Queres experimentar Unix, Linux?

39 Comentários

Conjunto de máquinas virtuais, prontas a usar

Actualmente o método mais simples para experimentar um sistema operativo é através da virtualização. A virtualização é o processo que permite executar várias máquinas lógicas (máquinas virtuais) numa única máquina física, onde cada sistema se comporta como se fosse um computador independente.

Como ferramentas de virtualização já apresentámos aqui no pplware o VirtualBox e o VMWare. Hoje deixamos uma compilação de máquinas virtuais, das mais diversas distribuições, prontas a usar.

virtualbox

Para experimentar uma das distribuições seguintes, deve ter o virtualbox instalado ou efectuar o download a partir daqui.

GNU/Linux

GNU/OpenSolaris (GNU tools a correr OpenSolaris kernel)

BSD

  • FreeBSD (website):a instalação é feita com o ISO BootOnly (apenas de arranque).

Outros

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ace

    Bom Post!
    Para alguém que, como eu, gosta de andar sempre a fazer experiências, isto é do melhor…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu tb sou adepto !!! 😀 Virtualization Rullezzzz

      1. Avatar de Tiseac
        Tiseac

        Também sou fã de tentar distros novas! E algumas destas distro ainda não exprimentei acho que nos próximos dias me vou divertir… hehehe
        Bom post pplware!

  2. Avatar de 

    será que existe alguma maneira de eu conseguir uma maquina virtual do MAC OSX??

    é que tenho um amigo que desenvolve software em windows e ele estava interessado em testar os seus programas em MAC e ate produzir uns para OSX!!
    Ele não queria era tar a investir em comprar o OSX sem ter a certeza que iria conseguir utilizar!!

    Se alguem me conseguir ajudar!!

    1. Avatar de dockme
      dockme

      Sim existe! Da uma volta pelos torrentz. Vais encontrar imagens do OS X.

  3. Avatar de delaorden

    Amigo FFF, procura por hackintosh no google

  4. Avatar de D. Leal

    Uma coisa é certa, instalar o linux é uma dor de cabeça, até se precisa de livro de instruções, pelo menos na versão que instalei, melhor dizendo, tentei instalar, até pode ser um grande sistema operativo mas para o usar só com 2 avé marias…

    http://reviravolta.net/?p=1879 – Tudo o que o SPORTING vai fazer esta temporada

    1. Avatar de dockme
      dockme

      Devem ser as tuas primeiras instalações?

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Algumas distros tem instalações um pouco mais complexas. Mas é sempre a mesma coisa. Criar Partições->Instalar os pacotes base.

        O meu maior problema com instalação de um S.O até hoje acho que foi com freebsd. Não tinha NET e tive de instalar a maior parte dos packages a mão.
        Mete CD1
        Tira CD1
        Mete CD2
        Tira CD2

        xD

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      LOL livro de instruçoes? so se tiveres a falar de um manual escolar de Portugues, pois é so leres e fazeres next em muitas distros.

      enfim mais um comentario infeliz q so demonstra ignorancia.

    3. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Baseando-me no teu comentário, aposto que após teres comprado o computador tiveste que ler no manual como se ligava… o botão ON trazia demasiada complexidada! Quanto ao linux, não sei que distribuição tentaste instalar, mas se carregares 7/8 vezes em NEXT o sistema operativo instala-se completamente…

      Vasco Silva

    4. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Não sou adepto do Linux, até te dou alguma razão, passei pelo mesmo, mas estou à tua disposição se precisares de ajuda. Tenta…

    5. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Isso deve ter sido ha uns anos atrás…
      Instalei ontem o ubuntu 9.10 e está mais facil do que nunca.
      E mais tenho discos em raid 0 e ele detectou-os sem problemas, ha uns 2 anos atras nao consegui instalar por causa disto…

  5. Avatar de Frigo
    Frigo

    isto é quase o mesmo que dar uma caixa de bombons a um puto 😀

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    excelente post!

    cumps!

  7. Avatar de wellen

    é a loucura total! mas que excelente repositório! e eu que ia instalar o kubuntu para fazer umas experiências! agora já não é preciso! já tá a sacar ;p

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Será que existem diferenças importantes entre por ex. o VirtualBOX e o VMWare?
    Eu uso o FreeNAS e não consigo que funcione no VirtualBOX. No VMWare tem tudo o que eu esperava para obter sucesso no seu uso. Preciso de me abastecer de um espaço em disco substancial em comparação com o outro para obter resultados e assim deixo no ar uma pergunta.
    Será erro meu ou há mesmo assim diferenças de uns para os outros?

    BTW: Alguma sugestão para um bom tutorial em PT (pref.) ou Inglês que foque a utilização dos serviços do FreeNAS? Estou com dificuldades em configurar uma UPS. Obrigado.

    1. Avatar de dockme
      dockme

      http://sourceforge.net/apps/phpbb/freenas/index.php?sid=3046f9d5271b1953c2aa3698bb7f5dca

      Procura no forum. Acho que encontras algo.

      No que toca as VM para mim é td mt relativo. Não uso VM a nível profissional. Uso vBox pk é bastante mais leve que o vmware. No que toca a funcionalidades para mim é igual. Agora o vmware tem o unit que é uma funcionalidade 5*.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Sim, eu já conhecia. Mas como eu tinha referido atrás, este não me serve por não refererir o uso dos serviços destinados ao uso de uma UPS.
        Obrigado na mesma.

        1. Avatar de Vítor M.

          Redin… quando temos um artigo seu do tipo:

          Como seria viver com o serviço de email ideal?

          🙂 Pense nisso, acho que era um excelente post.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Boa proposta.
            Vou aceitar o seu desafio.

  9. Avatar de Duvida
    Duvida

    Neste tipo de imagens, como sabemos os usernames, e pass de root etc ?!?!

    1. Avatar de dockme
      dockme

      Não exprimentei essas imagens. Mas normalmente não tem passwords.

      Podem ter passwords por defeito, tipo:

      user: root
      passw: toor

      user: user
      passw: user

      user: root
      passw:

      user: ubuntu
      passw:

      user: ubuntu
      passw: root

    2. Avatar de Kinato
      Kinato

      Nos ensaios que fiz, não pedo codigo de root nem de utilizador

    3. Avatar de carlos
      carlos

      Como não seria de esperar outra coisa…

      Muito bom trabalho, Pedro Pinto. Obrigado.
      ————
      ” Neste tipo de imagens, como sabemos os usernames, e pass de root etc ?!?!”

      Normalmente aparece junto ao link …
      Por exemplo para debian é:

      Active user account(s) (username/password):debian/reverse

  10. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Usei o VirtualBox nas aulas de Sistemas Operativos. Muito bom! Usei para correr ubunto e até gostei.

    Nota final de SO: 16 valores 0/

    Cumprimentos 😉

  11. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Nice!
    E eu que ia instalar o FreeBSD no VirtualBOX agora mesmo , HEHE
    TKS

  12. Avatar de Mr. Jakkes
    Mr. Jakkes

    Não percebo o titulo… até parece que o Virtualbox só serve para instalar distribuições de linux.
    O Virtualbox serve também para instalar outros sistemas operativos como Windows, Solaris, distribuições de BSD, etc.
    Eu até conheço quem tinha o Ubuntu instalado de raiz e usou o Virtualbox para instalar o Windows XP para correr umas aplicações que só existem para Windows.

    1. Avatar de Kinato
      Kinato

      O título é uma sugestão, não quer dizer que seja exclusio a testar unix / linux…

  13. Avatar de lmx
    lmx

    de facto o virtualbox é um espanto, não espanta portanto que a sun tenha comprado a innotek empresa que criou inicialmente o vistualbox, este rapidamente se tornou um sucesso e a sun comprou a empresa desde ai o vbox ficou melhor e melhor e melhor e….

    cumprimentos

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Pronto… com isto sobre o facto de não conseguir abrir o FreeNAS com o virtualbox, só pode mesmo ser um defeito do próprio FreeBAS, o que no mínimo me deixa… confuso?
      Só se o próprio FreeNAS não for compatível com o VirtualBOX. Mas seria obrigado a isso?

      1. Avatar de dockme
        dockme

        Não consegues abrir, como? Aparece algum erro?

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Pois.. Não dá nenhum erro.
          Assim que inicio o CD do Freenas no virtualBOX, no menu escolho o “9” para instalar. A seguir aparece outro menu (desta vez a cores) com as possibilidades de escolha do tipo de instalação que desejo.
          E é neste menu que reside sempre o problema. Escolha eu o que quiser, nunca passa a frente e fica sempre “emperrado” no mesmo.

  14. Avatar de Red_Acid
    Red_Acid

    Post espectacular! É fantástico para testar as diversas distribuições! Já está nos Bookmarks =D

  15. Avatar de RCS
    RCS

    Toca a experimentar todos!

  16. Avatar de alessandro simon
    alessandro simon

    O Virtual Box é simples e eficaz , uso desde as primeiras versões.Uma dica; instalem o adicionais para convidado.E sem contar que a administração das maquinas virtuais são extremamente versáteis, podendo clonar ,copiar , converter e etc…

    saudações a todos.

  17. Avatar de JC
    JC

    Podem procurar outros “sabores” do mundo *nix no site http://distrowatch.com/

    Cumprs.

  18. Avatar de kamy
    kamy

    Ainda ninguém referiu o Virtual PC da Microsoft…alguém sabe por alto as principais diferenças entre o Virtual PC, Virtual Box e VMWare?
    Obg