HDMIPi – Um LCD portátil de 9″ para o seu Raspberry PI

29 Comentários

O Raspberry PI é um dos equipamentos mais populares na actualidade. Com mais de 1,75 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.

Tratando-de de um equipamentos com dimensões reduzidas, porque não ter um monitor à sua escala? É nesse sentido que apareceu o projecto HDMIPi.

rasp_00

O HDMIPi é um projecto cujo objectivo é ter um monitor portátil para o seu Raspberry PI. Este projecto apareceu recentemente na plataforma Kickstarter que oferece apoio a projectos criativos.

Como sabemos ter um monitor “tradicional” para um Raspberry PI parece algo desajustado (para algumas tarefas). O projecto HDMIPi consiste num pequeno LCD “HD-Ready” (1280×800) de 9” que liga ao PI através da interface HDMI. Ainda avaliaram a possibilidade de ser um display Full HD (1920×1080) , mas os preços de construção eram proibitivos.

pi_01
Comparação com o display do Nexus 7

Além de ser muito pequeno, o que facilita o seu transporte, o preço é também um factor a favor. Por apenas  £100 (~110€), dispomos de um periférico, HD-Ready, que pode ser adaptado aos mais diversos projectos.

pi_03
LXDE no HDMIPi

O HDMIPi tem como prazo previsto de entrega o mês de Fevereiro de 2014  e actualmente é já considerado como um projecto de sucesso, tendo ultrapassado o valor definido inicialmente para dar início à comercialização.

Homepage: HDMIPi

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Sem concordar ou discordar com a veracidade do conteúdo do teu comentário… (porque não conheço as alternativas)

      Para usar um argumento “É caro…”, tal opinião para ter algum valor, deveria apresentar (no mínimo) um produto semelhante com o respectivo preço para depois o resto da malta poder avaliar, sem isso… dizeres “É caro…” ou “É barato…” vale o mesmo.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Nao concordo nada contigo, ha um monte de cenas que eu acho caro, mesmo que nao haja nada mais barato no mercado a fazer o mesmo.
        Pode simplesmente ser caro para o que é ou para a utilizaçao que se faz dele…

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Têm os dois razão. Caro tanto pode significar que tem um preço elevado como que tem um preço acima do real valor.

          Significado de Caro

          adj. Amado carinhosamente; querido: caro amigo!
          Termo habitual de tratamento: caro senhor.
          Que é estimado, prezado: o direito mais caro é a liberdade.
          De preço elevado.
          De preço excedente ao real valor.
          Adv. Por alto preço: vendeu caro a casa.
          Mais do que seria razoável ou normal: custa caro o ingresso.

          1. Avatar de Lulas
            Lulas

            Comprei um monitor full hd de 24″ para usar com o rpi e só paguei mais 30€ do que esse ecrã. Tem vga, hdmi, dvi e colunas. Por isso sim, acho que o ecrã do artigo é super caro.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Exacto… Se há coisa que chateia é gente que não tem noção do valor das coisas, e depois põe-se a dizer que é caro…

          Vá arranjar outra coisa que faça o mesmo e seja mais barato… Não arranja.

          1. Avatar de SexOnaSal
            SexOnaSal

            lol

          2. Avatar de Fernando Jorge
            Fernando Jorge

            Nelson…

            Nem estou a colocar em causa que o Rafael não tenha noção dos preços das coisas ou mesmo se tem ou não razão (eu próprio indiquei que não conhecia as alternativas).

            Por exemplo, agora conheço alternativas, porque noutros comentários mais elaborados indicaram:
            “por mais 30 euros comprei um que tem 24” e mais umas coisas…”
            ou
            “é mais caro, mas tem touchscreen…”

            E depois, com estes dados… debate-se o que for necessário.

            Agora: “É caro…”
            Soa-me a um comentário “baratuxo” 🙂 e do qual não se tira valor nenhum.
            Ou… pelo menos… eu não consegui tirar nada dali.

    2. Avatar de Morbidos
      Morbidos

      Não só é caro e tb um roubo. Contando que já se arranjam monitores de pc com hdmi a volta destes preços com resolução igual o superior , já para não falar que com preço do monitor mais o Pi já compras um tablet 10.1 que tem tudo incluído e é mais fácil de transportar e usar. Para mim isto e um assalto a mão armada :). Se se pensar que se consegue arranjar tablet de 7/8 por volta dos 100 euros que já tem o monitor e as restantes características de hardware já incluídas (disco,cpu,ram)pq que um mero ecrã de 9 custa 110 euros?

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Discordo!

        Concordo que por menos dá para comprar mais, sem dúvida.

        Mas os outros são mais baratos porque são feitos em grande escala e por chineses 😛

        Estes ainda mal começaram a produção (mesmo q parte seja na china) e a escala é inferior. Logo tem razão de ter esse preço até que o mercado permita q baixe.

    3. Avatar de Rafael
      Rafael

      Meus caros, ser caro ou barato, logicamente é relativo.
      Apenas é a minha opinião. Vale o que vale. Mas dei-a sem ofender ninguém.
      Para mim é caro. Ou então sou eu que ganho pouco.
      Se para vossas excelências não é caro, comprem-nos!

  2. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Vejam esta alternativa: http://www.chalk-elec.com/?page_id=1283#!/~/product/id=14647624

    Um pouco mais caro mas na minha opinião mais versátil.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      estava cá pensar bom bom era isso ser touch, e powwww grande posto estou tentado a mandar vir para por no carro 😀

    2. Avatar de carlos
      carlos

      exactamente o que eu ia comentar, por um pouco mais esse já traz touchscreen, se fosse a comprar o hdmipi + touchscreen ficava mais caro do que esse da chalk-elec

      1. Avatar de VP
        VP

        Se a necessidade é o touch e não a resolução é uma boa alternativa.

        Mas se o objectivo é a qualidade de imagem aí acho que o produto do artigo é uma melhor escolha.

        1. Avatar de carlos
          carlos

          segundo as caracteristicas de cada um eles sao semelhantes quanto a qualidade de imagem

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Mais caro!? Se o preço apresentado esta em USD… com a taxa de cambio USD-EUR, o valor será mais ou menos igual…

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Bom para quem precisa de touch…

      1920×1080 > 1280×800
      2MP > 1MP

  3. Avatar de Sharp
    Sharp

    Atenção, este ecrã não é FULL-HD.

    É 1280×800, o chamado “HD-Ready”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Sharp,

      É full HD (1920×1080)É É 1280×800 “HD-Ready”…ao que parece, ser Full HD ficava caro.

      1. Avatar de Kazzar
        Kazzar

        olha que não, Pedro. no proprio site:
        “Originally we wanted to bring you a Full HD (1920×1080) screen, but sadly they are very expensive.
        After many rounds of enquiries, Dave has managed to source a 9 inch 1280×800 screen. That’s exactly the same screen resolution as the original Nexus 7 tablet […]”
        e ainda:
        “Here’s a shot of the HDMIPi screen and a 2012 Nexus 7, which has the same 1280×800 screen resolution.”
        cumps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens toda a razão. Vou mudar. Obrigado pelo alerta

  4. Avatar de Iago Melo
    Iago Melo

    Existe uma alternativa que permite adicionar entrada VGA, DVI e HDMI a um monitor de portátil. vejam este exemplo:
    http://tinyurl.com/ootrcnp
    Custa cerca de 29,00€

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      era mesmo isto a precisava Iago. Tenho paletes de LCDs de portateis e monitores VGA pra serem testados. Abraco

  5. Avatar de Ítalo Mendes
    Ítalo Mendes

    Alguém conhece uma forma de fazer stream da tela do computador para o raspberry pi?

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      visualizar no raspberry pi a imagem do pc? o teamviewer faz isso no modo de apresentação e tem pra linux.

  6. Avatar de Ítalo Mendes
    Ítalo Mendes

    Mas a imagem fica travando um pouco. Gostaria de algo como vejo videos do youtube usando o livestreamer.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Isto já existe á muito por vendedores chineses no ebay, esta board apresentada não é original, é um “standard chinês” usada por todos para interface com lcds de pequena dimenção, além que o normal no ebay é vir com interface touch sreen o que este não tem, ponho aqui um expl. que mostra isso

    http://www.ebay.com/itm/Diy-Monitor-for-Raspberry-Pi-HDMI-VGA-2AV-Lcd-Driver-7-AT070TN92-Touch-Screen-/121119934991?pt=US_Server_Boards&hash=item1c334f8a0f