Chegou a versão final do Linux Mint 15 “Olivia”

48 Comentários

…em actualização

Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular),  que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.

Hoje, a equipa de desenvolvimento do projecto, anunciou a versão final do Mint 15. Vamos conhecer as novidades.

mint_00

O Linux Mint 15  é baseado no Ubuntu 13.04 e é  resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 1.8 e  Mate 1.6 e incluiu também algumas atualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Principais novidades:
  • MDM
  • Driver Manager
  • Cinnamon 1.8
  • Mate 1.6
  • Melhorias no Software Manager
  • Melhorias ao nível do sistema
  • Melhorias ao nível do Artwork
  • Componentes Upstream
MDM

Além da possibilidade da escolha dos ambientes gráficos, o Linux Mint 15 RC traz novas funcionalidades  no Display Manager (MDM) – Gestor de Logins, ao nível dos temas e interface de boas vindas.

mint_01

Software Sources

Uma nova ferramenta chamada MintSources aka “Software Source” , que permite facilmente gerir os repositórios da distribuição. mint_02 Com esta ferramenta, o utilizador pode inclusive escolher qual o repositório mais rápido. mint_03

Driver Manager

Esta é uma nova ferramenta desenvolvida para o Mint 15: MintDrivers, o “Driver Manager” que permite a gestão dos mais diversos drivers

mint_04

Gestor de ficheiros Nemo

Várias modificações na interface do utilizador a garantir uma melhor integração com o ambiente de trabalho Cinnamon. mint_05

Software Manager

O gestor de software ganhou também novas funcionalidades e está agora muito mais estável e com a possibilidade de refrescar a cache do APT.

mint_06

Artwork

O Linux Minti inclui, como sempre, uma coleção fantástica de backgrounds (via Al Butler, Nicolas Goulet e Steve Allen) mint_07

Componentes Upstream

Linux Mint 15 apresenta os seguintes componentes uptream: Ubuntu 13.04 , Linux 3.8 kernel, MDM 1.2, Cinnamon 1.8 e MATE 1.6..

mint_01

Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 1.8 e  Mate 1.6 e incluiu também algumas atualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

altLicença: GPL
altDownload: Escolha aqui a sua versão

altHomepage: Linux Mint

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Há uns tempos o pplware publicou um artigo sobre Windows 8 vs Ubuntu, bem, pegando nesse exemplo, para que não anda virado para as modernices do mundo touch e mobile, Linux Mint é verdadeiramente a grande alternativa ao Windows 7 do momento no mundo Linux, isto é, ideal para quem não abdica da utilização tradicional de um desktop e quer um sistema pronto a trabalhar e em que não falte nada, com repositórios recheados de software, não precisa de procurar mais, tem aqui tem a sua predilecção, fora as demais vantagens de ser um sistema operativo GNU/Linux.

    Uso a versão XFCE, aguardo pela respectiva versão para o upgrade e recomendo Mint a qualquer pessoa que queira ter uma óptima experiência no seu desktop/portátil.

  2. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Cinnamon vs Mate +compiz…..qual a melhor opção? 😛
    vou já actualizar!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mate mais maduro…Cinnamon mais inovador 🙂 Saber qual o melhor…isso depende dos gostos de cada um 🙂

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Qual escolheria? 😛

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Para mim é o MATE.

        2. Avatar de David Toffee
          David Toffee

          Quem não consegue escolher pode sempre instalar ambos.. 😀

      2. Avatar de César
        César

        Cinnamon, sem dúvida 😉 façam os updates no 14 e venham falar comigo acerca da estabilidade 🙂

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Cinnamon para máquinas recentes
      Mate para máquinas mais antigas
      XFCE para todas pela performance 🙂

  3. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Parece-me excelente 😀 se não estivesse tão encantado com o antergos ia testar 😉

    Cumps

    1. Avatar de asifrgb
      asifrgb

      Realmente os “antergos” são encantadores… :p

  4. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Em outras notícias, já foi lançada a nova versão do levinho e eficiente WattOS:
    http://www.planetwatt.com/forums/topic/983/r7-released

  5. Avatar de camsarria
    camsarria

    Uso mint desde Janeiro (o mês em que erradiquei windows dos meus computadores) e não tenho razões de queixas, o mint 15 que tenho testado desde a beta é impecável, recomendo a todos.

  6. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    Tenho uma partição do disco no mesmo portátil com o mint 13 instalado. Como posso fazer o upgrade para a ultima versão? Obrigado.

  7. Avatar de A Friend
    A Friend

    Boas.
    a uns tempos publicaram um tutorial sobre windows 8+ ubunto 12.10. esse tutorial aplica-se para qualquer versão linux?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  8. Avatar de Almeida
    Almeida

    Instalei a versao RC, como faço para atualizar para esta versao??
    Primeiros passos com linux, obg

    1. Avatar de J.P.
      J.P.

      Deves ter actualizações (nível 1 e 2) no Update Manager para instalar, que permitem passar da RC para a versão final.

  9. Avatar de david
    david

    Olá boa noite! Instalei este so, mas nos vídeos ele tem paragens! O meu PC é um Asus eePC com 2gb de ram, processador 1,2ghz e gráfica Intel. O que me aconselha para os vídeos funcionarem bem?

    1. Avatar de asifrgb
      asifrgb

      Se te referes a paragens em vídeos online do tipo flash como por exemplo o youtube, para resolver o problema em Linux tens de comprar um computador a sério… com uma gráfica NÃO Intel…

      … mas experimenta instalar os drivers da GPU para ativar a sua aceleração, pois no Mint nunca são instalados de raíz.

      1. Avatar de david
        david

        este pc é um netbook, para trabalho, mas gostava de ver uns vídeos do youtube e outros! pois apesar de tudo o win8 da sem falhas, mas como gosto mais deste SO gostava que desse! vou experimentar obrigado

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Tenta instalar o XBMC,normalmente com esses specs funciona bem,mas experimenta!

      1. Avatar de David
        David

        podes disponibilizar o atalho disso?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Abres o terminal e escreves : sudo apt-get install xbmc
          Podes no gestor de pacotes procurar xbmc e instalar.

    3. Avatar de Darktux
      Darktux

      Nessa máquina e com esta distro esquece videos em HD (incluindo youtube).

      Tenho um eeepc 1000HE com um processador mais rápido que o teu (1.67ghz) e só consigo ver videos HD720 com uma instalação minimalista do debian com xfce.

      Tenta o lubuntu (distro baseada no ubuntu com a interface lxde, muito mais leve). Depois tenta então ver os videos sem teres mais nada a correr no pc. Se forem videos gravados no pc tenta ver directamente com o mplayer (na linha de comandos “mplayer ficheiro_de_video.avi”)

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Tenho uma máquina com CPU igual com Mint 14 MATE e com o XBMC consigo assistir a videos 720p sem falhas…claro que no browser é melhor ir só até 480!

        1. Avatar de Darktux
          Darktux

          Confesso que nunca exprimentei o XBMC mas é bom saber. Normalmente para os filmes uso o smplayer.

          Com a minha instalação consigo ver no browser a 720p sem problemas. Acima disso às vezes engasga-se.

  10. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Boa noite, a minha experiência com este SO não começou bem. Fiz download e instalei a partir do windows, com a ferramenta “wubi” (ou semelhante) que é disponibilizada no próprio CD. O sistema simplesmente arranca e bloqueia, e a partir daí só apresenta erros de ficheiros corruptos. Já fiz download várias vezes (para despistar esse problema), mas persiste. Vamos a ver se nos próximos dias consigo dar a volta e experimentar 🙂

    1. Avatar de asifrgb
      asifrgb

      Se não queres fazer a instalação como deve ser (numa partição dedicada e com dual-boot), se estás a ter problemas com o método Wubi, então experimenta uma máquina virtual (é mais lento mas não dá problemas).
      Uma alternativa é se tiveres uma pen-drive USB rápida, instalares aí o Mint para experimentares sempre que te apetecer, onde estiveres, e podendo guardar os teus ficheiros.

      PS: Só precisas de fazer o download uma vez. Fazes uma verificação md5sum e se o resultado for igual ao que está no site onde fizeste o download, então a integridade do ficheiro é 100%. Deves fazer isto sempre para ficheiros grandes e que forneçam o md5.

  11. Avatar de MrT
    MrT

    Quais as diferenças mais vistosas entre o mate e o cinamon?
    há alguma iso, com os dois ambientes?

    1. Avatar de asifrgb
      asifrgb

      Vais ao google, pesquisas “linux mint mate vs cinamon” por exemplo e escolhes a opção do google “imagens”. Vês por ti próprio e isso vale mais que mil palavras com a opinião de outra pessoa.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Quero dizer. Há duas ISO diferentes, uma para cada ambiente (MATE ou Cinnamon).

  12. Avatar de Eu
    Eu

    Depois de avaliar as vantagens/desvantagens,decidi manter o Mint 14 MATE;a razão principal é o suporte até abril 2014 contra o suporte até janeiro 2014 desta versão 15.Depois actualizo para a versão 16…

  13. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    Boas,
    Tenho um netbook que se arrasta com o windows7 que traz de origem
    Vou instalar uma distribuição Linux, mas gostaria da vossa opinião sobre a distribuição que necessite de poucos recursos e que seja fiável e segura.
    processador 1.6GHz Intel Atom N2600 com 1G de memoria.

    desde já um obrigado.

    1. Avatar de Semprelivre
      Semprelivre

      Xubuntu ou lubuntu… Prefiro o xubuntu

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Talvez o xubuntu e em último caso o lubuntu…

    3. Avatar de Darktux
      Darktux

      Xubuntu e não te vais arrepender

    4. Avatar de Luis Gil
      Luis Gil

      Obrigado pelas respostas

    5. Avatar de Darktux
      Darktux

      No seguimento do meu post anterior, e para te “abrir o apetite”, dá uma olhadela aqui http://www.dedoimedo.com/computers/eeepc-xubuntu.html.

  14. Avatar de Eu
    Eu

    Oupa,

    Desde sempre fui um utilizador do Windows, á uns meses atrás decidi aventurar-me no mundo Linux, sinceramente gostei da experiência, experimentei varias distros e sem duvida a que mais gostei foi a Mint, infelizmente, acabo sempre por voltar ao Windows 7 por não conseguir ter som atrevas de AMD/hdmi, experimetei todas as soluções, li todos os foruns e mesmo assim nada, nunca consegui dar a volta á situação.
    Acaba por ser frustrante, porque por mais que eu queira mudar, este pequeno problema torna-se um grande problema. (vejo filmes atraves do portatil/amplificador/TV).

    Abraço

  15. Avatar de okapi
    okapi

    Pelo menos no openSUSE que é a distro que sempre usei, nalgumas versões vem a saída do HDMI desabilitado por padrão o driver radion isto devido a relatos de bug afetar algum hardware. Mas pode-se reativa-lo no openSuSE pelo YAST. No teu caso pode estar a acontecer o mesmo é uma questão de checares na distro que estás a utilizar se ele vem desabilitado o radio.audio, que pode ser o caso.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      correção : *radion.audio

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Boas,
      como ja disse ja tentei de tudo. Talvez tenha que aprofundar ainda mais a minha procura na busca da solução.

      Obrigado

  16. Avatar de Darlei
    Darlei

    Boa tarde, Pedro a respeito do UEFI pra instalar sigo aquele tutorial do windows 8+ ubuntu 12.10? Tenho um note Samsung Série 5 – 550P5C-AD1 com windows 8 que vem patrão instalado instalei o linux mint 15 e não sobe o grub pra escolher o OS sobe o windows normalmente o que faço? so que eu instalei assim partição raiz /48GB Swap800MB e /boot250MB assim daria pra instalar de boa mais não sobe o GRUB2.

  17. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    Darlei, você conseguiu resolver o problema ??? Como fez, pois enfrentando o mesmo problema com o mesmo modelo de laptop.

  18. Avatar de rodrigo

    tem alguma distribuição mais leve que o zorin os, mas que assim como ele, seja simples e que os botões do notbook ( volume +-, efeitos de iluminação) funionem? Pois o mint com a versão XFCE, não funionou. O problem,a é que o zorin os demora muito pra abrtir as pastas, e isso que eu não gosto, cara, atraza muito o trabalho, e comsome muita energia do not. Queria algo melhor, pois no win7 a economia é maior e as pastas é mais rápido