Linux Mint com KDE e xFCE já estão disponíveis

12 Comentários

Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto.. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular),  que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.

A versão do Linux Mint 15 com Gnome está disponível desde finais de Maio e tem demonstrado ser muito estável. Hoje foi lançada a versão com KDE (a versão com xFCE saiu no dia 21 de Julho)

mint_01

Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades ou que tenha melhor performance. O Linux Mint, versão 15, está agora disponível com o ambiente gráfico Gnome, KDE e xFCE.

[Linux Mint 15 + KDE]

O KDE é o principal rival do Gnome. Oferece uma interface bonita e atraente e em muitas situações muito mais funcional que o Gnome. Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. O Linux Mint vem já com o KDE 4.10, dispondo de todas as novidades que já apresentamos aqui.

Principais novidades incluídas nesta versão:

 

kde_15

[Linux Mint 15 + xFCE]

No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza, simplicidade e funcionalidades, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos e este é actualmente um dos ambientes de trabalho favoritos dos utilizadores.

xfce_00

Principais novidades incluídas nesta versão:

Tanto o Linux Mint 15 com Gnome, KDE e xFCE estão disponíveis para download na página do projecto e em vários idiomas. As novidades da versão com Gnome, pode ser consultadas aqui (que na prática são também as mesmas novidades do Mint com xfce e KDE).

altLicença: GPL
altDownload: Escolha aqui a sua versão
altHomepage: Linux Mint

Linux Mint com KDE, xFCE ou Gnome…qual o melhor?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Para mim, o mint xfce está muito bom! o whisker menu vem a colmatar uma falha do menu do ambiente xfce que estava em falta há muito. Agora finalmente tem um menu simples, elegante, e com capacidade de pesquisa! 😀
    Essa imagem do xfce é que podia ser melhorzinha… para mostrar todo o potencial de uma máquina com esse ambiente gŕafico 😀

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Simplesmente não é a imagem do mint xfce.
      Com aquela imagem a malta até foge do xfce 🙂
      A personalização que a equipa do mint faz ao xfce está de facto muito boa.
      Deve ter sido uma instalação do xfce “em cima” do KDE.

  2. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Penso que não é preciso descrever as razões que fazem do Linux Mint uma distribuição bastante popular e, discutivelmente ou não, a melhor distribuição para Desktop/Laptop doméstico.

    De entre as alternativas trabalhadas pela equipa do Mint, o Linux Mint XFCE é actualmente a minha distribuição de eleição, sendo a minha distro principal. Por essa razão, prefiro deixar de parte este upgrade, uma vez que o suporte será de apenas 6 meses, na prática, enquanto que a versão 14 tem suporte até Abril de 2014, além de ter feito uma grande personalização do meu sistema. Tendo em conta que os responsáveis do Linux Mint recomendam a reinstalação completa do sistema entre upgrades, não me parece que vá arriscar a interferir com este sistema que está tão bem polido e estável.

    No entanto, irei testar as novidades em ambiente virtual ou em Live-USB. Estou particularmente interessado em descobrir se algumas das limitações deste ambiente gráfico estão corrigidas, como a falta de uma GUI para configurar as definições de proxy ao nível de todo o sistema, obrigando a usar editores de configurações que nem todas as aplicações respeitam e também os problemas com displays externos (que não grava as definições entre sessões nem alterna automaticamente entre monitores). Gostaria de saber se nesta nova versão existem melhorias nestes aspectos.

    Algumas adições como o Synapse, MintMenu ou até mesmo Cairo Dock conseguiam colmatar na perfeição falta de uma ferramenta de pesquisa no Menu XFCE, mas de facto este novo Whisker’s menu já fazia falta há muito tempo para deixar este ambiente gráfico mais funcional e menos simplório, pelo que me agrada que esta outra limitação foi tida em conta. Cada vez mais o XFCE consegue aliar a leveza à funcionalidade, mantendo as inúmeras opções personalização, pelo que não é de admirar que reuna cada vez mais adeptos entre aqueles que procuram alternativas ao Unity, Gnome ou KDE.

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Se eu instalar o mint em dual-boot com o windows, depois posso “eliminar” o mint ou entao o windows?

    1. Avatar de Nome
      Nome

      Sim. A nível de partições tudo é possível. Tens é que ter em atenção os backups de ficheiros antes de mover ou criar partições. Também aconselho a fazer backup MBR antes de fazeres experiências, ou então usas uma máquina virtual. Instalas o Windows depois o Mint e experimentas.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Já tenho backup de tudo e tenho duas partições com windows e outra com mint e agora como posso eliminar o windows?

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Claro Francisco! Mesmo sem dual boot podes eliminar o windows xD, mas ai ficas com nada :d e dpx teras que instalar alguma coisa a tua escolha!

  4. Avatar de xoxota
    xoxota

    Debian Mint Xfce? Isso é que seria de valor

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Já houve até há uns meses atrás.
      Mas numa lógica de racionalização de recursos foi “descontinuado”.

  5. Avatar de pixar
    pixar

    Tenho o Linux Mint Cinnamon instalado no portátil e tenho gostado da experiência. Depois de já ter experimentado outras distrbuições, que também gostei, esta parece-me a melhor.

  6. Avatar de João
    João

    Boas,
    Tenho o Windows 7 e queria instalar o Linux Mint XFCE em dual boot, como se faz isso? Cumps.

  7. Avatar de wellington
    wellington

    tiraram o compiz do mint.. não funciona mais.. mas não sei porque funciona no ubuntu 13.4… sem essa ferramenta o mint não ficou tão personalizável.. foi retirado um diferencial do linux..