iCloud – O seu Desktop Online com 3GB…no mínimo

19 Comentários

Imagine que passaria a ter o seu Desktop online e acessível a partir de qualquer lugar? O

O Cloud Computing é uma das tecnologias em destaque nas TI. Está em marcha uma onda concertada para massificar a utilização da computação na nuvem, vulgo Cloud Computing.

Actualmente conhecemos vários serviços que assentam neste “novo” conceito e dos quais destacamos o gmail/google docs, dropbox, sugarsync, jolicloud , etc.

E se fosse possível juntar todos estes serviço num único? Vamos conhcer o fantástico icloud.

icloud_00


Enquanto lia um artigo científico sobre Cloud Computing deparei-me com o serviço icloud. O icloud é um serviço simplesmente fantástico, que permtie aos utilizadores terem o seu destop online na Web. Para usar este serviço, basta criar facilmente uma conta de acesso (criar agora) e começar a usufruir de todas as funcionalidades disponibilizadas.

icloud_04

O icloud disponibiliza um conjunto de serviço,s que permitem a integração simples com o a nossa máquina “real”, dos quais destacamos:

  • WebDav – é uma pequena aplicação que permite ter no nosso sistema operativo Windows, Linux ou Mac, o nosso “disco virtual” do serviço icloud.
  • O iCloud disponibiliza gratuitamente 3GB de espaço de armazenamento, sendo possível ter 100 GB a um preço anual relativamente baixo (US$99)
  • Easy Upload – permite sincronizar facilmente pasta do nosso PC ´”real” com o nosso Desktop associado ao icloud

Além disso, quando se cria uma conta de acesso ao serviço icloud é automaticamente também criada uma conta de e-mail pessoal ficando integrada e imediatamente configurada no nosso desktop online.

icloud_02

Além dos serviços/ferramentas já referidas, o icloud disponibiliza outras ferramentas que estão disponíveis por omissão em outros sistemas operativos “tradicionais” (ex. calculadora, gestor de tarefas, linhas de comandos…)

icloud_01

Screenshot do gestor de processos aplicações, documentos, WEb Links, WEbShare, Share, etc.

icloud_05

Como qualquer outro sistema operativo, o icloud possui também suporte nativo para os clientes de IM mais populares (ex. MSN, ICA, Google talk, etc).

icloud_06

Veja o  iCloud em Acção

E resumo…

Em relacção ao icloud surge a seguinte questão: “Será este o novo conceito dos sistemas do futuro ?” Pessoalmente gostei bastante das funcionalidades que este serviço oferece e da forma como os serviços estão relacionados. Experimentem…é simples e fácil de usar.

Artigos relacionados

 

Homepage: icloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Gasoar
    Pedro Gasoar

    o eyeOS é tambem uma boa opção, e qualquer pessoa pode ter o seu proprio 🙂 eyeOS…. 🙂

  2. Avatar de Francico Guerra

    Parece-me muito interessante! vou experimentar 🙂

    1. Avatar de Jóni Oliveira

      Também vou experimentar!
      🙂

  3. Avatar de Jé Bernardo
    Jé Bernardo

    Este tipo de sistemas nao vai dar em nada! Imaginemos que ha um quebra na rede. Acabou nao ha sistema para ninguém, as empresas deixam de trabalhar…

    lool

    1. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      Eu acredito que isto será o futuro apesar de ter serias duvidas sobre a segurança.
      Apenas acho que a falta adesão do pessoal a esta modalidade é o espaço, faz muita confusão a alguns colegas meus os 2/3 gb, apesar de ter a certeza que eles não iam atingir.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Imagina que não há luz… tb ninguém trabalha…

      1. Avatar de PLopes
        PLopes

        Hoje em dia as grandes empresas que adoptarem este tipo de tecnologia usam vários sistemas para caso aconteca catastrofes grandes.
        Imagina um banco, se a rede do porto for ao ar eles tem a rede de lisboa a funcionar e por aí a diante…
        Agora as empresas médias terão que se adaptar as novas tecnologias.
        Maior investimento maior retorno!

  4. Avatar de André
    André

    É possível com este tipo de sistemas ou existe outra forma de por exemplo termos o Messenger sempre ligado e ao aceder ao sistema poder consultar as mensagens recebidas?

  5. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    a falha desse novo conceito em voga atualmente c\ tantas opçoes é o que todo mundo fala e a SEGURANÇA eu confio nos meus programas, no meu sistema operacional que melhor me atende, e os meus dados tem pen drive, HD Externo, SSD e por ae vai, é pratico por acessar meus dados em qualquer lugar, mas para isso tem a mobilidade de um netbook, para empresas entao nem se fala, ALTO RISCO ao meu ver cloud é algo muito recente para vingar atualmente, se ate os Itoken ja estao em risco, so o tempo dira

  6. Avatar de tb
    tb

    Bastante interessante!

  7. Avatar de zepastel
    zepastel

    Depois de criar uma conta ao tentar o acesso fica a fazer o log in e não entro no programa, qual poderá ser o problema.
    Obrigado pela ajuda

  8. Avatar de Francisco Oliveira
    Francisco Oliveira

    Registei-me e tive que instalar o java porque o firefox não é totalmente suportado faço o login e de repente o firefox manda um crash. Reinicio, volto a tentar fazer outra vez login e o firefox manda outro crash.Só posso concluir que este icloud é muito estável… Nos escassos segundos que consegui estar ligado deu para entender a lentidão da coisa. Só veria as pessoas a utilizar isto se por acaso a central nuclear no Japão desse ainda mais problemas e como consequência a humanidade fosse toda convertida em caracóis.

  9. Avatar de Visitante

    Exprimentei o EyeOS 2.3 e este icloud, tanto um como outro não gostei.
    cumps.

  10. Avatar de Paulo R.Holanda (Brasil)
    Paulo R.Holanda (Brasil)

    É uma pena que não é suportado no Opera.

  11. Avatar de SamC
    SamC

    Também me registei e não passo do Logging in… (mas para aceder a esse logon screen com um fundo com nuvens tenho de fazer F5)
    Browser: Chrome e IE9
    Java actualizado

    Acho que não é de recomendar este serviço para já!!

  12. Avatar de bruno
  13. Avatar de Julián, o Kmet

    O conceito é interessante. Mas há ainda um caminho a percorrer um pouco longo…

  14. Avatar de J-Rod
    J-Rod

    dá para instalar programas?

  15. Avatar de Jorge Oliveira

    É possível obter mais espaço gratuitamente, com códigos promocionais ou algo do género??