Ligar um LCD 16×2 ao Raspberry Pi para utilizar no XBMC

7 Comentários

O Raspberry PI é um dos equipamentos mais populares na actualidade. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.

Tratando-de de um equipamentos com dimensões reduzidas, porque não ter um monitor à sua escala? Depois de termos apresentado o projecto HDMIPi, o nosso leitor Carlos Almeida partilhou connosco um tutorial que ensina a ligar um LCD 16×2 ao Raspberry Pi para utilizar no XBMC.

rasp

Há  algum tempo atrás construí uma caixa para o meu RPi, com um LCD 4.3”, ligado a ficha RC para posteriormente adicionar uma bateria e ter um sistema Linux portátil, mas a ideia passou e neste momento só estou a utilizar o meu RPi como mediacenter e a distro que utilizo é Openelec, como o LCD que tenho ligado a ficha RC não me traz utilidade decidi ligar um LCD 16×2 e neste tutorial vou mostrar como o fiz.

A maneira que utilizei de ligar o LCD ao RPi é a mais difícil mas é a mais barata.

 

Material a utilizar:
  • 1x LCD 16×2
  • 1x Potenciómetro 10K (serve para ajustar o contraste, são não quiserem potenciómetro podem utilizar uma resistência de 1k ohm ou de 2k ohm)
  • Cabos para fazerem a ligação entre os componentes

rasp_05

Software utilizado:

Primeiramente façam a ligação entre o RPi e o LCD conforme esta imagem (criado no Fritzing):

rasp_01

Ligação de pinos
  • Pin 1 LCD – Liga ao Ground(pin 6) do RPI
  • Pin 2 LCD – Liga a 5V(pin 2) do RPI
  • Pin 3 LCD – Liga a perna do meio do Potenciómetro(se utilizarem uma resistência coloquem-na entre este pin e o Ground)
  • Pin 4 LCD – Liga ao pin 26 do RPi
  • Pin 5 LCD – Liga ao Ground(pin 6) do RPI
  • Pin 6 LCD – Liga ao pin 24 do RPI
  • Pins 7,8,9,10 LCD não têm ligação
  • Pin 11 LCD – Liga ao pin 22 do RPi
  • Pin 12 LCD – Liga ao pin 18 do RPI
  • Pin 13 LCD – Liga ao pin 16 do RPi
  • Pin 14 LCD – Liga ao pin 12 do RPi
  • Pin 15 LCD – Liga ao 5V(pin 2) do RPI (eu coloquei um switch entre os dois pins para poder desligar a backlight do lcd)
  • Pin 16 LCD – Liga ao Ground(pin 6) do RPI

Nos pinos restantes do potenciómetro (esquerdo e direito), um liga-se ao Ground e o outro ao 5V.

Com as ligações feitas vamos passar ao software, como disse no início estou a utilizar o openelec por isso não posso dizer se funciona da mesma maneira nas outras distros xbmc.

 

Depois de terem transferido o ficheiro que indiquei anteriormente coloquem-no num local acessível (tipo o Ambiente de trabalho) descompactem-no e devem ter uma pasta chamada raspdrivers, um ficheiro chamado LCDd e outro chamado LCDd.conf.

 

Com o RPi ligado vamos ao WinSCP (preferência minha, podem utilizar linha de comandos ssh com o putty ou outro programa, mas com o winscp tenho uma GUI e para mim é mais fácil de fazer este tipo de procedimentos).

Depois de iniciarem sessão no RPI dirigem-se a pasta /storage/.config e arrastam para o programa a pasta e os ficheiros extraídos anteriormente (pasta raspdrivers e os ficheiros LCDd e LCDd.conf).

rasp_02

Façam duplo clique no ficheiro LCDd.conf e verifiquem se as seguintes linhas estão correctas:

DriverPath=/storage/.config/raspdrivers/

ConnectionType=rpi

D7=18

D6=23

D5=24

D4=25

RS=7

EN=8

 

Se quiserem podem também editar a mensagem de boas-vindas e de despedida. Se fizerem alguma alteração no ficheiro não se esqueçam de guardar as alterações.

Agora vão a /storage/.xbmc/userdata

rasp_04

Abram o ficheiro guisettings.xml e verifiquem se a linha <haslcd> está como true se não estiver alterem e guardem as alterações.

O ficheiro LCD.xml é onde podem alterar quais as informações que aparecem no lcd quando estão a utilizar o xbmc. Podem ver aqui uma explicação de como funciona.

Com tudo isto feito agora no XBMC vão ao menu Sistema e abrem o menu Openelec. De seguida mudem o driver LCD/VFD para hd44780. Agora reiniciem o RPi e tudo deve estar a funcionar.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de strikereg
    strikereg

    Falta uma informação: qual o objetivo? Para que serve?

    1. Avatar de carlos
      carlos

      serve para ver apresentar informações do xbmc, pode mostrar os menus que estas a navegar ,a memoria livre, a temperatura do cpu, o ip do rpi, etc… se leres para o que serve o ficheiro LCD.xml ficas a saber um pouco mais do objectivo

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, isso depende do que cada um precisava 🙂

    3. Avatar de pixar
      pixar

      Bem, pode servir para qualquer coisa que não necessite de apresentar grandes informações.
      Ex: numa entrada de um parque de estacionamento onde apenas precisa de indicar ao condutor para carregar no botão e agradecer.

      1. Avatar de strikereg
        strikereg

        Estava a referir-me ao contexto específico do XBMC.

        Achei que, nesse contexto, faltava ao artigo referir plicações práticas, descrever as vantagens que trouxe ao utilizador que o começou a utilizar, etc.

        Mas sim, claro que fora do mundo xbmc a utilidade é muita.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vou experimentar

  3. Avatar de lmx
    lmx

    Boa ideia defacto…

    estive a ver e parece haver ai drivers(lcd) para diversos tipo de ligação…usbc uart, etc 😉

    a única coisa que tenho implementada por arames(falta de tempo), tirando todas as outras coisas lol…é um medidor de temperatura ambiente, com servidor web, onde monitorizo algumas temps incluindo a do raspberry pi durante todo o ano…numa bd ..

    se calhar vou utilizar um display maior tipo dos nokias antigos que tenho aqui “a pontapé”…ainda não decidi…mas já descobri uma funcionalidade para o display 😉

    cmps