Cockpit: É fácil administrar uma máquina com GNU/Linux

12 Comentários

Administrador que é administrador gosta de recorrer à linha de comandos para realizar as mais diversas operações no sistema. No entanto, dependendo da acção, nem sempre a linha de comandos é flexível e nesse sentido é importante que se tenham as melhores ferramentas gráficas.

Depois da apresentação do Webmin e ajenti, vamos conhecer o Cockpit.

screenshot-network


Tal como o Webmin, o Cockpit é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix.

Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.

screenshot-storage

Com o Cockpit podemos gerir vários servidores em simultâneo através da mesma interface web. Podemos gerir serviços, criar utilizadores, controlar o espaço de armazenamento, aceder facilmente ao próprio terminal da máquina, etc.

screenshot-dashboard

Com instalar o Cockpit?

A instalação desta ferramenta é muito simples.  Para este tutorial usamos o CentOS 7. Aqui ficam os passos:

yum install cockpit
systemctl start cockpit
systemctl enable cockpit.socket
firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=cockpit
firewall-cmd –reload

Depois de instalado, devem abrir um browser e aceder ao seguinte endereço: http://<endereco_IP_servidor>:9090
CentOS
De acordo com o que testamos, o Cockpit parece-nos ser uma ferramenta bastante interessante e funcional. A interface está muito bem desenhada e a ferramenta é bastante fluída. Para outras distribuições podem ver aqui se há suporte.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Algo similar para raspberry pi, existe? quanto mais levezinho melhor

    1. Avatar de lpdourado
      lpdourado

      O Webmin que é referido no início do post.
      Tenho instalado no meu raspberry pi e é bastante fluído.

  2. Avatar de Full
    Full

    Maybe Observium?

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Ainda não têm para Ubuntu… 🙁

  4. Avatar de Miguel Nunes
    Miguel Nunes

    Isto pode ser instalado juntamente com o Ajenti ou outro painel de controlo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, funcionam em portas diferentes

  5. Avatar de Edexote
    Edexote

    Convinha mencionar que Cockpit só para distros da família Fedora/Red Hat. Para distros Debian, etc, só se forem ao github buscar a fonte e adaptá-la, porque dá erros na compilação em Debian.

  6. Avatar de josé
  7. Avatar de Luciano Santos
    Luciano Santos

    Seria interessante um quadro comparativo dos 3, com suas vantagens e desvantagens. Além disso como fica a questão de consumo de recursos, (CPU/RAM MEM/PROC) utilizando uma mesma máquina como parâmetro.