phpMyAdmin 3.3.5 – O MySQL no browser

14 Comentários

Quem não conhece o phpMyAdmin?

O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.

Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respectivas bases de dados.

phpmyAdmin_000

Principais características

  • Suporte para a maioria das funcionalidades do MySQL
  • Procurar e apagar base de dados, tabelas, views, campos e índices
  • Criar, copiar, apagar e renomear base de dados, tabelas, campos e respectiva informação
  • Permite executar SQL-statements
  • Gestão de utilizadores e privilégios
  • Gestão de procedimentos e triggers
  • Importação de dados a partir de ficheiros .CSV ou  SQL
  • Exportação para vários formatos: CSV, SQL, XML, PDF, ISO/IEC 26300 – OpenDocument Text and Spreadsheet, Word, Excel, LATEX, entre outros
  • Administração de múltiplos servidores

Principais novidades desta versão aqui

Como colocar em funcionamento o phpMyAdmin

O phpMyAdmin é muito simples de colocar em funcionamento. Basicamente não necessitamos de instalar, sendo apenas necessário copiar para a directoria de sites do nosso servidor Web.

Vamos a um exemplo. Eu tenho o Xampp instalado na minha máquina e encontra-se em D:\xampp. Para ter o phpMyAdmin a funcionar, apenas copiei a o mesmo para dentro do directório referido (D:\xampp)

phpmyAdmin_00

Em seguida, e depois de arrancarmos os serviços associados ao Apache e MySQL, abrimos o browser e escrevemos: http://localhost/phpmyadmin/.  Aí deve inserir as credenciais de acesso ao mySQL.

phpmyAdmin_01

Já dentro do phpMyAdmin, são muitas as opções que o utilizador tem à sua disposição. Acesso as Base de dados, execução de código SQL, verificar o estado do serviço (BytesIn/BytesOut e outras estatísticas sobre o tráfego), Variáveis, Mapas de Caracteres, Engines, Privilégios, Replication, Processos, possibilidade de exportar e importar dados, e um mecanismo de sincronização com outros servidores.

phpmyAdmin_02

Janela para execução de SQL Statements

phpmyAdmin_03

O phpMyAdmin é um “must have” que instalo sempre tenho de usar mysql em alguma máquina. A flexibilidade e “visão” simplificada que nos dá sobre as nossas bases de dados, facilita em muito certos trabalhos. Experimentem, há um DEMO aqui.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X / Linux
Download: phpMyAdmin-3.3.5 [4,82 MB]
Homepage: phpmyadmin

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomás Pires
    Tomás Pires

    Muito útil

  2. Avatar de acouves
    acouves

    Como disse o Tomás é imensamente útil, mas o melhor de tudo é mesmo instalar o wamp que traz o phpadmin, mysql e apache tudo pronto e já configurado.

    1. Avatar de BacalhauSalgado

      O XAMPP por defeito tb trás. Como o Pedro Pinto estava a fazer o tutorial, e muito provavelmente utiliza o XAMPP para os seu projectos, ensinou a instalar o phpmyadmin no webserver que usa.

      A base da “coisa” deste tutorial serve para outros gestores (WAMPP, LAMPP, etc…). É genérico instalar o phpmyadmin(tirando um ou outro pormenor de configuração).

  3. Avatar de Sarev0k

    Uso praticamente todos os dias.

    Tem os seus pontos fortes e fracos e acho que o ideal é usar navicat+phpmyadmin para facilitar ao máximo as tarefas de um dba

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Serei o único a achar a interface confusa e desorganizada? :-X

    1. Avatar de Rui Costa

      Não, não és o único. Prefio o “Heidi SQL”, muito mais agradável, software leve e muito prático.

      1. Avatar de Nuno - Ofertas Emprego

        Também uso. É simples e prático.

  5. Avatar de Willian - BR

    Particularmente ainda prefiro o WampServer. Mas o phpMyAdmin não deixa de ser uma boa opção.

    1. Avatar de Rui Costa

      1º o Wampserver não é sustituto do phpmyadmin nem coisa parecida;

      2º Se preferes o wampserver, provavelmente no final das contas deves gostar do phpmyadmin, visto ser o gestor de base de dados que vem no “pacote”;

      3º Sabes o que é o phpmyadmin?

  6. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Já agora, para que serve tal programa.Obrigado.

    1. Avatar de Rui Costa

      Serve para gerires bases da dados Mysql.

  7. Avatar de NoNameToShow
    NoNameToShow

    Sugiro o Navicat. Não é interface web, mas funciona em Mac, Windows e Linux

  8. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Para quem usa Mac, sugiro o Sequel Pro (free).
    É extremamente simples e intuitivo. Sem dúvida alguma, trabalha-se mais rápido do que no phpMyAdmin.