Configure a rede eduroam no Android – TMN A1

49 Comentários

No sábado passado, anunciamos aqui a disponibilização do Android 2.1 oficial para o TMN A1. Como já referido nesse artigo, esta nova versão vem com muitas novidades e também um novo interface. Hoje destacamos o suporte para a rede eduroam, através do cliente 802.1x que vem por omissão nesta versão 2.1 do Android.

edruaom_00

A rede e-U/eduroam é uma infra-estrutura de acesso baseada em tecnologia wireless e com elevados patamares de segurança e destina-se a toda a  comunidade de ensino superior e investigação nacional, nomeadamente, docentes, investigadores e alunos.

Para configurarem a eduroam correctamente de acordo com as configurações da vossa Universidade, devem consultar a documentação disponibilizada normalmente pelo Centro de Informática da mesma, pois há alguns parâmetros que mudam.

Este tutorial foi realizado com base no smartphone A1, com Android 2.1 para a rede eduroam com autenticação 802.1x/PEAP.

Para começar, carregamos na tecla MENU do smartphone e escolhemos Definições

edruaom_000

Em seguida escolhemos  “Ligações sem fios e redes

edruaom_01

Depois “Definições de Wi-Fi

edruaom_02

Depois vamos escolher “Adicionar rede Wi-Fi”. Desta forma conseguimos configurar com os parâmetros correctos da infra-estrutura da eduroam, usado em cada Universidade.

edruaom_03

Configuração dos parâmetros da rede eduroam:

  • SSID: eduroam
  • Segurança: 802.1X Enterprise
  • Método EAP: Este parâmetro deve ser confirmado de acordo com as configurações da vossa instituição (ex: PEAP, TTLS)
  • Autenticação da fase 2: Este parâmetro deve ser confirmado de acordo com as configurações da vossa instituição (PAP, MSCHAPv2)
  • Identidade: indicação do vosso utilizador
  • Palavra-passe de ligação sem fios: A vossa password

edruaom_04

edruaom_05

Depois de tudo configurado, basta carregar no botão Guardar. Para confirmar se o nosso smartphone se ligou com sucesso, voltamos ao menu “Ligações sem fios e redes” e aí podemos confirmar se o equipamento já se ligou a rede sem fios.

edruaom_06

Finalmente fez-se “rede”! Esta era uma funcionalidade que eu reclamava para o meu smartphone. É um processo simples de configuração, no entanto volto a chamar a atenção para confirmarem os parâmetros de configuração usados na vossa Universidade.

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Cabral
    Miguel Cabral

    Ensinem a fazer isto em symbian! 🙂 Nunca consegui por no N95 a dar a eduroam e ja tentei montes de vezes…

    1. Avatar de Noémio Dória
      Noémio Dória

      tens de descarregar um certificado

      1. Avatar de Miguel Cabral
        Miguel Cabral

        Eu o certificado tenho, agora como configurar é que népia….

        1. Avatar de Constantino
          Constantino

          E q tal procurar os funcionários da universidade e /ou faculdade, departamento de informática? Eles são craques nessa matéria! Boa sorte.

    2. Avatar de Rui 'ALL' Sousa
      Rui ‘ALL’ Sousa

      O caso do meu 5800XM tive q modificar o certificado uma vez q os nokias não lêem *.cef. Dp a partir dai o site da FEUP explica o resto.

      1. Avatar de Ivo Mota

        A mim também funcionou no N80!

      2. Avatar de César

        Segui esses passos no meu 5800XM com certificado do ISEP e não funcionou 🙁 se usar da FEUP funciona no ISEP?

  2. Avatar de Hugo Cura

    Agora que estou seriamente a pensar em adoptar Android isto é uma excelente notícia mas…
    Isso depende da Universidade?
    Na de Coimbra, a eduroam exige o secureW2. Ou isso não se aplica a smartphones?
    Existe apenas guia de configuração, no CIUC, relativo a iPhone 3G.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Mesmo em windows não precisas do secureW2, tens é de por uam data de parametros adicionais no windows. Em linux (como o android) é mt mais fácil

      1. Avatar de Hugo Cura

        Ai sim? Não sabia. Vou averiguar isso, até porque o secureW2 me causa alguns problemas aleatórios.

        1. Avatar de gilito
          gilito

          Hugo,

          Se fores aluno do DEI/FCTUC, existe uma secção na página dos serviços de informática onde estão as instruções necessárias para te ligares à eduroam dos mais diversos sistemas/plataformas (incluindo android 2.1).

          Basicamente, tens que fazer o mesmo que o Pedro mostrou, com a diferença que tens que colocar “anonymous@dei.uc.pt” na identidade anónima…

          Boa sorte!

          gilito.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Não sou aluno do DEI, sou vizinho do lado :P, portanto provavelmente pode aplicar-se a mim.

            Obrigado pela ajuda, desconhecia isso 🙂

          1. Avatar de gilito
            gilito

            Isto não está fácil… 🙂

            A imagem que eu queria incluir era esta:

            https://helpdesk.dei.uc.pt/UserFiles/e-u-Android-6.png

            Basicamente para ver o processo todo é alterar o numero no nome da imagem de 1 a 7… 🙂

            Peço desde já desculpa pelo SPAM… 🙁

            gilito.

          2. Avatar de Hugo Cura

            Agora que experimentei, funciona perfeitamente. Liga tão rápido à eduroam como à net de casa, impecável.
            Obrigado.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Há instituições que recorrem a certificados, outras não usam…é importante que validem os parâmetros de cada instituição.

  4. Avatar de ZDL
    ZDL

    O problema é que na Uminho é preciso proxy..

      1. Avatar de ZDL
        ZDL

        Isso funciona no 2.1? Acho que só funciona no 1.6 e 2.2, no meu nem a usar o procura no market nem a usar o QRcode funciona!

  5. Avatar de Androidiano
    Androidiano

    Isto é culpa do Android 1.5/1.6
    No 2.1 ja nao é preciso este processo tao complicado

  6. Avatar de Miguel

    No meu Desire só tive que seleccionar a rede e fazer ligar… ligou logo.
    No A1, já consegui ligar uma vez, depois disso, dá sempre erro da aplicação. 😡

  7. Avatar de Um
    Um

    Nos casos em que a rede (o ssid) eduroam está oculta é necessário desactivar “Notificação de Rede”.

    A meu ver o tutorial falha por não exemplificar a instalação de um certificado…, mas pronto, vale pela iniciativa.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas ppl
    Como adiciono o certificado no meu A1?

  9. Avatar de João Cruz

    Tenho o TMN A1,já com a actualização para o Eclair (Android 2.1) mas quando tento ligar-me à Eduroam, crasha-me a aplicação das definições. Estive a pesquisar e parece que não sou o único com esse bug…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Boas,
      eu tambem tenho o mesmo problema.
      alguem pode ajudar?
      Cumps

  10. Avatar de jose
    jose

    Boas quando tento ligar a eduroam chego a passo de segurança e escolho Segurança: 802.1X Enterprise ele avança logo e pede para introduzir a pass e nao deixa aparecer para introduzir o usarname

    alguem pode ajudar??

  11. Avatar de jose
    jose

    aparece introduza a palavra pass do armazenamento de credenciais??? o que e??

    1. Avatar de ZDL
      ZDL

      A mim tb me apareceu o msm, meti a pass da minha conta google associada ao telemóvel e ficou resolvido!!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ai basta fazer a limpeza de credenciais.

        – definições -> segurança -> limpar armazenamento
        – definir palavra passe do armazenamento de credenciais

  12. Avatar de jose
    jose

    Boas

    tb consegui fui as definição e pos a pass nas credenciais e funcionou agora estou com problema e que quando ponho a identidade e pass ele da erro e aparece que vai encerrar a aplicação. :S

  13. Avatar de Samuel Martins

    Boas pessoal,

    Alguém consegiu configura a eduroam para a UALG ?!?

    Cumprimentos

  14. Avatar de jose
    jose

    Boas

    precisava mesmo de ligar a eduroam, alguém tem alguma solução para este problema ??

    quando faço ligar a fecha a aplicação do wi-fi e diz que da erro :S

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para colocar a funcionar a eduroam a funcionar depois de estoirar a aplicação do Android existem uns pequenos truques:
      – Primeiro, remover todos os perfis da eduroam
      – limpar as credenciais (definições e segurança–>Limpar armazenamento)
      – Criar as credenciais nessa mesma janela e em seguida tirar a checkbox do campo “Utilizar credenciais seguras”
      – Em seguida criar o perfil da eduroam (de preferência num local onde não exista cobertura da rede eduroam)
      – Testar num local onde haja cobertura da rede edurom
      – O telemóvel ligar-se-a automaticamente, não é preciso forçar

      Experimenta e depois diz alguma coisa

      1. Avatar de jose
        jose

        obrigado pedro pinto

        vou experimentar e depois digo como correu.
        eu estou com este problema na UA..

        1. Avatar de João
          João

          Eu tentei isso tudo e ele continua a não se conseguir ligar. A diferença que é já não crasha quando o mando ligar.

  15. Avatar de João
    João

    Não há mais novidades sobre isto ? parece impossivel que um A1 não se consiga ligar ao EDUROAM. Não era essa uma das principais vantagens da actualização do Sistema Operativo ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva João,

      Ele funcionar funciona, no entanto tem uns pequenos truques que devem ser realizados na ordem seguinte:

      – Primeiro, remover todos os perfis da eduroam
      – limpar as credenciais (definições e segurança–>Limpar armazenamento)
      – Criar as credenciais nessa mesma janela e em seguida tirar a checkbox do campo “Utilizar credenciais seguras”
      – Em seguida criar o perfil da eduroam (de preferência num local onde não exista cobertura da rede eduroam)
      – Testar num local onde haja cobertura da rede eduroam
      – O telemóvel ligar-se-a automaticamente, não é preciso forçar a estabelecer a ligação.

      PPinto

      1. Avatar de João
        João

        Agradeço a resposta e o espírito de colaboração deste forum, mas já tinha dito no post atrás que experimentei isso tudo e não funcionou, apenas a ligação deixou de “crashar” mas eduroam ligado nada. Posso estar a fazer alguma coisa mal embora já tenha tentado dezenas de vezes. Por isso pergunto: já alguém conseguiu ligar o A1 ao Eduroam no IST ?
        Abraço,
        João

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Eu sou do IST e nenhum A1 até agora funcionou com a eduroam de lá…infelizmente, porque me dava um jeitão.

          1. Avatar de Alguem
            Alguem

            Serei eu o primeiro a conseguir? O meu funciona perfeitamente, é só ligar o wifi e voilá!

    2. Avatar de Hugo Cura

      Da forma como escreves parece que nos estás a culpar de algo que não funciona num aparelho.

      Os meu (e da restante malta) liga-se perfeitamente bem e sem qualquer problema. Se calhar o problema é outro.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        De todos os A1 que já vi nenhum se conseguiu ligar à eduroam. No entanto todos os HTC’s que vi conseguiram ligar-se. Estranho não?

  16. Avatar de João
    João

    Está resolvido. Funciona sem certificado mas a configuração é diferente. Tem de ser TTLS e PAP em vez de PEAP e MSCHAPV2. Ver detalhes na página de config do eduroam do IST (http://wifi.ist.utl.pt/configuracoes/android/eclair/)

  17. Avatar de Samuel Martins

    Boas pessoal,

    Consegui finalmente ligar o meu Android à rede Eduroam da minha universidade(Universidade do Algarve – UALG).

    Fiz um pequeno “tutorial” que podem consultar no link abaixo..

    http://deei.fct.ualg.pt/~a34752/eduroam.html

  18. Avatar de Ricardo Costa

    Boas pessoal,

    Tenho Android 2.1 e não consigo ligar-me a rede Na universidade de Aveiro, pois o meu smartphone não vem com o certificado MSCHAPV. Alguém sabe o q ue posso fazer?

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    Funcionou à primeira no Samsung MiniGalaxy II !!!