MintMenu – O menu do Mint já disponível para Ubuntu 11.04

13 Comentários

Últimas sobre o Linux Minx

Já que falamos em Linux Mint, foi ontem anunciado que o Mint 11 estará disponível ainda este mês. Será disponibilizada uma versão RC a meio deste mês e a versão final estará disponível no final do mês. Vejam as novidades aqui

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Além do aspecto, o Mint encontra-se muito bem organizado, começando pelo Main Menu que é bastante simples mas que permite um acesso rápido a aplicações, documentos e outras ferramentas de configuração.

Hoje vamos aprender, como ter esse fantástico menu no Ubuntu.

mint_000

O Mint é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalados por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. No entanto, os utilizadores do Ubuntu podem sempre adaptar ao seu sistema algumas funcionalidades/menus que fazem parte do Mint.

Como sabemos, muitas são as aplicações/funcionalidades disponíveis para o mundo Linux. No entanto, há algumas que fazem a diferença, como é o caso do menu do Mint que, pessoalmente, acho fantástico.

Para ter esse fabuloso Menu no seu Ubuntu basta abrir o terminal e, aproveitando o PPA disponibilizado pelo WebUpd8, inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/mintmenu 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install mintmenu

O MintMenu ocupa aproximadamente 16 MB.

Depois de instalado, basta carregarmos com o botão do lado direito do rato sobre a barra superior, e escolher a opção Add to Panel

mint_00

Em seguida procuramos por Menu ou mintMenu, seleccionamos o item mintMenu e depois carregamos em Add

mint_01

Quem preferir, pode ficar com o Menu que vem por omissão no Ubuntu e com o mintMenu. Pessoalmente removi o menu que vem por omissão (carregando sobre ele com o botão do lado direito do rato e escolhendo a opção Remove from panel), e apenas fiquei com o mintMenu.

mint_02

Fácil não é? Na minha opinião, o mintMenu (podem ver pela imagem inicial) é um Menu excelente pela forma como está organizada e pela rapidez que nos permite aceder a um determinado atalho para uma aplicação/funcionalidade/documento.

E vocês, usam o Menu por omissão do Ubuntu ou outro?

 

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    Gosto muito deste “sabor” linux. Muito interessante

  2. Avatar de Paulo Trindade

    As indicações são para o painel do Gnome.
    No painel da Unity o MintMenu funciona?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas questão Paulo. O MintMenu apenas funciona no Gnome. Para Unity não há suporte.

      1. Avatar de Paulo Trindade

        Obrigado Pedro pela atenção 🙂

  3. Avatar de JucaPS
    JucaPS

    gostei bastante!

  4. Avatar de Jorge Dias
    Jorge Dias

    @ Pedro Pinto

    Desculpa a minha ignorância, mas ainda sou um newbie em linux, instalei o Ubuntu 10.10 pelo wubi, pergunto se posso actualizar para a versão 11.04 ou esta aplicação do Mint no 10.10.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Jorge, a tua questão é se podes actualizar directamente do 10.10 para o 11.04? tens aqui como fazer: https://pplware.sitedev.pt/linux/como-actualizar-o-ubuntu-10-10-para-a-verso-11-04/

      Relativamente a este artigo, isto é apenas um Menu (o menu do Linux Mint)

    2. Avatar de PS
      PS

      Cuidado também tinha instalado o 10.10 pelo wubi e fiz o update como essa mesma pagina indicava, fiquei sem o mbr do disco tive que reparar o Windows ( 7 )( bootrec /fixmbr + bootrec /fixboot) desinstalar o resto que ficou do 10.10 nele e instalar de novo o 11.04 pelo wubi.

  5. Avatar de Glênio
    Glênio

    Em minha opinião o novo ubuntu 11.04 com o unity esta melhor do que com gnome , não precisa usar mint menu pra facilitar a vida de achar mais faceis os programas,com o unity esta melhor para busca programas mais facil e ainda por exemplo te da sugestão de baixa programas sem precisa entra no centro de software do ubuntu ,antes eu achava que iria ser ruim com o unity depois desse link http://algoritmizando.com/software-livre/linux/nao-gostou-do-unity-nao-se-desespere/ tem um video que esclareceu muita coisa

    Abraço

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    Boa tarde
    Será possível usar este menu no debian? instala-se como no ubuntu? É que deixei o ubuntu e há algumas coisas que ainda não sei por completo
    Alguma ajuda?
    Cumps

  7. Avatar de Graziano
    Graziano

    Linux Mint melhor que Ubuntu. Sem qualquer dúvida. Mas é tão sómente a minha opinião. Cump

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fedora 15 com o Gnome 3 é imbatível. Oyeeee.

  9. Avatar de user
    user

    Olha eu porque é que eu não consigo instalar o Natty Narwhal no meu portátil “Packard Bell” com VGA do Intel, no meu portátil eu fiz dual boot, O Ubuntu 10.04 e o Windows. Eu queria Upgrade o meu Ubuntu para Natty Narwhal(ubuntu 11.04)… e eu consegui fazer isso… mas depois de upgrade e eu reiniciar o portátil com o Ubuntu, eu já não consigo mexer nele porque, eu não consigo ver o GUI do Ubuntu ou seja, o Screen ficou escuro, não se vê nada, mas o ubuntu continua loading até ouvi o som do login Ubtuntu… O problema não é so para o Natty narwhal, eu também não consigo aceder ao GUI do Linux Mint nem o Fedora com versão mais recente… para o caso do Mint e Fedora… só aparece o Login console sem ambiente grafico… e depois de eu fiz o login e digitei o comando startx para começar o ambiente GUI mas não consigo, e eu não percebi porque…

    será que a minha VGA não suporte ao Ubuntu e outros Distros mais recentes?