ajenti – Gestão do seu servidor Linux através da Web

22 Comentários

… uma alternativa ao Webmin

Como Administrador de sistemas, alguns deles baseados em Linux, a gestão dos mesmos é normalmente realizada via CLI. No entanto, há determinadas situações em que um ambiente gráfico ajuda a realizar determinadas tarefas . O Webmin  é a minha ferramenta gráfica preferencial para gestão via Web de máquinas Linux mas recentemente tenho testado o ajenti e tenho boas impressões. Vamos conhecer melhor esta plataforma.

ajenti

Ajenti é uma ferramenta open source que funciona estilo um painel de controlo para gestão dos mais diversos serviços numa máquina Linux, como por exemplo Apache, Cron, File System, Firewall, MySQL, Nginx, Munin, Samba, FTP, Squid….e muitos outros. Esta ferramenta  é web based, muito semelhante ao Webmin, e muito útil para gestão de VPS e servidores dedicados.

Como instalar o ajenti no Ubuntu e derivados?

Para instalar o ajenti basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list

sudo nano /etc/apt/sources.list

e adicionar a seguinte linha

deb http://repo.ajenti.org/debian main main

aj_00

Passo 2) Vamos agora proceder a instalação da chave do respositório

wget http://repo.ajenti.org/debian/key -O- | sudo apt-key add -

Passo 3) Mandamos agora actualizar a lista  de sources

sudo apt-get update

Passo 4) Por fim, mandamos instalar o ajenti, usando o comando

sudo apt-get install ajenti

Depois de instalado basta abrir o browser e inserir o endereço http://localhost:8000. Para entrar use as seguintes credenciais:

utilizador: admin

Password: admin

aj_01

Numa primeira fase o utilizador é questionado sobre quais os plugins (num total de 35) a instalar, que permitirão gerir os mais diversos serviços.

aj_02

Do lado esquerdo aparecerão todos os serviços possíveis de gerir  e do lado esquerdo todos os parâmetros que podem ser configurados.

aj_04

O ajenti é uma fantástica alternativa ao Webmin. Com esta plataforma, o administrador tem uma visão rápida e completa de todo o que se está a passar nos seus servidores. Para que tenciona implementar um plataforma deste tipo, o ajenti  é sem duvida uma boa solução. Experimentem.

Que outras plataformas de gestão conhecem/usam?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ricardo
    ricardo

    Para o centos alguma forma de fazer a instalação?? Ou alguma ferramenta similar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este funciona tb no centos , posso passar os comandos de instalação

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Ajudaria bastante o seu amigo brasiliense….

    2. Avatar de Edexote
      Edexote

      É simples, vem aqui:

      http://www.ajenti.org/man/install/rpm.html

      e segue as instruções para instalar pacotes rpm, que é o que CentOS usa. Tens lá os comandos que necessitas.

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        muito grato!!!

  2. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    E para RedHat, há alguma versão?

  3. Avatar de João Miguel
    João Miguel

    Muito bom

  4. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Boas

    Não conhecia, parece ter uma GUI bem mais apelativa!
    Para quem usa ou usou o Webmin, este ajenti é intuitivo?

  5. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    ISPConfig3

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É melhor que o ZPanel?

  6. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Parece-me bem, com uma interface mais limpa que o Webmin, pelo menos, tenho q testar 🙂

  7. Avatar de Maximvs
    Maximvs

    Boa noite, estou com algumas dificuldades em instalar o Munin.
    É possível ajudar?
    Obrigado

  8. Avatar de João Diogo Costa
    João Diogo Costa

    Parece muito bom.

    Alguém sabe como implementar SSL no ajenti?

  9. Avatar de ftpaul
    ftpaul

    Comparativamente ao ZPanel que é o que eu us só a instalar deu muito menos dores de cabeça. Ainda tenho que testar a criação de mails e redireccionamento de domínios mas até agora estou com boa impressão.

  10. Avatar de Andre
    Andre

    Oi,

    Tentei instalar no debian 6 e no 7 mas nos dois tenho o mesmo retorno de erro qndo tento gerar a key segue o erro:

    wget http://repo.ajenti.org/debian/key -O- | apt-key add –
    –2013-08-23 00:32:51– http://repo.ajenti.org/debian/key
    Resolvendo repo.ajenti.org (repo.ajenti.org)… 108.161.187.129
    Conectando-se a repo.ajenti.org (repo.ajenti.org)|108.161.187.129|:80… conectado.
    A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta… 404 Not Found
    2013-08-23 00:32:53 ERRO 404: Not Found.

    gpg: nenhum dado OpenPGP válido encontrado.

    Pode me ajudar a entender o que esta acontecendo?

    Eu ate consegui instalar mesmo sem a key mas mesmo depois de dar start no servico o acesso via browser nao funciona.

    Desde já agradeço qualquer ajuda.

    abs

  11. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Olá, instala tudo normal. MAs nao abre na porta 8000! Nao abre nada, help?

    1. Avatar de Leandro angelo
      Leandro angelo

      Libere a porta 8000 no firewall, execute o comando no ssh: ufw allow 8000

      Depois é só acessar https://seuendereçoouip.com:8000

      Lembre-se que é https não http

  12. Avatar de Felipo Antonoff Araújo

    Alguém conseguiu usar ele para impor limites aos usuários? como o Virtualmin, froxlor e outros fazem.

    Por exemplo: Limitar o uso de HD, Banda mensal, número de FTP e etc.

  13. Avatar de raphael
    raphael

    Eu fiz a instalacao porem nao abre na porta 8000, tem como me ajudar?

    1. Avatar de Raphael Matheus Pereira
      Raphael Matheus Pereira

      Também tive problemas para acessar a página
      “Esta página da web não está disponível
      ERR_CONNECTION_RESET”
      Busquei nos fóruns e não achei, então tentei:
      https://localhost:8000​
      e funcionou 🙂
      espero que ajude