150/etc).

majaro_00

Tem um Netbook (ou outra máquina) e quer dar-lhe uma nova vida?…então experimentem o Manjaro Linux …vão gostar. Além do Manjaro podem também experimentar o Linux EasyPeasy ou ver aqui outras sugestões.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Manjaro

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SemEspinhas
    SemEspinhas

    Olha ai está uma boa noticia para o meu netbook, estava a pensar vender, mas não o farei antes de experimentar esta disto…

  2. Avatar de josé
    josé

    Primeiro ponto, não existem sistemas perfeitos.
    Existem é sistemas mais ou menos ideais em função de cada utilizador.
    Quanto à optimização para processadores atom, qualquer distro pode ser alterada para isso.

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ainda bem que existem estes SO’s

  4. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Será que esta distro tem algo do estilo “Super Hybrid Engine” da Asus?

  5. Avatar de João Simões

    Por acaso, apesar de não me queixar muito do Xubuntu no meu netbook com cerca de 5 anos (1GB de RAM) andava a pensar como optimizá-lo ainda mais, mas se calhar vou testar esta distro para ver o resultado sem perder muito tempo.

  6. Avatar de camt
    camt

    Tenho um Eeepc asus 1215b com um processadaor amd Brazos e desde que ele saiu sempre usei e uso manjaro xfce normal e nunca tive problemas de maior a não ser últimamente com o aMule que bloqueia e que ainda não descobri qual é o problema.
    A única alteração que lhe fiz foi mudar a ram de 1GB que tinha de origem alterei para o máximo 8GB e como gosto de ver filmes baixei o máximo de codecs que pude arranjar nos vários leitores de video para além do VLC que vem de origem (smplayer; winff, Gecko etc.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    Aconselho a instalarem um pacote/configuração chamado TLP, porque com ele vai melhorar o tempo de bateria, gestão de CPU, baixar temperatura, na minha opinião é excelente pacote para qualquer distro/portátil.

    Para mais informações consultem:
    http://www.webupd8.org/2013/04/improve-power-usage-battery-life-in.html

    http://linrunner.de/en/tlp/docs/tlp-linux-advanced-power-management.html

  8. Avatar de Sandro Ribeiro
    Sandro Ribeiro

    Qual é a versão concreta que devemos escolher?

  9. Avatar de delaorden
    delaorden

    Tem uma versão muito legal também do Manjaro chamada Cup of Linux….vale a pena testar também.

  10. Avatar de Luís Aguiar
    Luís Aguiar

    isto interessa-me

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Para um Portatil normal que distribuição aconselham? ja tive ubuntu algum tempo depois decidi experimentar o mint mas tou farto dele e gostava de experimentar algum diferente so mesmo para acesso a net e offices 🙂

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Fedora ou Mageia no caso de RPM’s

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas,

    Tenho um eee pc 1001px com o peppermint instalado valerá a pena trocar para esta distro?
    Queria um pouco mais de autonomia visto que em termos de performance não tenho queixas.

    MC
    Tiago

  13. Avatar de Samuel
    Samuel

    Achei o Linux que eu queria pra meu netbook..obrigado pessoal