O Windows está vulnerável por falha grave no AppLocker

23 Comentários

A segurança do Windows sempre foi um tema complicado de gerir e que acaba sempre por trazer algo de novo. Nem sempre com os resultados desejados, sendo expostas novas falhas e novos problemas.

Uma nova falha de segurança veio agora colocar a nu um novo problema. Qualquer aplicação pode ser corrida, sendo contornado o AppLocker.

AppLocker

O AppLocker é a resposta da Microsoft para conseguir controlar as aplicações que estão autorizadas a correr no Windows, garantindo que apenas as que têm as devidas autorizações podem ser executadas.

Mas o AppLocker tem uma falha que está a deixar o Windows exposto a problemas. O AppLocker permite que a aplicação Regsvr32.exe, nativa do Windows, possa ser executada sem limites. O Regsvr32.exe é também ele uma peça fundamentar do Windows, garantindo o registo de DLLs e controlos ActiveX no sistema.

O que não se sabia é que o Regsvr32.exe pode ser chamado remotamente e executar scripts que estão remotos. Para além de o fazer, o Regsvr32.exe não deixa qualquer registo no sistema e nem requer permissões de administrador para o fazer. Na verdade para o Windows este é apenas tráfego normal do Internet Explorer.

AppLocker

A falha foi descoberta por Casey Smith, um investigador de segurança, que colocou no GitHub as suas conclusões e alguns scripts que provam a sua descoberta. Vários outros investigadores já testaram a falha e confirmam que esta é real e potencialmente perigosa.

A mais recente actualização de segurança da Microsoft, lançada na passada semana, não inclui qualquer resolução para este problema e neste momento não existe uma solução oficial. Os conselhos que estão a ser dados baseiam-se no bloqueio do Regsvr32.exe na firewall do Windows, mas isso tem outras implicações para o sistema operativo.

Esta é mais uma falha grave que foi descoberta no Windows e que o deixa exposto a ataques, colocando os utilizadores e os seus dados expostos a ransomware e outros perigos.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Estou a trabalhar num gabinete de apoio técnico onde recentemente encontrei um vírus do tipo ransomware que olhando em retrospectiva, provavelmente explorava esta vulnerabilidade aqui descrita.

  2. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Alguém sabe se este problema existe também nas versões insider? (suponho que sim) BTW, á pouco foi lançada a nova build 14322 para PC e Mobile. 🙂

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Deves de querer dizer ontem…

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Menos de 24h… Whatever…

  3. Avatar de Paulie
    Paulie

    A seguranca no w10 esta excelente. Windows defender nao deixa passar nada..pena o bug do 100%disco que me fez voltar ao 7. Os bugs da ms sao desesperantes

    1. Avatar de Pedro Catarino
      Pedro Catarino

      Que piada. Depois de uma noticia destas isso foi um cá um piadão 😀

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      A segurança no w10 está excelente é como diz o outro w10 é como andar no parque.

      1. Avatar de Carvalho
        Carvalho

        É… o único problema é que tens de estar sempre à olhar por cima do ombro e com medo…

    3. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Esse bug do disco a 100% é ridículo!

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Especulando muito alto, atrevo-me a dizer que esse bug deriva do desejo (estupido) das pessoas manterem a utilização da RAM no minimo. Estupido porque assim obriga o SO a buscar ficheiros ao HDD mais vezes….
        Agora falando sem parecer fanboy, ya, pura má gestão da memoria e afins no Windows 8.*/10. xD

      2. Avatar de Mário
        Mário

        O “bug” de 100% de disco na verdade é uma definição dos updates que permite transferências de updates em p2p em vez de vir do servidor da Microsoft, está ligada por defeito mas para desliga-lá são 3 cliques.

  4. Avatar de jedi
    jedi

    Bolas, logo que fiz o upgrade no fim de semana, aparece esta situação. Se eu soubesse teria esperado quase até ao final do prazo do free upgrade. ;(

  5. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    O Windows sempre foi vulnerável, e sempre será vulnerável ! Aliás, é o sistema + vulnerável já feito.

    1. Avatar de ppllz
      ppllz

      se nao contares com Mac OS.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Todos os sistemas são vulneráveis pah. Uns numas coisas outros noutras.
      #SóChoro

  6. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    Isto é para o windows 10, certo?

    1. Avatar de phex
      phex

      Windows em geral.

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        oh crap

  7. Avatar de LUMIA 630DS
    LUMIA 630DS

    Bla bla bla, bla bla bla, wiskas saketas

  8. Avatar de phex
    phex

    Esta é a paga das retrocompatibilidades. Pessoalmente acho o windows o melhor OS mas admito que muitos erros do passado ainda vão permitir muita insegurança. O unix ganha pela simplicidade mas tem muitos buracos na mesma, nao pensem que por ser apple os é perfeito..

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Mas porque raio falam na Apple numa noticia de um problema serio que existe há anos ?

    Abc