eyeOS 2.5 – O nosso sistema operativo no browser

25 Comentários

Imagine que passaria a ter o seu Desktop online e acessível a partir de qualquer lugar?

O Cloud Computing é uma das tecnologias em destaque nas TI. Está em marcha uma onda concertada para massificar a utilização da computação na nuvem, vulgo Cloud Computing. Actualmente conhecemos vários serviços que assentam neste “novo” conceito e dos quais destacamos o gmail/google docs, dropbox, sugarsync, jolicloud, etc.

Hoje vamos conhecer o eyeOS 2.5, o sistema operativo da cloud que corre no nosso browser.

eye_000

 

O eyeOS é um novo conceito de sistema operativo, onde tudo está acessível através de um simples browser e a partir de qualquer lugar. O eyeOS disponibiliza as ferramentas tradicionais de um sistema operativo, como por exemplo:

  • Gestor de ficheiros
  • Calendário
  • Cliente de e-mail
  • Notepad
  • Calculadora
  • Gestor de processos
  • ….e muito mais

eye_03

Como ter um eyeOS?

Caso pretenda ter o seu sistema operativo na cloud, basta aceder aqui. Em seguida é necessário fazer a autenticação no sistema (caso já tenha credenciais), ou então criar uma nova conta.

eye_04

Depois de criadas as credenciais, o sistema operativo fica disponível a partir de qualquer lugar.

Quantas vezes já lhe aconteceu querer um documento do seu computador ou aceder ao e-mail X e não ter o seu próprio computador por perto?  Com o eyeOS temos assim a possibilidade de aceder ao nosso SO a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo/equipamento que disponha de um simples browser.

eye_01

Novidades do eyeOS versão 2.5

A versão do eyeOS foi disponibilizada recentemente, e com ele vieram muitas novidades das quais se destacam:

Interface gráfico renovado

O interface está agora muito mais intuitivo, melhor organizado  e oferece muitas funcionalidades de personalização.

eye_06

Atalhos no desktop

Com esta nova versão do eyeOS é possível criar atalhos no desktop de forma muito simples.

eye_07

Podemos por exemplo criar links para os nossos sites favoritos:

eye_08

Cliente de e-mail

Está também disponível um cliente de e-mail integrado, baseado no popular roundcube. O roundcube é um cliente de e-mail bastante potente, completo e totalmente open source.

eye_09

Partilha fácil de ficheiros

Com as novas funcionalidades disponíveis, partilhar um ficheiro através da Internet é algo bastante simples e seguro. Basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre o ficheiro, escolher a opção share by URL e depois definir, caso se pretenda, uma password para acesso à informação e a data em que essa informação deve estar disponível. O sistema operativo devolve um link que pode ser partilhado por vários utilizadores.

eye_10

O eyeOS 2.5 permite ainda o drag and drop de ficheiros para o nosso sistema operativo local e vice-versa. Esta funcionalidade é nativa, não necessitando qualquer instalação adicional de plugins. Para tal, basta apenas que o browser suporte HTML5 (exemplo de browser com suporte: Firefox, Safari, Opera, Chrome e IE 9).

eye_12

Versão para dispositivos móveis

Uma vez que vivemos actualmente na era do dispositivos móveis, o eyeOS permite ainda o acesso aos ficheiros a partir de qualquer dispositivo móvel (funciona como o Dropbox).

eye_11

 

O que mais há a dizer sobre este novo conceito de sistema operativo? Faltou apenas referir que o eyeOS é uma excelente ferramenta colaborativa, onde podemos facilmente partilhar documentos entre amigos/colegas de trabalho, dispondo também de uma aplicação integrada para chat.

Se calhar o melhor é testarem vocês mesmo e comprovar todas as funcionalidades referidas. Aceder ao eyeOS é algo que demora cerca de 20 segundos. Para tal, basta acederem através do link disponibilizado a seguir. Divirtam-se!

Homepage: eyeOS

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Opteron

    Opa vou experimentar, obrigado pela dica!!!

  2. Avatar de fernapiedade
    fernapiedade

    isso é k foi um timming…

    não é que acabei ontem de instalar isto no meu servidor NAS???

    gosto da utilidade… principalmente pk posso fazer login pelo iphone.

    Foi dificil a instalação, tendo em conta que tive de instalar o mysqli. e tendo em conta que instalei em um memup qone….. dificultou a “vida”…

    mas gosto do desempenho…

    útil….

    o nosso sistema dependente somente do nosso servidor “caseiro”…sem ficheiros pessoais na cloud…(de outros)

    1. Avatar de Um
      Um

      Boas

      Como criaste uma nova base de dados no q-one?

  3. Avatar de Bruno Nóbrega
    Bruno Nóbrega

    E é seguro?

    1. Avatar de fernapiedade
      fernapiedade

      essa pergunta não se pode dizer que sim com 100% certeza…

      abraço

    2. Avatar de Lj.
      Lj.

      Bruno, “seguro” é sempre um conceito relativo. Pessoalmente, não confio nestes serviços para guardar dados “sensíveis”.

      Acabei de fazer um “test drive” e parece-me interessante.

    3. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Tu não estás seguro em lugar algum e teus dados muito menos.
      Os casos de vazamentos já são conhecidos.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu já utilizo isto há cerca de uns 2 anos mas agora a qualidade é rainha. Estou impressionado.

    http://adf.ly/1X9YX

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      O sistema de colaboração no processador de texto é bom, comparando com o do google docs?

  5. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Já conheço há algum tempo e parece-me bastante promissor ao nível do trabalho colaborattivo.

    Porém não uso porque tenho receio que seja descontinuado… O que em princípio não acontece com serviços como o gmail ou google docs…

  6. Avatar de Cristiano

    Realmente parece ser uma ferramenta bastante útil e com “vontade” de ficar.

    Em relação à segurança Bruno, isso tal como disse o ferna, é relativo.

    No entanto, não deixa de ser útil guardar documentos ou outro tipo de coisas como links para sites, ou outro tipo de funções.

    Cumprimentos,
    Cristiano Perdigão

  7. Avatar de MRodrigues
    MRodrigues

    Boas gostava de saber se dá para aceder a sites bloqueados na escola.

    Obrigado.

    1. Avatar de Lj.
      Lj.

      Em principio não. O tráfego passa no filtro da mesma forma.
      Pelo menos aqui onde trabalho é assim.

      1. Avatar de MRodrigues
        MRodrigues

        Obrigado

        1. Avatar de marcelo
          marcelo

          Velho, nunca ouviu falar em ultrasurf? Uso e recomendo!

    2. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Se tiveres um computador lá em casa com o Linux instalado, instala-lhe o Apache e um Web Proxy pessoal como este aqui:

      http://heanet.dl.sourceforge.net/project/phpr0xi/phpr0xi_v0.6_2010.zip

      Depois não divulgues muito o teu Proxy aos teus amigos para que ele não vá cair nos domínios bloqueados lá da escola 😉

  8. Avatar de jpng81
    jpng81

    disponível em qualquer lado … como quem diz… falta internet fica-se a chuchar no dedo… :S

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Essa afirmação foi um bocado inoportuna.
      Se isto é um serviço online, obviamente que sem internet não tens acesso ao serviço.

      Fala-se em “disponível em qualquer lado” na condição de haver internet, o que já encontras, praticamente em todo lado nas grandes cidades, pontos de acessos abertos.

      A tua afirmação revela um pouco de imaturidade em relação a questões tecnológicas.
      É como quereres aceder ao teu email sem internet.

      1. Avatar de Joni Costa
        Joni Costa

        so para acrescentar, os novos portáteis com o conceito de clouding computer, têm uma placa 3g interna, tal como os telemóveis.

        Ou seja, em Portugal, penso que ja ha 3g em todas, ou praticamente todas, as localidades de portugal, mas mesmo que não haja, ja n deve de faltar muito para começar a haver.. Assim, podes aceder à internet em qualquer ponto

        Penso que este conceito de clouding computer é bastante inovador

  9. Avatar de Luiz R.
    Luiz R.

    Alguém sabe dizer qual o espaço disponível para arquivos??

    Obrigado.

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Se o instalares em casa, o espaço disponível é o do teu disco, embora tenhas de fazer alterações ao ficheiro php.ini (penso eu).

      Nos servidores da eyeOS não faço a mínima ideia…

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Precisava de saber porquê que quando envio um email via eyeOS e pretendo adicionar um anexo, o sistema não abre a janela para o ficheiro dentro da cloud, mas sim, uma janela no PC que estiver a usar.

    Pois, pretendo anexar o ficheiro que esta na pasta documentos da Cloud e não tenho como chegar lá….

    Alguém pode ajudar-me !?

  11. Avatar de Joka
    Joka

    Pessoal, aqui vai outro OS on the cloud que é mais ou menos igual ao eyeOS e também é gratis, façam un teste.

    http://www.oos.cc/login.html

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Este, dá para fazer o que quero, só que não tem como configurar o email pessoal…

      Tks