Vivaldi – O browser que vai rebentar com o Chrome?

54 Comentários

Apesar de ser provavelmente a ferramenta mais usada num sistema, no segmento dos browsers não existem assim tantas boas soluções. Chrome, IE (que continua a liderar), Edge, Firefox e Opera são os que mais se destacam, mas em 2015 foi anunciado o Vivaldi que tem vindo a ganhar muitos fãs e que promete ser um dos melhores browsers a actualidade.

Vamos conhecer as novidades do Vivaldi 1.1 que foi lançado recentemente.

Vivaldi


Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.

Vivaldi

Quais as vantagens de usar o Vivaldi?

Quem usa o este browser rapidamente fica viciado até porque este é ideal para quem tem sempre muitos separadores abertos.

Das muitas características que oferece, destaca-se:

  • Possibilidade personalizar quase tudo
  • Suporte para comandos rápidos
  • Grupos e Mosaicos de Separadores
  • Escreva Notas quando Precisar
  • Interface Adaptativa
  • Favoritos Poderosos
  • Navegação Espacial
  • Painéis Web
  • Suporte para várias extensões para Chrome

Vivaldi

Conheça melhor o Vivaldi

Disponível para Windows, Mac e Linux, o este browse tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.

Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, performance e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome… quem sabe não será o seu browser já amanhã.

 

Vivaldi

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis almeida
    luis almeida

    instalei quando saiu a primeira versão estável e posso dizer que o resultado foi tudo menos estável. gostei do browser mas fechou-se muitas vezes assim do nada.

  2. Avatar de Chinoca
    Chinoca

    Recomendo! 5* a única falha são os plugins do flash que tem se que instalar

  3. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Tenho experimentado desde as versões Beta, com bastante agrado! Faz-me lembrar os bons tempos do Opera que era o meu browser preferido! Só recentemente deixei de utilizar o Opera 12 😉
    Um pormenor que me aborrece é que o tenho instalado no Windows 10 e na conta do administrador funciona bem, e na conta secundária não está disponível! Isto também acontece com outros programas, infelizmente!

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      O Opera stable 36 esta jóia cara!!!

      1. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        Sim, também tenho o Opera 36 instalado, à parte destes 😉

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Nas opções avançadas da instalação tem a opção se quer fazer a instalação por utilizador ou para todos os utilizadores. Como esta pré-definida a opção por utilizador, poderá ser esse o problema.

      1. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        Muito obrigado pela dica! Vou retificar!

    3. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Ainda tenho opera 12 no pc, tenho deixado de utilizar porque há coisas que deixam de dar e passei para o Chrome mas adorava Opera.

      1. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        Pois comigo foi parecido!
        Só aquele grande pormenor de ter o gestor de email integrado era tão fixe!

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bla bla bla bla
    A min so me interessa se tem uma boa segurança ou nao
    de resto…….

    1. Avatar de ppllz
      ppllz

      “Bla bla bla bla
      A min so me interessa se me der uma falsa sensaçao de segurança ou nao
      de resto…….” Corrigido.

  5. Avatar de Osvander
    Osvander

    Não acredito, mais uma cópia descarada do meu querido OPERA. O opera tem muito que melhorar ainda em matéria de vídeo e acesso a bancos.

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Uso e recomendo o Opera 36 stable

    2. Avatar de Chinoca
      Chinoca

      Não leste a noticia

    3. Avatar de Chinoca
      Chinoca

      Passo a citar:”Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011)”

    4. Avatar de umx
      umx

      Que venha a cópia! O opera 12 tinha funcionalidades que ainda hoje não vejo noutros browsers.

  6. Avatar de AC
    AC

    Vai rebentar com o Chrome? Não. Por milhões de razões. Sendo a maior delas todas: o Chrome só vai decrescer quando o Google decrescer. O Google search? Não. Toda a Google publicidade e marketing. Eles são os melhores do mundo em product placement e depois bastante totalitaristas a impor os seus produtos. Coisa que ninguém critica brutalmente porque eles não se chamam MicroGoogle.

    1. Avatar de pedro tuga
      pedro tuga

      quero ver-te a entregar o irs pelo chrome!

      1. Avatar de pedro tuga
        pedro tuga

        ou a ver a tv da vodafone!

  7. Avatar de Jackpot
    Jackpot

    Máquina!

  8. Avatar de ....
    ….

    Foi desenvolvido pelo Daesh? xD

  9. Avatar de Uchi
    Uchi

    Fui utilizador Opera desde a versão 7.xx. Se bem me lembro ainda tinha um painel pequenino de publicidade em cima da barra de endereços, que pouco tempo depois abandonou. Sempre que experimentei outros, Chrome, Firefox, etc, nunca me convenceram. Mas o Vivaldi convenceu. Quem utiliza Opera há muitos anos, sabe que Opera já foi melhor. Já foi O melhor, foi o precursor de muito do que se vê nos browsers de hoje em dia. Mas quando parte da equipa que fez nascer e evoluir o Opera, abandona o projecto e cria um novo com o que acredita que o Opera devia ter sido, é de experimentar. Não é uma “cópia descarada”, é um spin-off do Opera que segue o caminho que o Opera devia ter seguido.

    Ainda tem algumas arestas a limar, como por exemplo, algumas opções do browser estão relativamente escondidas e para as encontrar temos que googlar um pouco. (tipo deixar de pedir se queremos ou não guardar passwords). Mas são coisas que com o tempo vão sendo afinadas.

  10. Avatar de JG
    JG

    Vivaldi compôs 94 Operas portanto tem a experiência suficiente para fazer melhor que a Opera 36 (mesmo a v. stable)…

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Kudos! Good joke

  11. Avatar de rui
    rui

    Para quem atira o disparate de ser cópia do Opera, visto que tem algumas pessoas da antiga equipa, quiseram juntar o melhor dos dois browsers num. E no meu pc já rebentou com o chrome já há umas versões beta atrás (pelo menos como browser a usar no dia-a-dia).

  12. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Off topic:a teclar neste momento da Build 14332.rs1_release.160422-1940,que saiu hoje(Quarta-feira,27 de Abril),por volta do meio-dia.Assim sim,gosto de ver mais novas builds a sairem.É sinal que muitos bugs ou imperfeições estão a ser corrigidos/as para tornar o Windows 10 um óptimo sistema operativo. 🙂

  13. Avatar de anonimus
    anonimus

    é apenas mais um browser a juntar a tantos outros, não é por haver mais um que vou deixar de usar o Google chrome que até a data chega bem para a minha utilização e sem nada a apontar…

  14. Avatar de Antonino
    Antonino

    será que dá para enviar o irs ?

  15. Avatar de jedi
    jedi

    Na altura que testei era igual ao opera, que faltava muita coisa, principalmente exportar favoritos. Tem serviços semelhantes tb ao Opera.

    Não sei tem esta funcionalidades ou não, mas o que gosto do Opera a possibilidade de ver noticias centralizadas. 😉

  16. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Boas eu instalei, pena as páginas com flash player nao correrem devido ao plug-in. até parece ser bastante interessante….

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Isso pode ser um problema para agora, mas com a relativa rapidez que estão a deixar o Flash, ha de deixar de ser problema (salvo erro funciona)

  17. Avatar de simoes
    simoes

    O opera é fixe, rapido e minimamente fiavel, mas nas versões que experimentei algumas páginas ficavam esquisitas. E agora resta uma pergunta sobre as páginas bloqueadas pelas operadoras, ele conseguirá abri-las sem nenhum plugin? E tem suporte https?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      É possível aceder em qualquer browser sem qualquer plugin. Isso não é uma capacidade do browser.

  18. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Parece ser uma proposta bastante interessante. Se é melhor que o Chorme não sei, mas algo bastante semelhante, mas visto que ainda vai na 1.1 enquanto o chorme na 50.xx acho que apos meia duzia de updates será um concorrente direto. Quanto comparado ao Mozzila Firefox, como alguns estão a comparar acho melhor, pelo menos em termos de multi tasking, pois o Firefox matasse todo para ter duas abas em notebooks, ao contrario do chorme (no mesmo pc)
    (Bla bla bla RAM do chorme não sei que não sei que mais, meus caros no meu notebook o firefox consome 2x mais RAM que o chrome [com as mesmas extensões])

  19. Avatar de RuiB
    RuiB

    E tira cafés?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      O Chrome também não. Isto não a Delta.

  20. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Ainda tem muita coisa para desenvolver. Mas até agora uma nota positiva no que toca á personalização do browser.

  21. Avatar de Martins
    Martins

    E dev tools ? E sync de contas. E velocidade de JS.
    Só com purpurinas não vão lá !
    Chrome FTW

    1. Avatar de A tua prima
      A tua prima

      Isso.

    2. Avatar de Mozilla4ever
      Mozilla4ever

      Para que saibas o Mozilla têm uma versão developer por tanto essa coisa de dizeres “FTW” não faz qualquer sentido, gostas do Chrome? Muito bem, mas não é necessário rebaixar os outros navegadores.

      O Mozilla firefox é poderoso para webmasters e programadores não só pela sua segurança,privacidade como o conjunto de ferramentas e plugins acessíveis para webmaster e programadores.

      E não me venham com aquele “O Firefox consume muita memoria” Isso é treta.. desde que muitos diziam isso que só se ouve isso no entanto isso não é verdade.

      Abre o Chrome e o Firefox com os mesmos sites e tabs e faz as contas da quantidade de RAM de cada um.

      Por tanto “FTW” na tua opinião assim como “FTW” mozilla na minha opinião.
      E logo notas.

  22. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Este browser como se porta a nível de velocidade e uso de RAM vs. EDGE? (visto que o EDGE nesses aspectos é brutal!)

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Sugestão: experimenta e vê por ti. Isso também depende das páginas pélas quais navegas, entre outros factores. E pedir opiniões de outros nestas matérias em comentários a notícias (nomeadamente com certos títulos) não é uma fonte de opiniões isenta. Eu uso o Vivaldi à experiência, com o Firefox e o Edge ao lado, e para o uso que faço da net, estou bastante satisfeito e até surpreendido, tendo em conta a sua idade e estado de evolução. “Give it a chance”, é o melhor que te posso dizer.

  23. Avatar de maxim
    maxim

    impossível, o google chrome parece uma praga, está am todo o lado graças à sua dona. a google é boa em muitas coisas, mas para browser prefiro ter outra coisa, eles já ganham dinheiro suficiente comigo quando uso o meu telemóvel e google apps

  24. Avatar de Abilio
    Abilio

    Ainda tem muito trabalho pela frente para ser melhore que o chrome

  25. Avatar de Diniska
    Diniska

    Para mim morreu(VIVALDI). Não funka com o Vista. E não, não quero mudar para 7, 8 ou 10.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      E qual o melhor browser para o vista .Eu tambem nãao quero mudar:(

    2. Avatar de Fernando Selicra
      Fernando Selicra

      Espécie em vias de extinção!!! Já experimentou o Windows 10??? Ou alguma distro Linux???

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Instalei o Opera Top!!! Na empresa trabalhamos com w10 e devo-lhe dizer que não vejo diferença a nivel de navegação (que presumo ser isso que estamos a falar) .

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não querem mudar porque são agarrados ao passado e não sabem evoluir, então não se queixem por não poder ter software compatível com versões mais recentes do Windows.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Não se trata de estagnação mas sim trabalhar o melhor com o que temos e não andar feito ovelhas atrás da ultima tendencia

        Penso que é claro o porquê de deixar de haver aplicações , suporte , actualizações etc.

        Mas pronto de certeza que nos havemos de encontrar à chuva em frente de uma qq loja à espera do ultimo gadget

      2. Avatar de miguel
        miguel

        Não se trata de estagnação mas sim trabalhar o melhor com o que temos e não andar feito ovelhas atrás da ultima tendencia

        Penso que é claro o porquê de deixar de haver aplicações , suporte , actualizações etc.

        Mas pronto de certeza que nos havemos de encontrar à chuva em frente de uma qq loja à espera do ultimo gadget

  26. Avatar de Niells
    Niells

    Há uma brecha grave de segurança, testei usando uma máquina virtual e consegui invadir com facilidade dados pessoais, muito cuidado ao usa-lo fora de máquinas virtuais.

  27. Avatar de Antemar
    Antemar

    Olha não sei se vai bater o google chrome, mais sem duvidas é um navegador que promete, avia testado ele na versão beta, mais agora que ele esta numa versão mais estavel to gostando do navegador, claro que ele para uma maquina não muito potente pode acarretar em ele fechar sem vc querer por ele ser um pouco pesado.

    E se bem configurado para um pc mais modesto, como é um meu caso ele roda de boa, gostei de muitas funcinalidades dele, agora bater o google chrome primeiro ele não pode se basiar em chromio, que dai é mais do mesmo, vejo que para conseguir esse feito um navegador tem de achar alternativas que nem venha da chrome web story.