PiPplware 1.0 – A distribuição para o teu Raspberry PI

161 Comentários

Depois de vários meses de trabalhos, eis que chegou o dia de apresentar a nossa distribuição para o Raspberry PI. Chama-se PiPplware (nome sugerido pelo nosso leitor Miguel Freitas e escolhido por unanimidade pelo nosso grupo de Raspberry PI no Facebook) e é desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos.

Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

pipplware_02

Actualmente são várias as distribuições disponíveis para o Raspberry PI. No entanto não há nenhuma com suporte em português e, em especial, que seja flexível à integração de funcionalidades que vão sendo sugeridas.

Por isso decidimos criar uma versão mais “home user” para tarefas mais virada para o entretenimento, mas sem descurar tudo o resto que é possível fazer com um sistema linux, uma espécie de todo terreno.

pipplware_000

Assim é possível ter este pequeno equipamento a funcionar como Media Center (talvez o caso mais usual), mas também com um ambiente de trabalho, mais familiar, atractivo e simples, de modo a permitir outras tarefas básicas como visitar uma pagina web, escrever um texto ou umas linhas de código e umas contas na calculadora.

pipplware_00

Um dos pontos fortes do Pipplware é a inclusão do Retropie (conjunto de emuladores de consolas)! Para além das características já referidas, o Raspberry passa a ser também uma plataforma de jogos “retro” de antigas consolas!

Quem não se lembra de clássicos como o Contra, Sensible Soccer, Super Mario, Zelda e o Street Fighter? Pois bem tudo isto agora é possível no Raspberry Pi sem grandes complicações!!!

snapshot5

Apesar de já existirem algumas distribuições para o Raspberry Pi, são muito poucas aquelas que oferecem todos estes recursos, num único sistema operativo!

snapshot0

Funcionalidades principais:
  • XBMC 12.3 (media center de um repositório sempre actualizado, com a possibilidade de instalarem as ultimas versões beta do XBMC 13 “Gotham”)
  • XFCE (ambiente de trabalho personalizado de modo muito semelhante ao do Xubuntu)
  • RetroPie (conjunto de emuladores de consolas (+ de 15!) como p. ex. Mega Drive, Super Nintendo, Gameboy, ZX Spectrum, Playstation 1, etc. Roms não incluídas por questões legais)
  • Goolge Chromium
  • Lxmusic
  • Omxplayer (para verem vídeos directamente no XFCE)
  • Alguns repositórios e addons para o XBMC como por exemplo o Youtube, Transmission e TV Portuguesa
  • e muito muito mais…

Para além dos seguintes serviços pré configurados:

  • Cliente e Servidor Samba (partilha de ficheiros do Windows)
  • XRDP + VNC (aceder ao ambiente de trabalho do PI noutra maquina com Windows, linux ou Mac)
  • Transmission-daemon (para controlar o download de torrents remotamente)
  • XBMC web server (para controlarem o XBMC remotamente)
  • SSH

O sistema arranca por omissão para o Retropie, onde através de uma interface gráfica, é possível carregar os vossos jogos, alternar entre outras interfaces, realizar configurações adicionais, etc.

snapshot1

Este sistema antigamente conhecido como “Raspbian XFCE + XBMC”, é baseado no Raspbian e 100% compatível com este. É uma evolução e inclui algumas optimizações para uma melhor performance especialmente na leitura e escrita em drives externas e transferências por rede.

snapshot2

Como Instalar no Raspberry ?

O processo de instalação é muito simples e igual ao do Raspbian. Basta inserir um cartão SD previamente formatado (podem usar o SD Formatter ou um equivalente para o vosso SO) num computador e gravar a imagem com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac) – Brevemente iremos disponibilizar vários tutoriais.

Depois basta inserir o SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!

Não se esqueçam de na 1ª inicialização escolherem a opção 3 “Raspberry Pi Configuration” e depois seleccionar “Expand Filesystem” para utilizar todo o espaço do vosso cartão.

Download: PiPplware 1.0

Comentários

161

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fightnight XBMC
    Fightnight XBMC

    Bom trabalho! Abraço

    1. Avatar de Igor
      Igor

      Olha quem é ele, queria te agradecer pelos teus plugins 🙂

      1. Avatar de nepper
        nepper

        +1

        Obrigado FightNight 😉

  2. Avatar de Ruben Bernardo
    Ruben Bernardo

    Vocês são um ESPECTÁCULO… Quando perguntaram no facebook qual o nome para a distribuição pensei que ainda ia demorar algum tempo até a distro sair. Mas pelos vistos já estava quase prontinha. Os meus parabéns e um grande obrigado pelo vosso trabalho. A comunidade Raspberry acabou de ficar mais enriquecida com esta distro com selo português. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh 🙂 Obrigado Ruben

      1. Avatar de Ruben Bernardo
        Ruben Bernardo

        De nada. So disse o que penso. 🙂
        Uma sugestao: acho que deviam um mirror pois com toda a gente a tentar descarregar isto está um pouco lento. Podiam criar um mirror no abelhas.pt por exemplo.

        1. Avatar de Rascas
  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bem acho que agora já não tenho desculpa para não “investir” num Raspberry… parece-me tudo muito mais facilitado para substituir o meu media player e até ter emulador de jogos! 🙂

    Obrigado a todos! 😉

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Investe, eu investi valeu mesmo a pena 😉

  4. Avatar de Nelson Ferro
    Nelson Ferro

    Muito Obrigado! Continuem com o bom trabalho 🙂

  5. Avatar de Joao Pimentel
    Joao Pimentel

    Boa Malha !

    Excelente trabalho, ja agora qual o melhor sitio na vossa opinião para comprar o Raspberry ?

    Continuem o vosso bom trabalho

    1. Avatar de Ruben Bernardo
      Ruben Bernardo

      Eu comprei o meu aqui: http://tinyurl.com/po383q3 (InMotion)
      Mas tambem ha aqui: http://tinyurl.com/n8gtj2r (ClickPlus/Sonigate)

      1. Avatar de Joao Pimentel
        Joao Pimentel

        Obrigado

      2. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        No UK, onde devo comprar? Amazon?
        Obrigado!

        1. Avatar de Diogo Fernandes
          Diogo Fernandes

          Boas tenho um raspberry 512mb, caixa preta de protecção, mini pen wi-fi e cabo de video para tv antiga tudo a 55€ interessados respondam ao comentário envio há cobrança para todo o pais peço desculpa ser um bocado inoportuno mas vi uma boa oportunidade para vender o meu raspberry que raramente uso, cumps

          1. Avatar de nuno ferreira
            nuno ferreira

            Boas ainda tem o raspberry a venda?

          2. Avatar de Diogo Fernandes
            Diogo Fernandes

            sim tenho se tiver interesse posso enviar as fotos esta como novo e não tirei qualquer partido dele

      3. Avatar de Redin

        Eu acho que a versão do PPlware é mais compensadora.

    2. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      InMotion. Acho que ainda tem desconto para leitores do Pplware.

      Tente falar com o Pedro Pinto, o autor deste artigo.

  6. Avatar de Ivo Pereira

    Excelentes notícias, vou tentar ainda hoje experimentar e deixo o meu feedback.
    Têm algum sítio específico para deixarmos o nosso feedback?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Pode ser aqui ou no grupo Raspberry Pi Pipplware por exemplo.

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    Cartão de 8GB chega para isto tudo ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim! No mínimo um de 4 GB.

  8. Avatar de Nuno Peixoto
    Nuno Peixoto

    Excelentes notícias! 🙂

  9. Avatar de Vítor Silva
    Vítor Silva

    Isto rula em qlqer pc?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No raspberry PI apenas 🙂

  10. Avatar de José
    José

    Bom Dia,

    É possível instalar um servidor local para trabalhar em sites?

    Abraços

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim ! Podes utilizar qq tutorial feito com base no raspbian, julgo até que o Pplware já fez um tuturial sobre isso.

  11. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Muitos parabéns 🙂

  12. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Fantástico fantástico fantástico trabalho amigos, vocês são TOP.

    Parabéns por mais este trabalho.

  13. Avatar de Bruno Martins Arcanjo
    Bruno Martins Arcanjo

    Vou Testar!

    Parece ser bem interessante.

  14. Avatar de Bruno Martins Arcanjo
    Bruno Martins Arcanjo

    Roda no Raspberry de 256MB ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim roda, mas aconselho o de 512, pois os 256 MB podem ser poucos para alguns jogos e o XFCE + um browser por exemplo.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Fantástico! Parabéns!

    Vou experimentar 🙂

  16. Avatar de JS
    JS

    Suporta o AirPi (Airplay)?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Suporta! Podes utilizar qq tutorial baseado na Raspbian para o configurares.

  17. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Tenho 2 dúvidas:
    – Qualquer comando USB (para jogar) trabalha do RaspberryPi?
    – Qualquer teclado+rato sem fios trabalha no RaspberryPi?

    Obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim! A maior parte funciona “out of the box”, um ou outro podem requerer configuração adicional.

    2. Avatar de EverPi

      No caso dos teclados e ratos sem fio, nem todos devido ao consumo dos mesmos, aconselho não tentar ligar algo que consuma 100mA para mais, olhe no dispositivo o consumo, geralmente vem marcado, caso o consumo for grande aconselho você usar um HUB usb ou fazer uma extensão usb com fonte parecida com essa: http://everpi.tsar.in/2013/12/raspberry-pi-projetos-extensao-usb-com-fonte.html

  18. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Vou depois testar.
    Tenho o RaspBMC num cartão de 16GB,e o Raspbian noutro cartão de 16GB, assim posso ficar com apenas 1.

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Muito bom. Logo já entra em fase de teste 😀

    Parabéns.

  20. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Parece ser fixe !
    Quando puder instalo 🙂

    Tem alguma opção tipo servidor? (http, ftp, mysql…)

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Servidor web não tem, mas podes configurar um seguindo tutoriais feitos para o raspbian. FTP tb não tem mas tem SFTP.
      Com um cliente ftp basta alterares a porta de ligação para 22.

  21. Avatar de Américo Nunes
    Américo Nunes

    Raspbian cartão de 2 Gb; mas logo O “PiPplware”, vai entrar no sd de 16Gb.
    Pplware sempre a inovar, sempre em grande!
    obrigado! 🙂

  22. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Perfeito seria ter o Timecapsule.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Com o pipplware 1.3 podes fazer do pi um time capsule sem problema!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Vamos fazer esse tutorial Rascas 🙂

  23. Avatar de Filipe Miguel Santos de Castro
    Filipe Miguel Santos de Castro

    Bom Trabalho pessoal!
    Já agora uma questão para um trabalho pessoal meu, como é que criaram os submenus no menu da distro?
    É que estou a criar uma distro para uma malta de uma associação é só nao consigo criar o submenu da associação com as aplicações que usamos e com links web para alguns websites essencias.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Vê em ~/.emulationstation

  24. Avatar de Manuel
    Manuel

    Parabéns pela iniciativa!

    O Rpi em PT fica ainda mais porreiro.

  25. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Talvez seja desta que compre um brinquedo destes para por na TV 😀 Agora parece mais simples de usar 😀

  26. Avatar de Rumatrix
    Rumatrix

    Desde já quero dar os parabéns a quem fez esta magnifica distro! 5 estrelas!!! Já agora precisava de uma pequena ajuda. Acham possível utilizar um comando de uma playstation 2 no raspberry? Tenho já o adaptador usb mas tenho algumas duvidas como irei fazer para transformar o comando num teclado ou algo tipo joystick.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Eu nunca experiementei mas julgo ser possível. Não custa nada experimentar 🙂

      Tens aqui mais informação:

      http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=78&t=39863

  27. Avatar de Ricardo Azevedo

    Bela iniciativa! Parabéns!
    Mal possa testo a distro e dou a minha opinião!

    Partilhei contudo o artigo com os leitores da A Minha Casa Digital.

    http://www.aminhacasadigital.com/2014/03/pipplware-distribuicao-para-raspberry.html

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boa! Obrigado.

  28. Avatar de João de Deus
    João de Deus

    Deviam contactar fundação raspberry pi para que esta distro fosse incluida no site deles, na secção dos downloads

  29. Avatar de Bartcandido
    Bartcandido

    Excelente trabalho.
    Dar uma nova vida ao pi:)

    Tenho uma dúvida, posso instalar num sd de 8 gb de class 4 ou vai ficar mt lento ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Podes sim, funciona bem na mesma. Mas claro que se tiveres um cartão mais rápido, melhor.

  30. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Gosto particularmente da preocupação com a “legalidade da coisa” com as ROMs mas não com o add-on do XBMC com a TV Portuguesa.. :p

    Keep up the good work..

    1. Avatar de R o B
      R o B

      Eu considero a legalidade dos plugin incluídos idêntica ao emulador, ambos são legais, o uso que vais dar à coisa são coisas diferente. Parabéns pela iniciativa tão aguardada. Que a próxima seja baseada em raspbian.

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Este sistema é baseado no raspbian e 100% compatível. Está nas instruções / changelog.

  31. Avatar de Tomás M. Santos
    Tomás M. Santos

    Vai ser o meu SO do raspberry da sala! Muitos parabéns!

  32. Avatar de Tomás M. Santos
    Tomás M. Santos

    Já agora, existe algum comando remoto com que possamos comandar o rasperry, eu tenho um teclado bluetooth pequeno com rato incorporado, mas queria algo mais portátil ainda…

    1. Avatar de Suez
      Suez

      Prezados. Como faço para conectar um teclado bluetooth de forma mais simples possível no Pipplware? Muito obrigado.

  33. Avatar de daniel
    daniel

    qual é o raspberry que aconselham a comprar?

  34. Avatar de Nelson Brandão
    Nelson Brandão

    Continuo sem perceber porque que as pessoas continuam a criar novas distribuições em vez de novos programas :S

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Verdade 🙂
      Tirando alguns casos, poucas sao as distribuições que acrescentam algo novo. Facilitar a instalação de algo também acaba por não ser totalmente benéfico uma vez que alguma da “beleza” do linux reside precisamente na curva de aprendizagem e o esforço que requer resolver os problemas diários.

  35. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Vocês estão a ver aquelas caras dos animes japoneses quando os personagens ficam com os olhos esbugalhados e com estrelas no lugar da íris? É assim que estou xD.

    Very nice

  36. Avatar de Redin

    Uma questão que ninguém colocou, embora nao seja essencial, mas interessante.
    Suporta toutch?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Ora aí está uma boa pergunta! Eu já vi um raspberry com um touchscreen a funcionar, era tipo este https://www.adafruit.com/products/1601, agora se é preciso configuração adicional não faço a mínima pq nunca experimentei nenhum.

  37. Avatar de Efex
    Efex

    Boas.
    Tenho andado a seguir este pequeno pc mas não sou um grande expert na matéria.
    Como tenho ali uma monitor lcd antigo e a maria tá sempre a pedir pra colocar um tv na cozinha pra ela ver as séries e novelas axo que me vou aventurar num brinquedo destes.
    Qual a mais rápida e melhor loja aqui em PT pra realizar a compra ?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o problema é o HDMI :s
      …ou a falta de vga lol

      tens que comprar um conversor…

      mas é uma excelente alternativa, a um pc, pois gasta muito menos electricidade, e não tem ventoinhas a fazer barulho, é pequeno…

      Boa ideia esta 😉

    2. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      estes tipo são rápidos a entregar http://www.mixtronica.com/

  38. Avatar de Corbusier
    Corbusier

    Existe alguma forma de ligar o PI a uma Apple TV 3 tipo plex… Ou é um cenário completamente impossível.

    Obrigado

  39. Avatar de Ricardo Gouveia
    Ricardo Gouveia

    Muitos parabéns pelo trabalho, é de louvar 🙂

    Este fim de semana já vou instalar e brincar com o PIPplware 😛

  40. Avatar de João
    João

    Alguém me explique uma coisa.
    Não possuindo o PI, ao que julgo, uma gráfica ( nvidia ou radeon) que permita ver vídeos em todo o “enhanced” esplendor que as gráficas dedicadas oferecem, e não possuindo uma placa de som que permita descodificar, por exemplo, dts, não será melhor investimento um Blu-ray com ligação a rede, dlna, plex e que papa tudo ( dts, dolby, mkv etc. etc,) o que lá se mete, como os “smart” de uma conhecida marca sul-coreana ??

    Com o devido respeito, para quê escarafunchar num pequeno tamagochi que nunca poderá competir ao nível de algo oficial que já traz tudo e cujo preço até é bem acessível ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Acho que são coisas diferentes. O Raspberry Pi não foi feito para competir com leitores blu-ray acho que são coisas diferentes. Até pq o RPi não tem leitor de discos blu-ray 😉

      No entanto o Pi é capaz de fazer hardware video decoding de ficheiros mkv de + de 20 GB 1080p. Dá para configurar dlna, o plex é inferior ao XBMC. Faz software dolby, DTS audio decoding e só não faz de TrueHD porque o processador não é o suficiente/ potente.

      No entanto faz DTS /TrueHD passtrough por HDMI ou seja tens video e audio digital por HDMI. Da TV ligas ao teu Sound System por Saída digital optica. Alias é este o sistema de configuração recomendado para qq “Home Theater”.

      Portanto a qualidade de imagem depende quase exclusivamente da tua TV e do teu sistema de som. E claro da qualidade do ficheiro que estás a reproduzir.

      E o Rpi faz ainda mto mais coisas que não é possivel fazer num leitor Blu-ray.

      1. Avatar de João
        João

        Muito obrigado pelo esclarecimento.

        Claro que são coisas diferentes e a inversa também é verdadeira, isto é, um Blu-ray “smart” não foi feito para competir com o Raspberry Pi.

        Todavia, em matéria de Audio/Vídeo um Blu-ray “smart” tem todas as especificações técnicas que mencionas num só aparelho e mais aquelas que o Rpi não tem, de que destaco a magnificência e o esplendor da imagem “enhanced”, de que destaco o upsizing para ultra hd, que a mera descodificação de hardware do Rpi, mesmo que aplicados mais uns filtros, não pode oferecer.

        O Blu-ray “smart” não tem XBMC, mas convirá não esquecer que o Plex é um fork daquele e que também se encontra em progressivo aperfeiçoamento.

        Também podes, inclusivamente, navegar na net com um comando inteligente e funcional.

        Claro que um pc ainda faz mais coisas que um Blu-ray, mas para isso tens o desktop ou o portátil.

        “Last but not least” um blu-ray pode ler todas as espécies de discos ou media físicos.

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Bem se queres fazer upsizing para ultra HD e aplicar filtros o ideal não é um leitor blu-ray mas sim um AV receiver.
        Um leitor blu-ray com estas especificações não fica barato.
        Podes ligar o Raspberry a um AV receiver e fazer isso tb e mais dependendo do que o AV receiver é capaz claro.

        Um raspberry e capaz de reproduzir tb qq formato de media digital, salvo 2 ou 3 excepcções devido a codecs propriétarios mas podes adquirir todas as licenças por menos de 5 euros.

        Volto a referir que o Rpi como não tem leitor de discos físicos integrado, não os pode reproduzir daí dizer que são coisas diferentes.

  41. Avatar de Diogo Fernandes
    Diogo Fernandes

    Boas tenho um raspberry 512mb, caixa preta de protecção, mini pen wi-fi e cabo de video para tv antiga tudo a 55€ interessados respondam ao comentário envio há cobrança para todo o pais peço desculpa ser um bocado inoportuno mas vi uma boa oportunidade para vender o meu raspberry que raramente uso, cumps

    1. Avatar de Ana

      boas, vendes apenas o cabo em separado

  42. Avatar de Isidro Pinto
    Isidro Pinto

    Não aceitaram o meu comentário anterior.
    Instalei o pipplware e ao executar xbmc não consegui configurar o wireless. como faço?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não dá para configurar o wireless directamente no XBMC. Tens que entrar no XFCE e abrir o programa “Wifi Config”. Escolhes a tua rede, metes a password e ok. Depois no menu do programa em cima fazes “Save configuration”. Deste modo tens logo internet wireless sempre que fazes boot e consequentemente no XBMC tb.

      1. Avatar de Isidro Pinto
        Isidro Pinto

        obrigado

  43. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Alguém me ajuda já experimentei 2 ratos diferentes com ligação usb mas nenhum deles é reconhecido. Assim sento não tenho forma de avançar do primeiro quadro de configurações, existe outra forma de controlar o PI?

  44. Avatar de Lázaro Enes
    Lázaro Enes

    Boas, primeiro de tudo tenho de agradecer e dar os parabéns pelo excelente trabalho, era mesmo aquilo que eu estava a precisar, um tipo de imagem para o cartão SD que fosse dual-boot. No entanto, quando inicio no XBMC, eu vou a programas, videos ou alguma outra categoria e quando vou para obter novos add-ons, como por exemplo o Network Manager para configurar o wifi, ele simplesmente não aparece add-on nenhum, nem na categoria de videos, programas ou música. Se há solução para este problema( ou talvez é simplesmente estupidez minha) eu agradecia que me pudessem ajudar.
    Origado.
    Lázaro Enes

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      O programa Network Manager não funciona no Raspberry Pi. O autor do programa largou o projecto, tem de ser profundamente alterado para funcionar no Pi.

      O facto de não aparecer nos sub-menus é normal. Tens de ir a System > Settings > Appearence > skin > Settings > Add-on. É aqui que escolhes os add-ons que aparecem nas categorias.

      Isto tem a ver apenas com o XBMC.

      Se queres configurar wireless já expliquei num post acima como o fazer. Nas instruções / changelog tb está lá explicado.

      1. Avatar de Lázaro Enes
        Lázaro Enes

        O que eu na verdade queria dizer, é que quando vou a Videos > Add-ons > Get More ( ou seja para instalar novos add-ons ( por exemplo o wareztuga mobile) simplesmente não aparece nada. Aquilo de ir a system>settings>appearence>skin>settings>add-on, é apenas para os atalhos dos add-ons que já estão instalados, mas na verdade eu queria instalar novos add-ons. Em uma outra versão do xbmc eu ia a system > File Manager > Add source ecolocava o seguinte link: http://xbmc.hostoi.com, e daí eu instalava o zip do wareztuga, mas depois tinha de ir a videos > add-ons > get more, e daí instalar o wareztuga mobile, pois basicamente eu apenas quero instalar o wareztuga mobile, se houver maneira de instala-lo sem utilizar todos esse processo eu gostaria de saber. Obrigado

        1. Avatar de Lázaro Enes
          Lázaro Enes

          hehehe, afinal eu ja tinha feito o download do zip do wareztuga mobile, simplesmente não o encontrei, já o consegui instalar, obrigado na mesma. 😀

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          Eu qnd vou a Videos > Add-ons > Get More o wareztuga já la está só tens de carregar enter para instalar. Tens de esperar um bocado no Get More porque como eu adicionei mais repositórios, tem uma lista mto grande de add-ons, demora um bocado a carregar.

          Tb podes adicionar mais repositórios como referiste, atraves de “Add sources”. Foi assim que eu adicionei o da “aminhacasadigital”.

  45. Avatar de Rascas
    Rascas

    No menu com as aplicações o rato não funciona (limitação do programa). Tem que ser com um teclado. No xbmc já dá para controlar com rato, teclado, comando da televisão se o teu monitor suportar cec ou mesmo com o smarthpone. No XFCE, rato e teclado. Tb podes controlar o raspberry via ssh ou remote desktop.

  46. Avatar de Adão Marques
    Adão Marques

    Boa Noite,
    Segui o processos acima descritos,mas agora o raspberry não lê o cartão. Fica só as luzes vermelhas acesas-
    obg

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Como fizeste para gravar a imagem? No fim de gravares a imagem recomendo que utilizar o “Remover dispositivo com segurança”. Volta a meter o cartão no computador e vê se a 1ª partição não tem erros.

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Boa tarde.
      Os meus parabéns pela iniciativa.
      Infelizmente ainda não pude experimentar uma vez que estou com o mesmo problema do Adão Marques. O ecrã da televisão fica preto e as luzes do pi a piscar (como se estivesse a correr o programa).
      Copiei a imagem para um cartão SDHC de 4GB através do win32DiskImager e ejetei o cartão em segurança…mas nada!
      Experimentei em duas televisões com HDMI!
      Alguém consegue ajudar?
      Obrigado

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        O Adão Marques resolveu o problema fazendo novamente o download do sistema, o ficheiro deve ter ficado corrompido durante o download. Verifica se o MD5 do pipplware_v1.img é igual a:
        d53833b2c0aa650ec3df2fa8b0d26d60

        Se não for volta a fazer o download, formata o cartão com o SD Formatter e grava com o win32diskimager.

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Já fiz novamente download e confirmo que o MD5 é igual.
          Mas continuo sem conseguir que funcione.O ecrã continua preto.
          Será por usar um cartão de class 4???
          Obrigado

          1. Avatar de Rascas
            Rascas

            Se seguiste todos os passos que disse correctamente deve ser um dos *poucos* casos de incompatibilidade do cartão SD. Qual é o numero de série desse?

            Já tinhas usado esse cartão com o raspberry? Se sim com que sistema?

            Recomendo-te a usares outro cartão.”

          2. Avatar de Paulo R
            Paulo R

            Isso não poderá ser configuração que é preciso alterar no ficheiro config.txt?
            No meu caso, por exemplo, para conseguir ter sinal a cores na tv pela saída RCA video, tive que alterar uma linha do ficheiro.
            Reparei que nesse ficheiro, tem lá varias opções de config para a saída HDMI.
            http://elinux.org/RPiconfig
            ex:hdmi_safe Use “safe mode” settings to try to boot with maximum hdmi compatibility. This is the same as the combination of: hdmi_force_hotplug=1, hdmi_ignore_edid=0xa5000080, config_hdmi_boost=4, hdmi_group=2, hdmi_mode=4, disable_overscan=0, overscan_left=24, overscan_right=24, overscan_top=24, overscan_bottom=24
            hdmi_safe=1

          3. Avatar de Pedro Silva
            Pedro Silva

            Este cartão ainda não tinha usado com nenhum. O cartão normalmente nunca me deu problemas, mas não usei esse porque não quis estar a formatar o cartão e perder a informação que tenho lá. Prefiro ficar com dois cartões e usar o que mais me der jeito. Entretanto já mandei vir um cartão de 8gb class 10. Quando chegar vou experimentar novamente.
            Obrigado pela ajuda!

  47. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde.
    Parabéns pela distro, está épica.
    Perguntava se esta distro funcionará no BeagleBone Black.
    Continuem o bom trabalho.
    Cmps

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não, não funciona, só mesmo no Raspberry Pi.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não querendo chatear, para se fazer a migração para o Beagle, teria de compilar tudo? Isto é, tendo recursos (Humanos) será possível ter esta distro funcional? O que seria necessário?
        Obrigado

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Como o hardware é diferente, e não existe o raspbian para o BeagleBone é praticamente impossível adaptar este sistema. Terias de arranjar o codigo fonte de todo o software aqui incluido e recompilar para essa placa. Uma solução talvez mais fácil seria pegares numa distribuição linux que corra nessa placa e instalares configurares as coisas de modo identico ao do pipplware.

  48. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa tarde,

    Com o Raspberry Pi 512MB e com esta distro conseguiria:
    – Streaming Tv mais concretamente jogos de futebol em flash ou com o veetle?

    Obrigado

  49. Avatar de zelameira
    zelameira

    Boas, pessoal estou a usar o raspberry unicamente como media center, mas pelo que vejo aqui parece-me uma boa ideia usa-lo como um mini pc, para ir a net. O meu problema é como posso ligar o monitor com vga ao raspberry que so tem hdmi?
    obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Precisas de um conversor digital para analogico. A maior parte, a saída VGA é femea então precisas de mais um cabo vga para vga normal (macho) Estes conversores só funcionam nas ultimas versões do Rpi por causa da alimentação usb.

      1. Avatar de zelameira
        zelameira

        http://www.ebay.com/itm/Chipset-HDMI-Male-to-VGA-Female-Video-Cable-Cord-Converter-Adapter-1080P-Black-/141219126432?pt=US_Video_Cables_Adapters&hash=item20e150dca0

        penso que uma coisa destas dará, não? pk o meu monitor ja é macho. e encaixa nessa femea, se me poderes responder mando vir isso ja hoje.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Eu penso que sim que dará mas não te posso dar a certeza pq nunca experimentei nenhum. Acho que depende da qualidade de fabrico tens aqui mais informação http://elinux.org/RPi_VerifiedPeripherals#HDMI-.3EVGA_Cables

          Se o connector da televisão é macho será só ligar o cabo. Vê tb se o cabo desse conversor não será mto curto.

  50. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Boas e muito obrigado por esta Distro. Já uso á algum tempo e fiquei deveras contente com estas novidades.
    Estou neste momento nas ultimas configurações mas deparei-me com dois problemas um no XFCE e outro no XBMC.
    1º No XFCE na configuração da rede wifi, o programa wifi config não me detecta o hardware wifi ou seja não me detecta a Pen Wifi, desta forma não consigo fazer um scan de rede. A Pen é uma ASUS e o modelo é WL-167g USB WLAN Adapter.
    Peço ajuda e aceito sugestões na resolução deste problema.

    2º No XBMC depois de instalar práticamente todos os Add-ons que costumo instalar, eis que o que mais utilizo não instala. o Add-on do Wareztuga não instala, chego até ele activando o repositório e quando lhe clico para instalar aparece a infomação do lado direito a dizer transferindo com a percentagem, mas logo desaparece e não instala o Add-on. Volto a pedir ajuda e sugestões nesta situação.

    Mais uma vez parabéns por este fantástico trabalho, depois des resolver estas duas questões volto aqui para saber mais sobre o retropi.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      1- Segundo o site http://elinux.org/RPi_USB_Wi-Fi_Adapters existem pelo menos duas versões dessa pen. Uma funciona normalmente a outra tem que ser ligada a um hub (não pode ser ligada directamente a um hub)

      2- System > Settings > Addons > Install from zip file

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        1ºSe bem entendi, dizes para ligar a Pen wifi a um Hub USB. Pergunto, isso não exige mais da alimentção?

        2º É exactamente isso que faço mas esse add-on não instala.

        Pergunta para queijo: Até onde posso fazer overclock sem colocar em causa a estabilidade e integridade do Pi?

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          1- Sim é isso que eles dizem. Exige mais um bocado de energia dependendo do hub.

          2- Pois. Pelos vistos existe um conflito de repositorios com o “Superepo”.
          Tens duas opcções:

          -Ou desinstalas o “Superrepo”, limpas a base de dados dos addons (elimina este ficheiro: /home/pi/.xbmc/userdata/Database/AddonsXX.db) e voltas a instalar o add-on.

          -Ou fazes o download do addon em formato zip, descompactas e copias a pasta para /home/pi/.xbmc/addons/

          Desta ultima forma perdes as actualizações.

          Em ambos os casos tens de reiniciar o XBMC.

          1. Avatar de Márcio Soares
            Márcio Soares

            Quando dizes para limpar a base de dados dos addons é iliminar o file que mensionas entre parentices. é isso?

          2. Avatar de Márcio Soares
            Márcio Soares

            usei o addon fresh start do xbmchub, e consegui instalar o wareztuga, mas agora o xbmc arrasta-se

  51. Avatar de Tony
    Tony

    Parabéns e muito obrigado, acabei de experimentar algumas funcionalidades e gostei, espero um dia contribuir e partilhar o meu conhecimento, mais uma vez muito obrigado. A todos os curiosos do Raspberry matem as pestanas, é impressionante a capacidade destte pequeno aparelho, como newbie o meu ego alimenta-se cada vez que descubro algo e encontro solução para o bom funcionamento.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Boa noite Tony.

      já fiz a questão mas até ao momento ainda ninguem me respondeu.

      Estou interessado neste aparelho mas gostaria de saber se com o Raspberry Pi 512MB e com esta distro conseguiria:
      – Streaming Tv mais concretamente jogos de futebol em flash ou com o veetle?

      Por acaso já experiementou?

      Obrigado

      1. Avatar de Bruno Graça
        Bruno Graça

        Sim, claro que funciona. Em HD, através de veetle, flash, sopcast e/ou acestream!

  52. Avatar de Andre Pinto
    Andre Pinto

    Parabéns!

    Estava para experimentar já há bastante tempo. Fizeram-me ir a correr comprar um!

    Excelente!

  53. Avatar de Frederico Freitas
    Frederico Freitas

    Boas, li este artigo e fiquei interessado em testar. O uso que vou dar será para emuladores\roms, filmes em HD e musica, acham que serve para isso? Qu modelo devo optar?

    Obrigado

  54. Avatar de Ilidio Pinto
    Ilidio Pinto

    Boas,

    Como o Eduardo disse, também estaria interessado na aquisição
    do Raspberry Pi para a visualização de filmes e de futebol online mas precisava de mais informação sobre este assunto…

  55. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muitos parabéns pela excelente iniciativa, já instalei e gostei bastante, notei no entanto que no xmbc o sistema está um pouco instável e chega a bloquear por vezes, aconteceu a mais alguém?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Instável como assim? Onde bloqueia?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não responde e a imagem fica bloqueada, só me aconteceu no XMBC, tanto entrando directamente pelo Retropie como pelo XFCE, após o bloqueio ou o XMBC voltou para o menu anterior ou só mesmo desligando a alimentação, não foi a visualizar nenhum video mas sim enquanto instalava add-ons. Se não estiver a acontecer a mais ninguém o problema deve ser da minha instalação, não mencionei também o facto de ter um overclock a 1000Mhz, pode estar relacionado.
        Obrigado pelo apoio

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          O seu caso e o do Miguel acho devem estar ligados. Acho que deve ser problema de alimentação.

          Quais são os dispositivos ligados ao Rpi ? Quantos amperes tem o teu carregador?

          Experimentem ou mudar o carregador para um melhor ou experimentem baixar ou desactivar o overclock:

          Editem o ficheiro /boot/config.txt e comentem as ultimas duas linhas.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Rascas tenho um dongle wifi da Inmotion e um teclado wireless, o meu carregador é de 750mA, nunca tive este tipo de problemas no XBMC, mas não tenho a certeza se antigamente tinha o overclock a 900Mhz ou 1000Hhz, vou testar, logo digo algo.
            Cumprimentos

          2. Avatar de Paulo R
            Paulo R

            Obrigado pelas dicas.
            O overclock, ainda não tinha mexido. Vou experimentar alterar. O carregador é de 2A no meu caso.
            Estou agora a pensar: tenho um hub ligado com um teclado USB e um dongle WIFI. Também tenho a pen ligada na outra das portas (o hub tem 4 portas) Faz sentido o problema ser daí. Tenho que alimentar o hub a ver o que dá.

    2. Avatar de Paulo R
      Paulo R

      A mim, acontece-me o mesmo a cada vez que tento fazer operações no XBMC com esta nova versão.(instalação de add-ons- correr youtube e tv tuga). Bloqueia tudo.
      (Tenho um raspberry 512 mb com cartão SD original comprado em conjunto no site deles.)
      Reparei que ao mexer nas configurações do XBMC, o raspberry manda-me a ligação do meu router (adsl) de casa abaixo.
      Ainda não percebi porque razão? Tive que reínicia-lo umas 3 vezes para repor a net.

      Comparativamente, já tinha uma pen USB (com 2 GB)ligada ao raspberry com alguns videos e na versão anterior disponibilizada pelo PPlware, consegui ver os videos no XBMC e XFCE com o Omxplayer com algum sucesso (formato mkv e avi e legendas ;-)) ) embora fosse quase impossível manusear o video (avanço recuo,parar… muito lento) mas isso acho que é normal para este equipamento.

      Nesta nova versão, a pen é detectada no XFCE e consigo fazer o mesmo, mas no media player XBMC, nem ver a pen. Vê a rede de casa, e pede-me logins para aceder aos pcs, mas a pen não aparece.
      Alguém tem dicas sobre resolução destes problemas?

      1. Avatar de Paulo R
        Paulo R

        Afinal, o problema dos bloqueios era mesmo da velocidade do processador. Coloquei overclock a 800Mhz utilizando o menu inicial e ficou ok.
        Ja funciona muito melhor. Ja consigo ver um video em condições.
        Testei streaming dum servidor num PC e tablet e até do telemóvel com sucesso. Até deu para brincar um bocado indo buscar a stream do PC no telemóvel e reenviando para o raspberry (XBMC).
        Só ainda não percebi como ver a pen que tenho ligado no hub.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Instala o update 1.1, corrige o problema de não detectar pens e discos externos no XBMC.

          1. Avatar de miguel c
            miguel c

            Boa noite Rascas
            O problema que estava a ter ficou resolvido ao baixar o overcloking, tambem tinha outro problema com add-ons que o patch resolveu perfeitamente, excelente trabalho.
            Vejo agora que ao entrar no XMBC pelo XFCE ao fazer exit para voltar ao XFCE a imagem fica bastante pixelizada e em tons de rosa, entrando no XMBC pelo Retropie consigo voltar a ele sem problemas, isto acontece a mais alguem?
            Estou ligado por HDMI e isto acontece com o overscan activado e desactivado.
            Cumprimentos

          2. Avatar de Paulo R
            Paulo R

            Impecavel. Com este update, resolvi o problema de detecção das pens.
            Fiz testes também com um disco rígido externo e funcionou impecável. Também consigo ver o servidor nos outro equipamentos:pc, tablet.
            Resumindo: utilização na rede de casa ok.
            PS: alguém sabe como por o rasperry a mandar legendas? Localmente ok. Quando ponho em servidor e tento ver noutro equipamento, não consigo ver as legendas na Smart tv.(com o allshare da Samsung a correr no PC de casa windows, consigo)

            Falta-me resolver o problema de acesso a net(router vai abaixo quando tento aceder pelo XBMC: tv tuga, youtube, install add-ons) Possivelmente algum conflito.

            Obrigado pelas dicas.

  56. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Caro Ilidio Pinto,

    Pelos vistos niguém deverá usar o rasp para streaming tv ou então não funcionará.
    Será que alguem nos poderá esclarecer?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Boa tarde
      Pode utilizar o add-on tv portuguesa para visualizar programas nacionais ou diversos outros add-ons para outros conteúdos, o melhor será instalar o XMBC no PC ou dispositivo móvel e ver se é o que pretende, o XMBC é igual para todas as plataformas.
      Cumprimentos

  57. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Estou com um problema..

    Faço os passos todos conforme indicados mas o RaspberyPI não arranca.. O ecrã fica preto e não aparece nada..
    Já fiz o download do ficheiro novamente e já confirmei o md5 do .img. Formato o SD com SDFormatter e instalo a imagem com win32diskimager.
    Para tirar as dúvidas sobre o cartão utilizei-o com o NOOBS e funcionou bem..

    Alguma sugestão ?!

    1. Avatar de miguel c
      miguel c

      Boa noite
      Não posso dar grande ajuda neste assunto, mas mais alguma informação pode ajudar quem sabe.
      Qual a versão do Raspberry?
      Está a tentar visualizar por HDMI ou RCA?
      Qual é a amperagem do carregador?
      Qual o comportamento dos led’s do Raspberry?
      Cumprimentos

  58. Avatar de Jorge
    Jorge

    É possível instalar flash no browser para o youtube? Como fazer?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Ppl é só para avisar que na página de download (link no fim do artigo) está disponível o update 1.1.

      Corrige 3 ou 4 bugs. Podem fazer o update a vontade que não perdem as vossas definições.

      Dentro do ficheiro zip tem as instruções, leiam por favor.

  59. Avatar de Rascas
    Rascas

    Ppl é só para avisar que na página de download (link no fim do artigo) está disponível o update 1.1.

    Corrige 3 ou 4 bugs. Podem fazer o update a vontade que não perdem as vossas definições.

    Dentro do ficheiro zip tem as instruções, leiam por favor.

    1. Avatar de Márcio Soares
      Márcio Soares

      Corrige o erro de imcompatibilidade com o superrepo? Aquele que não deixa instalar o wareztuga.

      1. Avatar de miguel c
        miguel c

        Boa noite Márcio
        Sim corrige.
        Cumprimentos

  60. Avatar de miguel c
    miguel c

    Boa noite
    Eu estou a tentar não ligar o pc em casa e usar apenas o Raspberry consuante as necessidades, para servir como media center está perfeito e consigo tambem dar resposta a alguns e-mail’s, mas para navegar em paginas, o chromium apesar de ter os beneficios que a google oferece é bastante lento.
    Gostei do tempo de resposta do NetSurf mas peca um pouco no tratamento de imagem, o proprio pplware fica imperceptivel neste browser.
    Alguem conhece algum browser tão rapido como o NetSurf ou algo que se possa fazer de modo a tornar o NetSurf utilizavel?
    Cumprimentos

  61. Avatar de sergitec
    sergitec

    Boa noite,
    Fiz uma asneira em por entrar direto no ambiente de trabalho, alguém me sabe dizer como voltar a ter aquele menu que dava para escolher entrar no XBMC ou nas outras configurações.
    Obrigado
    Sergitec

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Executas o emulationstation (num terminal: emulationstation)

      Se quiseres que volte a fazer boot automático para o emulatiostation, vais a “Retropie Configuration” -> 3 “Setup” -> 4 “Boot emulationstation”

  62. Avatar de sergitec
    sergitec

    Eu quero que apareça novamente este menu onde aparece isto:

    1 XBMC (media center)
    2 XFCE (desktop)
    3 Raspberry Pi Configuration
    4 RetroPie Configuration
    5 Input Configuration
    6 Enable-Disable Modules
    7 Backup Settings (Home Dir)
    8 Shutdown

    Eu configurei qualquer coisa que entra direto no Desktop.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Rascas
      14 de Março de 2014 às 11:48 pm
      Executas o emulationstation (num terminal: emulationstation)
      Se quiseres que volte a fazer boot automático para o emulatiostation, vais a “Retropie Configuration” -> 3 “Setup” -> 4 “Boot emulationstation”

  63. Avatar de PL
    PL

    Para um leigo, como proceder ao update 1.1?
    Não percebo como copiar os ficheiros para o raspberry pi e a parte do “Executar o ficheiro update.sh:
    Num terminal: sudo sh /home/pi/update.sh”.

    Desculpem a minha falta de experiência nestas coisas…

  64. Avatar de Vitor Soares
    Vitor Soares

    boas pessoal

    eu faço tudo como aparece no tutorial mas depois ao inserir o cartão no raspberry e ao liga-lo à ficha não me aparece nada no ecrã. A televisão fica sempre com a mensagem “Sem sinal”. Já tentei com pôr o NOOBS no cartão novamente e testar e funciona tudo perfeitamente.
    Alguem sabe o que será? Será por usar o win32diskimager e não ser copiado directamente o conteúdo da imagem para o cartão?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se estiveres a usar o hdmi pode ser necessário forçar a saída por hdmi no ficheiro config.

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Vitor Soares se tinhas o Noobs antes no cartão o problema pode estar aí.

      Quando fores formatar o cartão SD, no SD Formatter escolhe a opção FORMAT SIZE ADJUSTMENT ON e formata o cartão. Depois grava a imagem com o win32diskimager e vê se já funciona.

  65. Avatar de Luiz Victor
    Luiz Victor

    Boa noite.
    Muito obrigado por essa nova versão! Está muito boa.
    Tenho uma dúvida. Possuo o modelo B do Raspberry (512 ram), é recomendável fazer o “memory split” para 256 ou é melhor deixar em 128?
    Obrigado,
    Luiz Victor

  66. Avatar de Luiz Victor
    Luiz Victor

    Boa noite.
    Muito obrigado por essa nova versão! Está muito boa.
    Tenho uma dúvida. Possuo o modelo B do Raspberry (512 ram), é recomendável fazer o “memory split” para 256 ou é melhor deixar em 128?
    Obrigado,
    Luiz Victor

  67. Avatar de Nelson C.
    Nelson C.

    Boas,

    Antes de mais parabéns pelo PiPplware!!! 😀

    Como posso fazer upgrade do xbmc para a ultima versão, Gotham. Os plugins como o RatoTV, mashup ou tv portuguesa são compatíveis?

    Outra questão, podiam disponibilizar um tutorial a explicar para que servem cada um dos módulos no menu “Enable-Disable Modules”. Isto pode dar jeito para desativar alguns que não sejam necessários.

    Cumprimentos,
    Continuação de bom trabalho

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      O TV Portuguesa é compatível, os outros não posso confirmar pq não costumo usar, mas julgo que sim.
      Podes é encontrar outros bugs…
      Se encontrares posta no forum do xbmc, eles ajudam-te e contribuis para o projecto 😉

      Para o XBMC Gotham executa num terminal:

      sudo sed -i ‘s/contrib/unstable/g’ /etc/apt/sources.list.d/mene.list && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y

  68. Avatar de Jonas
    Jonas

    Olá
    Optima distro, parabens.
    A minha questão é saber se o librtmp já vem incluido na distro? (util para live streams no xbmc)
    Obrigado.

  69. Avatar de lpdourado
    lpdourado

    Boas!

    Para quem ainda não possui um Raspberry Pi (estou aguardar o envio de um), há alguma forma que se possa testar esta distro (género Qemu)?

    Obrigado.

  70. Avatar de Paulo
    Paulo

    Compreo um raspbarry pi 2 e ao ligar não detecta o rato wireless.
    Já troquei de rato para com fios e nada.
    Pedia uma ajuda. Obrigado