Como actualizar o Ubuntu 11.04 para a versão 11.10?

56 Comentários

O Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot está disponível  e são muitos os utilizadores que aproveitam o fim de semana para actualizar as suas máquinas. Depois de termos ensinado a instalar o Ubuntu 11.10 no virtualBox (ver aqui), hoje deixamos uma dica para os utilizadores que já têm o Ubuntu 11.04 e pretendem actualizar para a nova versão.

update_11_04_to_11_10

Para quem tiver uma versão mais antiga do Ubuntu, pode facilmante actualizar o mesmo para a ultima versão executando o  Update manager.

ubuntu_update_00

Nota: Para quem pretender actualizar para o Ubuntu 11.10 através da linha de comandos, basta pressionar as teclas CTRL+ALT+T e escrever update-manager-d na caixa de comando.

Dentro do Update Manager  basta escolher Upgrade

ubuntu_update_01

Para dar início ao processo de Upgrade basta carregar no botão Upgrade

ubuntu_update_02

Como viram o processo é bastante simples e evita aos utilizadores que já possuem o Ubuntu 11.04 (ou até mesmo versões mais antigas), a instalação de raiz da nova versão do Ubuntu.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de delaorden

    E aí, tem muitas e boas mudanças ?

    1. Avatar de goose
      goose

      sim ! na minha opinião e experiência,o novo ubuntu esta muito melhor ! já uso o novo ubuntu deste a beta 1.nota 10 !!

    2. Avatar de Armando
      Armando

      Não, os mesmos programas que podes encontrar em qualquer distribuição linux, os mesmos temas, a mesma má gestão de energia de sempre, etc.
      A verdade é que estas distribuições linux estão completamente ultrapassadas, isto é do século passado. O melhor é transformarem este lixo todo em sistemas operativos minimalistas, que transformem as máquinas em meros terminais de acesso à internet, com a maior autonomia de bateria possível. Isto é o futuro.

      1. Avatar de mana
        mana

        já que és deste século, diz lá que distribuição está actualizada

        1. Avatar de faustino
          faustino

          Ó mana o que o Armando quis dizer foi que nenhuma distribuição de Linux presta ( pelo menos é o que eu entendo do que ele escreveu).

          1. Avatar de mana
            mana

            a ser assim só posso concluir que compra computadores com SO já instalado e não faz ideia a liberdade que o linux permite, eu dizia meia dúzia de motivos para usar linux mas se tiveres curiosidade em saber procura.

      2. Avatar de Lara
        Lara

        O ubuntu e outra qualquer distribuição é um lixo porque pessoas como tu não lhe sabem dar o devido uso.

        1. Avatar de Armando
          Armando

          Lara, pessoas como eu, inteligentes, dão a devida utilização ao Ubuntu. Pegam numa Pendrive velha e instalam o sistema via Unetbootin, para usar em caso de emergência. É basicamente só para isso que o Ubuntu serve, hoje em dia.

          1. Avatar de mana
            mana

            quando estás aflito com o windows o linux é que vale, que piada

          2. Avatar de Artur
            Artur

            Como é possível que alguém que se auto-intitula de inteligente dizer tanta barbaridade num tão curto espaço de tempo…

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Armando, com esse tom de voz nenhuma menina gostará de ti ! Isso é que é ser gentleman?

        2. Avatar de Armando
          Armando

          @Pedro Pinto, lol… meninas que usam linux, isso é coisa rara de ser ver, só se forem da geração Magalhães ou estudantes de informática.
          Mas eu nem disse nada de especial, esta malta do linux é que é muito sensível, excepto quando é para comentar notícias da Microsoft e escrever “Windows é m**da”, como se costuma ver em relação aos clubes nas notícias do futebol, aqui é a mesma coisa.
          Porém, se o Windows tivesse 1/10 dos bugs que a última versão do Ubuntu apresenta, aí é que íamos ver a delicadeza e boa educação destas pseudo-meninas que de repente apareceram por aqui…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Pensas que informática é só coisa de homens? ai ai ai, andas des-Updated quantos anos?
            Vamos la dar valor as meninas!!!

        3. Avatar de Armando
          Armando

          Não, eu disse que as meninas não usam linux. Regra geral, as mulheres têm um sentido prático mais apurado e escolhem aquilo que realmente funciona de modo simples e eficiente.

          1. Avatar de mana
            mana

            se usas o pc para consultar o facebook o linux para isso realmente não serve

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Tutoriais destes são umas piada, este janela até parece automáticamente, acho que até a minha avó conseguia actualizar o Ubuntu.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É isso mesmo…é Linux!

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        É capaz. Diz a avozinha para instalar o PostgreSQL (ou outra aplicação através da linha de comandos)… a ver se é assim mesmo.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Se a avozinha andar a ler a nossa rubrica “Comandos Linux para Totós” certamente que não terá problemas 🙂

          1. Avatar de monux
            monux

            – Fanático de carteirinha DETECTED totalmente OFF-TOPIC . – Como se diz por aquí : Cada macaco no seu galho !

        2. Avatar de faustino
          faustino

          Mas o PostgreSQL é preciso ser pela linha de comandos?

  3. Avatar de Vasco Amaral
    Vasco Amaral

    Da 10.10 para a 11.10 dá?
    Tks

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Arrisco-me a dizer que sim.

  4. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Sinceramente é preferivel uma fresh install do que upgrade.

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Sem sequer ser utilizador regular… +1!… As pessoas esquecem-se que com os upgrades fica sempre lixo para depois andar a apagar… O que dependendo do estrago que o lixo possa fazer no sistema até pode ser complicado… E neste caso é toda a plataforma, principalmente gráfica, que vai ser mudada… Para o próximo já será mais pacífico visto que roda sobre a mesma plataforma… Mas para quem quiser tentar… Sintam-se livres!…

  5. Avatar de TfA
    TfA

    Ubuntu 11.10 Oneiric Oncelot ?

    Ou será Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot?? 😛

  6. Avatar de Milhafre
    Milhafre

    Esta actualização mantem as minhas definições do tema, icons, etc etc?

    Já agora alguem sabe como posso meter o chrome totalmente em portugues? o meu dicionario so aceite inglês…

    Muito obrigado ao pplwarianos!!

    Abraço

    1. Avatar de monux
      monux

      – No meu caso mantive todas as configurações.Mas tem que cuidar no final da atualização. Pois é perguntado sobre manter ou alterar,algumas configurações .

      1. Avatar de Milhafre
        Milhafre

        Muito obrigado pela sua atenção!!

  7. Avatar de Milhafre
    Milhafre

    Esta actualização mantem as minhas definições do tema, icons, etc etc?

    Já agora alguem sabe como posso meter o chrome totalmente em portugues? o meu dicionario so aceite inglês…

    Muito obrigado ao pplwarianos!!

    Abraço!!!

  8. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Instalei a nova versão do Ubuntu num Pc de testes. Agora o que faço? Poderiam-me dar algumas sugestões no sentido de começar a inteirar-me do que é este SO e para que serve? Desde já agradecendo…

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Serve para fazer tudo o que fazes com qualquer outro sistema operativo (aka windows).

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não, terás de voltar a colocar o tema de desejares.

    Abraço

  10. Avatar de jpng81
    jpng81

    épa não actualizem para o 11.10, existem distros melhores que esta porcaria… não sou o único a dizer isto, vejam este video, e vejam se faz sentido a porcaria do unity!!!!!

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      vejo muita gente a “detestar” o ubuntu por causa do unity, e sempre gostei mas se não gostarem existe a gnome shell nos repositórios (ou o fallback que é o classico), não é necessário mudar de distro só porque não gostam da interface principal.

    2. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Em 1º lugar muitos parabéns a Pedro Pinto e restante equipa pelo excelente PPLWARE de que podemos felizmente desfrutar!…

      Caro jpng81: Curiosamente uma pequena pesquisa pela net no Distrowatch e não só dá para se perceber que desde o início da disponibilização do Unity, o Ubuntu não só manteve o 1º lugar como até aumentou a sua liderança!… Mais: o 3º lugar foi consolidado por um tal de Fedora que alguns consideram de mais difícil para iniciantes, mas que qualquer dia… Ultrapassa o 2º que é o Mint, uma distro que todos consideram como a mais fácil para utilizadores comuns!… E porquê? É que no mundo da tecnologia quem não evolui estagna!… E os programadores não vivem de ar, meu caro!…

  11. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Tenho a atualizaçao, mas nao consigo escrever os acentos, apesar de ter o teclado configurado para portugues. Isso nao acontecia antes. Alguem sabe porque?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tiago experimenta o seguinte comando na linha de comandos:
      setxkbmap -model abnt2 -layout pt

  12. Avatar de monux
    monux

    – Fiz a atualização de 11.04 para 11.10.
    – Não inicializou normalmente,entrei no modo de recuperação e re-instalei minha placa de vídeo(NVIDIA 9400GT) pelo terminal,pois sempre mantenho o driver dela baixado em /Downloads.
    – Desde então está tudo perfeito.
    – Sou usuário comum e a maioria dos Tutoriais e Dicas que preciso, acho aqui no Pplware.
    – E há muitos anos !

  13. Avatar de TiagoAlves
    TiagoAlves

    Boas!
    Acabei de fazer a actualização, com um problema ou outro mas nada de grave (:

    Tenho é uma dúvida – a configuração da aparência está assim tão fraca quanto parece, ou faz-se de maneira diferente?

    Eu já tinha instalado o beta, e a secção “Aparência” estava assim, mas pensei que fossem melhorar a coisa, mas está igual.

    Já andei à procura, tentar configurar isto minimamente, como fazia no 11.04, e nada. Alguém me pode esclarecer?

    Cumps, e parabéns tanto por este post, como também pelos outros que englobam o Ubuntu, que são uma grande ajuda para mim, que ando nisto há pouco tempo 😉

    1. Avatar de goose
      goose

      icones:
      sudo add-apt-repository ppa:tiheum/equinox
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install faenza-icon-theme

      para mudar os icons,temas, fonts,etc :
      sudo apt-get install gnome-tweak-tool

      ou então usas este comando para instalar o gnome shell, extensões, gnome-tweak-tool.

      sudo apt-get install gnome-shell-extensions-alternate-tab gnome-shell-extensions-alternative-status-menu gnome-shell-extensions-user-theme gnome-tweak-tool gnome-shell-extensions-workspace-indicator gnome-shell-extensions-apps-menu gnome-shell-extensions-drive-menu gnome-shell-extensions-system-monitor gnome-shell-extensions-places-menu gnome-shell-extensions-dock gnome-shell-extensions-native-window-placement gnome-shell-extensions-gajim gnome-shell-extensions-xrandr-indicator gnome-shell-extensions-windows-navigator gnome-shell-extensions-auto-move-windows

      o melhor site sobre o ubunto na net,na minha opinião !
      http://www.webupd8.org
      ps: desculpem pplware se não posso fazer publicidade a outros sites ! cumpz

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, é um grande site sem duvida. No entanto dois reparos:
        – Não é em portugues
        – e apenas fala sobre Linux e Ubuntu

        Assim sendo, o pplware leva vantagem 🙂

        1. Avatar de TiagoAlves
          TiagoAlves

          Realmente, toda a razão 😀 tanto que é sempre a primeira escolha!

      2. Avatar de TiagoAlves
        TiagoAlves

        Muito obrigado 😀 quando andei a pesquisar, li sobre o tweak tool, mas o resto ainda não tinha visto.

        P.S.: acho que o Compiz também deixa personalizar bastante

  14. Avatar de K
    K

    Olá. Falem também do Kubuntu (minha escolha), Xubuntu, Lubuntu. Existem alternativas ao Unity!

  15. Avatar de Cláudio Rodrigues
    Cláudio Rodrigues

    Bem estou com um problema que não acho solução. e o seguinte instalei uma versão do ubuntu mas não consigo aceder a internet através da minha pen usb kanguru Model: E173S-1. sEALGUEM PODER AJUDAR POR FAVOR.

  16. Avatar de delaorden

    poxa, hehehe, o pessoal anda meio indocil. Mas o que vale é isso, respeitar o ponto de vista de cada um. Acho sinceramente, que a comunidade que desenvolve Linux (qualquer distro) precisa urgentemente de uma renovação.
    É um absurdo, alias, uma aberração, e até uma piada, precisar de digitar um comando esdrúxulo, como o postado pelo amigo @goose, para se fazer coisas tão simples. Afinal, para que tanta frescura ? Não seria mais facil e bonito SIMPLIFICAR ?
    Unir um sistema seguro ccom uma interface e usabilidade mais amiga ?.
    Em parte concordo com o pessoal que abomina o Linux, justamente por essas coisas inexplicaveis no contexto atual de desenvolvimento de outros sistemas, seja Windows, ou macOx, ou outro.
    P.S; Acho o Mint muito, mas muito melhor, que o Ubuntu.

  17. Avatar de delaorden

    putz, desculpem aí pela postagem duplicada. Foi o Windows hehehe

  18. Avatar de Belini
    Belini

    Fiz o upgrade do 11.04 para o 11.10, mas estou com um problema que só posso usar o Unity 2D, no normal (3D?) ele só mostra o Nautilus em fullscreen, e não inicía o Unity normalmente.
    Já removi e reinstalei os drivers da minha ATI 4250 integrada, mas não adiantou…
    Alguma ajuda?
    Quando faço o logon fica identico a tela do link abaixo:

    http://picfront.de/d/8ngr

    Note que o menu que aperece é do nautilus…

  19. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Ola bom dia tenho um problema espero que me possam ajudar. É o seguinte eu baixei o novo sistema operativo Ubuntu 11.10 e instalei, mas não consigo aceder a internet com o meu modem da optimus Kanguru Huawei Mobile Broadband E173. Por favor se me poderem dar uma ajuda agradeço. Muito obrigado amigos. Abraço.

  20. Avatar de Lopes
    Lopes

    Ubuntu 11.10 já está instalado, siga para a descoberta 😀

  21. Avatar de Cláudio Eduardo Nascimento Pinto
    Cláudio Eduardo Nascimento Pinto

    utiliso o Ubuntu 11.04 sem problemas algum, para mim e o melhor SO que existe se adptou muito bem com o meu notbook CCE INFO necessário fazer qualquer modificação ou alteração.