Linux de trazer pelo bolso – Apenas 50 MB

42 Comentários

E que tal um Linux com apenas 50 MB? Sim, existe ! Vamos coloca-lo numa PEN-USB.

Para quem ainda não conhece, o Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou por exemplo usar uma ferramenta de virtualização.

dsl

Como meter numa PEN USB (3 passos)?

1- Download do Damm Small Linux e em seguida descompactar o iso (usando por exemplo o 7Zip)

2 – Download do syslinux-3.36.zip, e podemos descompactar para a pasta c:\syslinux

3 – Depois teclas Windows+R e escrever cmd

4 – Vamos à pasta para onde descompactamos o syslinux (cd \syslinux\win32)  e escrevemos syslinux.exe -ma X: (onde o X: deve ser substituído pela drive associada à vossa Pen USB)

5- Restart à máquina. Não esquecer de ir à bios alterar o boot.

dsl

Como principais serviços, o Damn Small Linux disponibiliza:

  • XMMS (MP3, e MPEG);
  • Cliente FTP;
  • Browser Firefox;
  • Cliente de email Sylpheed;
  • Processadores de texto;
  • IM Naim (AIM, ICQ, IRC);
  • Ligação Remota (VNCviwer, Rdesktop, SSH/SCP);
  • Cliente DHCP, PPP, PPPoE (ADSL);
  • Fluxbox window manager;
  • Jogos
  • Suporte USB e PCMCIA, Wireless
  • Outras aplicações, aqui
  • Homepage: damnsmalllinux

    Partilhar:
    Tags:

    Comentários

    42

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Já o testei há cerca de 1 ano num velhinho portátil Dell com 64MB de RAM. Corria com muita fluidez sendo o seu maior problema o sistema de repositórios. Agora não sei como está nesta versão, mas garanto-vos que para um desenrasque, para permitir navegar na net ou correr o amsn serve perfeitamente.

      Já agora dêem-me aqui uma ajuda: lembro-me (ou terei sonhado) ter lido aqui no Pplware acerca de um software que permitia mexer no gestor de arranque para quem tem multiplos s.o. instalados e agora não encontro o artigo!!! Ainda por cima o Pplware anda algo lento ao abrir as páginas e já me fartei de vasculhar e nada.

      Obrigado. Abraço a todos.

      1. Avatar de tijo
        tijo

        “startupmanager” através do Synaptic (se estiveras a usar Ubuntu ou derivados)

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        procura por easy bcd…

        cumps

        1. Avatar de Dr.Estranho
          Dr.Estranho

          Obrigado, era mesmo isso!

          Multumesc foarte mult

    2. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Dá para instalar o OpenOffice?

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Claro que dará afinal e uma distribuiçao “normal”.

    3. Avatar de Simões

      [Meio offtopic]

      Já coloquei a questão aqui à alguns tempos e não obtive resposta.
      Alguém sabe de alguma maneira, ou se é possível arrancar um sistema operativo instalado numa pen ou disco externo num pc que não suporta arranque por USB?
      Numa situação normal não funciona, agora se tivermos o grub instalado no disco do computador, não é possível?
      Acho que a questão é: na altura de escolher o sistema operativo a carregar na lista de opções do grub, se os drivers usb já estão carregados ou já foi feito algum scan às portas para o grub saber onde ir carregar informação.
      Gostaria mesmo de conseguir fazer isso.
      Se alguém souber alguma coisa, agradeço.

      1. Avatar de Bzaina
        Bzaina

        Boas!

        http://www.plop.at/en/bootmanager.html

        Pelo feedback que tem por ai funciona impecável! Por acaso nunca precisei de usar, por tanto não posso jurar de pés juntos que funcione!

        Testa e diz algo, pode ser que o Sr.Vítor dê um olhinho nisto e publique um artigo hehe!

        Abraço

        1. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Já tive o mesmo problema com um portatil com uma drive de CD’s avariada… e o PLOP salvou me a vida

      2. Avatar de Guile
        Guile

        Se a MoBo não aceitar arranque por dispositivos amoviveis, tas com azar.

        Existe outras formas de teres live distros, por exemplo através de cdrom’s.

        Espero ter ajudado

        Cumprimentos

        PS: Claro que não tou a dizer que não é possivel, pode ser com um upgrade a bios ou um mod consigas.

    4. Avatar de Diego Pereira
      Diego Pereira

      Eu já testei, muito bom inclusive, mas hoje quando preciso de uma distro leve, com ambiente grafico e sem frescuras utilizo o Slitaz
      http://www.slitaz.org/en/
      possui apenas 35MB, com repositório simples, mas funcional.

      Muito bom e recomendo!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @Diego Pereira
        Muito boa dica !!!!
        Eu prometo que vou escrever um artigo sobre um SO com apenas meia dúzia de Kb 🙂

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Boas, eu tentei instalar e ao executar syslinux.exe nao faz nada, alguem me pode dar uma ajuda? cumps

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @Miguel apenas descompactas para uma pasta.
        Por exemplo eu tenho em syslinux.o resto do caminho é igual independentemente da pasta que escolhas
        C:\syslinux\win32\syslinux.exe

        Te ja

    6. Avatar de Jose Simoes
      Jose Simoes

      50 Mega?

      Qunado já dificilmente se compram pens com menos de 4 G, não vejo necessidade de uma coisa tão pequena, que depois não tem aplicações nenhumas incluidas.

      Pelo contrário eu busco usb-linuxs aí com 16G (ou memo 32G) para andar na algibeira, mas com o máximo de aplicações incluidas.

      Actualmente uso

      http://www.pendrivelinux.com/usb-ubuntu-904-persistent-install-windows/

      que me ocupa 4G (numa pen de 16G…), mas falta-me imensas coisas. Já acrescentei o firefox e 2 ou 3 coisas, mas, por exemplo, não consigo ainda acesso wi-fi e o que acrescentei funciona, mas não está lá muito bem integrado.

      O que faz falta é linuxs_usb com montanhas de aplicações integradas ….

      José Simões

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Isto nao é so para ser pequeno em tamanho mas tambem para ser pequeno em leveza de SO, portanto é que é util ser assim tao pequeno para maquinas mais passadas, ainda existem distros mais leves 😉

    7. Avatar de Hitlerrr
      Hitlerrr

      “com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola”

      Não deveria ser ao contrario? :S
      Não percebo muito de linux mas..

      1. Avatar de rsl
        rsl

        Se calhar é uma questão de unidades (16 Mb e 386 Kb).

        1. Avatar de Pedro Pinto

          “Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou por exemplo usar uma ferramenta de virtualização”
          Basicamente
          Ambiente Gráfico – 486DX c/ 16 de Ram
          Apenas Consola – um 386

        2. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          tsss, tsss.. não havia necessidade de tentar confundir…

          16MB para um 486 (aquela coisa que vinha antes dos pentium’s para quem não lembra) para funcionar com modo gráfico; no caso de ainda teres um 386 no fundo do armário (eu ainda tenho dois) tens de te contentar com modo de consola (sem os gráficos).

    8. Avatar de Tiago
      Tiago

      Hmm, vou a tentar “reviver” um pc velhote com isto, opções de boot, mas não me aparece usb, estranhamente aparecem muitas opções mas não usb 🙁

    9. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Achei a distro bastante interessante pelo tamanho, mas devo salientar que o tutorial está super incompleto e de certa forma mal explicado na zona da instalação…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @Emannxx
        “..está super incompleto….mal explicado…
        Que lá falta? Não conseguiste por isso a funcionar?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Pedro, não conhece maneira de resolver o meu problema descrito em cima? Já vi uma maneira mas requeria alterar o mbr para adicionar um sistema de baixo nivel que ao escolher no boot em vez do windows depois podia-se escolher o dispositivo a ser bootado, mas como não tenho lá o windows instalado nada feito… mas quando tiver tempo vou investigar mais maneiras…

          Bom trabalho 😉

          @Emannx qualquer dúvida fora do vulgar tens a wiki…

        2. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Conseguir consegui… mas acredito que se forem pessoas com menos experiência não iram conseguir …

          Enfim..

          1. Avatar de Ana Narciso

            Antes de se vir aqui criticar destrutivamente, ainda por cima tendo conseguido seguir o guia, acho que se devia contribuir e mostrar que se consegue também fazer melhor.

            É só uma opinião, meu caro.

            1. Avatar de Pedro Pinto

              É só artistas 🙂 Boa Ana Narciso !!!
              Já agora Emannxx “..mas acredito que se forem pessoas com menos experiência não iram conseguir …”..Já agora qual o nível da tua experiência que é para se produzirem posts com um nível mais abaixo 🙂
              Abraço e Parabens por teres conseguido

    10. Avatar de fernando
      fernando

      também costumo usar esta distro numa usb, mas eu tenho uma variante a qual podes iniciar a partir do teu SO principal (sim tb corre a partir do windows) através do QEMU, para quem está com dificuldades, esta é só clicar 2 vezes, está disponível no site oficial

      http://www.damnsmalllinux.org/

      ah ja agora, o SO só tem 50mb, porque começou como uma brincadeira de tentar enfiar um SO e um máximo possível de aplicações dentro de um suporte portátil que na altura do início do projecto tinha somente 50mb 😉
      E já agora este tamanho irisório, é o que lhe permite ter um boot de 10 segs (no meu PC que já não é nada de especial)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @fernando
        O site oficial tem estado em baixo desde a manha de hoje.

    11. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      pergunta:

      na pen em que instalrmos isto, da para ter mais coisas, ou a pen so pode ter exclusivamente o DSL??

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @ diogoj95
        Podes acabar de encher 🙂

        1. Avatar de diogoj95
          diogoj95

          ok, muito obrigado
          🙂

    12. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      Já usei o DSL com um computador antigo e funcionava muito bem, atendendo às suas capacidades.
      O gestor de janelas não é o mais intuitivo, mas serve.

    13. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Olá a todos,

      Eu tentei correr este sistema operativo no meu AMD64 e no momento de iniciar o servidor X fiquei com o monitor preto. Alguém teve o mesmo problema? Será por ter uma placa gráfica PCI-e?

      1. Avatar de diogoj95
        diogoj95

        a mim tambem me aparece, mas diz que nao encontra um certa coisa no kernel

        1. Avatar de diogoj95

          mais propriamente:
          “could not find kernel image: linux”

    14. Avatar de José silva
      José silva

      Não sabem se existe esta versão na língua de Camões?
      Obrigado

    15. Avatar de diogoj95

      descompactar o .iso?? onde esta esse famoso .iso?? nao encontro… e depois onde o ponho??

    16. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      É muito porreiro. O problema é que ha muito hardware que nao detecta principalmente em portateis. Placas de rede e graficas são o mais problemático.

    17. Avatar de Airton
      Airton

      Como faço para colocá-lo numa pen utilizando o ubuntu?

    18. Avatar de Ricardo Miguel Goulart

      Boas, testei a coisa toda seguindo os passos indicados, e só tenho a acrescentar que se o SO da maquina em que fizerem o procedimento for Vista ou Win7 teem que correr o CMD em modo de admin senao da erro de permições!