Cairo Dock 2.1.3 no Ubuntu 10.04

42 Comentários

LOOK and FEEL – Impressiona os teus amigos com uma dock no teu Ubuntu

Para os utilizadores que gostam de ter um ambiente de trabalho que impressione, nada melhor que começar por colocar uma Dock idêntica à que existe nos sistemas operativos da Apple.

O Cairo Dock é uma aplicação bastante completa, que permite personalizar os  mais diversos efeitos associados às docks disponibilizadas, fazendo com que o nosso ambiente tenha um look muito agradável e profissional. E como configurar?

Segundo um programador do Cairo Dock: “Even my Mom could configure the dock ^_^”

cairo_02

Quando vimos um Wallpapper, um tema ou um gadget espectacular num computador temos sempre tendência a saber qual o nome da aplicação que criou tal efeito ou simplesmente saber onde podemos fazer um download. O cairo-dock é uma aplicação que pode ser instalada no Gnome (podem instalar numa outra distribuição que não o Ubuntu, ex: Red Hat, Debian, desde que usem o Gnome) e que permite ter uma dock no ambiente de trabalho. Para quem usa o Windows podem experimentar o Rocket Dock.

Como Instalar no Ubuntu 10.04

1 – Abrir Terminal (Applications –> Accessories –> Terminal)

2 – Adicionar PPA do Cairo Dock

sudo -v
echo "deb http://ppa.launchpad.net/cairo-dock-team/ppa/ubuntu $(lsb_release -sc) main ## Cairo-Dock-PPA" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys E80D6BF5
sudo apt-get update
sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins

3 – Iniciar Cairo-Doc (Applications –> Accessories -> Cairo Dock)

Como viram, o Cairo-Dock é muito simples instalar e os efeitos são fantásticos. Acedendo ao menu de configuração encontramos uma panóplia de opções para impressionar qualquer um.

Dos gadgets possíveis destaco o do Wifi, o relógio, Netspeed, weather (Dados Meteorológicos)..simplesmente espectaculares.

cairo_03

cairo

Para mudar o aspecto da dock basta entrar nas configurações e depois ir a Views

cairo_04

O Cairo possibilita também a aplicação de themes. Para isso basta carregar com o botão do lado direito do rato e escolher Cairo-Dock—> Manage Themes

Aqui, o utilizador encontra muita temas pré-definidos, com efeitos fantásticos.

cairo_01

Seguem alguns exemplo de alguns temas que vêm por omissão no cairo dock 2.1.3.

Theme ALU

cairo_05

Efeito Azu

cairo_06

Efeito Brit

cairo_07

Square Dock

cairo_08

…e ainda há mais…muito mais, experimentem e impressionem 🙂

Homepage: Cairo-Dock

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito Bom! 😉

    1. Avatar de orlandohorta
      orlandohorta

      Eu acho que este programa é bom, mas no meu caso tenho instalado o unbuntu 9.10 e tentei passar para o 10.04 lts e logo na instalação fico sem rato e sem teclado, porque será alguém me da uma dica e que eu percebo pouco disto.
      grato pela vossa atenção

      1. Avatar de jmtdstoc

        Quando dizes “tentei passar para o 10.04” queres dizer que fizeste um upgrade?

        Eu nunca faço upgrades, faço sempre instalação de raíz com formatação do disco. Nunca fiquei sem rato ou teclado…

        1. Avatar de orlandohorta
          orlandohorta

          Não foi upgrade foi mesmo instalação mas já tinha acontecido tambem só com o cd posto, faz a mesma coisa prende o rato e o teclado com o 9.10 não faz nada trabalha na maior

  2. Avatar de Quim
    Quim

    O linux está a transformar-se num SO the propaganda. As novidades do ubuntu começam-se a reduzir a puras melhorias gráficas tendo-se verificado uma continuada degradação da performance e compatibilidade das aplicações. A própria canonical se quiser que os utilizadores se virem para o ubuntu tem de desenvolver mais aplicações de qualidade para o mesmo. O que falta ao linux são aplicações de qualidade. O que se tem visto são milhares de aplicações de qualidade duvidosa, que falham a toda a hora.

    O novo ubuntu tá muito bonito sim senhora mas resume-se a isso. O gestor de aplicações é boa ideia, mas está mal organizado, contém aplicações que são fraquinhas e é extremamente pesado (gast muita memória, lento,etc..)

    Anuncio aqui em primeira mão a minha mudança para o windows. Usei linux durante muito tempo, só serve para me chatiar. O windows também me chateia, mas menos haha

    Saudações cordeais,

    Quim

    ps. estas docks para linux (e algumas também para windows) são do mais foleiro que existe.

    1. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      E não só isso. Experimentem usar Linux (Ubuntu, por exemplo) com 2 monitores, as notificações só aparecem no segundo, várias aplicações atrapalham-se em mostrar os conteúdos (experimentem usar uma dock e as taskbars, como exemplo), entre muitos outros pormenores técnicos BÁSICOS que não acontecem em mais nenhum SO.

      Sou developer e sysadmin Linux/Unix, mas infelizmente, para Desktop, as melhorias têm sido somente visuais. Assim não vão lá.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Mais espectacular ainda é activar o compiz e mter 3d Cube com dois monitores isso sim é que é espectacular ver os desktops num cubo giiiiigaaaannnnntttteeee 😀 😉

    2. Avatar de jmtdstoc

      “Anuncio aqui em primeira mão a minha mudança para o windows. Usei linux durante muito tempo, só serve para me chatiar. O windows também me chateia, mas menos haha”

      Também por lá passei… até que experimentei Mac OS X, que não me chateia nada.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        também por la passei e também me mudei…para ubuntu claro lol..:)

        cumprimentos

    3. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      Sabes que o mundo linux não e so o ubuntu. O ubuntu e uma distro de linux mais virada para aquele utilizador lerdo, se queres algo melhor tens montes de distros.
      Aplicações fracas sim pois a microsoft dominando ainda o mercado consegue quer queiramos quer não controlar o mercado informatico, aplicações pesada, onde??? em linux??? discordo completamente quanto ao teu comentario ao docks concordo contigo eu quero um so estavel e limpo e por isso que nao uso nem isso nem o compiz, deixei o windows consumidor de recursos por alguma razão e esse e uma delas.
      Vais voltar para o windows. Que bom para ti, o linux requer alguma dedicação por parte do utilizador, pois aqui nao ha a papinha toda feita por isso tenho pena que deixes o linux mas olha expero que mudes de ideias.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        voce é que me saiu um lerdo de primeira,
        desde quando é que o Ubuntu é para um lerdo?…
        voce não merece sequer o esforço que estou a fazer nas teclas neste momento.

        shame on you!!

        1. Avatar de Kingdra
          Kingdra

          Entao se nao mereceço porque e que te deste ao esforço. Em comparação com outras distros o ubuntu e para aqueles utilizadores que so vêm windows a frente e vao ter o seu primeiro contacto com linux. Pois nao os vejo a sobreviver com outra distro. Portanto le o que escrevi e pensa no que escrevi. Trabalho com ubuntu em casa e ja trabalhei com varias distros no trabalho nao tou a ver um novo utilizador a trabalhar logo com centos5 ou fedora (talves com o fedora) ou com slakware. Dai o meu comentario.
          Pensa bem no que escreves.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            eu acho que ao inves de me dizeres a mim para pensar melhor, devias era tu antes de ter escrito, teres pensado dois segundos…e ainda não percebi o “se queres algo melhor”,claro que se quiser algo diferente faço-o!
            Como não quero não o faço, agora melhor não!!
            Se eu programo,etc,etc, e não faço administração de sistemas,pelo menos a nivel profissional,etc, para que quero esmiuçar a coisa,eu quero é TRABALHAR, e isso não é ser lerdo, ja o contrario é ser por exemplo:
            perguiçoso,onde se incluem por exemplo larapios,people da branca,etc,e mais mil e um cenarios.
            traduzindo..não deves usar o termo lerdo em relação aos utilizadores de algo diferente daquilo que é considerado, devido as tuas actividades,desajustado.

            cmps

          2. Avatar de Kingdra
            Kingdra

            Boas
            1- Se te picaste com a sena do lerdo tass bem mais deixa-me dizer-te uma coisa. Os utilizadores de windows estao habituados ao seguinte, seguinte, Aceito, concluir, e xegam a um sistema linux e ficam logo Q_Q pk nao têm a papinha feita dai o meu comentario.
            2- Quanto ao “se queres algo melhor” o Quim caso não tenha lido estava a queixar-se do desempenho e da compatibilidade de programa do ubuntu, e em parte ele tem razão o ubuntu esta a tornar-se comercial e esta a perder qualidadeem certos aspectos, dai o que eu disse.
            A dezenas de distros se ele nao ta contente com o ubuntu que siga para a proxima.
            Para concluir mantenho tudo o que disse e ainda reforçando. Se tiver de aconcelhar uma distro de linux a um cliente que mal precebe de windows e quer mudar por alguma razão para linux eu aconcelho ubuntu, quer ele seja lerdo ou muito burro ou com poucas faculdades mentais.

          3. Avatar de lmx
            lmx

            Voce teve oportunidade de emendar o que escreveu e não teve capacidade.
            Aconselho-lhe um curso de boas maneiras…
            Quando intervim, intervim no sentido de o chamar a atenção pelos rótulos que coloca nas pessoas,não vou continuar esta conversa pois só vai é trazer mais confusão, a partir de agora vou pura e simplesmente ignorar,desculpe!

            cmps

  3. Avatar de Revolução Digital

    Nos idos tempos em que utilizei Linux tinha era o AWN… Na altura o Cairo só dava era chatices mas pelo que parece evoluiu bastante o que não deixa de ser um bom sinal.

    E quanto mais alternativas tivermos, melhor 🙂

  4. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu estou agora a usar o docky e acho a melhor dock para ubuntu. é simples de usar e simples no grafismo.

  5. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Também sou da opinião que a Canonical deveria apostar mais no suporte de hardware e no desenvolvimento de aplicações de qualidade. Claro que a Canonical está mais preocupa no visual para chamar o povo mais jovem que não necessita de utilizar software muito específico. Ubuntu é muito bonito mas para ir a net, office, programar e pouco mais.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      mas…o que é qie queres fazer mais com a maquina o pino…?
      desculpa não percebi…eu uso Ubuntu para trabalhar e ate para jogar,net,mails, ofice,bases de dados,…

      cmps

    2. Avatar de Xavier Orkall
      Xavier Orkall

      Oh Tony, também fiquei curioso, explica lá o que fazes com o teu computador, para além de:
      “… net, office, programar e pouco mais”

      1. Avatar de Tony Silva

        Por exemplo Jogar títulos recentes, não jogos indie. Pouco mais faço é verdade. Mas por exemplo os meus colegas de arquitectura não têm muito software para linux.
        O suporte do software houses não é tão bom para linux como em windows, a começar pela drivers.

        1. Avatar de Xavier Orkall
          Xavier Orkall

          Sim, aceito que para os jogos é melhor usares Windows. Eventualmente um dia cresces e deixas de ter tempo para jogos, acabando desta forma uma das vantagens de usares windows. E sim, existe muito software adequado para arquitectura.

  6. Avatar de francisco
    francisco

    como se adiciona o menu principal do ubuntu onde tem “aplicaçoes” “Locais” “Sistema” nesta barra, para eliminar a barra principal do ubuntu?

  7. Avatar de Drived
    Drived

    Boas! Iniciei-me há pouco tempo no mundo Linux com o Ubuntu 10.04 e tem sido uma experiência turbulenta pois coisas tão simples como instalar um programa podem tornar-se numa enorme dor de cabeça. Isso para não falar da qualidade das aplicações que, a meu ver, ainda deixam bastante a desejar. Gostava realmente que esta experiência fosse mais “user-friendly”, mas a meu ver, por este andar qualquer pessoa que como eu decida migrar do sistema Windows para Linux, rapidamente se fartará de andar a tentar perceber como funcionam coisas como a consola, à pala de pesquisar e voltar a pesquisar na net… quanto a esta aplicação, é bastante engraçada. Vou experimentar…

    1. Avatar de Pedro Martins

      Se começaste pelo 10.04 e dizes que “coisas tão simples como instalar um programa podem tornar-se numa enorme dor de cabeça” imagina as releases anteriores. Mas mesmo assim, não concordo com aquilo que dizes. Uma coisa é migrar de windows para linux e utilizar software opensource alternativo, outra é querer trazer aplicações apenas concebidas para windows e instalar à força no ubuntu, e estas estão cada vez mais fáceis de instalar.

      cumps

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        No ubuntu 10.04LTS simplificar mais ainda o método de instalar um programa seria estar a complicar o simples. 😉

        1. Avatar de Olly

          x2
          Desde que instalei o 10.4 nunca mais precisei de abrir a consola para instalar qualquer programa.
          Instalei tudo à distancia de alguns cliques.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            x2

            cmps

  8. Avatar de Paulo

    OFF TOPIC.

    Não sei se alguém reparou mas os links do twitter para o vosso site não estão a funcionar em condições, já algum tempo.

    1. Avatar de Vítor M.

      http://twitter.com/pplware Paulo usa o oficial. O outro é “meio-oficial” e já está a ser sincronizado. Obrigado pelo reparo.

  9. Avatar de Contra-Contra Dr.Estranho
    Contra-Contra Dr.Estranho

    Bem, na minha opinião instalar e desinstalar programas está já bastante facilitado no Ubuntu pelo menos… Já que no respeita à qualidade dos mesmos, principalemente a gráfica, aí sim deixa um pouco a desejar. Mas ja desenrasca bem, está graficamente um pouco acima do Win XP.

    Abraço à rapaziada

  10. Avatar de Ivan Silva
    Ivan Silva

    Chegou ontem o meu Ubunto 10.04 q mandei vir xD

  11. Avatar de killer
    killer

    Apesar de gostar de linux, sou utilizador do linux mint por acaso, concordo plenamente com alguns utilizadores a cima. Falta aplicações de qualidade no ubuntu a Canonical, em vez de lançar um SO 6 em 6 meses que é uma valente estupidez diga-se, devia apostar em programadores para criar aplicações verdadeiramente concorrentes ás existentes no windows. E não, não quero pegar em aplicações windows e meta-las no linux, quero apenas aplicações de qualidade igual ou semelhante ás existentes do windows, só assim é que vai existir verdadeiras alternativas.

    Temos de ser realistas em relação a isto, quando mais depressa nos aperceber-mos da realidade, mais depressa resolvemos os problemas.

    1. Avatar de BrunoG.
      BrunoG.

      Não sei se será justo exigir aplicações de qualidade equivalente às produzidas por empresas multinacionais tipo Adobe de forma gratuita. Reconheço que o Gimp é uma porcaria quando comparado com Photoshop, mas não me escandaliza, basta pensar no preço, logo, no orçamento disponível para o desenvolver.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Posso dizer que estou razoavelmente satisfeito com o Ubuntu. Principalmente porque a maior parte dos FAQ de desenvolvimento estão feitos para ele. Mas em termos de estabilidade o Fedora dá 15-0 ao Ubuntu. Há muita coisa no Ubuntu que se fosse no Windows estavam todos a cair em cima. Ainda são muitas falhas

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      e ainda não viste as falhas do windows porque se as visses era sempre a dizer mal lol.
      desde que mudei para linux e vão la uns anos a minha vida establizou, desde sistemas que não arrancam mais a virus a sistemas lentos devido a regedits,fragmentação, etc…

      cmps

  13. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    O Ubuntu pode ter muitos defeitos, mas só sei é que arranca em 20 segundos e encerra em 8 segundos num portátil já velhote.

    Tenho instalado o win7 também caso seja preciso, mas para ver emails e ir à net o Ubunto é bem mais que suficiente.

  14. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    O Cairo Dock e o Compiz teêm um grande defeito: perde-se horas a brincar com eles, a ajustar qual o melhor efeito para minimizar as janelas, qual a velocidade com que devem explodir ao fechá-las e em quantos bocados se partem, depois é sacar themes para as janelas, widgets, configurar a Dock, passam 2 horas e não se fez absolutamente nada…

    1. Avatar de Gato Preto
      Gato Preto

      De facto é viciante ver aqueles efeitos todos bonitos! Eu de vez em quando passo o rato pela dock só para ver os icons a rodopiar 😀

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho um problema….. quando coloco esse códigos. aparece-me isto

    E: O tipo ‘usage:’ não é conhecido na linha 54 na lista de fontes /etc/apt/sources.list
    E: A lista de fontes não pôde ser lida.

    alguém me pode ajudar
    ???

  16. Avatar de Programador
    Programador

    Eu amo linux sem ele no meu computador mas nada vale apena, tudo perde o sentido ai só mim lembro dos pesadelos que é usar o windows.

    LINUX TORNA O FUTURO EM PASSADO.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá a todos!
    Estou com um problema, não sei porque| mas os temas que vêm por defeito deixaram de aparecer…
    Alguem sabe o que fazer?