inFORM – Videoconferências 3D a outro nível

2 Comentários

Já experimentou com certeza um videochat. Comunicar a longas distâncias com recurso a vídeo e áudio já é prática comum nos nossos dias. No entanto, o Tangible Media Group do MIT elevou a videoconferência a outro nível.

O novo ecrã dinâmico inFORM permite interagir fisicamente em 3D com o interlocutor oposto durante a chamada de vídeo, interagindo com objectos sem estar fisicamente presente  nesse local. Ora veja…

sphere_hands02



O inFORM junta um ecrã que mostra vídeo a uma mesa com pequenas teclas quadradas controladas pelo utilizador remoto, ou seja, o nosso interlocutor.

Essas teclas sobem e descem, formando objectos que o utilizador remoto desenha no ar. Adicionalmente, esta superfície de teclas é projectada com algumas imagens que vêm enriquecer toda a experiência de interacção 3D.

Não, não é uma piada nem bruxaria, veja!

flashlight_table

As aplicações possíveis são praticamente infinitas; desde o simples manuseamento de objectos, ao desenho de funções matemáticas no espaço 3D, ou demonstração de objectos/acções, tudo é possível recorrendo a esta mesa de teclas e projecção de imagens.

O grupo de investigação está actualmente a explorar inúmeras aplicações para o ecrã de formas inForm: dados geoespaciais, como mapas, sistemas de gestão geográfica (GIS), modelos de terreno e arquitecturais. Imagine um arquitecto que consegue ver os seus desenhos fisicamente em 3D, partilhando e discutindo-os por videoconferência.

Existe também espaço para aplicações na área da saúde, por exemplo radiografias ou a simulação de uma operação em 3D.

Saiba mais acerca deste projecto e toda a investigação em curso na página oficial do projecto.

Homepage: Tangible Media Group (MIT)

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tiago
    tiago

    Pelo menos em uma coisa a Microsoft anda a ter sucesso com o projeto xbox – o acessorio KINECT

    1. Avatar de Shikai
      Shikai

      Nem nesse projecto precisava de sucesso e mesmo assim faria uma pipa de massa, basta-lhes o dinheiro que ganham em patentes :p

      Aparte disso ninguém bate os números deles em sistemas operativos para PC’s, ferramentas office e o windows mobile continua a ganhar terreno.

      Não sou nenhum visionário mas consigo ver um bom futuro para o windows phone e é o SO mobile que mais cresceu nos últimos anos
      Para não falar no direct X :p

      Resumindo escolhe lá uma area TI onde eles ainda não estejam :p