Ubuntu Builder – Cria a tua própria distribuição Ubuntu/Mint

21 Comentários

O software livre oferece-nos características muito interessantes, sendo inquestionável capacidade de personalização e adaptação. Qualquer utilizador pode adaptar o código fonte às sua necessidades e, ao nível das próprias distribuições Linux,  um utilizador poderá inclusive criar a sua própria distribuição Linux, incluindo apenas os pacotes de software que necessita.

Depois de termos apresentado aqui o Ubuntu Customization Kit – uma ferramenta que permite ao utilizador criar um Live CD personalizado do Ubuntu (e também Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu), hoje vamos conhecer o Ubuntu Builder .

ubuntu_builder_01

O Ubuntu Builder dá a liberdade aos utilizadores de criarem uma distribuição Linux Ubuntu ou Mint á sua medida, alterando os mais diversos parâmetros e incluindo apenas o software necessário. Desenvolvido por Francesco Muriana, o Ubuntu Builder oferece uma interface muito bem organizada e muito simples de operar…permitindo assim que qualquer utilizador construa a sua própria distribuição.

ubuntu_builder_00

O que é possível personalizar/adaptar com o Ubuntu Builder?

Com o Ubuntu Builder o utilizador poderá, por exemplo:

  • Definir qual o ambiente de trabalho a incluir na distribuição (ex. Gnome3, KDE, etc)
  • Incluir as aplicações que pretende por omissão
  • Indicar o nome da distribuição (ex. PplwareUbu)
  • Incluir um ficheiro de texto com as release notes
  • etc..
Como instalar  o Ubuntu Builder no Ubuntu?

Para instalar o Ubuntu Builder no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:f-muriana/ubuntu-builder
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-builder

Depois de instalado o ubuntu-builder, basta executá-lo e começar a produzir a sua própria distribuição.

Como referido, o Ubuntu Builder suporta também o Linux Mint, sendo suportado o Linux Mint 13 nesta  ultima versão desta aplicação.  Experimentem e quem sabe a vossa distribuição não fará sucesso.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Queiroz

    Grande cena… Vou explorar isto de certeza. Obrigado!

  2. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Já tinha lido sobre esta ferramente em algum lado mas ainda não tive oportunidade de experimentar.
    A verdade é que, apesar de uma boa oferta de aplicações de origem no Ubuntu, não agrada a gregos e a troianos, pelo que isto poderá ajudar a poupar algum tempo em novas instalações.
    Se não estou em erro, existe algo semelhante para correr na shell que permite criar uma distribuição exactamente igual ao estado actual do sistema operativo. Alguém confirma?

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        É interessante também, mas não era a isso que me referia. O que vi na altura possibilitava a criação um iso da distribuição incluindo os packages instalados naquele momento. Basicamente permitia criar um cd de instalação à medida, um distro personalizada, tal como a aplicação aqui apresentada.

        1. Avatar de rand
          rand

          Quando falaste em estado actual eu assumi que tambem querias as configurações já aplicadas ao sistema

        2. Avatar de ricardo

          Boas.
          Penso que se esta a referir ao Suse estudio. sendo possivelo criar neste uma distro totalmente personalisada. no entanto cuidado para não se esquecer de instalar as dependencias. Ele só instala o que referirmos especificamente.

      2. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Assim muito rapidamente encontrei este artigo, já antigo, mas que apresenta algumas soluções para a criação de distros personalizadas, entre as quais a Builder que penso corresponder a esta.

        Para quem queira maior poder de personalização:
        http://www.techradar.com/news/software/operating-systems/10-scripts-to-create-your-own-linux-distribution-665247

        1. Avatar de rand
          rand

          Tenho que experimtar a “Remastersys” o meu laptop precisa de muita configuração que pelos vistos posso evitar se usar essa ferramenta.
          Obrigado 😀

          1. Avatar de Tiago Dias
            Tiago Dias

            Ora essa 😀

  3. Avatar de Francisco Costa

    na nossa empresa de eventos usamos uma distribuição própria para instalar em todos os postos de trabalho

    1. Avatar de AF
      AF

      Interessante o site mas… tem lá uns erros graves:

      Descobrir novos eventos perto de ti.

      Cria os teus evenetos especiais. (evenetos)

      Panear o que ver e assistir em viagem (Panear)

      😉

      1. Avatar de Francisco Costa

        Obrigado, o site é desenvolvido em Inglês e a tradução portuguesa tinha uns typos.. Já foi corrigido!

        1. Avatar de Filipe Sousa
          Filipe Sousa

          parabéns! é bonito ver pessoas a assumir os erros! força nisso

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Olha se não é o homem que me viciou nisto do linux… um bem aja para ti francisco

  4. Avatar de ze
    ze

    Que cena fascinante. Basicamente é o msm que instalar os pacotes com o ubuntu instalado de modo tradicional.

    Aplicação da treta

  5. Avatar de norberto santos
    norberto santos

    depois de finalizar todo o processo é possível apagar o programa e respetivas pasta que ele cria? se é como se pode fazer
    os meus agradecimentos

  6. Avatar de Ricardo Magalhães

    A testar 😀 vou construir a minha distro.

  7. Avatar de Hal
    Hal

    É sem dúvida uma ferramenta bastante interessante. Não só para quem tem o bichinho de andar constantemente a mexer no linux como para utilização profissional.
    Viva o Linux!

  8. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ok a cena parece ser fixe mas não há forma de se criar uma distro Linux sem ter o Linux instalado? Estou neste momento a correr o SLAX num PC do emprego (a funcionar via LiveCD) e apesar desta distro ser interessante até que eu gostava de criar uma distro “ElectroLinux” para acrescentar mais umas aplicações…

    Que me aconselham? Obrigado!

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Anes de te responder fui visitar o sit do Slax e fiquei alo desiludido. Na minha perspectiva, o Slax tinha 2 pontos fortes: uma distro muito leve e com possibilidade de personalização no próprio site. Parece que este último ponto já não está disponível. Cheguei a ter uma instalação do Slax em que todos os módulos/aplicações que necessitava já vinham na própria distro que criei diretamente no site quando realizei o download.

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Desculpem-me, parece que o meu teclado está a “comer” algumas letras…