Grandes novidades para a distribuição Caixa Mágica 16

28 Comentários

A próxima versão da sua distribuição de Linux – a Caixa Mágica 16, prevista para Abril de 2011 – terá uma base Debian partilhando pacotes com Ubuntu e Mint.

A equipa responsável pela Caixa Mágica, distribuição Linux portuguesa, aproveitou a data de 1.1.11 para anunciar de uma das maiores mudanças a que se propôs desde a sua criação.

cx_magica

Apesar do relacionamento próximo e profícuo que existe com a Mandriva desde 2007, existem vários factores que  levaram a equipa responsável pelo projecto do Linux Caixa Mágica, a mudarem a base do Linux caixa Mágica para Debian.

Segundo informações divulgadas no site do projecto a equipa refere: “Em primeiro lugar, temos a consciência que chegámos até aqui ouvindo os nossos utilizadores e clientes e não será agora que o deixarmos de o fazer. A mensagem que nos têm transmitindo é que gostariam de ter a base de suporte e comunidade da Caixa Mágica mas sobre uma base Debian, partilhando tecnologia com outras distribuições derivadas de Debian, como Ubuntu ou Mint”. Por outro lado “grande parte da tecnologia que temos vindo a desenvolver na distribuição e em projectos europeus de investigação está muito próxima de Debian. Com efeito, tem sido forte a aposta no APT como meta-instalador e ambicionamos partilhar esses desenvolvimentos com outras distribuições.”

Para finalizar a equipa acrescenta ainda que “os projectos europeus de I & D que temos estado envolvidos permitiram-nos conhecer elementos da equipa de Debian que nos inspiraram e com quem fomos estabelecendo pontes.”

A equipa portugueses continuará a trabalhar com a Mandriva e a dar suporte aos produtos instalados, em particular a CM 12, CM 14 e CM 15.

Esta mudança insere-se na estratégia e objectivos traçados para os próximos 5 anos
Desde 2000, a Caixa Mágica tem-se afirmado de forma ímpar no panorama português Open Source, seja como distribuição de Linux, I & D ou consultoria. Agora, chegou o momento de consolidarem a posição no mercado nacional mas também com objectivos no mercado Internacional. A aposta passará por manter a comunidade e apostar em ser um player global com especial incidência em quatro áreas principais do mundo Linux:

  • networking / mobile: fornecendo o melhor suporte de rede a nível de distribuições de Linux, beneficiando do esforço conjunto do projecto europeu ULOOP, e afirmando-se como player na plataforma Android (através de apostas globais como o Aptoide / Bazaar)
  • meta-instaladores: continuando a desenvolver o APT e integrando o suporte para rollback e solving em soluções empresariais como as que perseguiram com os parceiros do projecto europeu projecto Timbus.
  • green computing:  o Linux tem de estar preparado para os desafios energéticos que são colocados (poupança de energia, virtualização,…)
  • Consultoria open source em grandes projectos com vertente internacional.

Desde já deixamos os nossos votos para que esta mudança seja um factor de sucesso para o Linux Caixa Mágica e enquanto pplware, cá estaremos para ajudar na divulgação deste projecto nacional pelo mundo fora.

Agradecimento ao nosso leitor Ruben pelo alerta para esta notícia tão importante para o mundo Linux em Portugal.

Artigos relacionados

Homepage: Caixa Mágica

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu SO linux de eleição!

    Experimentei quase de tudo e só o nosso caixa mágica é que deu cartas do baralho no meu velhinho pc, todos os outros me deram problemas com alguma coisa, talvez de fácil resolução mas para quem não percebe nada de linux torna-se difícil.

    Espero que com esta nova base baseada em debian continue tudo como antes, fácil instalação, configuração, utilização e o principal, compatibilidade com os componentes do pc sem que para isso tenhamos que andar a pesquisar tudo e mais alguma coisa para resolver situações mais caricatas.

    Continuem com o excelente trabalho em prol do software livre, os meus parabéns Caixa Mágica e Pplware.

  2. Avatar de Galileo Galilei
    Galileo Galilei

    “com objectivos no mercado Internacional”

    Então antes de mudarem a “base do Linux”(?) deviam mudar o nome Caixa Mágica.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Realmente o nome não parece ter sido criado com vista a um mercado fora das escolas primárias.

    2. Avatar de filipe
      filipe

      MagicBox

      Parece ser engraçado

      1. Avatar de hugo
        hugo

        Não é a mudança do nome que vai mudar a popularidade. Aliás nos EUA estão cada vez mais habituados aos acentos por causa do espanhol, e fazem questão em usar palavras em espanhol, é o caso do LibreOffice.
        Eu acho que o nome está mesmo perfeito, porque tem tudo a haver com o produto!
        o que é preciso é mais publicidade do produto…

  3. Avatar de Paulo Cesar
    Paulo Cesar

    Debian é uma base muito sólida, muito utilizada na grande maioria das distribuições. Porém, adaptar as ferramentas e criar facilitadores para o Debian dá mais trabalho. Algumas ferramentas do Ubuntu podem ser implantadas para facilitar a gestão do sistema. Imaginamos o CM 16 com Debian 6 como base, KDE 4.4.5 ou GNOME 2.30 mais ferramentas do Ubuntu ou da própria CM feita pelos desenvolvedores. Nesse caso, poderíamos ter algo similar do Mandriva Control Center (MCC) no Debian.

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Já tens o UCC – Ubuntu Control Center que só falta vir por defeito pré-instalado.

  4. Avatar de Navyseal

    Para quando a distro do Pplware?

    1. Avatar de PedroWare
      PedroWare

      Eu sou o “desenvolvedor” da distro Ubuntu People Edition – a distro do pplware. Infelizmente perdi o trabalho todo. mas se quiseres ajudar basta mandares um email para pintoeamigo@gmail.com

      1. Avatar de Ramse
        Ramse

        Eu ja criei uma distro para a minha escola ( para substituirem o linux caixa magica) consiste num SO que apresenta uma imagem branca a dizer peace and love , e nao da para fazer mais nada sem ser ver as imagens ! Os professores adoram-no !

  5. Avatar de slblxs
    slblxs

    Finalmente uma boa noticia ,por parte da equipa do C.M. também sou da opinião que devia mudar o nome ,debian é uma das distros mais antigas ,como arch ou slackware.Fico a aguardar por essa estreia ,quem sabe mudo definitivamente para cm debian.

  6. Avatar de Eduardo Silva

    Espectacular. Escolheram bem, pois a mandriva não anda muito be. Posso-vos dixer que há mais de uma ano que não consigo instalar qualquer versão Mandriva, seja no portátil, seja no Desktop. Com a instalação do Ubuntu Netbook remix em 2 magalhães, quer a CM 12, quer a versão 14 nunca mais funcionaram. A solução passou depois por tentar instalar a Cm 15, e lá consegui, mas a muito custo e depois de muitas tentativas. As actualizações porém, não são muito fáceis de fazer. No fórum da CM deixei uma mensagem que também deverá ter contado um pouquinho para esta mudança. Faço para aqui um Paste:
    “Instalei numa pen drive com o objectivo de instalar no PC o sistema, só que não dá, aparece a seguinte mensagem “Can’t call method “first_unable_sector” on ublessed reference. Desilusão. Como Pen é para esquecer, pois demora mais de 5 m a iniciar o sistema. Actualizei, e depois de reiniciar tive que actualizar outra vez, ou seja não gravou a configuração. Já experimentei a versão live para CD em pen, à semelhança do que faço com outras distribuições, passando-as para a Pen com o programa Unetbootin, para instalar no magalhães, que não tem drive de CDs e nada, dá erro ao iniciar a pen. Estou muito desapontado com a Caixa Mágica, a minha primeira experiência Linux no já longiquo ano de 2004, versão 8. A evolução nestes 6 anos foi claramente para pior.”
    Um senhor respondeu isto: “Caro amigo se acho que nestes 6 anos a evolução da Caixa Mágica foi claramente para pior deve ter andado a usar outra versão da CM que não a oficial…”
    E eu voltei á carga:
    “Naturalmente que foi para pior, e se não estou erro, provavelmente a cometer uma grande gaffe, foi devido a terem deixado de seguir a versão do Opensuse e passado para a Mandriva. É que já há 2 ou 3 versões que não consigo instalar Mandriva em qualquer das máquinas que tenho em casa. Em relação ao link http://ftp.caixamagica.pt/15/oficial/iso/leia-me.html além de complicado, penso que será para quem já tem caixa mágica instalado, o que não é o caso. Tenho um PC com 2 discos onde consigo ter neste momento 5 sistemas instalados, tudo variantes de Ubuntu, é verdade, mas que instalo sem a minima dificuldade. É por esta razão que utilizo Ubuntu e fiz a migração completa para este sistema há cerca de 1 ano. Quanto ao Magalhães, é verdade que trazia a CM14, mas eu queria mais. Queria ter conseguido colocar o Ubuntu Netbook Remix sem que tivesse ficado sem a CM14 e o Win7 pois a minha filha deverá precisar dos sistemas na escola. Já tinha instalado no duma amiga com um Magalhães de 30Gb e o caixa mágica entrou em PANIC. O XP ficou bom. O meu tem 160 Gb e novamente o CM entrou em PANICo. A drive de recuperação em Panico entrou. As pens não dão para instalar qualquer versão do CM. Neste momento estou a experimentar um CD no PC e está há mais de 10 minutos aquela imagem verde com a roda a rodar. Com as pens acontece o mesmo. Ainda o que funcionou foi a instalção própria para pens, 4 GB de download, mas depois a instalação Live dá erro. Já fiz a recuperação total do Magalhães que vem no site Capinha413 e continua o CM em panic ou então pede login no localhost, onde colocando o ROOT e a password, não funciona o STARTx. Desculpem lá, mas são problemas a mais. Se me arranjarem uma solução, informem-me para eduardonobresilva@gmail.com. Tenho um Portátil Acer travelmate 4020 com Pentium M, um Celeron com placa k7som e um Magalhães. em nenhum consigo arrancar mandriva ou CM. O que me preocupa mesmo é o Magalhães, e nem quero lá meter Windows, apenas a Caixa Mágica.”

    1. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Nossa! Mandriva até agora tem sido a única distribuição que conseguiu detectar e fazer funcionar bem minha SiS M672 na resolução certa. As distribuições baseadas em Debian, não conseguem se quer trabalhar bem com SiS. Eu uso Debian em um desktop e Mandriva no portátil.

  7. Avatar de s-k
    s-k

    São boas notícias. 🙂

    Usei a Caixa Mágica durante alguns anos e quando o CM migrou a base do SuSe para o Mandriva, fui deixando um pouco de lado. Uma coisa que gostava muito do CM era a funcionalidade de rollback do APT. Mas não gostei muito da versão com base “Mandriva”. São “gostos”. Mandriva é uma excelente distribuição, mas depois do que se passou (a crise na Mandriva já se arrastava por alguns anos), a CM tinha mesmo de tomar outro rumo. Sinceramente não tenho muita “fé” na empresa Russa que comprou a Mandriva.

    Desde que comecei a usar o extinto kurumin passei a gostar mais do “estilo” Debian.
    Depois de usar Debian e derivados como Ubuntu, já não quero outra coisa… 😛

    CM é uma excelente distribuição, e agora que vai “migrar” para Debian, tenho quase a certeza que vai ficar melhor 🙂

    Cumprimentos

  8. Avatar de xpto
    xpto

    grande crise de identidade…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Realmente…
    Sempre me dei bem com CM.
    Assim parecem uns “salta-pocinhas”…

  10. Avatar de Luís Leal
    Luís Leal

    Muitos parabéns ao caixa mágica por essa grande mudança. Essa mudança já deveria ter sido feita na altura que mudaram do Suse para o Mandriva, mas ainda vai a tempo e é muito bem vinda!
    Pegando no que também já foi mencionada mais acima, acho que também deveriam mudar o nome caixa magica!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo plenamente, acho que o nome pode ser o mesmo mas em inglês como ja foi referido.

      cmps

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Em vez de ser Caixa Mágica 16, deveria ser Caixa Mágica 11.04

    1. Avatar de Migas
      Migas

      hehehehehe…

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho uma pequena pergunta
    Da alterar o desktop como se muda no ubuntu por exemplo?

  13. Avatar de Manuel Jose
    Manuel Jose

    Agora que comprei uma PS3, quando acabar os jogos que comprei e que ainda não acabei para PC, estou a pensar voltar ao linux. Estava a pensar em Ubuntu, mas agora que li esta notícia, primeiro irei experimentar o caixa mágica 16. Depois, decido se fico com o CM ou se volto ao ubuntu.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      so não percebi o porque da playstation, estas a fazer desenvolvimento em alguma coisa que precises do pc?

      cmps

      1. Avatar de rip_heart
        rip_heart

        lol não deve ter é tempo para mais nada, agarrado aos jogos 🙂

      2. Avatar de Migas
        Migas

        Com a PS3 para jogar já se pode libertar da familia win, caso não tenha licença 🙂

  14. Avatar de José
    José

    É triste verificar este anúncio, ver que vão usar apt em detrimento do rpm.
    Se a Mandriva (que pela minha perspectiva é das melhores distribuições, seja para iniciantes ou avançados) sempre usou rpm, e agora está a passar para o rpm5, e nunca fez qualquer tenção de mudar para apt, isso diz muito.

    Quando comecei a usar linux, acerca de 15 anos atrás, a Mandriva foi a única que conseguiu instalar com êxito todos os controladores, e como tal tudo funcionou na perfeição, portanto isso de uma distribuição diz muito, nem Redhat, nada conseguiu pôr todos os periféricos a funcionar, apenas a mandriva.

    Agora que surgiu a Ubuntu, e que tem muito dinheiro envolvido, e como tal muita publicidade, conseguiram influenciar muita gente, agora a Caixa Mágica (que muito bem seguia os passos da Mandriva) passar também para apt, quando ainda por cima agora que a Mandriva está a fazer a transição para o RPM5 que será a melhor ferramenta de instalação de pacotes existente actualmente, seria de esperar que a Caixa Mágica segui-se os mesmos passos, pois seria a opção esperada e mais inteligente.
    De lembrar que desenvolvedores e antigos empregados da Mandriva que criaram a Mageia (bifurcação da Mandriva ainda a desenvolver a primeira versão oficial) se decidiram pelo RPM5 , isso também diz muito.

    Venho também a saber que houve contactos com o Jeff Jonshom (criador do rpm e rpm5) para colocar o rpm5 a correr na CM, estando o Jeff envolvido no suporte rpm5 para a Caixa Mágica, isso eram noticias fabulosas e que ainda assim foram pelo apt, torna a situação ainda mais entristecedora.

  15. Avatar de José
    José

    Vi num comentário que sugeriam a mudança do nome da distribuição para inglês, isso é do mais ridículo que vi.

    Estrangeirismos que aparecem em muitos sítios tais como ‘downloads’,’email’,’site’, deviam sim era ser de uma vez por todas traduzidos para português, visto que ainda por cima têm tradução directa.

    É triste ver que muitas pessoas pouco se importam do uso do português, e escrevem e falam com estes estrangeirismos, não existe qualquer gosto pelo ser português, o que vem de fora é que é bom.

    Sabiam que os franceses traduzem tudo para francês (até o termo ‘web’ traduzem), os espanhóis também fazem questão disso, defendem a língua deles, coisa que pouco se vê nos portugueses.

    Já começo a ver (pelo menos nos sítios governamentais) que já começam a fazer questão de usar apenas o português, e quando existem termos em que a tradução poderá ser (ainda) dúbia, colocam esses termos entre aspas ou entre plicas.

    Quando será que os portugueses (no geral) vão começar a ter gosto em serem portugueses e a defenderem a língua portuguesa?

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      eu sou defensor da língua portuguesa, e daí ser contra o novo acordo, mas temos de ter em conta, se isto é com ideias de ser internacional acho que tem de ser para ter aceitação lá fora também, e sejamos sinceros, em português não deve ter muita, basta ver que algo vem com nome espanhol ou francês ou outro não tem a mesma aceitação que que em inglês, até porque é bom saber o que o nome significa, tanto cá como lá fora, agora se é para uso interno o português parece-me o mais indicado.
      se visses uma distro com nome grego chamava-te muito a atenção? e se fosse em ucraniano?
      mas gostos são gostos, e acho que não tem nada a ver com o ter gosto em ser português, do meu ponto de vista!