Dropbox: Pare de chorar pela falta de espaço em disco

49 Comentários

A empresa Dropbox está a desenvolver uma tecnologia que vai deixar certamente muito felizes os utilizadores que têm máquinas com um espaço de armazenamento reduzido.

Baptizado de Project Infinite, a ideia passa por disponibilizar uma forma revolucionária de aceder aos ficheiros na cloud, sem sacrificar o pouco espaço já disponível nos nossos sistemas.

cry


Com o Project Infinite os utilizadores poderão aceder facilmente, e em segurança, a todos os ficheiros guardados na sua conta do Dropbox a partir do seu Desktop, independentemente da quantidade de espaço que têm disponíveis nos discos rígidos.

dropbox05

Tudo o que temos na nossa conta Dropbox é visível no sistema de ficheiros do nosso sistema. No entanto haverá informação que estará guardada localmente na nossa máquina (ocupando assim espaço local nos discos), mas há outra informação que se mantém na Coud (ficando com um ícone da nuvem associado).

Como podem ver pela imagem abaixo, o ficheiro não está fisicamente na nossa máquina mas sim na cloud, logo não ocupa espaço em disco. No entanto o utilizador pode alterar esta localização e decidir guardar uma cópia local.

 

dropbox_04

Veja como tudo vai funcionar

Segundo a Dropbox, estas novas funcionalidade estarão disponíveis brevemente e serão sem duvida uma ajuda para quem trabalha especialmente com grandes quantidades de dados.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais um pouco e estamos a instalar jogos na dropbox xD

    1. Avatar de Tonhó da Silva
      Tonhó da Silva

      Lol

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      I see your point, and i throw Streaming Games @ you 😀
      Será que a Dropbox se meteria nisso?

    3. Avatar de João Barros
      João Barros

      Já instalei a minha própria cloud e tem lá isso disponivel para activar entre muitas outras coisas…

  2. Avatar de teched
    teched

    Portanto placeholders existentes no OneDrive no Windows 8.1

    1. Avatar de André
      André

      Exatamente. É uma pena terem removido essa funcionalidade…

      1. Avatar de Renato
        Renato

        É como funciona o iCloud, só que o iCloud gere os ficheiros que ficam no disco e na cloud automaticamente conforme o espaço livre no disco…

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Copia do Ondrive…

  4. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Tanto lixo digital que as pessoas cumulam.

    1. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      *acumulam

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        *Mesma coisa 🙂

  5. Avatar de Pi Alves
    Pi Alves

    Dropbox? O onedrive e bem melhor. Pouco espaco? Quase todos os pcs sao vendidos com mais de 1tb hj em dia…mais marketing ao dropbox que uma noticia imho

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      É normal ver ultrabooks com SSD de 128 GB. Eu mesmo passo aperto de vez em quando com o espaço disponível no MacBook Air.

      Os computadores de mesa e notebooks mais pesados certamente que não precisam tanto.

  6. Avatar de CS_Tbone
    CS_Tbone

    Tenho usado há uns tempos o oDrive que dá para juntar vários serviços de cloud e já tem essa funcionalidade.
    Gosto bastante e recomendo.
    https://www.odrive.com/

    1. Avatar de João Mota
      João Mota

      Eu também tenho mas gostava que a funcionalidade unsync não fosse premium! 🙂

  7. Avatar de Ka
    Ka

    Não tem nada a ver com a notícia, mas achei engraçado que a imagem do rapaz a ‘ chorar’ é um videoblogger ‘pouco’ conhecido chamado Stanislav da Moldávia. Não é que seja relevante, mas é curioso.

  8. Avatar de hmmn
    hmmn

    e se a net falha?

    1. Avatar de Azost
      Azost

      E se a empresa abre falência?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Levantaste do computador e vai lá fora beber uma bica.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Levantas-te* 😉 E agora, para quem me criticar. Chamem-me Grammar Nazi, mas caramba, se não defendemos a Língua Portuguesa, a Pedra Basilar de toda a nossa Cultura, e não formos humildes em aceitar que nos indiquem como escrever e falar melhor, então perco toda a esperança na nossa sociedade. Defender a Língua Portuguesa é mais do que criticar o Novo Acordo.

        1. Avatar de Cristina
          Cristina

          Concordo plenamente e ainda bem que não sou caso único.

        2. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Estiveste bem. Os pontapés na gramática que dão por estas bandas são demais!

        3. Avatar de PGR
          PGR

          100% apoiado Zaark !!!
          Devíamos ser todos assim. Já nos basta o A.O. e as frases em pt-br …

    3. Avatar de Luislelis
      Luislelis

      O mundo tb falhava. Não haveria electricidade, rede telefónica, etc etc etc

    4. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Se a net falha? Se a net falhar ou o DropBox desaparecer (como já desapareceram muitas outras empresas similares) deixa de ter acesso aos conteúdos lá… mas… se está a planear ir a algum lugar onde sabe que não há Internet ou pode não haver, faz a sincronização antes de ir para lá, e assim pode ter tais ficheiros nesse local, mesmo sem Internet… pelo menos enquanto o Dropbox existir e tiver acesso aos conteúdos (tendo acesso à Internet) pode fazer isto.
      No fundo é um disco virtual onde a única “novidade” (novidade a nível de DropBox entenda-se) é poder descarregar uma cópia para o seu disco de forma selectiva directamente do seu sistema operativo indo às opções de ficheiro.

    5. Avatar de Joana
      Joana

      O problema é que esta história da cloud é muito bonita mas é para quem tem velocidades de upload rápidas. Não sabem é que há milhões de pessoas, eu incluída, que não podem usufruir do mesmo, dado que ainda anda em ADSL a 60KB/s de upload nos dias bons e não há alternativa a não ser mudar de casa e não estou a mais de 30km de uma das maiores capitais de distrito de Portugal e por isso não é alternativa, esse como muitos outros serviços desse género. Há a mania, ai e tal mete na cloud. Além disso, eu não meteria na cloud nenhuma informação sensível. Podem dizer que a que está no meu PC também está vulnerável, desde que esteve online, mas é mais controlável do que mandá-la sabe-se lá para onde, com acesso sabe-se lá por quem. Além disso, aquela coisa de me obrigar a ter um pasta própria, enfiar lá tudo para usufruir do serviço não me agrada. Gosto de ter as pastas onde quiser, com a organização que me apetece. Eu detesto clouds. E se isso é futuro, vão ter me convencer à força.

  9. Avatar de Revision_R
    Revision_R

    O OneDrive já n tem isso?!

  10. Avatar de Antonino
    Antonino

    pensei que era uma cena tipo torrent, onde eu cedia parte do meu disco e como bónus aumentava o meu espaço.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Já existiu uma coisas dessas “Bitcasa Drive”… foi descontinuado.
      A ideia de utilizar o disco dos outros até parece boa… mas tem o problema da disponibilidade, largura de banda, tráfego consumido… enfim, parece ser um problema cada vez maior em especial o tráfego já que os operadores por todo o lado andam a impor limites de forma a darem mais dinheiro aos seus accionistas e a si mesmos.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Uma “cena” tipo torrent basicamente faz o teu hdd estar permanentemente ligado e a funcionar e baixa drasticamente o tempo de vida.

      Há por exemplo aparelhos pequenos que distribuem ficheiros por WIFI e podem conectar uma PEN ou microSD (por ex. 128GB) e a partilha só acontece localmente. Ou entao micro PEN ou entao micro adaptadores com USB-microUSB e que lhes metem um cartao microSD. Honestamente ter um disco “Cloud” parece-me boa ideia mas para ficheiros de rápido acesso. Os acessos de internet fora de casa sao por norma lentos e fazem parte de redes públicas ou menos seguras. Se querem confiar o tráfego a essas redes…

      Eu tenho um HDD WIFI e tenho uma micro PEN (USB + microUSB) encriptados com Veracrypt.

  11. Avatar de hmmn
    hmmn

    dropbox aquela que andou a cuscar os ficheiros dos utilizadores

  12. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    O pCloud já faz isso à séculos, até em certa altura tinha uma conta de 500GB lá por 5$ mês. Carrega os ficheiros à medida que precisamos deles, e elimina da cache quando já não estão a ser usados 🙂

    1. Avatar de Cunha
      Cunha

      Já faz isso HA seculos

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        há* *séculos

  13. Avatar de aniovira
    aniovira

    Para quando um iphone com suporte microsd?

  14. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Não percebi nada do texto e explico porquê:
    – ora, se estou a usar uma cloud, o que é que o meu disco do pc tem com isso?
    Para mim não faz sentido.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      O que eles fazem é basicamente criar um disco virtual, como se tivesse ligado um disco externo ao seu computador, mas este disco está num servidor (ou em vários) algures no planeta.
      Quando navega pelas pastas pode ver os documentos como se tivessem no seu computador, pois são exibidos no Explorer do Windows.
      Qual a diferença? É que para abrir tais ficheiros localmente tem de os seleccionar e escolher descarregar. Eles explicam… pode ter faz de conta 10 TB de conteúdos online (da empresa por exemplo) e descarregar apenas 2 ou 3 deles, aqueles que precisa.

  15. Avatar de Xavier
    Xavier

    NetDrive já me ajuda com isso

  16. Avatar de int3
    int3

    E que tal um serviço P2P onde se dá do nosso disco, imaginando 200GB e temos acesso cloud a 200GB também?
    Por exemplo:
    PC1 – 100GB que oferece
    PC2 – 200GB que oferece.

    PC1 usa 50GB então o PC2 fica com 50GB ocupado dos 200GB que oferece. E pode usar até 100GB porque quem está online, o total de dados é só de 100GB. Por isso tem que haver um racio ou um SLA algures aqui do tipo:
    Oferece X para a cloud e pode ter 40% do espaço que oferece.
    Entendem o que quero dizer?

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Já tinha visto algo semelhante a essa ideia, neste site: http://www.symform.com/unlimited-free-cloud-backup/, no entanto, aqui o esquema é diferente. É necessário disponibilizar 2X para ter acesso a X, ou seja, por cada 2 GB disponibilizados do nosso disco têm-se direito a 1 GB, o que na minha opinião torna o sistema pouco apelativo.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    A ideia é engraçada, mas o murphy é lixado e quando mais precisamos de um ficheiro, há de faltar a internet.

    Além disso, os discos estão tão baratos que mais vale gastar uns €€€ do que estar 100% depende da ligação à net para abrir um ficheiro

  18. Avatar de Tiago Moniz
    Tiago Moniz

    CudaDrive da Barracuda fazia isso.. Enfim. Este site está cada vez pior.

  19. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Podiam eram aumentar o espaço de armazenamento. Isso é que era!

  20. Avatar de Rodrigo Monteiro
    Rodrigo Monteiro

    Desde que atualizei para o win 10 que o onedrive deixou de ter esta funcionalidade que me dá imenso jeito. Já perdi a conta ao numero de vezes que precisei de ir só ver um arquivo muito concreto (já que tenho todos os documentos no onedrive) e ter que entrar no browser e procurar lá o que queria..

    Deixo aqui a questão, há alguma forma de voltar a ter esta função no onedrive? Facilitava-me imenso a vida e não faz sentido nenhum não ter esta função disponivel!

    1. Avatar de Xavier
  21. Avatar de Rodrigo Monteiro
    Rodrigo Monteiro

    Desde que atualizei para o win 10 que o onedrive deixou de ter esta funcionalidade que me dá imenso jeito. Já perdi a conta ao numero de vezes que precisei de ir só ver um arquivo muito concreto (já que tenho todos os documentos no onedrive) e ter que entrar no browser e procurar lá o que queria..

    Deixo aqui a questão, há alguma forma de voltar a ter esta função no onedrive? Facilitava-me imenso a vida e não faz sentido nenhum não ter esta função disponivel!

  22. Avatar de Sandro Garcia
    Sandro Garcia

    O Dropbox é só o pior serviço de cloud. Pouco espaço e ainda por cima vê os teus ficheiros apagando-os sem quê nem porquê…

    Não há nada como o Drive da Google. Só lhe faltava o espaço do Mega.