PiPplware – Algumas dicas de utilização (parte I)

17 Comentários

Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.

Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, hoje deixamos algumas dicas de utilização.

pipplware_009

Neste guia ensinaremos como mexer/trabalhar com o pipplware e também umas dicas.

Após terem gravado a imagem – ver aqui e iniciarem o Pi, irá aparecer automaticamente o seguinte Menu.

pipplware_01

Este menu faz parte do programa emulatiostation. Aqui podem controlar quase todas as opções do pipplware, configurações e alternar entre interfaces. Para interagir com o menu apenas precisam de ligar um teclado ou um gamepad.

XBMC e XFCE

A opção 1 e 2 são para iniciar as respectivas interfaces XBMC e XFCE.

pipplware_000_thumb

Raspberry Pi Configuration

A opção 3 “Raspberry Pi Configuration” é equivalente a executarem num terminal sudo raspi-config. Aqui podem alterar a password do pi, alterar o idioma  (por omissão está em inglês, ms podem configurar para português) alterar o layout do teclado, fazer overclock, overscan, hostname, entre outros.

pipplware_003

Retropie Configuration

A opção “4 Retropie Configuration” – aqui é possível alterar diversas configurações referentes ao conjunto de emuladores. Não executem a opção 1 e 2 deste menu pois os emuladores já estão instalados e isto irá remover o Menu Inicial.

Não aconselhamos a seleccionarem também a opção “Install latest Raspberry Pi firmware, pois este firmware é considerado unstable e pode dar problemas. Podem executar o update aos binários do Retropie se quiserem, apesar de até a data não haver updates. Para saberem mais sobre o  Retropie, consultem a wiki do projecto aqui.

pipplware_004

Input Configuration

A opção “5 Input Configuration” é para configurarem as teclas /gamepad dentro dos emuladores. A configuração do teclado para controlar o Menu Inicial é independente da dos emuladores.

pipplware_005

Enable-Disable Modules

A opção “6 Enable-Disable Modules” é para activarem/desactivarem serviços adicionais. Aqui podem por exemplo desligar o RDP , samba, transmission ou activar o avahi, netatalk, shairport, sensores (caso tenham algum) etc. Em outras distribuições existe um menu para fazer isto dentro do XBMC, mas não inclui tantos serviços como os aqui apresentados.

pipplware_006

Backup Settings

A opção “7 Backup Settings” irá fazer um backup de toda a directoria /home/pi. Isto inclui quase todas as configurações do sistema como por exemplo as configurações do XBMC, XFCE, Retropie etc. Recomendamos fazer um backup logo nas primeiras utilizações do sistema, especialmente antes de alterarem as configurações do Retropie. Depois copiem o backup (ficheiro /home/pi/ HOME_BACKUP.tar.gz) para um local seguro. Para o backup ser bem sucedido terá que existir algum espaço livre no cartão SD, dependendo do conteúdo da vossa pasta de utilizador (/home/pi)

Para restaurarem o backup basta colocá-lo de volta em /home/pi e executar num terminal: tar xpzvf /home/pi/HOME_BACKUP.tar.gz -C /

Update System

A opção “8 Update System” irá realizar um update a todo o sistema caso exista. Isto incluí o XBMC, excluí o Retropie. É equivalente a:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

pipplware_008
Teclas por omissão no Menu Inicial (emulatiostation):

  • setas do teclado (carreguem nas setas para os lados para mudarem de emulador)
  • Page Up, Page Down
  • Enter (activar), Backspace (retroceder)
  • Shift (organizar por)
  • Ctrl (menu com opções, como por exemplo, sair do programa, desligar o RPi)

Para alterarem as teclas ou configurarem um gamepad eliminem o ficheiro:

/home/pi/.emulationstation/es_input.cfg

Depois basta reiniciar o emulationstation o programa voltará a solicitar novamente as teclas.

Como interagir com o Pipplware remotamente

Para copiarem ficheiros de e para o pi podem usar a rede do Windows. Por omissão o Raspberry irá aparecer na vossa Rede sem configurações adicionais! A pasta “devices” são os discos ligados ao RPi e a pasta “pi” leva-vos para a pasta /home/pi.

É aqui (pasta pi) que irá aparecer o vosso backup caso tenham feito, e onde devem extrair os ficheiros relativos a updates. Caso façam downloads através do Transmission, estes irão aparecer na pasta Downloads, dentro da pasta Pi.

pipplware_010

Outra forma de interagirem com RPi é usarem um cliente SSH. Consultem este artigo para verem como podem fazer isso . Com isto irão ter acesso a um terminal. É especialmente útil para executarem comandos sem terem um teclado ligado directamente ao pi como por exemplo fazer o restauro de um backup. Existem clientes ssh para PC, smartphones, tablets etc.

Outra forma pré configurada para aceder ao Pi é o SFTP. Basta arranjar um cliente FTP, como p. ex. o Filezilla. Em host escrevem: raspberrypi ; em Username: pi ; em Password: raspberry ; e Porta: 22

E podem usar também o RDP. No Windows abram a “Ligação ao ambiente de trabalho remoto” , escrevam: raspberrypi e façam Ligar.

  • Username: pi
  • Password: raspberry

Numa janela irá aparecer o ambiente de trabalho do Pi, o XFCE.

Update 1.2:

Encontra-se agora disponível o update 1.2 na página de downloads do Pipplware – ver aqui

Para procederem ao update:

  • Extrair/copiar o conteúdo do ficheiro update_v1.2.zip para /home/pi (usem um dos métodos explicados em cima)
  • Ler o ficheiro readme.txt para mais informação
  • Abrir um terminal (pode ser por ssh ou com um teclado ligado ao pi) e executar:
sudo su
sh update.sh

Reiniciar o sistema (sudo reboot)

O update deve demorar uns 20 minutos , tenham calma 🙂 Caso tenham alguma duvida, sugestão ou problema não hesitem em contactar.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Qual é o cliente SSH para Mac Os que recomendam?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Acho que o mac tem ssh nativo no terminal.

      1. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Yap. Tenho o Cyberduck instalado, mas não me lembro do motivo ahah. Provavelmente para passar um ficheiro por ssh, mas, o terminal funciona perfeitamente 🙂

  2. Avatar de Frederico Pereira
    Frederico Pereira

    Dava jeito desenvolverem uma App para smartphone para se poder controlar o Menu sem a necessidade de ter um teclado ou rato ligado.
    Tipo XBMC Remote.

    1. Avatar de Alexandre Badalo
      Alexandre Badalo

      +1

  3. Avatar de Nuno Miguel
    Nuno Miguel

    Bom dia.

    Alguem me pode ajudar a iniciar o emulador? pois o mundo do Raspberry ainda é muito novo para mim.

    Obrigado.

  4. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Para instalar o update 1.2 é preciso instalar o update 1.1 primeiro?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não é necessário, o 1.2 aplica as alterações do 1.1.

  5. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Digam-me só uma coisa sobre este “bichinho” que ando a namorar, mas que “desconfio” de certas características.

    Tenho aqui um Pentium 3, 1 Ghz e 512MB SDRAM , com Lubuntu.

    O processador do Raspberry Pi que é CPU: 700 MHz ARM1176JZF-S core (ARM11 family), é mais potente que meu Pentium 3?

    Alguém consegue dar uma comparação mais ou menos…pior, melhor…igual…

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Acho que li nalgum lado que o processador do Raspberry Pi é equivalente mais ou menos a um Pentium 1 de 200 Mhz.

    2. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Afinal é equivalente a um Pentium II 300 Mhz. Fonte: http://www.raspberrypi.org/faqs#performanceSpeed

  6. Avatar de PL
    PL

    Como configurar o XBMC para arranque automático. Depois de seguir as indicações do Changelog e mudar ENABLED=1, o que faço? Como guardar as novas configurações?

    Desde já, obrigado.

  7. Avatar de Bruno Barbosa
    Bruno Barbosa

    Boa Tarde,

    Acabei de instalar agora o Pipplware, no entanto é MUITO lento a abrir aplicações e a navegar no browser. É possivel fazer alguma configuração para alterar isto? Tenho um sd da Kingston 16GB e a alimentação 5V 2A

  8. Avatar de fv
    fv

    ola
    a pouco tempo comprei um raspberry pi modelo B e mal que o obtive pôs logo o Pipplware mas tenho um problema, quando chego ao menu o teclado não funciona ou seja não consigo fazer nada, alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Remove o ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg

      Reinicia o Raspberry, e qnd chegar ao menu, vai-te ser pedido para redefinires as teclas.

  9. Avatar de joni veloso
    joni veloso

    bom dia, tenho a paspberry 2 actual com a distro 3.1 e nao estou a conseguir efetuar a atualizaçao para a 4.0 mas nao me aparece o menu sobre “Update System”??
    alguem pode dar uma dica?

    cumprimentos