A Google quer agora passar a ser o seu médico pessoal?

32 Comentários

A Google sempre procurou integrar no seu serviço de pesquisas o maior número de informação possível, para evitar que os utilizadores naveguem para fora dos seus serviços.

A sua mais recente pretensão é dar apoio médico aos utilizadores e para isso vai começar a apresentar nos resultados das pesquisas, cartões associados a alguma sintomatologia das doenças mais conhecidas.

Dr Google

Segundo a Google, cerca de 1% das pesquisas que recebe são relacionadas com a descrição de sintomas de doenças ou de mal estar e por isso a empresa entendeu que deveria começar a apresentar aos utilizadores alguma informação adicional em vez dos simples resultados.

Para apresentar essa informação e eliminar muita da informação contraditória e até contra producente, a Google vai começar agora a incluir nos resultados das pesquisas cartões com informações adicionais, as principais causas, propostas de auto-tratamento e até se deve procurar ajuda imediata ou não.

Google Resultados

As fontes de informação da Google

A informação que será apresentada resulta da comparação dos termos de pesquisa, com toda a informação que a empresa tem já presente no seu Knowledge Graph e outra informação que tem adquirida sobre sintomatologia, que foi revista por especialistas da Harvard Medical e da Mayo Clinic.

Toda a informação prestada aos utilizadores será detalhada e de simples compreensão, sendo apenas de referência e uma ajuda para realizar um diagnóstico mais preciso do que pode estar a afectar os utilizadores. Esta não se pretende substituir a qualquer apoio médico.

Google Gif

A disponibilidade do novo “Dr Google”

Para já esta informação será apenas apresentada aos utilizadores das plataformas móveis, como o Android e o iOS, mas a ideia da Google é alargá-la a outras plataformas e às pesquisas realizadas no próprio browser. Há ainda, e para já, também a limitação ao território norte americano, mas a vontade da Google é também alargar esta novidade a todos os idiomas e a todas as regiões.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luislelis
    luislelis

    La vai a ordem dos medicos proteger as sua “quinta”.
    Seria uma excelente ajuda a milhoes de comunidades, que nao teem acesso ou meios para ir a um medico.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Até que chegam as urgencias pessoas por tudo e por nada a pedir todo o tipo de provas tornando o sistema de saude inviavel porque leram no Google que pode ser cancro. Já nos días de hoje passa. Eu chamo a esse tipo de pessoas “extremamente desinformadas”. Pessoas que acham que um chã de camomila provoca abortos, e querem procesar médicos por não lhes quererem fazer um laraposcopia exploradora, ou que tomaram todo o tipo de antibióticos em casa e agora não há antibiótico que lhes sirva. Digo-te: é uma manhã típica nas urgencias.
      Esses “milhões de comunidades” sem acesso a profissionais de saude tambem não têm acesso a internet, nem a medicamentos, nem a meios para melhorar a sua saude, ou tambem achas que se pode fazer um cirurgia com videos de YouTube?

      1. Avatar de John Montanelas
        John Montanelas

        Deixe-se disso Sr. Dr.!!

      2. Avatar de luislelis
        luislelis

        Algo que fui aprendendo com a experiência de vida. 1 é muito mais do que zero.

      3. Avatar de Nathan
        Nathan

        Isto. Coitado do meu primo quando vêm as velhotas ao consultório dele e lhe pedem/obrigam a receitar calcitrin para comprar mais barato.

        E quase lhe batem por ele lhes dizer que é banha de cobra.

        Auto diagnóstico é uma má ideia. Eu sou como a mina avó: só tomo o que o médico me receita.

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          “receitar calcitrin para comprar mais barato”?!

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      o que é proposto não serve para nada do que estás a pensar, apenas serve para as pessoas não irem parar a páginas na internet que causam ainda mais confusão com má informação.
      Uma pesquisa na internet não assegura diagnóstico diferencial correcto pois não é capaz de ver o paciente ou questionar os sintomas. Pode ser útil para coisas simples e para educar um pouco as pessoas, mas não substitui toda e qualquer consulta com um profissional de saúde

    3. Avatar de Limbus
      Limbus

      “Esta não se pretende substituir a qualquer apoio médico.”

  2. Avatar de Filipe Alves
    Filipe Alves

    A cada triagem vai-nos ser diagnosticado um cancro!

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Para prevenir o cancro, ou reduzir grandemente a sua força (se já estiver presente) é manter o fígado realmente saudável, ou tratá-lo para fique num estado saudável.

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Que comentário inteligente!! É nisto que dá consultar a Internet sobre as coisas… A saúde é muito mais do que encontrar o melhor diagnóstico para os sinais e sintomas…

      2. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Qual a relação do fígado com o cancro da pele? E com o cancro do pulmão?
        Mas há mais perguntas!

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Apesar de ele estar errado, até um relógio avariado está certo duas vezes ao dia.

        2. Avatar de Limbus
          Limbus

          Não vás tão depressa…
          Há relação, o nosso corpo é um sistema complexo e interligado, tudo tem relação com tudo, mesmo à luz da dita medicina convencional, que por sinal cada vez abraça mais as “alternativas” onde estas relações são ainda mais intrincadas.

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            De acordo mas não é por tratar bem o fígado que posso espalhar aos 4 ventos que nunca irei ter cancro…

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Vamos lá ver, a Google já tentou a sorte na saúde (como serviço disponibilizado ao público) em 2008 e cancelou o produto. A ver se é desta

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para partilhar os meus dados com outras empresas?
    Não obrigado…

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      O único comentário que faz sentido!

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Já cá faltavam os comentários do costume…

    3. Avatar de Nathan
      Nathan

      Ora aí está a verdadeira essência da Google!

  5. Avatar de Çup
    Çup

    Já estou a imaginar a vida dos hipocondríacos…

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      O maior utilizador deverá ser o Presidente da República!

  6. Avatar de NeoK
    NeoK

    Exercicio. Vamos comentar a noticia e fazer de conta de que em vez da Google está Microsoft:

    – e lá estão estes gajos, mais informação para vender á NSA.
    – pois é, sempre a mesma coisa, não há privacidade.
    – etc
    – etc.

    Agora a sério, até é bastante util para despistar coisas de suade mais simples.

  7. Avatar de luislelis
    luislelis

    Engraçado tantos comentários e ninguém consegue ter uma opinião positiva. Será este o espírito português?

  8. Avatar de A.
    A.

    Despistar problemas de saúde compete a quem teve de estudar para isso, ah coisas que a web não resolve nem vai resolver quanto muito vai criar problemas é novamente a google a ver se ganham dinheiro com aquilo que não devem… eu assino por baixo o comentário aqui deixado pelo “kekes”…

    Passa na cabeça de alguém que a google alguma vez consiga reparar carros ligados por computador e com acesso à net até ja há alguns e assunto muito mais serio, que é a saúde Humana, é assim toma os medicamento que lha apetece faz auto diagnósticos sem ter formação para tal… até aonde querem infernizar as sociedades com aquilo que não é possível a web é óptimas para determinados assuntos ter netbanco ou acesso à segurança social pela web, cumprir impostos, etc agora há coisas que não chamadas para a web, mas é uma opinião espero que esse serviço nunca chegue à Europa ou a Portugal

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Soubesses tu a quantidade de carros que eu reparo por dia remotamente…nao acreditavas!!

      Relativamente a saude, é sempre um tema que deve ser tratado com muito cuidado pois pode ter efeitos nefastos se nao for devidamente estruturado.

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Saude 24 – pesquisa como funciona.

  9. Avatar de A.
    A.

    algo positivo deve ser com serviços, que efectivamente melhoram a vida das pessoas, por exemplo, as leituras de energia e agua irem automaticamente pela powerline/ web com protocolo de segurança para as pessoas no dia a dia terem mais conforto e qualidade de vida agora com assuntos serios em que uma pessoa não domina lá esta é por isso que há hospitais cursos superiores etc… e não mais um quintal para a google ganhar dinheiro com o que não deve….

  10. Avatar de NT
    NT

    Agora para muitos que usam as “bandas elásticas” que já medem pulsação, ciclos de sono, quando fazemos exercício, nos dão todos esse dados como calorias queimadas… (e isso é útil, mas para onde vai essa informação?)

    A google quer é entrar para um mercado extremamente lucrativo(farmacêuticas)! Não vou tirar o mérito ao sistema que ao analisar uma enorme quantidade de dados pode fazer um diagnóstico correto que se bem utilizado pode salvar vidas. Pena é que não é o ‘zé povinho’ que pode realmente interpretar os dados que o ‘diagnóstico automático’ fornece, como diz o kekes “… querem procesar médicos por não lhes quererem fazer um laraposcopia exploradora…” sei lá eu o que é uma laraposcopia.

    Infelizmente como é um negócio, acho que a google vai começar a receber mais uns milhões das grande farmacêuticas para ‘aconselhar’ medicamento X para os sintomas de A a Y, mesmo que possa ter fortes contraindicações. O mesmo se passa com os médicos hoje em dia, felizmente ainda existem muitos com consciência e não desatam a receitar a mesma coisa para tudo, só porque o laboratório paga uma comissão…

  11. Avatar de delaorden
    delaorden

    Acho válido. Se a pessoa souber consultar é bom e deixem de besteiras que o Google não pretende substituir médico coisa nenhuma. Por isso é que será útil para quem souber INTERPRETAR, coisa um pouco rara hoje em dia. Saudações.