Dica MySQL – Como fazer reset a password de root?

16 Comentários

Como administrador de sistemas, tinha definido na minha lista de tarefas para esta semana, instalar e configurar um sistema de estatísticas para uma wiki. A wiki está a funcionar numa plataforma com Linux CentOS e já em tempos tinha instalado e configurado o MySQL como sistema de gestão de base de dados.

Hoje quando fui para instalar o módulo de estatísticas, verifiquei que me tinha esquecido da password de acesso ao MySQL. Como resolver esta situação?

mysql

Como já exemplificamos em outros artigos, quando temos acesso físico a uma máquina facilmente conseguimos ultrapassar alguns mecanismos de segurança. Neste caso, o meu objectivo era somente ter acesso ao MySQL e para isso precisava da password.

Neste tipo de situações, o caminho é fazer “reset” à password, definindo uma nova para acesso imediato. Para fazerem um reset à password de root no MySQL devem seguir os seguinte passos:

Passo 1 – Matar o daemon do MySQL

[root@pplware ~]# killall mysqld

Passo 2 – Iniciar o daemon do MySQL em modo safe e com a opção skip-grant-tables

[root@pplware ~]# /usr/bin/mysqld_safe --skip-grant-tables &

Passo 3 – Entrar no mysql (normalmente, sem password)

root@pplware ~]# mysql –u root

e inserir o seguinte comando:

mysql> update user set Password=PASSWORD('pplware') WHERE User='root';

mysql_00 Nota: ‘pplware’ é a nova password. Alterem para a password que pretendam.

Depois de proceder a esta alteração podem sair do MySQL (Ctrl+c ou exit), fazer novamente o Passo 1 e entrar no MySQL com o comando:

[root@pplware ~]# mysql –u root –p

Será solicitada a password de acesso ao MySQL, password essa que corresponde à que definiram no Passo 3.

Fácil não é? Esperamos que esta “pequena” dica, seja de grande utilidade. commit;

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Mas pq vieram se meter no mySQL??? Vão cuidar dos yourSQL!!!

    1. Avatar de Paraoh
      1. Avatar de Skipper
        Skipper

        Demais o comentário
        LOL

        Já agora boa dica Pplware.Pedro_Pinto

      2. Avatar de radikal
        radikal

        finalmente fiquei a conhecer o Everyone’sSQL…

      3. Avatar de Ana Narciso

        Quando chega a parte “Vanish Oxi Action”, não consigo conter a gargalhada… demais!

  2. Avatar de phoenux
    phoenux

    gostei do pormenor do commit. Foi uma boa transação 😛

  3. Avatar de Deus
    Deus

    Gostava se possivel que postasses aqui um pequeno sobre sql para iniciantes…

    Obrigado…

  4. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    SQLite FTW!

  5. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Bom comentário.

    Por vezes, dependendo das permissões, isto pode não ser suficiente. É o que acontece quando também se brinca demais com MySQL no Webmin…já me aconteceu.

    1. Avatar de Paulo Costa
      Paulo Costa

      Correcção:

      “Bom Artigo”

  6. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Axo q foi revelada aki uma boa maneira de penetrar em bases de dados enfim lol

    1. Avatar de Renato Peixe
      Renato Peixe

      Depende da base de dados… Duvido de que dê para fazer esta «brincadeira» numa base de dados proprietária como Oracle ou SQL Server.

      1. Avatar de phoenux
        phoenux

        No caso do Oracle (a que conheço melhor), apesar da técnica não ser a mesma, dependendo da versão também é possível assumires o controle dos dados, algo que faz sentido do ponto de vista de administrador; imagina a situação onde o administrador não ficou muito contente com o facto de ser despedido e se lembra de bloquear o acesso aos dados em troca de um resgate. Outro administrador com acesso físico à máquina poderá resgatar e assumir o controlo sobre os dados. Este é apenas um exemplo entre muitos outros que explicam que isto não é um buraco de segurança mas sim uma ferramenta para ajudar os administradores de sistemas.

        A segurança física é tão importante como a segurança virtual e não é por acaso que os datacenters são geralmente uns bunkers com uma segurança apertada. Com acesso físico a um equipamento é relativamente simples assumir um controlo de uma máquina.

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      A explicacao neste post apenas funciona se tiveres acesso ao root. Se usares qualquer outra conta de utilizador, os comandos vao falhar, por falta de permissoes.

      O post explica como alteras a combinacao do cofre; e nao a combinacao.

      Fiquem Bem!

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Ricardo Elias percebo-te perfeitamente, mas da smp pa dar a volta 🙂