Aprenda a instalar o Lubuntu, uma alternativa ao Windows XP

92 Comentários

…dê uma nova vida ao seu computador antigo

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.

Depois de termos apresentado aqui 4 razões para mudar para o Lubuntu, hoje vamos ver como é fácil instalar o fantástico e leve Lubuntu.

lubuntu_000

O que é o Lubuntu?

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

Requisitos

Para quem pretender ter uma máquina com um bom tempo de resposta, é aconselhável que possua uma máquina com 2GB de RAM e um processador de 2 Ghz. No entanto os requisitos mínimos são os seguintes:

  • RAM: 256 MB
  • CPU: Um “antigo” Celeron serve
  • Disco: 4.3 GB
Preparação da instalação

O Lubuntu pode ser gravado num CD para poder ser instalado. No entanto, usando o Lili USB Creator podem também proceder à instalação do sistema via Pen USB. Caso o seu computador não suporte o arranque via pen USB, pode sempre usar o PLoP Boot Manager.

Download do Lubuntu

O Lubuntu está disponível para PC e Mac, nas arquitecturas de 32 e 64 bits. Vejam aqui qual a versão que pretendem descarregar.

Instalação do Lubuntu

A instalação do Lubuntu é muito simples. Para isso devem apenas seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Escolham o idioma e depois basta carregar em ENTER

lubuntu_001

Passo 2) Em seguida devemos escolher a opção Instalar o Lubuntu

lubuntu_002

Passo 3) Inicio do processo de instalação…Escolha do idioma para instalação do sistema (parece um passo redundante, mas a primeira opção permite-vos ter o menu no idioma escolhido)

lubuntu_003

Passo 4) Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Linux Lubuntu e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

lubuntu_004

Passo 4) Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Lubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Lubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

lubuntu_005

Passo 5) Indiquem o vosso fuso horário

lubuntu_006

Passo 6) Devem agora escolher a disposição do vosso teclado

lubuntu_007

Passo 7) Vamos agora proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.

lubuntu_008

Passo 8) Início do processo de instalação..A instalação demorou cerca de 20 minutos.

lubuntu_009

…quando terminar a instalação, basta que reiniciem o sistema.

lubuntu_010

E está feito. Como vêm o Lubuntu tem um ambiente de trabalho muito simples, e até pode ser muito semelhante ao do Windows XP – ver aqui.

lubuntu_011

Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar disponível em Abril e com suporte até 2017.

Download: Escolham aqui a vossa versão
Homepage: Lubuntu | Conhecer melhor o Lubuntu – ver aqui

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Sou só eu que tenho problemas a gravar CDs/DVDs em Linux? Quando uso o Windows para gravar na mesma máquina, o CD/DVD fica impecável. Quando gravo em Linux, raramente o CD/DVD fica legível na maioria dos leitores. Usei o Xfburn da última vez, mas não me parece que tenha que ver com o software de gravação. Talvez tenha que ver com o driver de unidades ópticas do Linux…

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Ja tive o mesmo problema uns anos atras! mas como ja nao tenho tal maquina nem custumo graver muito em CDs. Na altura nao havia solucao, agora pode ser que ha!

    2. Avatar de Anderson
      Anderson

      Uso Ubuntu e derivados há anos e não tenho problema de leitura em outros PCs ou leitores. O Brasero (aplicativo padrão) ocasiona muitos erros de gravação. Recomendo usar o K3b, aplicativo padrão KDE de gravação, que é excelente.

    3. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Tentar gravar a velocidades mais baixas. Quanto mais baixo, mais anos dura o CD

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Usa uma PEnUSB..com o LiliUSB

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Será mesmo a melhor alternativa?
    A compatibilidade de programas será a mesma?
    Cumps

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Ainda instalei o Lubuntu esta semana e tenho Office 2010 a correr no Wine (Corre muito bem o Office 2007 também). So o Outlook é que dá alguns erros mas o Evolution funciona com servidores Microsoft Exchange.

      Também funciona o SPSS no Wine mas o PSPP funciona mais rápido e sem WINE.

      Aconselho usar PlayOnLinux.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Fábio,

      Não é no geral certamente…mas aos poucos, vais-te habituando 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Olá.

    Aproveito o tópico para colocar uma questão.

    Tenho um pc antigo (deve ter uns 8 anos) que utilizo apenas para acesso à internet quando não tenho o meu portátil do dia-a-dia comigo.

    Com o final do suporte ao Windows XP, será conveniente mudar de sistema operativo? Quais os riscos de não mudar?

    Caso mude de sistema operativo vou ter que seguir uma das vossas sugestões e instalar uma distribuição de Linux, porque a máquina provavelmente não iria ter capacidade para uma versão mais recente do Windows.

    Cmpts,
    Miguel

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Eu não vou mudar apenas vou ter mais cuidado. 1- regra será utilizar não utilizar mais o internet explorer 8. Utilizar o firefox ou clome com o plugin ADbock. O mais importante será utilizar o brower que escolhemos quando queiramos ir a site duvidosos utilizalo em modo virtual. O programa Sandboxie ajuda muito. Ele virtualiza qualquer programa e evita contagio no sistema operativo. 2- Utilizar um antivirus com firewall, aconselho o COMODO Internet Security “free” é do melhor. O programa CCleaner para limpar qualquer lixo e ficheiros temporários. O internet explorer 8 e os NET Frameworks ainda deve ter atualizações. 3- Ficheiros de documentos importante gravar sempre numa partição ou disco fora do sistema operativo. Não vou deitar fora um computador que rola bem o windows xp e todos os programas que tenho nele e ir para o linux.

  4. Avatar de migue
    migue

    já não acham cansativo falar sempre no windows xp? windows xp para aqui, para ali…. lol

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Disponibilizamos soluções…não problemas 🙂

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Não seria melhor dizer “Disponibilizamos Alternativas”? O que para uns pode ser a “solução” para outros pode ser “dores de cabeça” :mrgreen:

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É tudo uma questão de ponto de vista 🙂

          1. Avatar de Renato Martins
            Renato Martins

            Deve haver pessoal mesmo parvito por critícar quem ajuda e dá a conhecer aos menos entendidos as opções existentes… Se vocês já sabem tudo perfeito para vós… Já agora tenho uma duvida: usando Lubuntu, a Internet kanguru de pen, as penas wireless e a impressora funcionam na mesma?

  5. Avatar de VC
    VC

    O Brasero normalmente resolve para tudo… Instala as drives todas multimedia para n dar problemas…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1

      O brasero, é uma aplicação fantastica… 😉

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    Qual será melhor , lubunto ou linux Mint ?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Tirando o ambiente gráfico e algumas coisinhas de nada são basicamente o mesmo. Depende das tuas necessidades.

      O Mint tem um ambiente gráfico mais poderoso, mas que às vezes se “passa”.

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Lubuntu é para usar menos memoria. O Mint é vem todo completo mais algumas aplicações mais funcionais, como por exemple o Software Manager. O do Lubuntu é muito mau.

  7. Avatar de arrenka
    arrenka

    Boa tarde.

    Este SO é uma boa opção para um acer aspire one ZG5? 1Gb ram, atom 1.6 ghz, gráfica integrada. O meu costuma prender os vídeos no youtube e jogos do facebook, gostava de arranjar uma alternativa!
    Obrigado.

    1. Avatar de João Gabriel
      João Gabriel

      Sim uma boa opção, porém prender os vídeos no youtube e jogos do facebook pode ser um problema com o flash player mantenha atualizado, é Steve Jobs tinha razão 😛 .

  8. Avatar de alforreca
    alforreca

    porque é que a maior parte dos artigos linux ultimamente são sempre na onda “alternativas ao Windows XP” ??

    não serão antes alternativas a TODOS os outros sistemas operativos ?

  9. Avatar de Hardcore
    Hardcore

    Ora nem a propósito, ainda hoje de manhã sugeri a uma amiga minha a instalação de uma distro baseada em Linux, a minha questão é sendo o portátil dela já com uns anitos a nível de drivers não vai ter problemas? Tudo ira funcionar correctamente?

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      Experimenta 1º com uma pen ou com um live cd

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      Eu aconselho Manjaro linux com xfce. Está uma excelente distribuição e é rolling release.
      Testa em usb e vais ver que vais adorar.

  10. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Uma alternativa ao Lubuntu é o Manjaro LXDE. É rolling release, ou seja, basta fazer um sudo pacman -Syu e fica actualizado.
    Já uso à algum tempo sem problemas. Noutro pc uso o Manjaro KDE.

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Não esquecer que o Lubuntu que vai sair este mês é um LTS. Rolling é sempre um rolling LOL mas o LTS vai ser suportado por muitos anos. Tenho ideia que são 7 anos. Acho eu.

      De qualqer forma se quiserem por Lubuntu aproveitam a versão beta que já existe. Tenho usado e funcionam bem e vai ser atualizado para a versão final.

  11. Avatar de Eduardo Dias
    Eduardo Dias

    Amigos ja meti o ubuntu na pen , e agora como e q eu faço para instalar o bixo no pc? Obrigado ^^

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Se é para por ao lado de um Windows, deves sempre fazer um defrag à maquina. Assim quando o Linux tentar dividir o disco terá mais espaço para gerir.

      Depois pois a pen na maquina e arranca com ela (poderás de ter carregar em alguma tecla para arrancar pela pen. Depois é so seguir as instruções

    2. Avatar de Tiroliro
      Tiroliro

      1-Inseres a pen no pc
      2-Ligas o PC
      3-Na fase arranque seleccionas os opções de boot da bios (normalmente é na tecla F12, ou F8), e escolhes arrancar por usb. É ncessário que a motherboard suporte esta opção, caso contrário tens de o fazer com um CD.

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Boas será que me podiam informar se este SO funcionava bem num pentium III não consegui bem perceber :s

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Claro que sim. O Lubuntu é precisamente para maquinas antigas ou ate modernas para aproveitar toda a memoria.

  13. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Foi este que instalei esta semana
    http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04/beta-2/

    É a versão que vai sair este mês, LTS (long term suporte). Afinal tem suporte ate 5 anos.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Lubuntu

  14. Avatar de Fabio
    Fabio

    Boas pessoal , nao consigo instalar no meu pc velhinho ..
    Aparece-me este erro.. http://i.imgur.com/Ki9cHfm.jpg
    Alguem sabe o que será? 🙁

    1. Avatar de João Gabriel
      João Gabriel

      Qual vc baixou 12.04,13.10 ou 14.04 ?

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        13.10 joao gariel

        1. Avatar de João Gabriel
          João Gabriel

          Gabriel ;).

          Então o 13.10 tem o empecilho da bandeira PAE,alguns pcs não funciona ai tem que fazer essa gambiarra https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu-fake-PAE.O 14.04 não tem mais esse problema,a notícia está nesse mesmo link que passei.
          A solução é baixar o 12.04 e atualizar, ou esperar até semana que vem quando sai a final do 14.04,beleza brother ;).

          1. Avatar de João Gabriel
            João Gabriel

            https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu-fake-PAE
            Esse é o link certo Fábio. 😉

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Gabriel acho que irei esperar pela versão 14.04 então, o que significa LTS? será que vai funcionar a nova versão ?
            😉

  15. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar disponível em Abril e com suporte até 2017.

    Que bom que o 14.04 vai ser LTS, segundo o cronograma sai dia 17/04 vou aguardar até a semana que vem pq o 12.04 já deu o que tinha que dar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida…é uma boa noticia

  16. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    “Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar disponível em Abril e com suporte até 2017.”

    Que bom que o 14.04 vai ser LTS, segundo o cronograma sai dia 17/04 vou aguardar até a semana que vem pq o 12.04 já deu o que tinha que dar :).

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Parece me uma opção bastante válida no entanto será a melhor opção para um dinossauro pentium 133?

    1. Avatar de João Gabriel
      João Gabriel

      Ele tem quanto de RAM ?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tinha me enganado, nao me tinham dado as informações correctas.
        Pentium 4 2.8GHz
        1GB RAM
        110GB
        Qual a melhor opção?
        Obriado.

        1. Avatar de João Gabriel
          João Gabriel

          Então,com esse hardware vc pode instalar o Ubuntu com o Unity e XFCE,que são outras interfaces para o Ubuntu que usam um pouco mais de RAM,porém mais produtivas,o Lubuntu(LXDE) é a mais leve entre elas.
          Uma boa opção seria o Lubuntu mesmo,ou o Xubuntu que é o Ubuntu com XFCE ;).
          Veja qual ambiente vc mais gosta e divirta-se.
          Unity http://pt.wikipedia.org/wiki/Unity_%28interface_de_usu%C3%A1rio%29
          XFCE http://pt.wikipedia.org/wiki/XFCE

          1. Avatar de Pedro Pinto

            O Ubuntu é capaz de matar o bixo 🙂

          2. Avatar de lmx
            lmx

            ppinto…

            “O Ubuntu é capaz de matar o bixo 🙂

            hehhee

            talvez não o mate a primeira 😀 mas se se começar a abrir programas pesados…podemos entrar em swap facilmente hehhe

        2. Avatar de carlos fernandes
          carlos fernandes

          Podes usar o Lubuntu

        3. Avatar de pirolito
          pirolito

          O meu PC, velhote, claro, tem essas características; só o disco é ainda mais pequeno. Por experiência, posso dizer-te que com o Xubuntu, já não é muito fluido… (não sei se será por se um Dell…)
          Tentei várias distros para PCs velhotes – Xubuntu, Caixa Mágica, etc. e até as ‘minis’ Puppy e Bodhi (esta, foi a única que “de caras” reconheceu a rede wireless que tenho) –, mas acabei no Lubuntu 🙂
          Talvez só tenha “falhado” o Manjaro…
          mas, já agora, vou esperar pelo Lubuntu LTS, para ver se se justifica a “almofada” dos 5 anos de suporte 🙂

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Pois é como eu vou fazer. Obrigado pelas opiniões…

  18. Avatar de Wedson Souto
    Wedson Souto

    Caros colegas, venho com uma dúvida. Sou novo em Linux e estou sem saber se instalo Elementary OS Luna, Lubuntu (14.04), Xubuntu ou Mint em uma máquina com Core I5 2.3gHZ, 8GB RAM, 500GB HD Sata III. O que dizem?

    1. Avatar de jo§e
      jo§e

      Eu escolhia o Mint.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      lol com uma máquina dessas nem penses 2x mete é windows 8.1 pro, isso até ganha asas…

      1. Avatar de Wedson Souto
        Wedson Souto

        Grato Miguel, mas quero é mesmo sair do Windows. É meta pessoal.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          “…mas quero é mesmo sair do Windows. É meta pessoal.”

          A liberdade é uma coisa fantástica…se você for persistente vai conseguir ultrapassar os desafios…e ai vai perceber porque digo que “a liberdade é uma coisa fantástica”

          seja bem vindo a este maravilhoso mundo 😉

    3. Avatar de jorjão
      jorjão

      Vou-me repetir mas optava pelo Manjaro e nessa máquina podes experimentar a versão cinnamon, kde, xfce ou mesmo gnome.
      É uma distribuição que aconselho a principiantes e que além de ser muito estável atualiza os pacotes mais rápido que o Mint debian edition.
      Repito MANJARO – a distribuição do momento.

      1. Avatar de Wedson Souto
        Wedson Souto

        Grato Jordão, mas sou pesquisador e tenho que ser prático em termos de tempo e facilidade para instalar um app, por isso estou atrás de uma distro Ubuntu ou baseada neste por já terem uma central de apps (não sei se o Manjaro tem). Qual as vantagens do Manjaro em relação ao Ubuntu?

        1. Avatar de Wedson Souto
          Wedson Souto

          Ops, corrigindo: *Quais

    4. Avatar de Miguel

      com essa máquina ..
      Ubuntu mesmo …

      14.04 beta2 [dia 17 sai a ‘release candidate’]
      em vários sabores (Ubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Gnome)
      aqui http://miguelmaia.tumblr.com/post/78028542368#.U0f-0C20rYY

    5. Avatar de Pedro Pinto

      Todos são bons…eu neste momento ando com o ElementaryOS (depois que o PearOS se foi)

      1. Avatar de Wedson Souto
        Wedson Souto

        Pois é Pedro Pinto. Estou agora com uma grande dúvida. Coloquei o Elementary em um HD externo 160 GB, achei muito fiável e estável. Não sei se vou de Mint ou Elementary para o meu notebook principal =/

  19. Avatar de Targa
    Targa

    o que dizem de “Linux Caixa Mágica 21 “.Será uma boa opção?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, claro…e tens suporte em PT

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Infelizmente a Caixa Mágica no meu ver somente serve que precisa de aceder o cartão de cidadão. De resto qualquer distro suporte a língua portuguesa.

      Eles precisam de fazer algo mais para se diferenciar entres os distros

  20. Avatar de Pedro Rosado Silva
    Pedro Rosado Silva

    Só uma advertência. Se a máquina tiver grafica (onboard ou não) com chip SiS, dificilmente conseguirão instalar qualquer distribuição baseada em 13.xx. Digo-o por experiência própria que me tive que virar para o lxle…

  21. Avatar de pirolito
    pirolito

    Aproveitando a “onda lubuntu”: Alguém tem dicas para instalar o(s) software(s) para visualizar vídeos nos browsers (creio que é, pelo menos, o flash payer)? A partir do momento da instalação do Lubuntu, só o Google Chrome permite a visualização “normal” de vídeo; o Firefox e o Chromium (que também o permitiam, na distro anterior do Lubuntu, deixaram de o fazer). Não tenho nada contra o Google Chrome, mas com o Chromium sei que a minha privacidade está menos devassada 🙂

  22. Avatar de pirolito
    pirolito

    No passo 4) (Particionamento do Disco) – como nestas coisas de Dos, Window, Linux, etc., estou entre o autodidacta e o totó – não “arrisco”:
    (i) No Windows – o XP que uso (cada vez menos) em paralelo com o Lubuntu – “encolho” o tamanho do disco (com o EASEUS Partition Master, que, mesmo sendo ‘free’, nunca me deixou mal). [Ok! O Linux não fica atrás, nesta coisa da gestão de partições, com o Gparted, por ex., mas a ideia, aqui, creio que é facilitar a vida a quem vem do Windows, um pouco “às cegas”, não?…];
    (ii) Como o disco é ‘curto’ (40 GB), “guardo” 17 GB para o Lubuntu (e para o ‘Swap’); Dá, à vontade, para ter pelo menos dois utilizadores (o ‘Administrador’, para ir à net SÓ atualizar o S.O. e o ‘Utilizador’).
    (iii) Aquando da instalação, escolho instalar o Lubuntu (e o ‘Swap’) no espaço ‘vazio’ do disco, com a opção “instalar em paralelo com Windows”; a opção do Windows virtualizado poderá ser mais prática (e é), mas a RAM (1 GB) e o processador (Pentium 4 a 2,8 GHz) deste PC são muito curtos…

  23. Avatar de Diogo Martino
    Diogo Martino

    Se os jogos que eu jogo tivessem suporte no Linux, já tinha mudado há muito, sobretudo neste PC.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      +1 :mrgreen:

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    e anti-virus para o lubuntu?

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      podes instalar ClamTK mas isto só serve mesmo para limpar as pens de amigos que usam o Windows LOL

    2. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Não é necessário.

  25. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Se precisarem ligar a maquina a um Active Directory da Microsoft tambem podem instalar Likewise. Experiemntei hoje no Lubuntu e funcionou bem
    https://help.ubuntu.com/10.04/serverguide/likewise-open.html

  26. Avatar de pirolito
    pirolito

    Um Lubuntu tão alternativa ao Windows XP,
    …que mais parece o camaleão-S.O. 😀 🙂
    (em “Turn Lubuntu into Windows XP with a Theme and No One Will Notice”)

    http://news.softpedia.com/news/Turn-Lubuntu-in-Windows-XP-with-a-Theme-and-No-One-Will-Notice-436255.shtml

  27. Avatar de Joao
    Joao

    Boas e como faço para instalar uma pen para apanhar wireless no lubunto?

  28. Avatar de DMS
    DMS

    Boas
    Estou ter alguns problemas na instalação do Lubuntu.
    O menú do gráfico 2 tem uma opções relativamente diferentes.

  29. Avatar de Miguel C
    Miguel C

    Boa tarde
    Obrigado pelo tutorial, instalei esta distro sem problemas num notebook aod250 mas o sistema nao reconheceu a minha placa wifi, com o upgrade para a versão 14 já reconheceu e permitiu intalar controladores proprietários, agora gostaria de saber se há alguma forma de conseguir expandir o ambiente de trabalho para outro monitor, não encontro essa opção e o sistema por defeito apenas duplica o ecran.
    Alguem sabe alguma forma de contornar isto? Adianto já que os meus conhecimento de plataformas linux é muito limitado.
    Obrigado

  30. Avatar de fabiano fonseca
    fabiano fonseca

    Miguel C,

    pra isso instale o ARandR
    (sudo apt-get install arandr)

    Depois vá em Menu > Preferencias > ARandR e configure a ordem dos monitores

  31. Avatar de hugo
    hugo

    boas, tenho instalado lubuntu num fujitsu velhinho…
    td bem , agora a duvida existe um comando ou qq coisa para um teclado virtual , visto que tenho teclas que já nao funcionam?
    é a primeira vez com linux, obrigado desde já

  32. Avatar de Dalton
    Dalton

    Amigos, ficarei imensamente agradecido se alguém puder me ajudar. Sou iniciante das distribuições Linux e instalei em minha máquina o Zorin e o Lubuntu, juntamente com o Windows XP.
    Acontece que de forma alguma consegui atualizar o adobe flash player para o Lubuntu. Apesar de o adobe flash já estar nativo no sistema, os vídeos do YouTube ficam todos esverdeados, comprometendo bastante sua qualidade.
    Meu email é dalton_kr@yahoo.com.br
    Obrigado

  33. Avatar de Macopio
    Macopio

    Caros,
    Tenho um netbook Toshiba NB100 com 2Gb memória e 160Gb disco e já instalei de tudo nele (Xp,W7,W8, EasyPeasy,Manjaro, etc). Gostava do EasyPeasy mas fiz uma atualização que mudou para a versão 12.0 e ficou tudo em inglês. Sou um leigo neste SO e neste momento tenho instalado o ubuntu 14.04.01. Minha questão é: Qual o melhor Linux para este netbook?

  34. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,

    tenho um netbook Toshiba NB200-110 com 2GB de RAM. Atualmente correr o Windows XP e estou à procura de uma boa alternativa, tendo em conta “compatibilidade”, duração de bateria, fluidez do sistema (performance) entre outros… Qual o melhor SO? Pode não ser Linux.

    Honestamente, não testei sequer o Windows 7 na máquina, creio que será pesadote…

  35. Avatar de Alan
    Alan

    Não consigo instalar o lubuntu na minha máquina inicia mais aparece o fundo da instalação e fica tela preta, é um pentium III com 512MB de memória.

  36. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Muito bom, tenho um desktop com celeron e 2gb de ram, e o lubuntu é uma distribuição ótima e leve, usa para programar também.

  37. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Qual eh o melhor linux para o meu netbook eee pc 1015 pem?

  38. Avatar de marcus botelho
    marcus botelho

    boa tarde! instalo o lubuntu mas para eu entrar tenho que ir na opções avançadas e recoveru mode no kernel 4 ….. 021 pois o 022 fica com tela preta. se eu entrar normalnebte fica tela preta tenho que entrar no recovery w assim usar como estou falndo agora dele . meu notebook hp dv6-6c30be Entretainment pc fica com tela preta apos o grub me ajuda

  39. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não funciona

  40. Avatar de Renan
    Renan

    Não consigo conectar via wi-fi o que devo fazer ?

  41. Avatar de Pedro Luís Moreira da Silva
    Pedro Luís Moreira da Silva

    Instalei no meu notebook (Celeron M430 1,73 Ghz, 2GB Ram) e não consigo de jeito nenhum configurar o vídeo, só funciona a 640×480. Placa de vídeo CHIPSET VIA VN896. Alguém pode me ajudar a resolver?