Utilizador do XP? 4 razões para mudar para o Lubuntu em Abril

124 Comentários

Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.

Conheça hoje as 4 razões para optar pelo Lubuntu em Abril.

lubuntu_01

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.

O que é o Lubuntu?

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

lubuntu_02

4 razões para deixar o XP e optar pelo Ubuntu
1) Manutenção/Suporte

Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar dispon+ivel em Abril e com suporte até 2017.

lubuntu_03

2) Lubuntu é seguro…não é necessário Anti-Vírus

Esqueça os vírus no Lubuntu e outros tipos de pragas. Ao contrário do Windows, no Lubuntu não precisam de usar Anti-Virus nem nenhum software anti-malware.

lubuntu_04

3) Lubuntu tem uma interface semelhante ao XP

A mudança de sistemas operativos significa também uma mudança de interface…é verdade. No entanto, as interfaces gráficas do Ubuntu e Windows XP são muito semelhantes, o que facilita a transição.

lubuntu_05

4) Aplicações favoritas

Hoje em dias as aplicações já são quase desenvolvidas para todas as plataformas. No entanto, o mundo do open source abre a porta a um conjunto de alternativas viáveis, que podem ser sempre usadas no Linux (ou até mesmo no Windows). Algumas aplicações equivalentes:

  • Windows Explorer = ‘File Manager’
  • Windows Media Player = ‘Audacious’ (para áudio) e ‘GNOME MPlayer’ (vídeos)
  • Microsoft Paint = ‘MtPaint’
  • Notepad = ‘LeafPad’
  • Windows Update = ‘Software Updater’

lubuntu_06

Estas foram as 4 razões apontadas pelo site OMG!Ubuntu como sendo as principais para mudar de Windows XP para Linux, mais concretamente para o Lubuntu. Existem outras alternativas viáveis que já foram apresentadas no Pplware.

Para quem quiser saber tudo sobre as Verdades ou Mitos sobre a erradicação do XP, aconselhamos a lerem este nosso artigo.

Concorda com as 4 razões apresentadas? Que outras razões incluiria?

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Na parte final do artigo é dito exatamente isso…. comentarios desnecessario….

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não é por acaso que existe a referencia a esse site 😀

      “Estas foram as 4 razões apontadas pelo site OMG!Ubuntu como sendo as principais para mudar”

    3. Avatar de Ricardo
    4. Avatar de Pedro Pinto

      O Pplware podia ter feito o seu próprio artigo, é verdade, mas gostei das razões simples enumeradas pelo OMGUbuntu..porque inventar a roda?
      …e claro, referência/créditos acima de tudo.

      1. Avatar de Vinicius Augusto
        Vinicius Augusto

        …Estas foram as 4 razões apontadas pelo site >>>>>>>>>>>>>>>OMG!Ubuntu<<<<<<<<< como se…

        LEIA antes de insinuar coisas, seu PUTO!

    5. Avatar de Telmo Gomes
      Telmo Gomes

      Têm razão, já cá não está quem falou!

      1. Avatar de Vítor M.

        O Ivo C. agarrou-se logo para espalhar as suas ideias parvas 😀 Aquele moço desde que caiu :D… são os copos 😛

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Baseado no Ubuntu 11.04…? Não, obrigado! 😉

    2. Avatar de Flávio
      Flávio

      Eu já coloquei algumas pessoas foi neste: http://zorin-os.com/ e agora não querem outra coisa, visto que deixaram de ter “computadores lentos ao fim de algum tempo” e não há grandes preocupações com vírus

      1. Avatar de Bruno M.

        Excelente distribuição mas come um pouco os recursos.. Excelente para uma máquina com uma placa gráfica razoável e pelo menos 1Gb RAM mas não é bom para máquinas com 512mb RAM ou menos 🙂

  1. Avatar de Curioso
    Curioso

    E dá para instalar os programas do windows no Lubuntu?
    Essa é que é a questão…

    1. Avatar de Roque
      Roque

      e o que achas o expert ?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boa questão. Também ia questionar isso…
      A nível de jogos e Office da Microsoft? Entre outros claro…

      1. Avatar de D!
        D!

        Não! Dá para emular alguns programas, a grande maioria não funciona 😉

        1. Avatar de int3
          int3

          oposto: A maioria funciona, alguns não.

      2. Avatar de Alguém
        Alguém

        Dá para instalar aplicações de Windows, mas requererá maior processamento e recursos da máquina. Apenas precisas instalar o conhecido emulador de Windows, que já costuma vir nos repositórios (conceito a conhecer ao iniciar-se em Linux) e é acessível pelo Centro de Software.

        No entanto, pelo que ouvi pode haver alguns conflitos na instalação e utilização do MSOffice. Pessoalmente, nunca testei.

        1. Avatar de Bruno M.

          Já instalei office em linux com wine e foi 5*

          😀

      3. Avatar de Pires
        Pires

        Para os jogos usas o Steam! Para o Office da Microsoft usas o Wine!

        1. Avatar de TuxPT

          Fogo… O libreoffice não chega?

          1. Avatar de Pires
            Pires

            Para mim chega e sobra! Mas ele foi específico em relação ao Office da Microsoft!

          1. Avatar de int3
      4. Avatar de kekes
        kekes

        Não te iludas, se vais usar linux para usar ferramentas do Windows esquece, não vale a pena. A emulação é defecitaria, e não compensa as dores de cabeça.
        Cada macaco no seu galho.

        1. Avatar de Pires
          Pires

          Concordo plenamente! Tens alternativas no mundo GNU/Linux que fazem tão bem ou melhor o mesmo trabalho!

      1. Avatar de Xupiter
        Xupiter

        E não esquecer do PlayOnLinux que permite instalar directamente a plataforma de escritório MS office 2010 (a 2013??? na próxima versão acho eu), bem como, certos jogos. Claro que é uma “espécie” de Wine, mas bastante melhorada em alguns casos…

        1. Avatar de serejj
          serejj

          PlayOnLinux não é uma espécie de Wine mas sim um interface gráfico para o Wine que simplifica a instalação de aplicações Windows e em muitos casos as suas dependencias.

    3. Avatar de Darktux
      Darktux

      Depende dos programas. Tens várias “categorias”

      Categoria 1): O mesmo programa para Windows e Linux
      Tens vários exemplos de programas que têm versões para Windows e Linux. Por exemplo: Firefox, Thunderbird, VLC, LibreOffice

      Categoria 2): Programa equivalente para Linux
      Por ex, Libreoffice é alternativa ao MSOffice, VLC ao WMPlayer, etc

      Categoria 3): WINE
      É possível correr alguns programas Windows no Linux através do Wine. o MSOffice é um deles

      Espero ter ajudado

      Existem boas alternativas em Linux para a generalidade dos programas

      Que programas em concreto.

      1. Avatar de fernando
        fernando

        Estava com o caixa magica português instalado, porém sou viciado em sinuca online no site do miniclip, mas não funciona em linux, problemas o shockwave não funciona em linux. ai voltei para o xp.

    4. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      O wine é melhor coisinha 😉

      1. Avatar de Pires
        Pires

        Para o efeito, acho que a melhor coisinha será mesmo uma máquina virtual!

  2. Avatar de César C
    César C

    Tem com tradução em português?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, isso no Linux é muito fácil 🙂

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      Sim fica praticamente tudo em português.

    3. Avatar de naoliveira

      Até podes ter um utilizador com tudo em português e outro com tudo em inglês (ou outra linguagem à escolha)…

  3. Avatar de claudio
    claudio

    Eu utilizo o Lubuntu, mas estava a pensar meter o Zorin OS (também baseado no ubuntu) no PC lá de casa para os meus pais. Apenas e só pela UI. Que opinião têm entre estes dois?

    1. Avatar de Simao
      Simao

      São ambos muito bons, mas considero que o Zorin é mais um Ubuntu que colocaram uma “skin” com aspecto mais familiar para quem vem do Xp. Para quem já usa Lubuntu não aconselhava a mudança.

  4. Avatar de Mazkor
    Mazkor

    “Lubuntu é seguro…não é necessário Anti-Vírus”

    ????

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Sim, não é preciso anti-virus no Linux, são poucos, muito poucos os virus para Linux

    2. Avatar de Vítor Rodrigues
      Vítor Rodrigues

      Tenho dois Linux mint 13 a funcionar todos os dias e essa de não precisar de Antivirus não acredito pois faço um secan uma vez por semana e apanha sempre alguma coisa do firefox ou do thunderbird.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Concordo.

      2. Avatar de Toni
        Toni

        Normalmente os vírus que são detectados pelo antivirus no Linux só infectam máquinas Windows. O teu sistema Linux não é infectado.

  5. Avatar de kendimen

    Bom artigo! Vem exactamente de encontro ao que estou já a tentar pôr em prática 🙂

    1. Avatar de Kendimen

      Entretanto esbardalhei-me de frente com uma novidade para mim, o PAE 😛

      http://en.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension

      1. Avatar de int3
        int3

        isso tira algum performance mas é bom para qualquer utilizador normal que tenha mais que 4GB de RAM e queira ter um SO de 32Bits.

        windows? PAE? maior parte não resulta… xD
        em Linux é necessário ou recompilar o kernel com PAE nas configs ativado, ou então instalar o kernel pre-compilado com a função PAE.

        1. Avatar de Kendimen

          Pois deparei-me com isso mesmo ao tentar instalar num dos computadores de trabalho, que ainda tem XP. “Recompilar” e afins são coisas que não me assistem!
          Acabei por instalar outra coisa que tinha num CD na altura, o Linux Mint 10 LXDE. Mas aparecem-me logo uns erros ao tentar actualizar! Mas está a funcionar para já! Como exemplo, tem o Firefo 3 😉

          1. Avatar de Miguel

            essa máquina tem um pentium m?

            o que precisas é do
            ubuntu-12.04-desktop-i386-nonpae
            http://people.canonical.com/~diwic/12.04-nonpae/
            ou do
            xubuntu 12.04 lts

          2. Avatar de Kendimen

            Sim, tem um Pentium M !
            Vou experimentar o XUBUNTU então, até porque é uma LTS, certo?
            Obrigado, Miguel!

          3. Avatar de kendimen

            Entretanto “tropecei” neste LXLE que me parece muito interessante também 🙂
            http://distrowatch.com/table.php?distribution=lxle

  6. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Pena a Caixa Mágica estar “parada”… E agora só lançar versões com Gnome. Ainda estão para lançar a versão 21, baseada no 13.10…
    Na minha opinião, era aproveitar a “embalagem” e lançar uma (suposta) versão 22, baseada no 14.04 LTS, com LXDE mesmo para colmatar estes casos concretos…

    1. Avatar de int3
      int3

      Como empresa está até bastante ativa.
      Dá suporte cá em portugal para linux (pago obvio) e também dá formação para certificações do LPI (Linux Professional Institute).

  7. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Ainda nao ententi o porque da insistencia numa migracao para distribuicoes Linux semalhantes ao Windows XP.

    Um utilizador de Windows XP teve toda a vida para usar Linux. So porque deixou de ter suporte/actualizacoes vai mudar para Linux?

    Alem do mais, a maioria dos utilizadores Windows XP sao empresas, que na sua maioria utilizam software nativo para Windows e nao vao migrar so porque sim, ate’ porque isso implicava muita coisa a nivel dos departamentos de TI.

    Mais: Porque mudar para uma interface obsoleta, antiga e fora dos standarts dos dias de hoje? So’ porque e’ parecido com o XP? Porque tem um jogo das Minas e um Paint fuleiro?

    1. Avatar de Pirata
      Pirata

      Obsoleta e antiga só se for para ti. Eu gosto bastante. Nao me adapto ao 8, pode ser excepcional, mas para mim é demasiado “criança”. o 7 foi uma evolução natural, mais simpatica ao olho, mas de base é muito semelhante ao XP.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          eheheheh 😛

          Mas isso é natural. Toda a gente compreende o Windows 8 como um brinquedo, e não uma ferramenta de trabalho.

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      A ideia é aproveitar o mesmo PC.
      Não está à espera de instalar o Win 8 nessas máquinas pois não ?

      “Interface fora dos standarts” ? Mas Quais standarts ? Modern UI ?

      Se há ainda quem utilize o XP então não deve estar muito preocupado com o interface. Não deve gostar de grandes mudanças, pelo que se mudar para um interface relativamente parecido vai facilitar a mudança.

      Assim, a sugestão apresentada (Lubuntu) parece-me acertada: Corre nos PC concebidos para o XP e tem um interface semelhante.

    3. Avatar de José Chula
      José Chula

      Boas,
      não me parece quye seja uma questão de insistência. Por razões de segurança não convém continuar com o XP, assim é necessário mudar de SO. A maioria dos computadores que usam XP são antigos e provavelmente não correrão nas melhores condições o W8 ou mesmo o W7. Assim levanta-se a questão: porquê estar a comprar a licença do W8 ou do W7 dado que não terão a melhor performance se se pode colocar uma distribuição Linux preparada para ter elevado rendimento em Hardware antigo sem se pagar nada.
      Quanto à questão de as empresas usarem software nativo para Windows isso não implica que não haja alternativas para Linux que façam o mesmo, e pode-se sempre usar o Wine para correr essas mesmas aplicações. Esta mudança não implica assim tanto eforço das equipas de TI.
      Finalmente, onde é que foste buscar que a interface é antiga e obsoleta e antiga? O LXDE está em constante desenvolvimento e é actual. Em relação aos standarts actuais, se te referes à ModernUI muita gente não gosta dela. Em Linux a personalização dos sistemas é o forte, por isso é muito fácil pôr uma interface mais ao gosto do utilizador. Para muitas pessoas o facto de ser parecido com o XP é um factor que ajuda pois não exige tanta adaptação.

      1. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        Mais: falam tanto do preco que a Microsoft cobra. “Ah e tal, pagar pelo Windows? Vamos mas e’ usar Linux que e’ de borla”

        E o vosso tempo, e’ gratis?
        O meu vale dinehiro. Nao sei se sao assim tao qualificados em Linux, mas falando por mim, e como profissional de TI – tenho um nivel de desempenho muito maior em Windows do que em Linux, isto porque passo 95% do tempo em Windows.

        E, uma vez mais, estamos a falar de trabalho, nao de lazer ou do PC de casa!

      2. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        Acham isto actual? Nao e’ obsoleto? (https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2014/02/lubuntu_06_thumb.jpg)
        Acham que as empresas com um AD, e softwares criticos vao usar Linux com Wine?
        Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?
        Acham que uma empresa vai adaptar as suas equipas de TI para darem suporte e linux?
        Nao sei se teem ideia do que e’ um ambiente informatico empresarial. De qualquer das formas fica a minha opiniao.
        Quanto a utilizadores domesticos, esses poderao muito bem utilizar uma qualquer distro Linux do seu agrado, mas nao necessariamente com o estilo ou interface semelhante ao XP.

  8. Avatar de lipex

    Isto é uma estupidez fazer comparações de troca de S.O.
    Utiliza-se diferentes S.O. para trabalhos diferentes.
    Essas razões só se aplicam a pessoas que utilizam o computador para ver mails, facebookl e um outro tipo de rede social ou Voip.
    Sendo essa classe de pessoas, já na casa dos 80 anos ou abaixo dos 13.

    Razões controversas às existentes:
    1) Suporte e manutenção todos os S.O. têm até à sua falência..
    Só por mudar para ubuntu não significa que nunca se torne obsuleto a versão que hoje está em vigor.
    Pois já houve anteriores que já não ha sequer compatibilidade com algumas máquinas e nunca houve.
    2) Lubuntu ou outra versão seja ela qual for, não é isenta de ataques, sejam eles virus ou não.
    Para além de vírus existem spywares, adwares, malwares e outras infecções bem ranhosas..
    Sendo um blog conceituado até me espanto pela informação errónia de tal.
    Até Android já informaram que foi descoberto o 1º trojan…
    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/alerta-descoberto-o-primeiro-trojan-tor-para-android/
    e vão dizer que linux não é necessário anti-virus…
    3) lubuntu tem frendly face, pq kerem que os utilizadores do windows virem para linux..
    Podemos tornar qualquer versão windows em aspecto igual a qq versão do ubuntu..
    4) nas aplicações favoritas, voltamos ao 1º tópico em que só se regem pelos reformados e crianças menores de idade.
    Pois só esses é que se entretêem com essa lista apresentada.

    Se colocam esse tópico pelo menos deveriam de indicar a que classe se destinam. Porque é como estarem a vender gato por lebre..

    1. Avatar de JP

      Das duas uma, ou devias ter mais cuidado com o que dizes, ou pesquisar antes de escrever tanta estupidez.

      1) Suporte e manutenção todos os S.O. têm até à sua falência..

      É lógico que não existe nenhum SO que dure uma vida, mas sabes a diferença entre actualizar ou fazer um Upgrade e ter que ir comprar um novo SO?

      2) Lubuntu ou outra versão seja ela qual for, não é isenta de ataques, sejam eles virus ou não.

      Estamos a falar de GNU/Linux e não Android, uma pessoa que meta os dois no mesmo saco não merece grande resposta.

      3) Mais depressa consigo eu por o meu Ubuntu parecido ao Windows do que tu o teu Windows parecido ao meu Ubuntu. Falando em Windows XP basta instalar um pacote… Nos restantes Windows até ao 7 ainda mais fácil, pois antes da M$ ter a ideia brilhante de fazer tal Menu Iniciar etc… Já existia o KDE.

      4) Demasiado triste, no comments.

      O teu comentário dá a entender que és um grande Senhor de negócios que todos os dias depende do PC… Mas ao mesmo tempo, não pareces ter mais de 15 anos, enfim…Boa sorte.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      uso linux há mais de 10 anos e nunca tive nenhum virus/malwares/etc no meu pc. E não tenho menos de 13 anos nem mais de 80 e tb não uso o pc só para ir á net/facebook etc.
      Repito nunca tive nenhum problema de virus no meu pc.
      Não sei como anda o windows actualmente, porque não o uso á quase 10 anos, por isso não vou fazer comparações, mas posso afirmar que me sinto bem com o linux. E sim sei que pode haver falhas de segurança, mas isso acontece em todos.

      1. Avatar de int3
        int3

        Que distro? 🙂

        1. Avatar de Andre
          Andre

          já usei imensas!!! já perdi a conta. Actualmente estou a usar ubuntu14.04 mas estão a um passinho de mudar novamente, só não sei para qual…

    3. Avatar de Pedro Azevedo
      Pedro Azevedo

      Viva o presidente da generalizações. Há se calhar gente que utiliza computadores ainda não eras nascido, que utiliza internet quando ela ainda não era comercialmente disponível para todos em Portugal e está longe, muito longe dessa faixa etária. E sim, ironicamente quase que aposto que a maioria dos serviços que criticas são o que a maioria das pessoas utiliza.

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Por acaso também acho, que muitos estão a tentar aproveitar o fim do suporte ao XP, para mudarem para uma distro Linux.

      Isso é o mesmo, de uma Vodafone ligar para alguém a dizer para mudar para a Vodafone, porque a TMN ia acabar…

      Ou seja, lá por acabar o suporte ao XP, infelizmente nenhuma distro Linux pode substituir de forma geral o XP. E não vale a pena dizer que existe os emuladores, porque bem sabemos que o desempenho é totalmente diferente nesse ambiente.

      1. Avatar de Pires
        Pires

        Todos os SOs são diferentes, cada um com as suas mais valias e idiossincrasias! Mas sinceramente não estou a ver razão para uma distro GNU/Linux de última geração e bom tempo de suporte não poder substituir um WindowsXP com mais de 10 anos de existência!

  9. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Por acaso decidi experimentar esta distro exatamente como alternativa ao XP a na perspetiva de a adotar noutros PCs que também estão com o mesmo problema.

    É sem duvida uma versão leve e nunca antes o computador teve um arranque tão rápido, no entanto mais uma vez, não é o primeiro caso, tenho problemas ao nivel do som. Tenho necessidade de usar o Skype e a nivel de som não consigo a mesma qualidade que tinha com o windows, é fraca mesmo, além de que as configurações escolhidas por exemplo ao nivel do microfone não se mantêm quando ligo o computador, tenho sempre de ir as opções e escolher o que pretendo.

    Uma outra situação bastante irritante ocorre quando estou a visualizar videos no Youtube, ao fim de alguns segundos de visualização o video para e é necessário um movimento com o rato para que retome…para voltar a parar pouco depois.

    1. Avatar de jhfs
      jhfs

      Tente instalar o gnome-alsamixer eo pacote alsa-firmware-loader, resolve 80% dos com som.
      Quanto youtube tente a extensão youtube center não vai querer saber de outra coisa.
      https://pplware.sitedev.pt/google/youtubecenter-melhore-a-sua-experiencia-em-qualquer-browser/

      1. Avatar de Paulo Gonçalves
        Paulo Gonçalves

        Vou tentar obrigado.

  10. Avatar de Darktux
    Darktux

    ” … Essas razões só se aplicam a pessoas que utilizam o computador para ver mails, facebookl e um outro tipo de rede social ou Voip.
    Sendo essa classe de pessoas, já na casa dos 80 anos ou abaixo dos 13 … ”

    E excluindo o segmento empresarial, quem é que ainda utiliza o XP ? Parece-me que é mesmo o segmento que identificaste.

  11. Avatar de Telmo
    Telmo

    Depois de olhar para o Zorin OS que aí comentaram, era fixe uma análise sobre esta distro!

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Não há forma de alguém “orientar” a versão GAMER de forma gratuita??? 😉

      2. Avatar de lmx
        lmx

        pedro,

        http://developer.ubuntu.com/2014/02/announcing-the-latest-ubuntu-app-showdown-contest/

        uma tentativa da canonical, receber as melhores app’s oferecendo tables e telemóveis em troca…para os melhores 😉

        nexus 7 e o meizu mx3 todo xpto 😉

        quem quiser avançar…boa sorte 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          deem ideias malta 😛

          1. Avatar de irlm
            irlm

            Centos, Debian, Arch, OpenSuse, Mandriva

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Excelente, queres escrever sff? Quero ver um artigo teu no Pplware 🙂

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Que estranho, onde anda o Nelson e os seus comentários cómicos?

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      O cromo já aí deve vir dizer que deviam era mudar para Mac.

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Foi para o Carnaval do Rio!
      Deixa-o estar.

    3. Avatar de Darktux
      Darktux

      Faltam as palavras mágicas: Android ou iPhone

  13. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Foi esse mesmo que experimentei para ressuscitar um velhinho Pentium III, 1GHz , 512 SDRAM…e se soubesse o que sei hoje, já o teria feito há anos…coisa que fui adiando ano após ano…agora, o PC pré-histórico não voa…não dá para fazer muitas coisas como com um PC moderno, especialmente a nível de videos youtube, ou tarefas mais exigentes, mas em comparação com o Windows XP mais as suites de protecção que são sempre necessárias instalar para termos alguma segurança, é uma diferença enorme…enorme…quer no arranque…quer na fluidez…

  14. Avatar de irlm
    irlm

    O problema é que o Wine não tem suporte Directx, e o Cedega é pago, o Directx proprietário da Microsoft funciona muito melhor nativamente em ambiente Windows que em Linux, já para não falar do suporte de drivers como o da Alps touchpad que não funciona no kernel atual.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Obrigado pela resposta, mas este site indica para touchpad Synaptics e não para Alps, já tentei instalar o pacote alpstouchpad.deb não funciona com o kernel que tenho instalado.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..

          indicaa para Alps, também.

          Alias até indica primeiro para Alps…

          mas deve se ler com cuidado, devido ás restrições, á qual esta solução se aplica 😉

  15. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Acham isto actual? Nao e’ obsoleto? (https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2014/02/lubuntu_06_thumb.jpg)

    Acham que as empresas com um AD, e softwares criticos vao usar Linux com Wine?

    Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?

    Acham que uma empresa vai adaptar as suas equipas de TI para darem suporte e linux?

    Nao sei se teem ideia do que e’ um ambiente informatico empresarial. De qualquer das formas fica a minha opiniao.

    Quanto a utilizadores domesticos, esses poderao muito bem utilizar uma qualquer distro Linux do seu agrado, mas nao necessariamente com o estilo ou interface semelhante ao XP.

    1. Avatar de Pires
      Pires

      ada obsoleto! isso é apenas um desktop environment do mais simples que o Linux tem para oferecer! existem outros…

      se uma empresa decidir começar a usar Linux e se for esperta, não irá inventar com o Wine! irá cingir-se às aplicações nativas para Linux, que tem imenso para oferecer!

      por acaso acho que sim! experimenta correr um Linux Mint com o XFCE ou mesmo um MATE numa máquina com essas características e verás a diferença para melhor!

      é como tudo na vida, uma mudança implica sempre um período de adaptação, se a empresa fizer bem as suas contas e chegar à conclusão que o custo/benefício é vantajoso para a empresa, não vejo porque é que não há-de mudar! Já ouviste falar da Red Hat? da Novell? ou mesmo da Canonical? tens alguma ideia do tipo de serviços e suporte que estas companhias dão às empresas?

      sim, sei perfeitamente o que é um ambiente informático empresarial, e por isso mesmo sublinho o parágrafo anterior!

    2. Avatar de int3
      int3

      “Acham que uma maquina com um P4/80GB/2GB nao e’ capaz de correr Windows 7?” – Lol não….

      1. Avatar de serejj
        serejj

        Caro DSpinola, podia começar por te dar alguns exemplos de utilização de Linux em ambientes empresariais ou científicos ao mais alto nível mas vou deixar-te apenas um e aconselhar-te a fazeres alguma pesquisa.

        CERN, the European Organization for Nuclear Research

        Já deves ter ouvido falar. A título de curiosidade, até desenvolveram, em conjunto com outras entidades de topo, uma distro baseada em Red Hat.

        https://www.scientificlinux.org/

  16. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    O Wine ja´ suporta o DirectX desde 2009! O Cedega ja´ nao existe!
    Se considerarmos a verso 1.7.x o que esta´ ainda incompleto e´ o suporte ao DirectX 10 e 11, porque de resto ja´ esta´ satisfatoriamente funcional.

  17. Avatar de neopunk
    neopunk

    Entrar em comparações de Windows com Linux é comparar Maçãs com Peras, ambos são frutos mas com vitaminas e características diferentes.

    Pensar que o Linux é mais seguro que o Windows é no mínimo absurdo, façam uma mera pesquisa de CVE’s e entendem rapidamente que existem mais vulnerabilidades e exploits para Linux e componentes/serviços/apps que o integram do que para Windows. Alguém cravejou na pedra que apenas o malware tradicional (vírus, worms, trojans, etc) é que compromete uma máquina? E exploits? E ataques MITM?

    A última vez que tive um vírus no Windows XP SP3 foi em 2006 com o Drive by download à custa de um 0-day de Java, desde então já tive Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 e nunca tive problemas de Virus.

    1. Avatar de int3
      int3

      Linux é código aberto, logo está constantemente a ser corrigido. Além disso, se vieres falar sobre “software” que é vulneravel em linux não culpes o linux por isso. Agora se vieres falar sobre o KERNEL linux vs KERNEL windows, vai ver qual é que tem maior rating de vulnerabilidades criticas. (de 0 até 10)

      http://resources.infosecinstitute.com/slaac-attack/
      http://en.wikipedia.org/wiki/Sandbox_%28computer_security%29
      http://linux.die.net/man/1/chroot
      (entre outras funcionalidades a nível de segurança)

      O linux é o melhor sistema a nível de segurança por causa da maneira que gere os programas.

      lista de vulns em windows (kernel):
      7: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-17153/hasexp-1/Microsoft-Windows-7.html

      XP:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-739/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-Xp.html

      Vista:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-9591/cvssscoremin-4/cvssscoremax-4.99/Microsoft-Windows-Vista.html

      NT:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-39/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-Nt.html

      server 2k12:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-23546/year-2013/Microsoft-Windows-Server-2012.html

      2000:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-107/cvssscoremin-5/cvssscoremax-5.99/Microsoft-Windows-2000.html

      server 2k3: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-7108/cvssscoremin-6/cvssscoremax-6.99/Microsoft-Windows-Server-2003.html

      server 2k8:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-11366/cvssscoremin-4/cvssscoremax-4.99/Microsoft-Windows-Server-2008.html

      95:http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-112/opdos-1/Microsoft-Windows-95.html

      e o mais problematico windows 8.1: http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-26/product_id-26434/Microsoft-Windows-8.1.html já com 11 bugs vulneráveis e tem poucos meses….

      linux (desde sempre): http://www.cvedetails.com/vulnerability-list/vendor_id-33/product_id-47/cvssscoremin-7/cvssscoremax-7.99/Linux-Linux-Kernel.html – acho mesmo interessante se tirar-mos os “LOCAL” fica uns poucos. e nenhum passou do 7.99 de rating.
      Imagino agora o kernel do windows ser open source. era uma festa!

  18. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Para mim o Peppermint OS 4 continua a ser a melhor alternativa qualidade/rapidez/design. Sou utilizador de Linux há mais de 10 anos e já devo ter testado mais de 100 distros ao longo desse tempo. Utilizo o Linux Mint XFCE no meu PC mais potente e nos mais antigos tenho instalado o Peppermint OS 4, que de facto funciona muito bem em máquinas de poucos recursos, sem comprometer o aspecto visual.
    Para quem não conhece o Peppermint, resumindo em poucas palavras, é como se fosse o Linux Mint em cima do Lunbuntu. Utiliza apenas 110 MB de RAM após instalação. Experimentem.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A nível de Browser para navegar na Net e/ou jogos é complicado?

      1. Avatar de Fernando Pereira
        Fernando Pereira

        Olá Paulo. Nada complicado. Existem 2 aplicações para instalar novos programas e jogos que é só clicar e ficam logo disponíveis na lista do menu. Para navegar traz de origem o Chromium (versão opensource do Google Chrome), mas pode-se instalar outros browsers se pretender (Firefox, Opera, etc).

        Se nunca experimentou uma distribuição de Linux, esta não difere as outras baseadas em Debian/Ubuntu. Faz o download do ficheiro iso, grava num dvd ou através duma pen (requer programa de instalação específico ou conhecimentos mais alargados) e experimenta sem necessitar instalar. Se gostar, pode instalar em paralelo com Windows e quando ligar o PC poderá escolher arrancar com o Linux ou com o Windows.

      2. Avatar de serejj
        serejj

        Ainda hoje tenho o Peppermint instalado num pIII e corre muito bem. É realmente uma distro muito leve e competente à imagem da sua progenitora (Debian).

  19. Avatar de Miguel

    1) Manutenção/Suporte
    o Lubuntu 14.04 vai estar disponível dia 17 de abril
    [ Lubuntu 14.04 LTS Beta 1hoje ]
    e com suporte até abril de 2019.
    https://wiki.ubuntu.com/LTS
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Ubuntu_releases#Table_of_versions

    1. Avatar de Miguel

      já saiu 【ツ】

      é ir lá ‘comprar’
      e só se voltam a chatear em 2019
      [ ou.. quando a máquina morrer ]

      http://tmblr.co/Z1n6Yy18gtH6W

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu até gosto das insterfaces *Buntu (Lubuntu, kubuntu e até mesmo Ubuntu). Chato mesmo, são os bugs que teimam a aparecer constantemente, mesmo nas versões LTS. Usei até a pouco tempo Ububtu 12.04, e sinceramente fartei-me. Pode ser baseado em Debian, mas a estabilididade está longe de um Debian puro. Até quando a Canonical vai continuar com a teimosia de panel*rices, e com o verdadeiro spyware que não tem outro nome. Este tinha tudo para ser um sucesso, e acho que vai cada vez mais continuar a ser um fiasco.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Uso Ubuntu 12.04 há alguns meses de forma diária (migrei de vez após tentativas frustradas de instalar o 8) em 2 máquinas e está super estável… nos primeiros tempos da 12.04 os bugs eram uma constante. Conto actualizar só quando ele me avisar
      ps: tenho um portátil que veio com a 12.04 de fábrica e foi isso que me fez acelerar a migração do desktop

  21. Avatar de Jose Ribeiro
    Jose Ribeiro

    Não posso arriscar mudar para este ou outro linux.
    Na verdade ate pagava a alguém me pusesse uma aplicação que tenho em windows no linux. É afinal a unica coisa que me prende ao xp…

    Se há por aqui alguem com conhecimentos para isso que me contate … Obrigado.

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      E qual é a aplicação?
      Convém dizeres…

  22. Avatar de cultooculto
    cultooculto

    boas, estava a pensar mudar para linux; tenho um asus eeepc 1050h com 1g de ram e processador atom… como sou novo nestas andanças, que aconselham? Lubuntu ou Xubuntu? Tenho lido sobre isto e penso que são os mais leves… Alguém já teve alguma experiência? Convinha alguma estabilidade, o netbook é usado para trabalhar em texto e internet, essencialmente… obrigado!

      1. Avatar de cultooculto
        cultooculto

        muito obrigado! 😉

    1. Avatar de serejj
      serejj

      Pessoalmente apostava em Debian com o LXDE como ambiente gráfico, o mesmo que usa o Lubuntu. Mas é só a minha opinião pessoal, uma vez que não sou grande adepto de distros muito customizadas como é o caso de Ubunto e todos os seus derivados.

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se o XP sai de cena, entra o 7 ou o 8. Mas algum utilizador normal vai instalar linux na máquina? De que planeta é que vocês são?

    1. Avatar de int3
      int3

      50PCs * 250€ por licença=12500€…. Não vale mesmo a pena.

      O governo alemão usa no parlamento ubuntu por exemplo.

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        250€ por licença? Mas a caixa vem com barras de ouro?

        1. Avatar de int3
          int3

          mesmo sendo 150€ são 7500€ em licensas…. é mesmo muito dinheiro. Mais vale investir 0€ e ter a mesma coisa. Se algum software for incompativel, pode-se sempre gastar pouco dinheiro para suporte profissional, tipo redhat, ou em portugal a caixa magica, para tratar disso.

          Existe 1001 maneiras de dar a volta a isto, mas as pessoas estão tão habituadas ao “sistema operativo” da microsoft que dizem que Linux (nem sabem o que é uma distro) é bosta.

          A lista que te enviei, está claramente uma razão da escolha de um SO baseado em Linux que tenha licensa gratuita e livre. OpenSUSE, SUSE enterprise, Ubuntu, Debian foram as mais escolhidas. Eu se fosse dono de uma empresa e se tivesse 2 opções: – gastar 1000€ para um software correr numa plataforma gratuita ou Gastar 7500€ em licensas do sistema operativo, preferia os 1000€. Além disso, sei que o suporte não vai acabar, porque sempre posso fazer upgrade com scripts muito faceis de usar a N máquinas.

          No que toca a windows, para mim, não é robusto, nem de perto flexivel. Microsoft apenas dita as regras e o que devemos e não devemos de fazer no SO deles.

          Qual é o melhor? Mais fiável? Economicamente mais aplicável? pois… é lixado compreender o poder do OpenSource e do Free Software quando estámos habituados a pagar “coisas abstratar”.

          No final de contas apenas queremos um programa que funcione …

      2. Avatar de int3
        int3

        http://www.computersoftwareplus.com/fqc-06913
        150 vá.
        quando o windows 7 saíu lembro-me que o pro custava 400€!!

  24. Avatar de Pedro Rosado Silva
    Pedro Rosado Silva

    Estou a tentar instalar o lubuntu 13.10 numa máquina com o chip SiS630, e nem o liveCD carrega. E a máquina está a trabalhar com o Mint 12.10 lxde (serve, conjuntamente com outras 5, para dar aulas de TIC num ATL de 1º ciclo). Queria era experimentar outra distribuição para perceber se havia ganhos.
    Alguma ideia?

    1. Avatar de serejj
      serejj

      Não sei quais são os teus conhecimentos de Linux mas tenta arrancar com o VESA (driver gráfico básico) e depois de instalado tens de fazer um workaround. Deixo aqui o link para o driver para esse chip. As instruções estão no pacote.

      https://drive.google.com/file/d/0B4Mepj8OW95fYjVHZngySUtWLW8/edit?usp=sharing

      Pode ser ainda que não estejas a arrancar com o kernel indicado para essa maquina, mas sem mais detalhes é muito difícil ajudar.

    2. Avatar de serejj
      serejj

      Já agora aqui fica o link para mais info acerca das principais distribuições de GNU/Linux.

      http://distrowatch.com/dwres.php?resource=major

  25. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    Isto era uma solução maravilhosa, se consegui-se ligar ao domínio windows de forma aos utilizadores ligarem-se e terem acesso às suas áreas de rede. É possível??

    1. Avatar de serejj
      serejj

      Sim é possível. Pessoalmente utilizo todos os dias na minha rede composta por várias máquinas Windows, Linux e até Plan9. Deixo o link em baixo para mais info.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_(servidor)

  26. Avatar de Gwyb
    Gwyb

    Ruwindows XP e Gnu/Linux Lubuntu melhorou sua ida para para o melhor SO.