Chegou o KDE 4.10 – O mais rápido ambiente gráfico para Linux

68 Comentários

Agora com melhor suporte para plataformas móveis e plataforma de desenvolvimento

No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome, mas reconheço que o  KDE é bem mais bonito e atraente e em algumas situações muito mais funcional.

Recentemente foi disponibilizada a versão final do KDE que, segundo informações da equipa de desenvolvimento, será o ambiente gráfico mais rápido para sistemas Linux.

kde_14

As melhorias disponibilizadas nesta esta ultima versão afectam três áreas: Plasma Workspaces (área de trabalho), Applications (Aplicações) e Development Platform (Plataforma de desenvolvimento)…dai a designação de SC (Software Compilation). De referir que as melhorias para cada uma das áreas teve direito a um anuncio oficial detalhado, no site do projecto.

kde_15

Como resumo há a destacar:

Na área Plasma Workplaces foram introduzidas melhorias no suporte a dispositivos móveis e também houve um refinamento de toda a interface. Todas as melhorias podem se consultadas aqui

kde_00

Na área KDE Applications há a destacar as melhorias no Kate, Konsole, Okular, Gwenview e Kontact. Todas as melhorias podem ser consultadas aqui

kontact

Na área KDE Development Platform foram introduzidas melhorias significativas essencialmente no SDK, melhor suporte para QT Quick. Para conhecer em pormenor todas as novidades da plataforma de desenvolvimento aceda aqui

kde_13

Para quem pretender instalar já o KDE 4.10 basta que aceda aqui (De referir que o KDE 4.10 SC já está disponível nos repositórios oficiais do Kubuntu). Nos próximos dias iremos apresentar de forma mais detalhada, pela mão da Comunidade Pplware@Linux, desta excelente plataforma.

Nota: Obrigado ao Carlos Carvalho pelo Screenshot

Partilhar:
Tags:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Quem estiver com o Kubuntu 12.10 e pretenda ter o KDE 4.10 deve através da consola introduzir os seguintes comandos :

    sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

    Sudo apt-get update

    Deverão desta forma ter de imediato o KDE 4.10 para actualizar .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de Claudio Duarte
      Claudio Duarte

      Funciona. Obrigado.

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      obrigado 🙂

    3. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Obrigado!

    4. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Sudo apt-get update
      Este comando deve ser feito com letra pequena… Case Sensitive

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Foi uma falha , obrigado pela correção

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

    5. Avatar de Rykardu Souza
      Rykardu Souza

      Boas

      Gostava de experimentar, mas estou a usar Ubuntu 12.04 LTS é possível instalar nesta versão?

      cumprimentos

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        sim, é o que eu estou a fazer… 🙂
        embora continue a gostar mais do unity

  2. Avatar de Fabio Goncalves
    Fabio Goncalves

    excelente ambiente grafico

    recomenda-se : )

  3. Avatar de WIIL1AN
    WIIL1AN

    alguém sabe se o próximo o openSUSE 12.3 vai ser com o KDE 4.10?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Olá WIIL1AN

      sim, o OpenSuse 12.3 vai vir com o KDE SC 4.10.

      Na verdade, assim que o KDE 4.10 saiu ele ficou logo disponível para o OpenSuse 12.2, por exemplo.

      No entanto, há que referir algumas percas nesta versão do KDE. A funcionalidade de “Tiling” desapareceu, bem como a numeração de quantas instâncias se tem abertas de um determinado programa (caso se use agrupamento de janelas).

      Isso à parte, esta versão do KDE é bastante boa. Vale a pena a actualização. Quanto ao opensuse é só aguardar mais um “mes-zito” 😉

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Vai certamente as melhorias na performance são tais que penso que as distros vão disponibilizar os pacotes devidamente compilados até para as distribuições com algum tempo .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  4. Avatar de Dat55
    Dat55

    no netrunner, não foi preciso fazer nada pois já trás os backports.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite ,

      Sabes que o Netrunner o Mint KDE e o Kubuntu são patrocinados pela mesma empresa a Blue Systems , penso que se começa a perceber o trabalho que estas 3 equipas faziam em separado e que agora vão aproveitando sinergias , isso mesmo já foi dito no site oficial do Kubuntu , até que foi bom saírem da Canonical .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  5. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Sem duvida um dos mais bonitos…Estou a testar um SO (manjaro) baseado no Arch e estou a utilizar o KDE 4.9 estou a gostar, até porque suporta o sistema da optimus da nvidea e por se tratar de uma rolling release, vou fazer um update para o KDE 4.10 para ver as novidades ;)…

    Já agora deixo aqui a sugestão para fazerem uma análise a esse OS, gosto da maneira como simplificaram a instalação em comparação ao Arch.

  6. Avatar de Miguel Cristo
    Miguel Cristo

    É o mais rápido? Sempre foi o mais lento, esta versão é mais leve?, acho que era escusado estar aqui a dizer nomes, mas é mais rápido que o openbox, xfce, lxde, entre outros ? acho estranho, e isto sendo eu um novato em linux.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      … confesso que o título também me deixou apreensivo. Estará muito mais leve e rápido do que alguma vez foi? Será isso que tentaram transmitir?

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      Tenta fazer o que o KDE faz com o xfce, não consegues pois o xfwm4 a ultima vez ainda nao tinha efeitos visuais, tenta alt+f2 e escreve o nome de um favorito do browser que ele procura e permite te escolher qual o favorito a abrir. Preferes procurar algo no youtube “yt pplware” e ele abre-te o browser com o resultado da pesquisa no youtube.
      Isto so a dar o exemplo mais básico que possas utilizar, agora tenta utilizar isto no xfce. O peso paga-se mas tenho o kde4.9 num portátil(secundário) de 2006 e funciona 5 estrelas sem efeitos porque e ati.
      Podem dizer que e pesado mas o kde esta cada vez melhor e bonito e funcional, para mim claro.

      Para terem uma ideia hoje quando o KDE 4.10 saiu maioria dos servers arch foram abaixo devido ao elevado fluxo de pessoas que estavam a utilizar “pacman -Syu”. Não vejo o gnome ou o teu xfce a ter esta procura.

      Quanto ao openbox não comparemos um gestor de janelas com um ambiente grafico

      Nos computadores de hoje acho que ninguém nota se e lento ou rápido, mas se quiserem rapidez utilizem e17 a meu ver e mais bonito e funcional que o xfce na minha opinião

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite ,

      É de facto mais rápido e isso vai ser demonstrado em breve , se fizeres parte da comunidade Linux já existe um pequeno vídeo feito por mim que demonstra a velocidade do sistema , de facto o feitiço virou-se contra o feiticeiro , o KDE nos últimos 2 anos tem basicamente corrigido bugs que já eram sobejamente conhecidos , melhor juntamente com o gestor de ficheiros Dolphin tornou esta interface rapidíssima e cheia de recursos , a indexação hoje faz-se sem se notar o peso de por exemplo o ano passado , desde a serie 4.8 que o KDE está a ficar como a cereja em cima do bolo .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Bom dia,

        Carlos Carvalho, onde é que podemos visualizar esse vídeo? Estou com curiosidade em conhecer mais detalhes deste novo KDE.

        1. Avatar de Fernando Andrade
          Fernando Andrade

          subescreve ao canal dele no YT procura nos canais por “Carlos Carvalho” ou “CarlosCarvalho” 😉

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Obrigado Fernando 😉

            aproveito deixo o link:
            http://www.youtube.com/watch?v=cg4gYMgCooc

          2. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Já viram o vídeo do dream desktop , traduzindo para miúdos ecrãs dinâmicos ,

            Vale a pena ver .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

        2. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Boa noite ,

          Endereço do meu canal : http://www.youtube.com/user/1960serva

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

    4. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Acho que o título deveria ter sido antes, Chegou o KDE 4.10 – O mais rápido da geração 4.

      Após usar KDE vs Enlightenment … definitivamente é outra coisa.
      Sim também podemos entrar na discussão do Window Manager vs Desktop Manager se bem que nos dias de hoje estão muito interligados. IMHO.

  7. Avatar de kk coisa
    kk coisa

    Mas não há nd que se queira por no linux k n precise de linha de comandos?
    Inda andam na idade da pedra

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Poder, pode-se mas não é a mesma coisa.
      Isto só mostra como a linha de comandos do linux é poderosa. Com dois comandos faz-se 4 ou 5 coisas indo pelo duplo clique. Depois destes comandos as actualizações de todos os programas vês automaticamente, algo que na vossa idade da pedra têm de o fazer programa a programa…

    2. Avatar de kiver
      kiver

      não sabes do que falas

      O linux é completamente usável sem a linha de comandos mas a linha de comandos é uma ferramenta poderosa que facilita muito o trabalho, é mais fácil fazer copy/paste de 3 comandos do que ter de copiar duas páginas de instruções para indicar como usar o ambiente gráfico como acontece com o Windows

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      O meu caro KK coisa , aconselho-te a inscreveres-te na comunidade Linux do Pplware ou ires a meu canal no youtube (http://www.youtube.com/user/1960serva) , para verificares que o que afirmas é completamente falso , agora com o comando que eu coloquei em cima actualizas toda uma interface gráfica que tem mais de 400 actualizações , consegues fazer isso no Windows e em 5 minutos ,boa sorte com isso .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de João
        João

        Consigo. Chama-se “Windows Update”. Basta 1 click

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          E três reiniciares do sistema.. lol

        2. Avatar de Fernando Andrade
          Fernando Andrade

          1 click e 20/30 min ou mais de download…

          contudo não consegues ter Oficialmente os novos updates da interface gráfica do Windows por exemplo instalar o Aero do 7 no XP no entanto nós podemos fazer isso, podemos instalar no 12.04 o que vai sair no 13.04 e durante anos temos acesso a novo software com ou sem recurso à consola podemos usar o Y ppa…

          vá um abraço do futuro ai para a idade da pedra 😉

          1. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Boa noite Fernando ,

            É tudo isso que apontaste , nem mesmo um service pack da Microsoft tem metade do que nos é permitido com a alteração de uma interface gráfica que no caso do KDE 4.10 ainda foi acompanhado por uma nova versão do gestor de ficheiros Dolphin e daí esta simbiose quase prefeita que se criou neste update , são estes pormenores que depois criam rapidez e fluidez na interface .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

    4. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Não é necessário usar a linha de comandos pra actualizar o sistema, é apenas simplesmente mais rápido dessa forma. Tu pode actualizar a lista de fontes e adicionar os backports pelo gestor de pacotes (que será a tua espécie de Windows Update) e ele actualiza sozinho…

      A questão é que em vez de teres 5/6 prints a explicar como se faz isso coloca 3 comandos que fazem isso de forma mais rápida…

      Hoje em dia em Linux só usa a linha de comandos quem quer, porque na realidade já quase nada te obriga a usar a linha de comandos directamente.

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        por vezes era mais simples se pudéssemos actualizar o windows pela consola, pelo menos eu sinto falta disso, como utilizador de Linux a ajudar os amigos no windows -.-‘

    5. Avatar de Gonçalo Paiva
      Gonçalo Paiva

      O uso da linha de comandos permite automatizar tarefas.
      Os utilizadores de linux, ou administradores de redes por exemplo precisam mais de linhas de comandos que de muitas outras coisas.
      No entanto, existem interfaces para centenas de coisas hoje que não existiam há anos.
      A linha de comandos ainda que assustadora é util e necessaria mesmo em desktop.
      E por ser tão limitada a antiga linha de comandos de windows é que a Microsoft investiu na Power Shell e num scripting mais avançado.

  8. Avatar de standart
    standart

    Assim nunca conseguem atingir as massas. Duplo click, next…next, done… que dificil…

    1. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Sim porque CTRL + C e depois CTRL + V é muito difícil de fazer…

      Apesar de o Ubuntu e o Linux no geral estar a ter mais ferramentas para instalar as aplicações através de UI, acho que o terminal é sempre a melhor maneira de o fazer, pois consigo tudo o que será instalado por querer instalar um certo programa. Sempre que posso uso o terminal e só em ultimo caso o Software Center ou o Synaptic.

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      é a mesma analogia da comida do MCdonald’s com a comida caseira em casa .

      Se entenderes esta diferença vais entender , que comprar comida no MCdonald’s é mais fácil que fazer em casa a hambúrguer.

      E agora pergunto qual será a melhor aquela que tu fazes em casa ou aquela que comes no MCdonald’s ?

    3. Avatar de Jose Silva
      Jose Silva

      Isto é malta que só trabalha com uma mão… se trabalhassem com duas iriam ver as vantagens do tab (por exemplo)

      Um abraço

  9. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Peço desculpa fazer a pergunta aqui (ao invés de no forum) mas como a questão é simples e a resposta rápida penso que não há problema.

    Já que se fala de ambientes gráficos, o meu pai precisa de um computador novo (barato) mas só conhece windows e mesmo assim muito pouco.

    Gostava portanto de saber que Linux me aconselham a instalar e que seja ou parecido com o windows de raiz (sinceramente não conheço, será que existe??) ou que aplicações existem para o fazer?

    1. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      Zorin OS é uma distribuição muito bem conseguida e estável que até permite seleccionar se se pretende ambiente Win7, Vista ou XP. Aconselho.

      O Linux Mint também muito conhecido por ser acessível de quem vem do Windows.

      Contudo haverá sempre em qualquer deles um período de adaptação.
      Cumps.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Acho que qualquer uma serve quando se quer aprender. Se só usa o Office (diga-se libreoffice) e o navegador de web, o ubuntu com o menu lateral serve perfeitamente.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Já me tinha esquecido que o win7 foi uma má cópia do kde…

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          E agora o 8 foi uma má copia da Gnome Shell .

          Cumprimentos

          Serva

      2. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Agora ando a usar o Calligra e estou maravilhado , ainda vou fazer para a comunidade Linux do Pplware um tutorial a seria sobre esta suite que me surpreendeu de verdade , ainda por cima com uma interface gráfica que se integra perfeitamente no KDE e que está escrita em QT eu estou aos poucos a migrar para esta suite .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          Meus caros estou com um problema depois de ter instalado o kubuntu.
          A minha rede esta a funcionar no canal 13 pelo que tenho lido no google existe muita distro que nao tem os screepts/configs actualizados o que impossibilita aceder a canais acima do 11 alguem sabe de um commando simples para resolver esse assunto deve ser algo do tipo add a line to the ….etc/…. um toturial seria agradavel. Links serao bem vindos.
          Aquele abraco

          1. Avatar de nokPT
            nokPT

            Tenta mudar o canal da tua rede, não se devem usar canais nem de topo nem de baixo, têm pior performance

        2. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Ainda não consegui instalar a versão 2.6 correctamente. Qual os melhores comandos para isso?
          A que consegui instalar está tão instavel que não é usavel…

    3. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      Ena, é isso mesmo. Obrigado a todos, acho que vou mesmo instalar este. Com o que ele sabe, que é muito pouco, acho que nem dá pela diferença. O que é preciso é eu ter o cuidado de colocar os programas e atalhos nos locais onde ele está habituado a encontrar.

      Espero é não ter grandes problemas com outras situações. Acho piada como qualquer discussão sobre uma distro Linux rapidamente foge para comandos e problemas de compatibilidade:p Mas já estive a ver e em principio não há stress:-)

  10. Avatar de irlm
    irlm

    fonte: KDE.org “O novo KDE appmenu permite um menu comum para múltiplas aplicações rodando simultaneamente.”

    estou a testar o novo KDE 4.10 e não encontro este menu, com no Unity que o menu é dentro da janela

    1. Avatar de emecoelho
      emecoelho

      config. sistema / aparência das aplicações / estilo / ajuste fino / estilo do menu.

  11. Avatar de osvander
    osvander

    Boa noite;
    Gostaria de saber se esta distro kubuntu aceita a placa de video sis, pois não pretendo atualmente comprar computador novo tão cedo. E se terá suporte a esta placa?
    Obrigado

    1. Avatar de Miguel Cristo
      Miguel Cristo

      Experimenta fazer boot live de uma pen ou de um dvd, ou então fazes uma virtual machine para testares se corre bem.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O melhor mesmo é usares a pen usb de instalação, na opção testar o sistema operativo e ver se funciona.

    3. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      Tive o mesmo problema com gráfica SIS e ubuntu.

      Existem soluções mas não consegui por a funcionar como queria.
      Acabei por instalar o PCLinuxOS porque trás suporte para estas gráficas e funcionou muito bem no meu caso.
      Cumps.

      1. Avatar de osvander
        osvander

        Lino Lisboa
        Eu tb acabei de instalar o PCLinuxOS, ele funciona nesta placa SIS mas, ao instalar o KDE para o portugues ele simplesmente apaga o mei drive sis966/alc268. Funciona mas o protetor de tela e o economizador de energia não funciona, até ploqueio meu som do not, ai instalei novamente sem mexer no protetor de tela ai esta beleza. Queria mais suporte para esta placa!!!!!

        1. Avatar de osvander
          osvander

          OBS.: Meu Not não carrega nenhum cd ou dvd de música porque?
          Será porcausa da ausencia do drive sis que o kde retirou…

    4. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não, não sopurta de origem. Tens de fazer o download do driver do site do fabricante, compilar e instalar. Ha alguns tutoriais sobre como fazer isto na net.

      Tive que fazer isso ha uns tempos nums computadores do e_escolas, e lembro-me que não foi díficl.

      Abraço

  12. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    Bons dias. mas alguem me sabe informar onde consigo arranjar aquele maravilhoso wallpaper que apareçe logo na primeira imagem?
    Obrigado pela atençao

    1. Avatar de merlin
      merlin

      you can get it at:

      http://dreamscenes.ru/uploads/posts/2012-02/1329300905_multicolor.jpg

      But… make a google search by image… you may like what you find

  13. Avatar de Alucard
    Alucard

    Eu até tenho alguma admiração pelo projecto KDE, é sem dúvida dos melhores ambientes gráficos do Linux, talvez até o mais bonito… mas rápido? Será rápido se tiverem um boa máquina com muita memória RAM, mas por esse prisma até os Windows mais recentes são muito rápidos. O KDE não é um ambiente gráfico gráfico leve, só o ambiente de trabalho, o compositor KWin e os efeitos mais básicos consomem mais memória que um GNOME 2 ou GNOME 3 (com Shell). Agora imaginem se tiverem os Nepomuks e restantes componentes de indexação activos. Para quem tem um PC com recursos limitados, um ambiente que não é leve, não será rápido. E sei que ultimamente o KDE tem feito um esforço de optimização para ser mais leve, mas ainda assim tem muito caminho a percorrer nesse sentido.
    E como disse admiro muito o KDE, mas optei pelo GNOME desde há muitos anos, precisamente porque não tenho PC para correr o KDE como deve ser. E se não for como deve ser, parto para outra.

    1. Avatar de CS
      CS

      A nova versão do KDE (o 10 especificamente) é bastante mais eficiente que o Gnome 3, e está prai a níveis do 2.

      Continua a papar memoria mas menos. Isto corre rápido em tablets!

      Se tens um PC da idade da pedra o LXDE é uma melhor escolha.

  14. Avatar de Alexandre Cunha
    Alexandre Cunha

    O mais rápido não será. Esse titulo precisa ser revisto.

    O melhor “desktop environment”, isso sim!

  15. Avatar de joaquim
    joaquim

    Olá

    Pretendo atualizar o software dos portáteis destinados a alunos da minha escola, já com mais de 6 anos. Possuem o windows xp, temos de pagar licenças, não é muito, mas não se justifica nesta altura até porque são pouco usados. Que sugestões apresentam em linux e que não sejam muito “traumáticas” para a miudagem habituada ao software da microsoft!

    1. Avatar de nokPT
      nokPT

      Os miudos habituam-se mais rapidamente que nós… principalmente depois de descobrirem que podem fazer download de N jogos a partir dos reportórios sem problemas nenhuns, sei que é contra producente deixar-los jogar, mas é um engodo/uma motivação p/ a mudança e tal como alguém me disse, “nós também começamos a mexer no computador pelos jogos, o resto vinha por arrasto”

  16. Avatar de joao
    joao

    boa tarde estou com o kde sc 4.8.5 e possivel actualizar para o 4.10