Evolve OS – O novo Linux com Budgie Desktop

15 Comentários

Todos nós sabemos que no mundo Linux existem milhares de distribuições para todos os gostos e necessidades. Grande parte das distribuições domésticas são baseadas no Ubuntu, com os mais diversos interfaces gráficos (ex. Gnome, KDE, Cinnamon, etc) mas todas com o mesmo objectivo: oferecer o melhor do mundo open source.

Recentemente apareceu uma nova distribuição que dá pelo nome de  Evolve OS e que traz o elegante e fluido ambiente gráfico de trabalho Budgie.

evolveos_00

Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluido que constitui uma alternativa perfeitas aos populares projectos nesta área. Além disso, este ambiente gráfico suportará o compositor Wayland – protocolo de servidor gráfico que especifica a comunicação entre o servidor gráfico. De referir que recentemente foi lançada a versão 5.1.

evolveos_02

Relativamente à distribuição Evolve OS, esta destaca-se pela adopção do Budgie e também do systemd como System Init.

Para quem não sabe, o init é o primeiro processo inicializado pelo kernel quando o utilizador inicia um computador com Linux ou Unix. Todos os outros processos são processos filhos do processo init. O init corre como daemon e apresenta, tipicamente, o PID 1. Os processos inicializados pelo init são conhecidos como jobs e são configurados por ficheiros que estão no directório /etc/init. Com o passar do tempo percebeu-se que o init não era a melhor solução, por ser inflexível e por tornar lento o arranque do sistema. Então, em 2006 apareceu o Upstart e em 2010 o Systemd como alternativas ao init.  Por algum tempo, o Upstart parecia ganhar força para se tornar no sistema de inicialização padrão, mas o systemd rapidamente reuniu um conjunto de apoios e é hoje o preferido).

evolveos_01

O Evolve OS não é baseado em nenhuma distribuição, não tendo assim qualquer restrição ou dependência de alguma empresa. Actualmente apenas está disponível a versão Alpha 2 desta distribuição por isso é conveniente que experimentem a mesma num ambiente não produtivo.

Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar esta distribuição e explorar melhor este novo ambiente gráfico.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Evolve OS

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BR
    BR

    gosto de distros assim como esta, ambiente simples e limpo

    gostaria de saber se existe alguma distro tipo esta para raspberry pi, assim simples e limpa?

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Já a fazer o download 😀

  3. Avatar de NoFait
    NoFait

    Só há um ligeiro problema no vosso artigo… Dizem que é um ambiente gráfico que constitui uma perfeita alternativa aos outros… Salvo a parte que ainda não está terminado e não possui alguns componentes (tais como gestão de rede ou som).

    Portanto, constitui uma alternativa SE não quisermos esses componentes. 🙂

    De resto, projecto bacano e vou ficar de olho no mesmo.

  4. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Pensei que fosse baseado em OpenSUSE.

  5. Avatar de Jeudi
    Jeudi

    será que tem a opção de Português?
    vou testar…

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Por curiosidade, tem em português?

  6. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Gostei dessas novidades, tenho que testar.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ando para testar uma distro linux para tornar a minha distro definitiva mas quando ando para testar uma aparece logo outra..

      ainda por cima percebo pouco de linux

      1. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        Pois é…

        Mas esta ainda está muito verdinha, pelo que vi no em livecd ainda falta muitas afinações, mas com tempo pode ser uma boa surpresa.

  7. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Parece ser uma lufada de ar fresco em relacao aos “…buntus” “…bians” e “…arch” , alem de ser independente ainda tem uma DE diferente, parabens.

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Alguém que já testou, pode dizer se está em português? A rede e o som funcionam ou não?

    Agradeço!

  9. Avatar de irlm
    irlm

    chegou a versao alpha 3

  10. Avatar de Leonan
    Leonan

    Ola

    Baixei a versão do site e verifiquei que esta havendo problemas na compilação do Karnel.

    Realizei testes na VirtualBox e tambem em um NoteBook Acer 5733z.

    Ha alguma limitação de HardWere para o sistema?

    Grato.

  11. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Nao gostei nao!So tem pra 64 bits ¬¬