10 excelentes ferramentas gratuitas de armazenamento Online

137 Comentários

Todos temos a noção que a Cloud está a tomar conta do armazenamento, deixando para trás os métodos tradicionais. Os CDs e DVDs que usávamos para transportar dados já pouca relevância têm, as PENs USB estão em vias de passar para um plano secundário face ao que a Cloud tende a oferecer.

O poder da Cloud resume-se à facilidade de acesso a partir de qualquer lado, de qualquer dispositivo e com recursos de segurança que mais nenhum outro produto pode oferecer. Embora tenha requisitos, como é o caso da existência de ligação à Internet, tende a ser cada vez mais simples usar tudo ligado à nuvem, até mesmo o nosso perfil de utilizador dos mais elementares serviços de comunicação. Para aumentar o seu portefólio de serviços, deixamos um breve resumo de 10 bons serviços gratuitos de armazenamento online.



CloudPT

Este é um serviço que ainda está a dar os primeiros passos mas é já uma certeza de sucesso. Depois de termos testado e usado intensivamente o serviço, temos a fiel certeza que podemos usufruir com muita segurança e qualidade dos 16GB gratuitos que a PT disponibiliza neste serviço.


Dropbox

Este é dos mais conhecidos e populares serviços Cloud da actualidade. Permite uma interacção entre dispositivos móveis e desktops, permite uma troca simples de informação entre o seu cliente que pode ser instalado em vários sistemas operativos podendo, o utilizador, usufruir logo no início de 2GB de espaço de alojamento gratuito.

O sistema de partilha de música, imagens, dados e de todo um vasto leque de informação mesmo em streaming, faz deste serviço um caso de sucesso, ao que a sua propagação pode dar ao utilizador até 18GB de espaço de alojamento totalmente gratuito. Os preços para o uso profissional tendem a convencer o mercado que apostou forte nesta solução.


IDrive

IDrive é um serviço pouco conhecido mas que tem cimentado o seu espaço nas ofertas Cloud. Oferece 5GB de espaço de alojamento e tem uma óptima relação de sincronismo entre os vários dispositivos e sistemas operativos. Todo o serviço é feito online, mas tem recebido, por parte da crítica, óptimas referências. É mais um serviço a ter em atenção.


Sugarsync

SugarSync oferece 5GB de espaço totalmente gratuito de alojamento online, sendo possível também subscrever um serviço pago com mais GB. As suas principais características focam-se nos mecanismos de segurança (todos os dados são cifrados), na informação disponível em qualquer lugar a qualquer hora, na sincronização sem limites (entre PCs, dispositivos móveis) e no controlo de versões dos documentos.

Caso pretenda um alojamento temporário de algo grande, digamos, algo até 60GB, então experimente os 30 dias de Trial que disponibiliza 60GB.


Memopal

Este é um serviço que lhe oferece 3GB de espaço gratuito e que está muito completo em termos de clientes para gerir a sincronização entre o local e a Cloud. Inclusive tem aplicações para iOS, Android e Blackberry. Desta forma, todo o serviço é sofisticado além de muito seguro, conforme é unânime pela crítica.

Memopal Online Backup é a solução de ponta para armazenar e partilhar ficheiros online. Funciona perfeitamente com o seu sistema operativo.


Mozy

Basicamente, o serviço Mozy actua como se fosse um serviço externo à máquina onde estão dados importantes, passiveis de cópia de segurança. Mozy é mais fácil. Registe-se, crie uma conta MozyHome e descarregue a aplicação que fará a ponte entre a sua máquina e os servidores online da Mozy, depois de se autenticar já pode usufruir dos seus 2GB de espaço de backup.

Este é um serviço ideal para programar na sua máquina rotinas automáticas de cópias de segurança, para que não fique preso às cópias em locais físicos, passiveis de roubo ou dano. Já viu se num incêndio ou mesmo em caso de roubo, perde os seus dados?


ADrive

Datado de 2007, este serviço oferece um espaço de 50GB para guardar online, num conta privada, todos os conteúdos. Tem um cofre onde podemos enviar imagens, música, dados, fotografias, fazendo desses espaço um “armazém” de cópia online.

Permite editar ficheiros online, oferece uma ferramenta de pesquisa também online e já conta também com App para Android e iOS. É mais uma oferta, embora com algumas limitações.


Duplicati

Duplicati não é um espaço online de armazenamento, ok, este é um out sider em relação ao tema, mas cabe pelo seu serviço oferecido. Duplicati é um cliente de backup gratuito que armazena com segurança os dados encriptados, grava-os em modo incremental e em formato backup compactado. Este serviço funciona com o Amazon S3, o Windows Live SkyDrive, Google Drive (Google Docs), ficheiros Rackspace Cloud ou WebDAV, SSH, FTP (e muitos mais).


Box

O Box.net é, como já referimos, um serviço de armazenamento de ficheiros online, semelhante a outros já existentes, entre eles o mais conhecido, e considerado líder neste segmento, o Dropbox. O utilizador pode armazenar os seus ficheiros na nuvem, e aceder a eles a partir de qualquer dispositivo, seja ele um computador, um smartphone ou um tablet, em qualquer lugar, desde que tenha uma ligação à Internet.

O serviço prestado pelo Box.net tem várias opções, cada uma adaptada às necessidades de cada um, mas o que está hoje aqui em causa é o modo

  • Personal: 5 GB – Gratuito (limite ficheiros 25 MB) – 1 utilizador.

CloudMe

CloudMe é um serviço gratuito e aberto para armazenar todos os seus ficheiros na nuvem. A particularidade é a simplicidade de colocação dos ficheiros lá, no sítio certo. Esta acção pode ser através do PC ou de qualquer dispositivo móvel. A simplicidade chega também à capacidade de partilhar os ficheiros pelos amigos, além de ter a confiança nos backups que irão sempre salvaguardar o que lá coloca.

A versão gratuita permite um espaço de 3GB para guardar o que entender. Se pretender mais… consulte os planos alargados de espaço e os preços que estão disponíveis para outros voos.

Em resumo…

Este são alguns dos serviços que vos deixamos hoje. Gratuitos, uns melhores, outros com mais opções, mas todos eles para um fim que é alojar online os ficheiros para os guardar e proteger.

Aguardamos agora pelas vossas sugestões.

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Muito bom artigo.
    Eu desde a compra de um novo smartphone, ao sincronizar a minha conta de dropbox, na altura com 3,8GB, foi-me oferecido mais 50GB…por agora fico com o dropbox 😀
    Se tiver que mudar, seria para o ADrive.

    Só uma coisa, no artigo, no “ADrive” está: “num conta privada”, uma pequena gralha.

    Continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Abdré
      Abdré

      já agora qual é o smartphone??

        1. Avatar de Arthgrafic
          Arthgrafic

          Eu já ganhei 96Gb com o S3… Tenho praticamente 106gb.
          Simplesmente maravilhoso!

          https://www.dropbox.com/s/y7rnbho9hy9yo64/2013-04-09%2001.52.42.png

          1. Avatar de RC
            RC

            É tudo muito giro, mas esse plafond extra só é válido durante 12 meses!!!

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Pois RC, também tenho a sensação de que esta malta não faz a mínima ideia que daqui a uns meses voltam a ter 2 ou 3 Gb de espaço no Dropbox.

          3. Avatar de JB
            JB

            RC não são 12 meses,mas sim 24 também tive um aumento de armazenamento significativo (53…)
            Bom mas esta é a minha opinião e vale o que vale,daqui a 24 meses já surgiram mais um inúmero de “clouds” com armazenamentos muito maiores que os atuais e a meu ver a Dropbox só tinha a perder ao retirar esse espaço oferecido temporariamente…

        2. Avatar de Marcos
          Marcos

          Mas é temporário !

      1. Avatar de Luís Santos
        Luís Santos

        Galaxy NoteII.

        Sim até posso voltar aos meus 3GB daqui a 12 meses, mas de certeza que “esta malta” nesses 12 mese dará bastante uso ao espaço que agora tem 🙂

    2. Avatar de Diego
      Diego

      Para smartphone uso o COPY é excelente e ainda com espaço de 15 gb, veja no endereço:

      https://copy.com?r=hJtVVQ

    3. Avatar de paulo
      paulo

      como ofereceram 50 GB? eu tenho uma conta de 5 GB e já sincronizei iphone e ipad. Tenho quase 5 GB “gastos” e não me ofereceram mais nada

  2. Avatar de AntonioC

    Eu tenho vindo a gostar bastante de utilizar o CloudPT, mas o DropBox é o de eleição… Acho que te esqueces-te de Gdrive que nao gosto muito e do SkyDrive que é uma boa opcao.

    Quanto ao ADrive tenho desde que abriu 2007 e ainda la tenho os meus ficheiros dessa altura… É uma boa opcao…

  3. Avatar de Aeme
    Aeme

    E o SkyDrive, ficou esquecido ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, estávamos à espera das vossas sugestões.

    2. Avatar de Just
      Just

      o SkyDrive é muito fixe!

  4. Avatar de Carlos Furriel
    Carlos Furriel

    Não se esqueceram do Mega?

    1. Avatar de Vítor M.

      Também não, esse ainda não é um serviço “fidedigno”. Tem ainda que “amadurecer”.

      1. Avatar de RodriguesGabriel
        RodriguesGabriel

        Esse só devo começar a usar quando tiver programa para PC e Android oficial 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Tem de amadurecer, quem garante que daqui a “dias” por qualquer “instabilidade” processual, não lhe fecham as portas?

          Tem de “ganhar” lastro!

    2. Avatar de Sérgio 'Chinoman10' Rebelo

      Também não percebo Carlos… Será por estar em Beta?

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pesquisem o Wuala, por exemplo

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Esta foi talvez uma das melhores opções para mim para transportar informação entre “Casa” e o “Emprego” porque embora não me pese as “Pens” ou o “Disco externo” mas a verdade é que só o facto de ter pastas sincronizadas entre os 2 locais é abismal. Dos mais conhecidos o unico que funcionava era o SugarSync do qual consegui através de algum tempo e uma artimanha maluca ir buscar os 32GB gratuitos a juntar aos 5,5GB no acto da inscrição. Actualmente e por causa das definições do server do emprego ao qual não tenho acesso e por birra do sector que o governa (um dia destes deixo-os às escuras) o Sugarsync. Já tentei os aplicativos Dropbox, CloudPT, Ubuntu One e até mesmo o SkyDrive mas nenhum deles se pendura através da proxy. Tenho acesso ao SkyDrive mas via Web…

    De qualquer forma o SugarSync é o meu favorito (pena não haver para Linux)…

  7. Avatar de Partzy
    Partzy

    – Skydrive: Muito bom! Muito semelhante ao Dropbox. Pena a Microsoft ter “acabado” com as ofertas de 25 Gb! Com 7 Gb de oferta “base”, a nível de espaço, é o melhor serviço!
    – Google Drive: Idem aspas aspas! 5 Gb e um servição também muito bom!
    A par do supra-sumo “Dropbox”, são os meus de eleição!

  8. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Uma questão. Algum deles tem prazo de armazenamento para os dados guardados. Do tipo, guardo agora uns dados, por exemplo, umas fotos de familia para n estar a ocupar espaço fisico e daqui a 4 ou 5 anos, se as quiser ir buscar, ainda estarem lá. A acrescentar isso, algum deles elimina os dados apos determinado periodo de tempo sem usar o serviço? Posso querer usar determinada conta para guardar um tipo de dados que so queira ir buscar esporadicamente. Isto, porque penso em guardar dados importantes numa destas contas, como backup.

  9. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Um dos melhores do momento… COPY.com! 5GB para começar… e 5GB por referido.

    Se quiserem começar logo com 10Gb é só utilizar o link abaixo:

    https://copy.com

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu até te ajudava mas com uma proxy no emprego que me dispara isto…

      “O servidor proxy está a recusar ligações
      O Firefox está configurado para utilizar um servidor de proxy que está a recusar ligações.
      Verifique as suas definições de proxy. Contacte o seu administrador de rede para ter a certeza de que o servidor proxy está a funcionar.”

      … nem sequer tem interesse para mim ter algo online…

  10. Avatar de Paulo Loureiro

    Gosto da Box, mas trabalho muito com a “Drive” da Google. Quando aparecer um site com 50Gb gratuitos, avisem 😉
    Abr

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu tenho o BOX com 50 GB. oferta de lançamento na altura. nao deixei fugir …

    2. Avatar de Kimbas
      Kimbas

      Tens o mega e o mediafire, que nao foram aqui referidos mas ambos oferecem 50 Gb de raiz.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      não leu direito a matéria? O ADrive é excelente e oferece 50GB sem pagares nada

  11. Avatar de tiago
    tiago

    Falta o Amazon Cloud Drive, google drive, skydrive, vodafone cloud. O da amazon comecei a testar esta semana.
    Tenho estes, mais o fantastico Box, dropbox e sugarsync.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      não consigo ver que como muitos ainda defendam o Dropbox seja actualmente a referencia. já foi mas agora já foi ultrapassado.

      1. Avatar de Vítor M.

        Ultrapassado por quem? Olha que os números deles não indicam isso 😉

        1. Avatar de Rafael Ramos

          ultrapasso em users nao sei mas em qualidade basta um nome: box. interface online, app android, app windows.. tudo perfeito.

          em termos de espaco.. se corrigirem uns bugs, o bitcasa é bo servico de eleição (pago)

      2. Avatar de flavio
        flavio

        nao conheço ninguém que não use dropbox

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          eu uso bastante. dropbox pra trabalho 3,75 GB e box com 50 GB para uso pessoal.

        2. Avatar de Anonfag
          Anonfag

          Agora já “conheces”. 🙂

        3. Avatar de Marco
          Marco

          Eu não uso dropbox.
          Porque provavelmente ninguém que conhece usa, não parta do principio que mais ninguém usa.
          Dá a sensação que só quem usa dropbox é gente.

    2. Avatar de Vítor M.

      A falta do skydrive, deve-se ao facto de ser um serviço associado a um SO, tal como o iCloud e o Ubuntuone 😉

      Venham daí mais serviços.

      1. Avatar de JP (djlinux)

        O UbuntuOne pode ser usado em todas as plataformas

      2. Avatar de Rui Pt.
        Rui Pt.

        Eu uso uma aplicação nativa Ubuntu One para desktop windows. E também existe versão do cliente para mac, ios e android. Tirando o nome não vejo razão para o considerar “associado a um SO”. O mesmo para o Skydrive, exceptuando pelo facto de não existir aplicação nem para Linux nem para Windows XP.

        Não conheço bem o iCloud, por isso não vou comentar acerca do mesmo.

      3. Avatar de tiago
        tiago

        ultrapassado em termos de funcionalidades.
        já tive uma conta paga na empresa e já desisti (agora só a free). o melhor que tem é o upload automatico, mas outros serviços também tem.
        Para mim os serviços que se diferenciam é o box, google drive, sugarsync, e skydrive. Os outros que tenho testado é mais do mesmo.
        Agora cada um escolhe o melhor para si, e eu não sou pago para fazer publicidade a nenhum.

        ainda não testei o luna cloud, para profissionais do que vi é interessante.

      4. Avatar de Joji
        Joji

        está melhor o skydrive para Android do que para WindowsPhone..

      5. Avatar de Emanuel Martins
        Emanuel Martins

        O Skydrive não está associado ao sistema operativo e ainda os não andavam por aí e já ele aí estava.
        Os clientes correm em Windows, mac, Windows phone e android, além de estar associado a´outros serviços: e-mail, office, calendário, contactos.

      6. Avatar de cris
        cris

        o Ubuntu One tem aplicação para windows

  12. Avatar de PG
    PG

    Experimentem o Cubby…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, concordo. E segundo me parece é o único com sincronização de dados fora da cloud entre dispositivos sem limite de tamanho!

  13. Avatar de JoãoVF
    JoãoVF

    E quanto à confidencialidade dos dados?
    Qual o mais seguro? Ou melhor, qual o que não pode utilizar os nossos dados/ficheiros, nem acedê-los?

    Porque alguns serviços, na política de privacidade, prevêem a possibilidade do acesso aos ficheiros sempre que tal seja necessário ao funcionamento da “cloud”.

    1. Avatar de João
      João

      O mais não sei, mas o Wuala é certamente “um dos mais”.

    2. Avatar de Ricardo Martins
      Ricardo Martins

      Experimenta o Spider Oak, já uso há quase 3 anos, tem cliente para várias plataformas, e tudo o que está no servidor é encriptado com uma chave que eles não guardam, nem os funcionarios da empresa cobseguem aceder, tem uma carrada de outras funcionalidades também. Cono desvantagens tem ser algo complexo e se perdes a password podes mesmo perder toda a informação lá guardada.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      O Wuala.com e o MEGA.co.nz, visto que são os únicos que encriptam e desencriptam o teu conteúdo na tua máquina.
      Mesmo que eles quisessem ver o que lá tens, não conseguiam desencriptar os ficheiros.

      Por isso é que o FBI nunca conseguirá voltar a fechar o MEGA por vias legais. Como não sabem o que lá está, não podem afirmar que lá está material ilegal.

  14. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Bitcasa

    CX

  15. Avatar de José Paulo Vasconcelos
    José Paulo Vasconcelos

    MegaCloud?
    http://www.megacloud.com/

    Com 5Gb gratuitos, pode chegar aos 10Gb gratuitos (se divulgarmos o serviço).
    Tem ferramentas de sincronização e mais 8Gb de espaço adicional para “Backup” (com ferramenta própria).
    Uso há muitos meses e nunca tive qualquer problema. Sempre se mostrou um serviço muito eficiente e sempre disponível. A considerar?…

    1. Avatar de José Paulo Vasconcelos
      José Paulo Vasconcelos

      Correção: Afinal são 8Gb gratuitos e podemos obter mais 16Gb por divulgação do serviço. Um total de 24GB gratuitos.
      Além disso permite partilhar pastas e ficheiros com outros utilizadores o que favorece o trabalho cooperativo de equipas.
      Acho mesmo que é de considerar…
      Se alguém estiver interessado poderei mandar um convite (ganhamos, cada um, mais 500MB logo à cabeça)

  16. Avatar de RodriguesGabriel
    RodriguesGabriel

    O Yandex Disk que oferece 10 Gb

  17. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    alguem que me possa responder à questão que coloquei acima? Algum deles tem prazo de inactividade para guardar os backups?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu tenho conta no SugarSync desde o ano passado e até À data está online…

  18. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    já encontrei. Interessante.

    LINK

  19. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Fiquei surpreendido pela positiva com o CloudPT, ja o uso desde os seus primeiros dias, e esta simplesmente fantástico, é muito apelativo ter 16 GB grátis, e ainda para mais é um projecto português. Deixei de imediato o dropbox, e axo que mudei para melhor.

    1. Avatar de Português de Portugal
      Português de Portugal

      Subscrevo este comentário.
      E lanço à discussão a seguinte opinião: Sendo a CloudPT o único serviço Português, feito por Portugueses, alojado em Portugal (e direccionado especificamente para a exportação), não é de valorizar?
      Acredito que estando a começar poderá não ter todas as funcionalidades dos demais, mas creio que essas são constantemente trabalhadas para melhorar. Têm em conta as opiniões dos users, dão um suporte excelente, etc…

      1. Avatar de Caiano Silvestre
        Caiano Silvestre

        Tanto amor pelo que é Português e lá vem a palavrinha “users”.

        Utlizadores, pá!

        1. Avatar de Rui Fernandes
          Rui Fernandes

          lol

          1. Avatar de Português de Portugal
            Português de Portugal

            Ótimo contributo Caiano Silvestre

  20. Avatar de screwman
    screwman

    E o mega?? Oferece 50g acho o melhor site de armazenamento….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      concordo plenamente, tenho usado há algum tempo e só tenho elogios: muito rápido, espaçoso, prático, bonito, versátil, enfim, tudo de bom.

  21. Avatar de Luis Silvério
    Luis Silvério

    Tenho o Dropbox com 50g gratis nao existe muita alternativa com esta qualidade de serviço!

  22. Avatar de Paulo

    COPY e mais nao digo! Excelente, Windows Mac Linux iOS e Android, 5GB para cada um que se registe por nos, se se registarem por este link ganham 5GB extra e começam entao com 10GB em vez dos tradicionais 5GB

  23. Avatar de Regis
    Regis

    E o https://www.surdoc.com/ com 100 Gb. Já alguém exprimentou?

    1. Avatar de MRodrigues
      MRodrigues

      Boas

      São 100 Gb no primeiro ano.

  24. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    CloudSafe. Gostei da segurança e gostei do facto de ser o unico de não ter limite de inactividade. Infelizmente são só 2Gb.

    1. Avatar de soundcult

      Arlindo essa lista tuga esta desactualizada, a lista em ingles esta mais completa > https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_hosting_services (nota que por exemplo ele diz que os ficheiros no google drive/docs nao expiram, mas como uma conta no google tem um prazo de validade +/- 9 meses sem ligar em nenhum servico do Google, logo os ficheiros expiram se nao te ligares ao Google pelo menos 1 vez de 9 em 9 meses).

      em relacao ao artigo, esta um pouco fraco, faltam algums dos nomes maiores, como tambem mais informacao sobre cada (velocidade, compatibilidade, seguranca), ou parece que ja esquecemos que por exemplo o skydrive automaticamente procura nas tuas imagens, imagens ilegais (ai se te esqueces e poes fotos da tua esposa ou filhote em trajes menores no teu skydrive) ou que os termos de uso do google drive obrigam a dar uma licenca vitalicia dos teus ficheiros ao google, tudo isto sao informacoes importante para alguem fazer uma boa escolha, porque dizer que “este servico tem muita qualidade e seguranca”, nao me diz nada, mais factos e menos prosa era agradavel.

  25. Avatar de PTO
    PTO

    Parece que um artigo destes deveria mencionar dois dos maiores (e melhores) serviços de alojamento: Skydrive e Google Drive.

  26. Avatar de Francisco Rosário Vidigueira
    Francisco Rosário Vidigueira

    https://www.zoolz.com/ – Isto sim! Usem um simulador de ip!

  27. Avatar de Rui Venda
    Rui Venda

    O meu de eleição é o Cubby. Consigo sincronizar qualquer pasta, é de uma empresa de teferencia, e só partilho o que eu quero quando eu quero. Dos melhores senão mesmo o melhor na sua categoria. E sempre a evoluir.

    Vale a pena experimentar… cubby.com

  28. Avatar de Francisco Rosário Vidigueira
    Francisco Rosário Vidigueira

    Esqueci de referir… 100GB

  29. Avatar de Hugo Cura

    Há razões óbvias para não ver ali serviços como SkyDrive (Microsoft), iCloud (Apple), Google Drive e UbuntuOne (Canonical).
    Fazem parte de “outro campeonato”… além disso, que não os conhece?!

    1. Avatar de iFernando8
      iFernando8

      “outro campeonato”??? mas são todos grátis !!!!
      Dropbox 5gb o mais rápido.
      MS Skydrive 7gb o melhor para ver e editar office grátis.
      CloudPT 16gb bom para guardar fotos.

  30. Avatar de Ary
    Ary

    Boas…sou da opinião do “Rui Fernandes”…CloudPt surpreendeu-me pela positiva…boas velocidades de transferência de ficheiros, simplicidade de utilização, Português :D…e ainda há controlo de versões dos ficheiros e os seus 16Gb.

  31. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Sendo utilizador de Dropbox (3Gb), Skydrive (25Gb), Gdrive 5Gb), Adrive (50Gb) e CloudPT (16Gb), debati-me com um problema que vos coloco para tentar perceber se é erro meu ou das “cloud app’s”.
    Uso assinatura no Gmail através de colocação na Dropbox da imagem, em todas as outras “cloud app’s” não consigo o mesmo, alguém tem explicação para isto?

  32. Avatar de Macedo
    Macedo

    Falta o ASUS Webstorage.

  33. Avatar de The Invisible Girl
    The Invisible Girl

    Bom artigo.
    Comecei a usar o Box em 2007, coloquei alguns ficheiros para as aulas e depois do curso nunca mais o usei. Até há pouco tempo quando precisei de uma ferramenta de armazenamento para sincronizar com o meu tablet.
    Estava tudo lá, por isso só posso dizer bem 🙂

  34. Avatar de manel
    manel

    depois fica-se sem internet, e adeus informação

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Porquê?
      Tenho sempre a informação no portatil quer tenha ou não net

  35. Avatar de João Costa
    João Costa

    O http://www.abelhas.pt é o único com espaço ilimitado grátis

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Vai fechar como muitas outras.em Março
      A Minhateca que tem o mesmo projeto , igualmente…

  36. Avatar de JP
    JP

    Acho que vou dar uma novidade e das boas, porque ainda ninguém referiu um serviço que até eu fiquei a saber dele à poucas semanas. Trata-se da ‘Cloud’ Portuguesa http://www.abelhas.pt com ‘espaço infinito’ para alojamento pessoal e se quisermos partilha de ficheiros.

    E esta heim?! 😉 E é um projeto TUGA 😉

    1. Avatar de JP
      JP

      LoooooooooooL enquanto lia os comentários o João Costa lembrou do http://www.abelhas.pt primeiro que eu….LoooooooooooL

      😉

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Fecha em Março, esqueçam, a Minhateca também.
        Tinha lá meu material agora tenho de o recolocar noutro local.
        Quando existe muita oferta , tras rabo atras da orelha…

  37. Avatar de LP
    LP

    Bons dias,
    tenho uma duvida que muito agradecia se me pudessem esclarecer. Dos serviços mencionados acima o único que já usei é o Dropbox mas não consegui que funcionasse como eu pretendia (eventualmente por desconhecimento). O que eu pretendia era que funcionasse como um espaço de armazenamento adicional, sem sincronia onde eu copiasse para lá ficheiros e os não tivesse de ter em redundância no meu PC. Do que eu percebi do funcionamento do Dropbox existe o principio do sincronismo e como tal tenho de manter os ficheiros no meu PC pois se os apago eles também desaparecem do alojamento remoto. É possivel fazer o que pretendo usando o Dropbox?
    Abraços,
    LP

    1. Avatar de JP
      JP

      Claro que é possivel fazer aquilo que diz. Basta usar a conta online – se não usar o tal programa que se instala no PC, não existe a tal questão da sincronia. Sempre que quiser colocar ou apagar algum ficheiro, terá de ser sempre através do site http://www.dropbox.com com a sua conta pessoal. Consegue gerir totalmente o conteúdo, criar/eliminar pastas e ou ficheiros. Até fazer um site e alojar o mesmo no Dropbox é possível 😉

      1. Avatar de Miguel Marques

        A aplicação do Dropbo para desktop possui a opção de Sincronização Selectiva onde podemos escolher as pastas que queremos sincronizar. Pode utilizar a aplicação para criar a pasta e fazer o upload dos ficheiros (bastante mais prático o upload no caso de ficheiros de tamanho considerável) e assim que terminar remove essa pasta da sincronização. ficando a mesma apenas nos servidores.

  38. Avatar de embb
    embb

    Não é gratuito, mas na minha opinião um dos melhores serviços pagos: https://pogoplug.com/
    Tenho perto de 500 Gb armazenados e nunca tive problemas.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      menos de 5€ por mês (aliás, enquanto o euro estiver mais forte que o dólar até deve ser menos de 4€) por espaço ilimitado parece-me bom de mais para ser verdade. Estou tentado a passar para lá alguma tralha. Leste alguma coisa sobre a fiabilidade desta empresa?

  39. Avatar de xpto
    xpto

    Na minha humilde opinião nenhum destes é tão como como o SpiderOak.com

  40. Avatar de Marcelino Paulo Ferreira
    Marcelino Paulo Ferreira

    Entre os que conheço e testei prefiro o dropbox até porque me dá 50 GB grátis pela conta associada ao smartphone.
    Eu tenho uma dúvida: é possível usar o dropbox sem estar «instalado» no pc ou através do browser?
    Explico: o wuala pode ser usado como disco sem fazer sincronização com o (segundo) pc o que facilita a libertação de espaço em disco ou o uso em computadores públicos.
    Gostava de saber se o dropbox também permite esta opção

  41. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Boas!
    Consultei atentamente todos as vossas sugestões e nenhum deles me conseguem convencer o que para mim é fundamental neste tipo de serviço: Segurança.

    Os nossos dados estão alojados em servidores de terceiros – quem nos garante confidencialidade e fiabilidade no acesso dos nossos dados? Eu preciso alojar muitos dados vitais e não gostaria de todo algum dia ler uma notícia que o serviço cloud foi atacado por um grupo de hackers e os utilizadores correm riscos de invasão de privacidade. E pelo que tenho assistido nos últimos tempos, este cenário é bastante plausível.
    Recomendo vivamente a leitura do seguinte artigo no qual aponta 10 razões para aposta numa solução cloud privada: http://www.techrepublic.com/blog/10things/10-reasons-you-should-build-your-own-cloud/3637?tag=mantle_skin;content

    Lançada as minhas motivações, decidi investir num mini-pc Android com uma versão adaptada do Ubuntu 12.10 (Picuntu) ligado diretamente ao router e instalei a solução opensource OWNCLOUD. A nível energético o “mini-pc” com Picuntu não consome mais do que 10 Watts no seu pico máximo e tem prestações bastantes agradáveis enquanto servidor. Esta solução funciona plenamente para o que necessito, tem cliente desktop (Win, Mac e Linux) e Android (pago). É de fácil instalação e configuração e traz uma série de addons bastante úteis para mim (como por exemplo o calendário e o gestor de contactos).

    Para quem dispõe de um servidor ou deseja utilizar um PC para fazer de servidor, basta instalar uma distro baseada no Ubuntu e instalar o OwnCloud.

    Fica aqui a minha sugestão.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      A sério que achas que o teu server é mais seguro que os da Microsoft ou da Google? Haja confiança própria. Eu sou sys admin e tenho a humildade de pensar que não consigo fazer um server tão seguro como o dessas grandes empresas. Têm os melhores engenheiros do mundo, os melhores datacenters do mundo, alarmistica, segurança 24×7, programas de milhões de euros destinados a alta disponibilidade e segurança, etc,etc.

      O que vai acontecer ao teu server se for descoberta uma vulnerabilidade no owncloud? Como não deves ser sys admin, nem deves receber reports das vulnerabilidades descobertas. Quando descobrires que foste atacado, já te levaram tudo à muito.

      1. Avatar de Fernando Pereira
        Fernando Pereira

        Repare que a minha solução é privada e não estou aqui tentar vender um conceito de serviço público como todos os sites aqui comentados. E mesmo assim discordo da sua opinião, pois pelo facto de serem grandes empresas são considerados alvos apetecíveis pelos hackers. Já sofri na pele quando tive um servidor em Cloud na Amazon e imagina o que me aconteceu… pois… foi hackeado. Depois disso aprendi a lição.

        Pelo que se sabe publicamente, o Dropbox e o Skydrive já foram alvos de ataques comprometedores recentemente – lá foi por água abaixo a teoria da super-segurança das grandes empresas…. Repare que diariamente estas empresas devem ser atacadas vezes sem conta e não acredito que não se consegue hackear, por melhores que eles sejam – É um jogo de cão e gato. Com isso chega-se a conclusão que não existem sistemas perfeitos. O que acontece é que maioria desses ataques são abafados e não vêm a público. A única forma de evitar ataques é desligar o cabo de rede e mesmo assim ficar com olhos bem abertos!
        Aqui estão alguns links sobre os recentes ataques:
        http://arstechnica.com/security/2012/07/dropbox-confirms-it-got-hacked-will-offer-two-factor-authentication
        http://www.zdnet.com/one-in-five-hacked-logins-match-microsoft-accounts-7000000969

        O meu sistema privado de Cloud baseado no OwnCloud é… privado! Não é de acesso público e ninguém sabe como aceder ao sistema para além de mim. Não faço partilhas e não dou acesso a terceiros. Tenho uma larga vantagem perante a “concorrência” neste aspecto. Para além disso os meus ficheiros estão encriptados com 256-bit AES (até a data nunca se conseguiu hackear) e estão gravados unicamente num simples SD Card.

        Aposto consigo que mais facilmente um ladrão entra no meu escritório e me roube o cartão do que um hacker a tentar entrar num sistema que não está listado em sítio algum e cujo acesso não é tão linear como escrever http://www.dropbox.com e afins.
        Ah! E o ladrão mesmo assim não vai conseguir desencriptar o conteúdo do cartão!

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Se podes aceder aos teus ficheiros de qualquer lado é público, por mais protegido que esteja tem de estar exposto à internet para lhes poderes aceder de qualquer lado. Se não é assim, então não é uma cloud. É como os ficheiros que tenho no disco lá em casa, não estão acessíveis via web por isso é mais seguro que as clouds. De qualquer maneira não acho que qualquer particular consiga proteger os seus ficheiros (expondo-os a acesso via web) melhor que as grandes empresas, por mais esquemas de segurança de invente….

  42. Avatar de LMZ
    LMZ

    Só conheço 2 que em matéria de espaço incial oferecido são excelentes : o ADRIVE e o MEGA em que este último é seguro e rápido.

  43. Avatar de GAp
    GAp

    Algum destes serviços permite que o mesmo corra como serviço num servidor? Basicamente pretendo enviar diariamente um backup de dados para a cloud. No dropbox p.e. sempre que o pc/server nao esta logado, nao ha sincronizaçao das pastas. Sugestöes sao bem vindas.

  44. Avatar de Joana Pinto
    Joana Pinto

    Olá,
    Vejam esta plataforma:
    http://ow.ly/jVhxF
    Dá para partilhar ficheiros gratuitamente e não tem limite de espaço.

  45. Avatar de Miguel Macedo
    Miguel Macedo

    Viva,

    é impressão minha ou o serviço CloudPT, para Mac OS, tem alguns problemas de Sincronização??

    É que eu tenho uma conta que uso com a minha namorada e eu descarregava, elementos para lá e eles não sincronizavam no PC dela, embora sincroniza-se on-line e ás vezes nem on-line sincronizava…

    Algum testemunho ou dica, que possam dar?

  46. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    O meu preferido é o Copy…. estou com 160 gigas, apenas recorrendo às referências (5 gigas, enquanto durar a promoção).

    Para quem quiser 5 gigas, é aproveitar:

    https://copy.com?r=OxT2nq

  47. Avatar de alfadar
    alfadar

    Eu tenho PogoPlug e a Cloud é minha e tenho os gigas que der mais jeito na altura, ligo as minhas pen’s, os meu discos …neste momento tenho quase 1 tera.

  48. Avatar de André Serra
    André Serra

    Olá… Escolhi o CloudPT por as seguintes razoes:

    1- é portugues

    2- a facilidade de aceder aos meus ficheiros em diferentes aparelhos e muito boa.

  49. Avatar de Rafael Bugalho Lima
    Rafael Bugalho Lima

    Este é novo, mas parece legal, tem clientes para MasOS, Linux e Windows, sem contar para iPhone, iPad e androide.
    https://copy.com?r=VN3ve0
    Entrem no link acima para conhecer, com esse link ganha 20GB, 15GB que já são gratuitos e mais 5GB por ser convidado.
    Estou usando parece bom.

    1. Avatar de Rafael Bugalho Lima
      Rafael Bugalho Lima

      Infelizmente o copy.com não existe mais.

  50. Avatar de Thaynara

    É um bom armazenamento em nuvem o SURDOC que oferece 100GB gratis para os usuarios colocar o que eles quiserem;;e para cada amigo convidado ganha mais 10GB chegando ate 1TB de armazenamento,a unica desvantagem é que ele não faz sicronização,só com o DROPBOX..

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Sempre fui um grande defensor do SugarSync mas pró ano todas as contas gratuitas irão acabar portanto deixo ude ser uma boa opção

  51. Avatar de k1vadyu
    k1vadyu

    Eu sem qrer,conheci o yandexdisk.Ele me deu 2gb pela inscrição,+ 1gb pelo preenchimento do perfil, e 5gb por instelar o app.Decidi usalo so pra bkp d documentos,e ele e muito rapido e leve.
    Essa semana ele etualizou a versão,então fui ver se tinha novas opções, e pro meu espanto,eles me add + “200gb” gratis.
    Esse sim e fudido

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Deu um certo trabalho para ler sua mensagem pelo excessivo e desnecessário uso de “abreviaturas” (?) – o que chamamos internetês. De qualquer forma, obrigado pela participação.

  52. Avatar de Gil
    Gil

    Já usei dropbox, sungarsync, box, meocloud, adrive e outros.
    O que não recomendo é o sugarsync, porque eliminaram-me a conta e perdi tudo! Pedi para reativar e disseram que já não era possível! Por isso tenham cuidado!
    Neste momento uso o Abelhas é para mim o melhor!

    1. Avatar de Rui Lima
      Rui Lima

      O Abelhas termina a 31MAR2016. Atenção pessoal.

  53. Avatar de Nuno
    Nuno

    Skydrive – Faz tempo que tenho 25Gb no Skydrive e como serviço cloud pioneiro que é continua a ter a minha preferência. Gosto das opções sync com o pc e o meu Windows Phone, bem como o acesso através da plataforma Outlook.
    Dropbox – Também tenho 18,5Gb no Dropbox, gratuitos, que fui somando através da simples referência de amigos, cada vez que um instala o serviço ganho mais 500Mb.
    Gdrive – Usei uns anos atrás mas acho pouco polido
    Mega – Tenho 50Gb gratuitos em standby, como já aqui foi dito tem que “amadurecer”, nunca se sabe até quando vai durar…
    Tresorit – Oferece 5Gb, consegui 50Gb gratuitos no lançamento, ainda por explorar

  54. Avatar de Miguel Marques

    Bom artigo e só acho que fica a faltar o Copy. Apesar de continuar a utilizar o Dropbox devido à possibilidade de criar links directos, utilizo cada vez mais o Copy devido ao espaço que me proporciona como utilizador free (565 GB) e pela qualidade do mesmo. Tanto a aplicação de Desktop como a de Android estão bastante semelhantes à do Dropbox e só fica mesma a faltar a possibilidade de criar links directos como no Dropbox, que é para mim a grande vantagem quando comparado com os restantes serviços.

  55. Avatar de Sérgio F. Pereira

    Boa tarde pessoal.
    So para referir mais 2 serviços com 1 Tb de espaço gratuito.
    – yunio – https://www.yunio.com/
    – mail.ru – Ja mencionado aqui no pplware

    1. Avatar de Rui Lima
      Rui Lima

      Eh Isso já foi ao ar…

  56. Avatar de Vitor Fã
    Vitor Fã

    Opiniões sobre o My SurDoc !?!? Fidedigno ou não ?!

    1. Avatar de Vitor Fã
      Vitor Fã

      Aparentemente 100GB Free!!

      Deixo o link

      https://www.surdoc.com/log-in/

    2. Avatar de Victor
      Victor

      A Surdoc , tem oferta, mas é só por um ano…atenção a isso..

  57. Avatar de fernando

    Pra mim nenhum se compara ao OneDrive

  58. Avatar de adeni
    adeni

    Para fotos e videos flickr.com, com 1000 gigas para usar.

  59. Avatar de pf001
    pf001

    Boa noite pessoal, existe alguma “tipo” de armazenamento online, que possa ser acedido diariamente através do computador e que esteja apenas armazenado online, ou seja, de modo a não ocupar espaço em disco no computador.

  60. Avatar de Vitor rodrigues
    Vitor rodrigues

    Boa noite
    Muita coisa li e agradeco a todos.
    Pergunto:
    Uma empresa de contabilidade que precise apenas de guardar na cloud os seus dados como cautela e que duas a tres vezes por semana faca copias de segurana, que sistema recomendariam?
    Estamos a falar de cerca de 150 gigas por cada vez que faz seguranca.
    Convem manter sempre 3 copias activas em datas diferentes e sequenciais.
    Obrigado

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Para uso profissional eu recomendaria o Azure storage ( se estamos a falar de maquinas windows). A grande vantagem é que têm um agente de backup, pelo que não teriam de comprar uma aplicação de backup ou confiar em aplicações gratuitas.

      1. Avatar de Vitor Rodrigues
        Vitor Rodrigues

        Obrigado pela dica

        Vou investigar e ver se consigo implementar essa soluçao.

        Abraço

  61. Avatar de Victor
    Victor

    Amigos achei esta de 10 teras,
    http://www.cloudwards.net/news/tencent-offering-free-10tb-cloud-storage-1950/

    Problema está em chinês..mas quem tiver tradutor consegue fazer a inscrição.
    Estou com o navegador Yandex e ele faz a traduz logo…gratuito espaço., mas vejam e deixem opinião..

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Nota a apresentação da nuvem é excelente, depois esta tudo em portugues dentro dela apos colocarem a vossa localização..Mas como disse estou a ensaiar

      abraço

    2. Avatar de Victor
      Victor

      Nota a apresentação da nuvem é excelente, depois esta tudo em portugues dentro dela apos colocarem a vossa localização..Mas como disse estou a ensaiar

      abraço

      1. Avatar de Rui Lima
        Rui Lima

        Victor. E isso aprovou?

  62. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Boa tarde,

    estou com dificuldades em configurar o duplicati, alguém poderia me ajudar?

  63. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Olá viva,
    Uso Nomadesk à vários anos … muito robusto, espaço ilimitado e n funcionalidades.
    Sim, não é “free” .. mas os “free’s” com vimos nos últimos anos acabam, mudam e por vezes não têm serviço garantido. Experimentem… https://www.nomadesk.com.pt
    É o melhor seguro que tenho para os meus dados.

  64. Avatar de Leo
    Leo

    Acho que Vinchin também deve ser adicionado. Vinchin é o software de backup mais fácil e econômico que já usei
    https://www.vinchin.com/en/