Chegou o novo Linux elementary OS Luna

52 Comentários

…a distribuição Linux que tem “cara” do MacOS e um desempenha fabuloso!

O site do projecto elementary OS Luna mostrava, já há alguns dias, um contador que dava indicações para algo novo a ser apresentado. Findo o tempo, e a confirmar os rumores que circulavam na Internet, a novidade não é nada mais que a nova versão do elementary OS Luna.

luna_00

As experiências e conteúdos partilhados na comunidade Pplware têm servido para reforçar a nossa aposta forte no segmento Linux, trazendo aos nossos leitores o melhor do mundo Linux, tanto ao nível das aplicações como ao nível das distribuições. Foi em Novembro de 2012 que escrevemos aqui pela primeira vez sobre o elementary OS Luna, depois desta distribuição ter sido muito abordada na Comunidade Linux Pplware.

luna_01

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

luna_02

Segundo os utilizadores, quando se experimenta o elementary OS fica-se fã da distribuição isto porque é o rosto de um projecto muito bonito e todas as funcionalidades são pensadas ao pormenor.

luna_03

Para quem quiser experimentar já esta nova distribuição, que possui versão LiveCD, basta descaregá-la gratuitamente a partir do link disponibilizado abaixo.  Nos próximos dias o Pplware irá apresentar um artigo com informações mais detalhadas sobre esta versão, mas as primeiras impressões são muito positivas.

Download: elementaryOS Luna final
Homepage: elementaryOS

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luna-tic
    Luna-tic

    At last!

    Acredito numa excelente receptividade para isso.

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Gosto bastante do elementary, é bastante simples e com um design limpo. Só queria a dock na esquerda…

    1. Avatar de jmgl
      jmgl

      Não tenho a certeza, mas penso que com o elementary tweaks, consegues mudar a dock.
      Excelente distribuição é a minha de eleição.

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        sim é possível por na esquerda ou direita com o elementary tewaks
        comandos para instalar através do PPA:
        sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update
        sudo apt-get update
        sudo apt-get install elementary-tweaks

        basta depois ir ao switchboard (configurações) e tem la o elementary tweaks

  3. Avatar de Emannxx

    É bonito sim senhor 🙂

  4. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Já está a criar a LiveUSB :p nunca a exprimentei mas pelo que vi aqui e no site deles parece ser uma distro brutal

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Gosto do estilo, mas isso posso por igual em qualquer outra Distro e o desempenho é sem duvida bom. Mas não passa disso, falta muita coisa para ser a Distro “perfeita”.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      O que falta?

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Nem sei por onde começar…

        “Copiaram” o estilo do Nautilus, retiraram praticamente tudo o que tem a ver com opções, acrescentaram umas cores para as pastas e esta feito, horrível.Até o gestor de ficheiros no Janelas é mais completo.

        Escolheram a dock mais leve de todas, até ai nada contra, mas podiam ter colocado mais “botões” para a controlar, temos mais de 10 opções “normais” que podemos fazer com ela, mas temos que ir ao script…

        Vou me ficar por aqui, não quero fazer disto uma guerra, até porque gostei do elementary, se conseguir manter o desempenho e começar a adicionar recursos importantes sera uma das mais usadas, sem duvida.

  6. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Para mim só faltam uns drivers decentes para a minha placa de rede sem fios. É uma Intel® PRO/Wireless 3945ABG e o seu suporte em Linux é no mínimo muito mau.

    1. Avatar de Francisco Neves
      Francisco Neves

      O mesmo acontece na Broadcom 4313.

  7. Avatar de João Nascimento

    Esperei muito tempo para ver a versão final desta distro a funcionar. Ando para formatar o pc e colocar algo novo para substituir o Xubuntu, poderá ser esta? Esperemos.

    Cumprimentos.

  8. Avatar de TFrancisco
    TFrancisco

    Já está a fazer o download.
    Irei testar, e espero que seja para ficar.
    Agradou-me bastante o pouco que vi

    Cumprimentos

  9. Avatar de PapiMigas
    PapiMigas

    Já uso há mts meses no meu desktop principal, aconselho 😛

  10. Avatar de Carlos Nogueira
    Carlos Nogueira

    Estou com problemas na instalação, gravo o .iso para uma pen mas ao arrancar pela pen, o sistema não é reconhecido, alguem já teve este problema ?

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Vê se formatas a pen como fat32 se não não dá 😉

  11. Avatar de Eric
    Eric

    Sai do Ubuntu 13.04 e fui para o eOS, aconselho, é a melhor distro que já usei, estável, incrivelmente rápida e linda!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      EU acho que vou seguir o mesmo caminho 🙂

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Mais leve que o xubunto?

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Para mim sim, sem duvida, o elementary é a minha distro de eleição!

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        A nível de programação é igual ai Ubuntu 13.04?

  12. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Fui experimentando ao longo do seu desenvolvimento e é em dúvida uma excelente distribuição e com ótimo desempenho!
    Gosto particularmente do cuidado que eles tiveram com vários pormenores ao nível visual, ao ponto de admitir que é a distribuição mais bem consiga ao nível gráfico.

    Mas mesmo assim não chegou para me convencer a deixar para trás o Xubuntu 13.04 altamente customizado visualmente. O Xfce continua a ser a minha UI de eleição.

  13. Avatar de Rodrigo de Sousa Martins
    Rodrigo de Sousa Martins

    Sem dúvidas, um dos motivos essenciais para esta distro ser tão leve e bonita foi ter base no Ubuntu 12.04, usava a 13.04, ela tá muito legal, mas a LTS de longe é mais estável. Ponto pra equipe do eOS que escolheu ele como base. Diria que encontrei minha distro perfeita, estou bastante satisfeito com ela, pois além de linda é rápida (muito rápida mesmo, quando liga usa pouco mais de 300mb de RAM e CPU praticamente ZERO). Encorajo a todos a testar ela…

    Cumprimentos…

  14. Avatar de Darktux
    Darktux

    Estou com ideias de instalar sem dúvida.
    Ainda só testei no LiveCD e estou a gostar. No entanto estou com um problema: Não consigo ligar a pen da internet, algo trivial na generarilade das distros.
    Alguém tentou ?
    Obg.

  15. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Por acaso também estou a experimentar e até ver estou a gostar. Só tenho 2 problemas… Faz-me diferença não ter o botão de minimizar :S e 1º como é que meto o bluetooth a funcionar? Detecta o dispositivo mas não consigo enviar nada.

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      O outro problema é os clicks. Na beta que experimentei dava para mudar a opção do número de clicks para abrir as pastas. Nesta versão final não está no mesmo sitio :/

      1. Avatar de Darktux
        Darktux

        Pelo que li no site já não épossível alterar a questão do single/double click.

      2. Avatar de Darktux
        Darktux

        Afinal com o elementary-tweaks consegues alterar.
        Vê como instalar num dos comentários mais acima.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Boas!
      Para o “problema” do minimizar podes sempre ir às definições de sistema, Area de trabalho, cantos ativos e escolhes o lado que queres para minimizar!
      Foi isso que eu fiz, e até acho melhor! 😀

  16. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Já instalei, no entanto não consigo ver vídeos no youtube, a imagem está sempre “preta” no entanto na “time line” do próprio video consigo pré-visualizar. Alguém já teve o mesmo problema? O browser é o Midori.

    1. Avatar de João Moreno
      João Moreno

      Também tinha problema e resolvi instalar o Chrome, e ficou tudo resolvido 😉

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Deve ter a ver com o Flash Player :/ Ou instalas o Firefox ou o Chrome/Chromium que te resolve o assunto 🙂

  17. Avatar de TFrancisco
    TFrancisco

    Infelizmente estou com problemas a nível gráfico, não consigo usar o portátil com um monitor externo, pois não é detectada a porta HDMI, mas também já tinha detectado este problema no Ubuntu. Não existe grande suporte para o meu Portátil (Asus N56VZ)… supostamente existem drivers Nvidia para linux, mas acaba por estragar o boot do SO.
    Também não consigo carregar a bateria do portátil.

    Enquanto não houver mais desenvolvimentos, não poderei continuar a usar este SO, tenho muita pena, porque do que vi, adorei a simplicidade, está bastante apelativo visualmente e bastante fluido.

    Cumprimentos 😉

  18. Avatar de osvander
    osvander

    Esta distro é uma rolling release ??

    1. Avatar de POliveira
      POliveira

      Que eu saiba não. Aliás, se fosse, não fazia sentido nomearem versões como Jupiter e Luna.

  19. Avatar de David
    David

    Olá a todos, sou Português e um dos programadores do elementary, gostaria de agradecer a toda a gente pelo feedback positivo. Se tiverem alguma dúvida estou sempre disposto a responder à malta Portuguesa no IRC (#elementary e #elementary-dev no irc.freenode.net).

    @osvander, não é rolling, não, talvez um dia venha a ser.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado David. Podes enviar-me um e-mail para ppinto AT pplware.com. Preciso de trocar algumas palavras sobre o projecto

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Porque é que não há botão de minimizar e os clicks para abrir as pastas é um em vez de dois. Nunca percebi o porquê.

    3. Avatar de osvander
      osvander

      Aguardo ansiosamente que este dia cheque adora esta distro.
      sds

    4. Avatar de Guilherme Braun
      Guilherme Braun

      Olá David, eu uso linux em central de telefonia ( ubuntu ) e como o Luna é bem leve, estou para testar ele, porém eu precisaria de um Thema fechado ( sem acesso as configurações da placa de som, video e outros icones – tipo o thema classico do ubuntu, onde posso esconder os icones do menu para que usem somente os icones que eu quero liberado, mas sem acesso as pastas do sistema ou usuario.) Tem a possibilidade de me informar um thema que vcs tenham igual ou proximo ao thema classico do ubuntu ? E o luna suporta a instalação do Twinkle ( softphone ) ? Abraço!
      guilhermedbraun@gmail.com

    5. Avatar de Charles Siqueira
      Charles Siqueira

      David, parabens pelo projecto, excelente distro.
      Muito rapida e bonita, estou usando e gostando bastante.

  20. Avatar de Macbuntu
    Macbuntu

    Uso o Ubuntu 12.04 com aspeto grafico do Mac, fica com uma aparência, bestial.
    Vou experimentar o Elementary OS, para verificar se é mais rápido.
    Tenho um laptop Compaq 2500 onde ainda corre o Ubuntu 10.04 (macbuntu)
    Vou fazer a comparação.

  21. Avatar de Milton
    Milton

    Uma pergunta antes de migrar: funcionam os sites do Banco do Brasil e Santander?

  22. Avatar de Mauro Kamikaze
    Mauro Kamikaze

    Se o linux é o melhor, porquê a tempos imitavam o Windows SO e agora chega a vez do MacOSX? ao final todos copiam da Apple, e todos copiam a todos, e ainda têm coragem de lutarem por patentes…

    1. Avatar de PapiMigas

      Essa observação revela total desconhecimento do que falas.
      Linux não é uma entidade única, como a Microsoft ou Mac.
      As distribuições é que podem copiar ou imitar outros S.Op.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      O nome kamikaze assenta que nem uma luva ao teu comentário 🙂

  23. Avatar de $W0d4h$-p3ed
    $W0d4h$-p3ed

    Follow the link… http://www.elementaryupdate.com/2013/03/enable-desktop-icons-in-elementary-luna.html

    E poderão ter os tao desejados icons no ambiente de trabalho.

    Hasta..

  24. Avatar de RedSnapperX
    RedSnapperX

    Boas pessoal, eu instalei o elementary os e o sistema não ta todo em portugues, a janelas e opções que ainda estão em ing. ja fui ao suporte de idioma e clico em instalar/remover idiomas, mas nao aparece nenhuma lista de idiomas, alguem pode me ajudar?

  25. Avatar de telmo
    telmo

    [bug]
    Ao trabalhar com dois monitores, ambos têm de ter a mesma resolução, porque senão craxa