NetSpeed – Monitorize o tráfego de rede no Ubuntu

21 Comentários

Já apresentamos aqui no pplware alguns widgets para windows, cujo objectivo é monitorizar o tráfego da nossa placa de rede. Hoje damos a conhecer o NetSpeed, uma applet para monitorizar a actividade da rede a partir do painel do gnome .

netspeed_02

Como instalar?

Podem instalar o netspeed através do Ubuntu Software Center, procurando por netspeed, ou através do terminal executando o comando:

apt-get install netspeed

Depois de instalado, na barra superior, carregamos com o botão do lado direito do rato e escolhemos Add to Panel. Em seguida mandamos procurar por NetSpeed

netspeed_00

Depois de adicionar o Widget, podemos visualizar facilmente visualizar as taxas de download e de upload.

netspeed_01

Algumas características do netspeed:

  • Podemos definir individualmente qual a placa que pretendemos monitorizar
  • Produção de gráficos
  • Informação em bits ou em bytes

netspeed_03

Para quem gosta de visualizar as estatísticas de tráfego de rede, o netspeed pode ser a aplicação. Lembramos que esta pequena ferramenta também pode ser apresentada através do Cairo-Dock.

Artigos relacionados

Homepage: NetSpeed

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Obrigado! andava mesmo a procura duma aplicação destas.

  2. Avatar de PedroWare

    Lamentavelmente desinstalei o meu Linux Mint porque o meu filho andava com a “Sevenmania” e lá fui eu trocar o meu querido Linux Mint 9 pelo Ruindows Seven Ultimate x64.
    __________________________________

    E se vão dizer que os podia instalar lado-a-lado, respondo que não porque a besta do ruindows dava erro a configurar as partições. 🙁

    1. Avatar de wolfytuga

      Olá PedroWare,
      Podes instalar lado-a-lado com o W7, mas tens de criar as partições através do Ruindows (como referiste) e no máximo dos máximos apenas terás 2 partições disponíveis para o Linux, isto se o disco apenas permitir 4 partições (partindo do principio que apenas tens um disco rígido). Digo 2, mas no caso de teres a recuperação do Ruindows por disco rígido, algo que os fabricantes têm vindo a fazer, apenas ficas com 1 para usar no Linux. Porquê? Porque o Ruindows tem uma partição secundária oculta, já o Vista também o tinha, mas não sei bem o porquê, só é visível em certos casos. Mas se não tivermos esse cuidado, o possível erro que o Ruindows dá é devido à impossibilidade de criar essa partição aquando o arranque do Vista ou 7.
      Não sei porque é criada essa partição, mas sei que teremos problemas no Windows se não a tivermos em conta.

      Cumps,
      wolfytuga

  3. Avatar de phixie
    phixie

    Ora aqui está uma coisa que vou instalar… assim que instalar o Ubunto… Ainda não me decidi entre continuar com o openSuse com KDE ou passar para Ubunto com Gnome.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      o Ubuntu so vem mesmo com Gnome, o kubunto é que tras kde, o xubuntu xfce, o lubuntu lxde….

      cmps

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Ele pode sacar o Ubuntu (com gnome) e depois fazer a instalacao do KDE{3,4.x} ou qualquer outro Window Manager. Nao precisa de estar a fazer o download do {K,x,l,a,b,c,d,…,z}buntu para ter um especifico Window Manager.

        As varias “distribuicoes” sao apenas para quem quer um cd com apenas o Window Manager que lhe interesse.

        Fiquem Bem!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          sim é verdade mas não é a mesma coisa, pois também tens que ter em conta a integração e as ferramentas do gnome integram melhor com ubuntu doque com kde.
          ou outro qualquer, e não vais ter exactamente os mesmos tweaks que instalando kubuntu, ou que seja, a não ser que os faças a mao o que nao me parece ser o caso dai ter esclarecido.essa hipotse serve bem quem quer ter também outro ambiente, eu por exemplo tenho fluxbox.
          e não se trata apenas da mudança de window manager neste caso gnome, ou kde ,ou ate penso que xfce são muito mais que gestores de janelas, são conjuntos de desktop repletos de programas etc.

          cmps

          1. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            retirado do FAQ do Kubuntu:
            “What is Kubuntu?
            … Our Kubuntu CDs are made up of Ubuntu’s base plus KDE Software Compilation. You can get exactly the same effect by installing Ubuntu and adding the KDE Software Compilation packages (and removing the Gnome packages) from the Ubuntu archives.”

            A integracao e’ no Window Manager. Por exemplo, o NetSpeed apenas funciona como applet no Gnome. Para KDE, terias que usar um Widgets equivalente. No entanto, aplicacoes para um funcionam no outro, e vice-versa.

            PS: publiquei um comentario em resposta ao phixie, mas nao apareceu.

            Fiquem Bem!

          2. Avatar de lmx
            lmx

            disses-te em ingles aquilo que eu disse em português 🙂
            simplesmente por outras palavras

            cmps

          3. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            “disses-te em ingles aquilo que eu disse em português”

            Em ingles, retirado da FAQ, diz que tanto faz usares o Kubuntu ou Ubuntu, porque o Gnome e KDE vao se comportar exectamente igual, independentemente da Distribuicao.

            Tu referiste que existe
            melhor integracao no Gnome quando se usa o Ubuntu do que se sacares o Kubuntu. O que e’ incorrecto.

            Talvez o que querias dizer e’ o mesmo que eu disse. Apenas usas termos que para mim sao diferentes.

            Fiquem Bem!

    2. Avatar de JGomes

      podes instalar o kde pelo aplitude. Depois no arranque, este fornece-te opções para escolher.

      1. Avatar de JGomes

        aptitude*

        sudo apt-get install kde-desktop

        também podes recorrer ao Software Center.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    há muito que ando a procura de um programa para controlar tráfego de rede ppp0(3g), já encontrei outros mas velhinhos e tinha que os compilar a mão e estavam cheios de bugs pois na altura eram versões completamente experimentais, e também desde que o networkmanager permite ligações de forma tão cómoda que me recuso a usar o betavine da vodafone, logo apenas conseguia controlar o trafego sessão a sessão através do system monitor.
    Agora parece que vou ter um programa a maneira.
    Parabéns por este programa, vocês fazem magia negra..!!

    cmps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…Só não acertamos no euro milhões 🙂

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        existe uma feature que devia vir neste programa, que era a contagem acumulada de trafego efectuada a partir de uma determinada data, mas que coloquei a sugestão a equipa de netspeed 😉

        cmps

  5. Avatar de phixie
    phixie

    Peço desculpa se estou a ir off-topic… mas aproveito…
    Há pouco tempo que resolvi cortar com o windows (em casa) e sou um pouco verde nisto, a experiência que tenho é mesmo de unix, system V. Estou já habituado ao kde (com o openSuse, instalei quando saiu a 11.2) e não sei se mude para gnome (se mudar para ubuntu). E a idéia que tenho é que o ubuntu (sem k) vinha com as aplicações que traz optimizadas para gnome… e que o kubuntu tem menos suporte, tal como o ubuntu studio, versão que também me chamou a atenção. Por aquilo que tenho visto, incluindo muitos artigos aqui no pplware, sinto-me tentado a mudar, apesar de achar que estou a trair o meu primeiro amor, o openSuse 🙂

  6. Avatar de João Morgado
    João Morgado

    Boas Tardes,
    Sempre fui um utilizador do windows e conheço as limitações, mas resolvi agora exprimentar o ubuntu. Acho que está um sistema operativo bonito e organizado. Trás já muitas aplicações de raiz essenciais.
    Mas com esta experiencia pude ver a grande vantagem do windows. Aqui é tudo mais dificil de instalar e as drives disponiveis sao muito limitadas. A gestão de energia do ubuntu também não é muito boa. Tenho um Acer timeline 3810TG a funcionar só a intel 4500HD e fico com menos 2 horas de bateria do que no windows. As drives também têm pior performance. Não consigo ver um filme em mkv h.264 em 1080p. Arrasta-se como tudo!

    É um bom SO e gosto especialmente da integração com as redes sociais, no entanto acho que ainda está muito verde, nomeadamente em termos de drives.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      em relação ao difícil de instalar para um utilizador leigo é precisamente o contrario, obviamente que se queres compilar programas a unha resolver dependências,etc ai claro, mas isso não é para o utilizador comum.O utilizador que quiser fazer isso ja tem que perceber do assunto, e claro, para ele ja não é difícil, porque ja sabe do que se trata, agora ires do windows para linux e quereres ir logo instalar programas a unha, eu diria no mínimo corajoso.
      Em relação ao resto é verdade que as empresas de hardware teem uma falha muito grande neste aspecto, não é uma falha do Ubuntu, pois não é o windows que faz os drivers, ai o caso ate muda de figura, é caso para dizer para o windows é preciso drivers para tudo e para o linux é sempre a curtir.
      mas é evidente que existe uma lacuna , nomeadamente em relação a gestão de alimentação,e video, mas isso é uma lacuna dos fabricantes de hardware, que depois se traduz num problema para os SO’s que não teem suporte.

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..mesmo assim podes ainda fazer uns tweaks para não te mamar tanta bateria.
        mas é impensavel obteres os mesmos resultados com uma maquina sem programas específicos do fabricante para gestão de alimentação, caso contrario diria mesmo que o windows+esses programas de gestão, grande treta.

        cmps

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas!

    Tenho um portátil Insys o qual removi por completo a bosta do *indows 7… Com o Ubuntu 10.04 x64, corre que é uma maravilha, e até mesmo em jogos nem parece a mesma coisa que era no outro SO do tal mr. B.Gates…

    Permitam-me discordar no que se disse em posts anteriores… O Ubuntu, na minha opinião, entre todas as distros de Linux, é mais fácil de usar, e com o maior número de fontes de repositórios disponiveis… Nem o Mandriva, nem OpenSuse se comparam à facilidade de uso… E quando falo em facilidade de uso, falo também na questão dos drivers (placa gráfica e etc.), no meu caso tenho este Insys, um outro portátil Compaq, e um desktop quad-core com processadore intel e placa gráfica ATI, e posso dizer que apenas e só tive de confirmar a instalação de “Drivers proprietários” das placas gráficas de cada um dos computadores, tudo o resto funcionou de forma automática logo após a instalação… Melhor que isto?? Não há! (que eu saiba). Outro grande trunfo do Ubuntu, a segurança! Não necessita de anti-virus, apenas e só é aconselhável a configuração da firewall (para quem usa o pc para uso caseiro), e caso seja necessário pode-se criar um sistema bem protegido… Documentação simples e fácil de seguir existe em grande quantidade na internet, tanto em lingua portuguesa como inglesa…

    Uso o Ubuntu a coisa de um ano e meio e desde aí tenho aprendido e muito! Para quem começou em miudo com um ZX Spectrum 48k, e toda a vida só conheceu o *indows e MS-DOS, o Ubuntu foi uma lufada de ar fresco, e um alivio porque a praga de malware e viroses, mais o preço do software para *indows (sem falar no preço do próprio SO), era uma fonte constante de aborrecimentos, para além de ter um sistema tipo “lesma” (LEENNTTOOO). O Ubuntu mudou tudo isso, ensinou-me a filosofia do software “Open-Source”, e agora faço tudo, mesmo tudo com o Ubuntu… Inclusivé jogar online e muito mais…

    Para quem ainda não mudou, e quer experimentar, que instale o Ubuntu através de um live-cd e escolha aquando a instalação “instalar lado-a-lado com outro sistema operativo”. Deste modo ficam com o *indows e ubuntu no mesmo disco e sempre com a opção de escolherem qual querem arrancar…

    Um abraço!

  8. Avatar de Fábio Morgado
    Fábio Morgado

    Boas a todos,

    Será que existe algo do género para o debian com lxde.

    Obrigado