Solus 1.2 – Uma distro mais rápida que o Ubuntu e Mint?

19 Comentários

No mundo Linux existem distribuições com as mais diversas características. Apesar da base ser muito idêntica (em muitos casos até iguais), as equipas que se dedicam ao desenvolvimento de distribuições tentam optimizá-las ao máximo escolhendo o melhor software, ambiente gráfico de trabalho e outros componentes.

A distribuição que apresentamos hoje chama-se Solus e destaca-se por oferecer uma fantástica performance, comparativamente ao Ubuntu e Mint.

solu_001


O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.

Esta distribuição, na versão 1.2,  traz como ambiente gráfico o Budgie, várias optimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema que permitem ter ao utilizador uma boa experiencia ao nível dos jogos.

solu_002

Optimizações ao nível do Software

Tal como referido, o Solus 1.2 traz um conjunto de optimizações que o fazem ganhar pontos quando comparado com outras distribuições como por exemplo o Linux Mint 17.3 e o Ubuntu 16.04. Aqui ficam alguns dos resultados obtidos na plataforma de testes da Phoronix.

Todos os resultados podem ser consultados aqui.

solu_003

solu_004

solu_005

solu_006

solu_007

O Solus 1.2 traz também já várias apps instaladas, sendo que muitas delas foram instaladas com principal destaque para o:

  • firefox 47
  • nautilus 3.18.5
  • rhythmbox 3.3.1
  • thunderbird 45.1.0
  • vlc 2.2.4

Ao nível da produtividade, o SoluOS traz o OpenOffice. Esta distribuição é caracterizada por ser simples, bonita e muito funcional além da estabilidade e performance que garante. De referir que esta distribuição, apesar ocupa a posição 26 do ranking de distribuições Linux no site distrowatch.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Só um aparte, o Solus é a “evolução” do Evolve OS?
    Ou não tem nada a ver…?
    É que quando saiu o Evolve OS, li que era “independente” e este Solus, segundo referes acima é ” baseada no bastante estável Debian”.

    Pedro, um desafio, criação de uma distro personalizada! 😉 (ou pelo menos os pontos principais de partida)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A ideia é gira mas…não tenho tempo 😀 Se alguém quiser, o pplware terá todo o gosto em apoiar.

    2. Avatar de qwerty
      qwerty

      Que eu saiba é “independente”, e sim, é a evolução do Evolve OS. Teve de mudar de nome por questões de copyright.

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Só uma correção, o Solus OS não é baseada em Debian, o Solus é uma distribuição independente.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Sim, de Debian não tem nada…

      1. Avatar de Ricardo Gaio
        Ricardo Gaio

        Carlos, viva!
        Para quando um “novo” TuxPT?

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Se tudo correr como planeado… mês que vem 😉

  3. Avatar de Joselito
    Joselito

    Este Solus 1.2 está no 10º lugar do ranking dos últimos 7 dias da Distrowatch. O 26º posto é referente aos últimos 6 meses.

  4. Avatar de Marcos Medeiros
    Marcos Medeiros

    Alguém sabe qual é o repositório que ele usa?

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      *Não* é baseado em Debian

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Não é não. Já foi em tempos. Agora é totalmente independente:
        «It’s built from scratch, therefore has no parent project»

        https://solus-project.com/technical-specifications/

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Repositório próprio e gestor de pacotes próprio também penso eu.

    3. Avatar de nfu
      nfu

      Só encontrei isto:

      https://wiki.solus-project.com/Package_Management

      Pelo que percebi, é tudo gerido pelo próprio Solus e nada é externo. Corrijam-me se estou enganado.

  5. Avatar de equillibrium
    equillibrium

    Tem muito bom aspecto e é rápido que é o que se quer, mas não é pena ter o open office em vez do libre office? Uma vez que já há bastantes tutoriais na net com o libre office e que este já se está a standartizar?

    1. Avatar de equillibrium
      equillibrium

      Já instalei não trazia nenhum office e dá para instalar o libre office normalmente.

  6. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    quais são os requisitos mínimos de hardware?

  7. Avatar de Ueliton
    Ueliton

    Não entendi… uso Fedora, já usei openSUSE e não são pesadas como o Ubuntu, não conheço distro mais pesada que o Ubuntu, acredito que qualquer distro é mais leve desde de que não se baseie no mesmo.

  8. Avatar de carla ramos
    carla ramos

    Gostaria de saber qual é o perfil de usuário do Solus.
    Grato!