Configure a rede eduroam no Ubuntu

31 Comentários

A configuração da rede eduroam no Ubuntu, ao contrário de outros sistemas operativos, é um processo demasiado simples e intuitivo, tudo graças ao Network Manager que vem por omissão nalgumas distribuições do Linux.

Depois dos tutoriais apresentados para Nokia, Windows 7 e Android, hoje vamos ensinar como ligar uma máquina com Ubuntu à rede eduroam.

eduroam_03


O projecto eduroam (education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

A rede e-U/eduroam é uma infra-estrutura de acesso baseada em tecnologia wireless e com elevados patamares de segurança e destina-se a toda a comunidade de ensino superior e investigação nacional, nomeadamente, docentes, investigadores e alunos.

Para configurarem a rede eduroam correctamente, de acordo com as configurações da vossa Universidade, devem consultar a documentação disponibilizada normalmente pelo Centro de Informática da mesma, pois há alguns parâmetros que mudam.

As configurações apresentadas foram testadas numa máquina com o sistema operativo Linux Ubuntu 10.10 e Network Manager 0.81, para a rede eduroam no Instituto Politécnico da Guarda, com autenticação 802.1x/PEAP.

Passo 1 – Botão do lado direito sobre o ícone do Network Manager e em seguida escolher Edit Connections. (ou carregando directamente na rede eduroam que é apresentada pelo Network Manager)

eduroam_00

Passo 2 – Definir os parâmetros Connection Name e SSID

  • Connection Name – Atribuir ao vosso gosto para a ligação
  • SSID – eduroam (tudo em letras minúsculas)

eduroam_01

Passo 3 – Definir parâmetros de rede eduroam

Nota: Para definirem as configurações de rede eduroam adequadas, devem consultar o Centro de Informática da vossa instituição

eduroam_02Esperamos que este artigo seja de grande utilidade e alguma dúvida/questão ou melhoria que queiram apresentar, estejam à vontade. Boas navegações!

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Neto
    Neto

    Olá Pedro..

    Antes de fazer aqui a minha pequena questão, tenho de dizer que este tutorial é de grande utilidade para muitos estudantes que ainda não sabem configurar a rede eduroam no SO Ubuntu..
    Agora passando à minha questão, a rede eduroam, pelo menos na minha escola, é considerada uma rede wireless escondida, pelo que não é possível ligar-me automáticamente quando faço o boot do sistema operativo. Existe alguma maneira de remediar a situação?

    PS: Nas minhas googladas, a informação que encontrei é que isto acontece por questões de segurança..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas @Neto,
      Sim, em algumas instituições o SSID da rede está escondido. No entanto, depois de criares o perfil a aplicação que gere a rede fica a conhecer essa rede e os respectivos parâmetros.

      1. Avatar de Cromo
        Cromo

        Viva,

        Mas por exemplo no meu caso a rede eduroam está escondida mas eu já a configurei para entrar com o meu nome e password. No entanto sempre que entro no ubuntu ele não liga automaticamente a essa rede mesmo a opção ligar no início estar activada.

        Existe alguma maneira de o fazer arrancar logo ligado à rede?

      2. Avatar de Aluno
        Aluno

        Impressionante em como eu nem no Windows 7 consigo configurar a Rede Eduroam no Portátil.

        Não sei o que faço de mal, mas depois de analisar alguns aspectos importantes e ter feito questões igualmente importantes a determinados responsáveis, descobri o seguinte:

        – Usam-se protocolos não válidos!

        Não vou dizer onde estudo até porque seria vergonhoso…

        Vou tentando até conseguir, mas sei que não vou conseguir… 🙁

        Cumps

        1. Avatar de Aluno
          Aluno

          Sim, tal como é explicado no outro Artigo que aqui foi escrito.

    2. Avatar de ze
      ze

      Acontece-me exactamente o mesmo.

      Tenho tudo configurado mas ele não liga até eu ir seleccionar a rede e colocar a chave do chaveiro.

      Depois pergunta sempre pelo certificado.

      Pelo que sei ele não conecta automaticamente devido a falta do certificado mas não tenho certeza disso nem sei como resolver o problema.

      O chato é também meter para ele guardar a passe e pedir a passe do chaveiro para aceder à outra :/

      A minha pergunta é a mesma. É possível ele conectar automaticamente, sem pedir passes, quando ligo o portátil?

    3. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      É um defeito do Network manager que não funciona bem com SSID escondidos e ninguém resolve já lá vai várias versões.

  2. Avatar de RS
    RS

    Boa tarde.

    Antes de gostava de dar os parabéns pelo tutorial.

    Mas tenho uma questão que gostava de deixar aqui.

    -> Em qual dos sistemas consigo uma maior autonomia da bateria do portátil, Windows 7 ou Linux Ubuntu???

    Gostava que deixassem aqui as vossas experiências.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pelo que me dizem o windows nesse campo é melhor, costuma ser mais eficiente (eu como só uso linux nao sei qual melhor nunca fiz testes). Mas há definições que se podem ajustar no ubuntu para a bateria durar mais, uma delas é um aplicativo que se pode adicionar ao painel do ubuntu que permite gerir o “clock” do processador, podendo definir como “Ondemand” em que gere melhor o processador, experimentei deste modo e o aquecimento do meu portatil desceu subtstancialmente. Isto é apenas um exemplo, claro, há muito mais coisas que se podem configurar como screensaver, brilho do ecra etc etc..
      E essa escolha depende também do uso que se lhe vai dar e das aplicações que se usa.

      Cumps

    2. Avatar de Alucard

      Isso varia muito de caso para caso. O Windows faz melhor que o Linux o chamado “power management” (devido a drivers e firmwares específicos dos fabricantes), mas continua a consumir muito mais recursos. No meu caso, que tenho um portátil já com uns anitos, a bateria dura muito mais em Linux. Em linguagem simples, noto que puxa menos pelo computador, enquanto no Windows 7, mal inicio sessão já tenho o dissipador de calor a bufar, a RAM a mais de metade e a utilização do CPU dispara de vez em quando.
      Só experimentando saberá.

    3. Avatar de Hugo Cura

      No meu caso é no Windows 7, até porque existem lá aplicações (da marca) que gerem melhor a autonomia.

    4. Avatar de wolfytuga

      Olá, posso apenas deixar o testemunho de dois portáteis que possuo, um mais antigo e outro mais recente:

      *** Gericom Ego 1560 XL ***
      CPU: Intel Pentium M, 1.5 GHz
      RAM: 512 MB
      Placa Gráfica: ATI Mobility Radeon 9700
      VRAM: 64 MB
      SO Nativo: Windows XP Home Edition

      Bateria:
      Windows XP → 2h
      Ubuntu 9.10 → 2h 30m

      ——————————

      *** eMachines E520(*) ***
      CPU: Intel Celeron, 2.0 GHz
      RAM: 2 GB
      Placa Gráfica: Intel Mobile 4 Express
      VRAM: 64 MB
      SO Nativo: Windows Vista Basic

      Bateria:
      Windows Vista Basic → 2h
      Windows 7 Ultimate → 2h 30m
      Ubuntu 9.10 → 3h 10m

      Cumps.
      ______________________
      (*) Para quem não sabe, pertence à linha económica da Acer.

      1. Avatar de wolfytuga

        ups, vi agora um erro na parte do emachines, onde está Ubuntu 9.10 é Ubuntu 10.10 😉

    5. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Desde o Ubuntu 9.10 que está ela por ela no meu Desktop o medidor diz que o Ubuntu gasta menos, no portatil, não sinto diferenças. Para o XP sinto ligeiras mas pouco.

  3. Avatar de ajs
    ajs

    Off topic:

    Alguém conhece algum programa gratuito de “DRM” para pdf’s?
    Eu estava interessado em restringir o número de vezes que o pdf pode ser imprimido ou na expiração do mesmo.
    Obrigado desde já.

  4. Avatar de Fontes
    Fontes

    Dá muito jeito isto, no meu caso os documentos da Lusofona para configurar em Linux a eduroam sao por terminal e em muitos casos nao corre conforme as instruçoes, pena ja vir tarde 🙁 andei 2 ou 3 dias para configurar a minha 🙁 la encontrei uma imagem que me ajudou.

    é um bocadinho diferente, mas resultou bem, fica aí :p
    http://dl.dropbox.com/u/3304230/definicoeswpa.jpg

  5. Avatar de bakchich

    é possível fazerem um tutorial para iphone?

    1. Avatar de Fontes
      Fontes

      Para Iphone é idêntico a Mac a nivel das configurações da rede

      Encontras aqui para Tiger e (Snow) Leopard no fim:
      http://helpdesk.grupolusofona.pt/index.php/guias/wireless/wifimac
      Espero que ajude :p

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Como ja disseram a cima é preciso fazer um parêntesis. Ha universidades que precisam de certificado! e em que a versao do PEAP muda(auto nao funca)..

    cumps!

    1. Avatar de mcunha
      mcunha

      boas, caso seja preciso certificado, também é possível configurares assim! tens é de saber o nome exacto do certificado que é necessário, fazer download dele individualmente e, aquando da configuração, remetes para ele! por exemplo, na universidade de coimbra é necessário o thawte premium server ca e, é possível fazer download dele aqui: https://www.thawte.com/roots/index.html

  7. Avatar de gomes
    gomes

    eu há uns 2 anos atrás quando usava ubuntu configurei bem mas cai-a constantemente, troquei pelo WICD e maravilha a configuração muito mais simples que em windows é so escolher editar as credenciais escolher o certificado caso haja e esta a funcionar, hoje em dia considero o wicd um dos melhores networks managers

    [OFF-TOPIC] arch linux+ e17 num Acer 5051 a bateria dura perto de 2h num editor de texto no xp 1h e acabou

    PPLWARE para quando uma noticia sobre o fantastico enlightenment(e17)?

  8. Avatar de Pwse
    Pwse

    Como se volta a restaurar a barra de cima do ubuntu ?

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    boas, eu tenho o telemóvel samsung h1 i8320 e queria configurar a rede eduroam da minha universidade, como faço isso?

  10. Avatar de Duarte
    Duarte

    O software é o LIMO e nao Android

    1. Avatar de Hugo Cura

      Olha, pois é :p
      Fiz uma pesquisa e o primeiro sítio onde caí foi aqui: http://samsungi8320.wordpress.com/
      Daí a minha sugestão…

      Em LIMO… não, não é possível. Usas a guest e já vais com sorte 😛

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Obrigado, ja perguntei no forum.pode ser que me ajudem

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Boa tarde! Será possivel fazerem um Tutorial para configurar a rede eduroam para o Nokia N9 com sistema operativo Meego? Obrigado

  12. Avatar de manuel
    manuel

    E como fazer com o ubuntu 16.04. Não estou a conseguir autenticar na rede