Screencast Ubuntu: Startup Manager – Personalize o arranque

22 Comentários

“Instalei o Ubuntu, mas quero que o Windows arranque primeiro!”, “Não dá para diminuir o tempo de espera do arranque?”, “Quero aumentar o tempo de espera, inicia-se sempre o SO que não quero!”.

São tudo “queixas” dos utilizadores mais novos de Ubuntu, ou de qualquer outra distribuição de Linux.

Sabe que tudo isto é configurável pelo ficheiro /boot/grub/menu.lst? Mas, tanto para os mais novatos, como para utilizadores comuns, editar um ficheiro de configuração em modo de administrador e cometer algum erro, algum caracter fora do sítio e “estragar” o arranque… não parece muito apelativo, pois não?

Veja então como resolver o problema graficamente, com toda a comodidade.

Para instalar esta preciosidade, dependerá da sua versão do Ubuntu.

Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04

Basta clicar AQUI e siga as instruções.

Alternativamente pode procurar no Synaptic o pacote “startupmanager” ou mesmo inserir na consola:

sudo aptitude install startupmanager

Outras versões do Ubuntu (Intrepid e Hardy)

Ir ao site Getdeb, fazer download do pacote deb correspondente e instalá-lo.

Se quiser ainda personalizar a sua grub e ecrã de arranque, visite por exemplo o site Gnome-Look, pesquisando por “grub” “usplash” para encontrar temas que posteriormente poderá adicionar através do Startup Manager, na aba aspecto.

Espero que tenha sido do vosso agrado, e até ao próximo screencast!

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Carvalho
    Mário Carvalho

    Muito Bom tutorial. Precisava mesmo disto. Tambem quero que o windows se inicie primeiro, ainda nao tive coragem para me mudar completamente para Linux!

    FIRST!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ultrapassaste o Morbus, o “first” cá da casa, parabéns!

  2. Avatar de tagravado.com
  3. Avatar de jouze
    jouze

    ola Ana.
    Mais um bom post…
    Eu sou um fã do Ubunto, ainda que não me dedique a ele a 100%.
    Gostaria deixar um apelo para um screncast sobre a instalação das placas 3G, pois no meu Ubunto nem sempre funciona.
    Cumps e continuação de bom trabalho

    1. Avatar de Ana Narciso

      Quanto às placas 3G, tenho uma da TMN, deve fazer o mesmo efeito.
      Vou deixar aqui apontedo, mais uma vez obrigada pela sugestão.

    2. Avatar de KaiserSoze
      KaiserSoze

      A minha Huwaei E169 é so colocar na porta USB e estava a funcionar… o mesmo aconteceu com o Telemodem Z20 Zapp… é so colocar e funciona! 0 cliques!

  4. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    Sempre que vejo um screencast da Ana fico com vontade de instalar ubuntu 😀

    infelizmente ainda não arranjei tempo para instalar e mexer nisso xD

    Muito bom post

    cumps

    1. Avatar de Ana Narciso

      Então tenho de fazer mais para ver se a vontade se transforma em acção!

      Instalar, demora cerca de 20-25 minutos, vá lá, não custa nada. 😉

  5. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Bem visto Ana, again!

    Mas caso queiram podem fazer isso directamente editando o dito ficheiro:
    sudo gedit /boot/grub/menu.lst
    O próprio documento tem instruções sobre o que se deve fazer para alterar essas configurações.
    Mas reconheço que o modo gráfico deve ser muito mais simpático 😉

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Eu sei que sou um chato ma em Portugal não se diz aba mas sim separador. 😀

  7. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Sempre fiz isto em modo ‘desgráfico’.

    Isto assim é bem mais prático =)

    Boa dica

  8. Avatar de paulo
    paulo

    É offtopic, mas preciso de ajuda… Estava a instalar as actualizaçoes no ubuntu, quando puf, o pc desliga (é um portatil com uns 4 anos e que aquece…. muito!) quando voltei a tentar terminar a actualização, não consigo entrar no gestor de actualizações e da-me o seguinte erro (mais ou menos que não decorei ;)) sundo dpkg –configure-a. vou à consola mas depois não percebo nada… sou um novato é o que é! Alguem sabe como posso resolver? obrigado desde já.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Coloca por favor a tua dúvida no nosso fórum.
      Os experts andam por lá. 😉

  9. Avatar de sagres mini
    sagres mini

    sudo apt-get install startup manager

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Aparece isto…

      paulo@ubuntu:~$ sudo dpkg –configure -a
      dpkg: erro de interpretação, no ficheiro `/var/lib/dpkg/status’ perto da linha 1:
      newline no campo do nome `l’

      … depois de colocar a pass… De qualquer forma já coloquei a questão no forum (obrigado Ana). vou aguardar. Obrigado de qualquer forma!

  10. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    desculpem mas é impressao minha ou a aana disse, o sistema operativo que esta assasinado por omisao, assasinado?

  11. Avatar de irlm
    irlm

    Como ja´ saiu a versao mais recente, gostava de saber como actualizar utilizando a “KEY+Repositorios”, porque nao consigo instalar pelo pacote .deb, da-me erro Phython.
    Alguem pode ajudar.me a resolver isto? sff.

  12. Avatar de Jorge Ferro
    Jorge Ferro

    Fantástico!

    Ana… sou um iniciado em linux… melhor, ubuntu… os teus artigos são de arrasar e com eles tudo parece fácil.

    Este fim de semana precisei de fazer uma apresentação… decidi fazer todo o trabalho em ubuntu/oo… impec! fascinante.. o que eu tenho andado a perder!

    PARABENS

  13. Avatar de Allan Brito

    Instalei o Startup Manager para facilitar qual sistema entraria como principal no dualboot, mas depois disso a interface gráfica no Ubuntu 9 não está carregando, começa a mostrar a barra de processo, mas depois a tela fica distorcida e não exibe a tela de login.

    Alguém tem idéia do que está acontecendo?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Aconselhava a criares um tópico de pedido de ajuda no fórum, para nos poderes dar mais detalhes do teu problema.

      http://forum.pplware.com/forumdisplay.php?fid=7

  14. Avatar de Mário
    Mário

    Viva:
    Tenho em dual boot o Ubuntu 10.04 e o windows e usei o Startup-Manager para alterar a ordem de arraque. De facto, foi a única coisa que consegui fazer pois quando inicio esta aplicação só me aparecem duas abas com:

    – “opções de arranque”

    – “avançado”.

    o que aconteceu às outras opções?

    Mas não é tudo: na opção avançado só aparece para alterar o a resolução do menu do gestor de arranque. e para criar uma disquete de recuperação.

    Como posso resolver esta questão, uma vez que no vídeo o startup manager faz muito mais do que isto?

    Cumprimentos,