Xiaomi ultrapassa Apple e lança botão home ultra-sónico

77 Comentários

Embora, por vezes, conhecidas por “copiar a tecnologia”, algumas empresas chinesas começam a mostrar que também conseguem lançar algumas novidades para o mercado.

Um bom exemplo disto é o caso recente da Xiaomi, que apresentou um novo flagship, o Mi 5s, acompanhado de uma tecnologia que se pensa que a Apple poderá incluir no seu iPhone de 2017.

Xiaomi mi 5s - botao ultrasónico


Embora a Xiaomi não tenha estado nos seus melhores momentos ultimamente, insistindo em lançar vários modelos muito idênticos no mercado, presenteou-nos recentemente, durante um evento em Beijing, com dois novos flagships, o Mi 5s e o Mi 5s Plus.

Alguns rumores já anteviam novidades, mas não se esperava algo como o que foi apresentado. A Xiaomi revelou no seu Mi 5s um botão home com sensor de impressões digitais ultra-sónico, uma tecnologia similar à que a Apple patenteou em Abril e que, segundo os rumores, pretende incluir no seu próximo iPhone.

Mi 5s - vista geral - ultrasónico

Antes de passarmos ao novo sensor, é importante conhecer melhor este modelo. O Xiaomi Mi 5s possuí um ecrã de 5,1 polegadas IPS FHD suportado por um processador Qualcomm Snapdragon 821, uma GPU Adreno 530 e 3/4 GB de RAM, estando disponível nas opções de armazenamento de 64 e 128 GB.

Para fotografia incorpora uma câmara principal de 12 MP com OIS, PDAF, duplo flash LED e gravação de vídeo em 4K. A câmara frontal é de 4 MP.

Adicionalmente, conta ainda com um sensor de impressões digitais no botão home, uma conexão LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 LE, GPS com A-GPS e Glonass, NFC, Infravermelhos, uma porta USB Tipo-C e uma bateria de 3200 mAh com carregamento rápido. Vem equipado com Android 6.0 personalizado com a interface MIUI 8.
 

Sensor de impressões digitais ultra-sónico

Os sensores de impressões digitais surgiram nos smartphones por mão da Motorola em 2011. Embora não se tenha tornado logo uma moda, ao longo dos tempos têm ganho importância, sendo considerados agora como uma das características quase obrigatórias em qualquer smartphone. Mas, dentro dos diferentes sensores usados actualmente, podemos distinguir três versões: óptico, capacitivo e ultra-sónico.

O sensor óptico é a tecnologia mais antiga para reconhecimento de impressões digitais. Para o seu funcionamento, usa fotografias da impressão digital, capturadas por uma câmara digital especializada, que utiliza algoritmos para detectar padrões únicos. A eficácia deste sensor depende da qualidade da fotografia que, por sua vez, depende da qualidade da pele.

Sensor ultrasónico - óptico

O sensor mais utilizado actualmente é o capacitivo. Para o seu funcionamento utiliza um largo número de transístores usados para reconhecer detalhes da impressão digital graças a uma camada dérmica (condutora de electricidade). Este tipo de sensor é mais seguro que o óptico, mas, devido a um maior número de componentes, é também mais caro.

Sensor ultrasónico - capacitivo

Por último, surge a tecnologia apresentada pela Xiaomi no Mi 5s, o sensor ultra-sónico. Para o seu funcionamento, utiliza os princípios da ultra-sonografia para criar imagens virtuais da impressão digital. São utilizadas ondas de ultra-som que são emitidas pelo vidro quando o dedo é pousado no sensor. Esta tecnologia permite um reconhecimento muito mais rápido e eficaz, estando menos condicionado pela sujidade dos dedos.

mi 5s_ultrasonico

Este é um sensor que, segundo alguns rumores, pode vir a equipar o novo iPhone em 2017, onde a Apple poderia colocar o botão home por baixo do ecrã, criando uma parte frontal totalmente em vidro. Rumor ou não, a Apple já patenteou uma tecnologia idêntica a esta em Abril, apresentada agora pela Xiaomi.
 

Mi 5s Plus

Além do Mi 5s, a Xiaomi apresentou também, no mesmo evento, uma versão maior, o Mi 5s Plus. Neste modelo podemos encontrar um ecrã IPS de 5,7 polegadas FHD, suportado pelo processador Qualcomm Snapdragon 821 e GPU Adreno 530. As opções de armazenamento mantém-se as mesmas, mas existe uma alteração na RAM com a versão de 64 GB de armazenamento a trazer 4 GB de RAM e a versão de 128 GB a estar equipada com 6 GB de RAM.

Mi 5s Plus - 1

Na fotografia, a Xiaomi introduziu uma câmara dupla que, ao contrário da câmara dupla do Redmi Pro (que analisámos aqui), possuí duas câmaras de 13 MP com um sensor RBG e outro monocromático que funcionam em conjunto para melhorar a qualidade final da fotografia, algo próximo daquilo que a Huawei criou com o seu Huawei P9. Para vídeo, suporta uma qualidade máxima de 4K a 30 fps.

Mi 5s Plus - 2

Vem  também equipado com um sensor de impressões digitais ultra-sónico no botão home, uma conexão LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 LE, GPS com A-GPS e Glonass, NFC, Infravermelhos, uma porta USB Tipo-C e Android 6.0 personalizado com a interface MIUI 8. Na versão Plus, a capacidade de bateria é aumentada para 3800 mAh, também com tecnologia de carregamento rápido.

Com estas novidades, a Xiaomi espera conseguir atacar de novo o mercado e recuperar alguma da força que tem perdido nos últimos tempos.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Daqui a pouco a Apple também lança isto:

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3naqBqK7mvQ

    e diz que é inovador.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Deixa a Apple fazer a vida dela. Só usas se quiseres.

      1. Avatar de 2ºSujeito
        2ºSujeito

        Tudo o que a Apple fez já existe ou já existiu, mas isso é historia e não é novidade.

        1. Avatar de winetree
          winetree

          Bem, isso não é totalmente verdade, mas se fosse quer dizer o quê?? Só usas telefones do Bell, ratos da Xerox? PC’s com GUI da Apple? (oops) Não usas o google, usas o yahoo?

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Se reduzes a esse absoluto, tudo já existe e é apenas reciclado.
          Eu não partilho nessa perspectiva.

    2. Avatar de Trend
      Trend

      Por que carga de água haveria a Apple de lançar o que mostra nesse video tendo o 3D Touch? Para que saibas o hardware usado já existe (ou existiu) há alguns anos noutros aparelhos à venda, como da Samsung com o mesmo tipo de ideias para interface e não foi longe…
      A única ideia que vi com algum potencial foi dum projecto de investigação da Microsoft, para ajudar com alguma info extra sobre elementos do interface. Mas interagir/acções com o dedo a pairar não parece ser muito confortável.

      1. Avatar de Tendência
        Tendência

        Já percebemos que gostas de gastar 779€ (iPhone7-32GB) ou 919€ (iPhone7plus-32GB) e passado menos de 1ano já está desactualizado! Sabias que o iPhone é feito na china com peças chinesas?

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Isso tem alguma coisa a ver com os meus comentários?

        2. Avatar de winetree
          winetree

          O Trend pede-te dinheiro para comprar iPhones ou que ele quiser? Ao fim de 1 ano o iPhone novo custa – 100€, ao fim de 2 ainda é vendido e ao fim de 3 ainda tem valor de mercado em 2ª mão e (melhor de tudo) continua a funcionar, a ser suportado e receber updates. O Xiaomi com Big-Brother instalado também é assim?

          1. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            wrong. se compras mil e depois esta vir a ter com defeito depois da garantia, chapéu. se o deixar cair e se partir todo, chapéu. se for roubado, chapéu.

            depois de 3 ou 4 anos e vender em segunda mão, custa 300 ou 400 a menos do que quando era novo. iphone 4s e 5 agora são vendidos entre 80€ a 150€ e novos eram 600€, que margem.. já para não falar dos últimos updates que deixam lento nos iphones mais antigos, então de que serve updates ?

            os chinocas agora são muito melhores do que há 4 anos, specs altos a custo muito mais baixo, logo menos obsoleto que o iphone em relação ao preço. xiaomi deve ser a única que disponibiliza updates semanais aos dispositivos lançados desde 2013, e adiciona centenas de features e renova interface gráfica, e sem deixá-los lento.

            depois se quiser vender o telemóvel, a margem continua a ser muito próxima do valor da compra, pois só tem de saber comprar nos sítios certos e são bem muito mais baratos, sim com 2 anos garantia e tudo, e é igual ao que se compra iphones e depois quando for para activar garantia, as lojas recusam garantia por coisas menores, até a própria apple.

            tenho Redmi Note 2 há 1 ano e está como o primeiro dia e sempre com updates, até os de segurança. está para durar mais 4 anos.

        3. Avatar de Rui Sousa
          Rui Sousa

          Acho que ele prefere pagar os 779 euros por o simples facto de ter o equipamento mais rápido do mercado.

          1. Avatar de ze
            ze

            Para ficares a conhecer. Da Apple toda a gente conhece (ate no cinema)

          2. Avatar de Trend
            Trend

            podias então ter dado a informação do tempo para o fim de semana

          3. Avatar de ze
            ze

            Como estamos a falar de 2 marcas XIAOMI e apple.. Acho que não fala do tempo.
            Mas Trend tenho uma info que se calhar interessa: Outono é a colheita de maçãs…

          4. Avatar de Trend
            Trend

            ze, esta sequência de comentários não era sobre a Xiaomi!
            Se te pões a dizer algo que não tem nada a ver com os comentários a que respondes, podes muito bem também falar sobre o tempo

          5. Avatar de Trend
            Trend

            E assim ficamos a saber o teu motivo

          6. Avatar de winetree
            winetree

            Ó Ze, esse post do iPhone explodir é de um user do reddit, que como tu odeia a Apple, e que colocou 1 (uma) foto de um iPhone rosa e preto (deve ser um modelo novo) que explodiu e ardeu dentro da caixa que, embora seja de papel, ficou intacta (é papel de Krypton…).

          7. Avatar de ze
            ze

            “Trend” como sabes não fui eu que criei o titulo “Xiaomi ultrapassa apple!”
            Depois de ler os teus comentários percebi que não vale a pena comentar

          8. Avatar de Trend
            Trend

            ze, como sabes não fui eu que iniciou esta sequência de comentários sobre algo que não tem nada a a ver com a Xiaomi

  2. Avatar de Trend
    Trend

    O que se pensa que a Apple irá fazer em 2017 e patenteou é ter o sensor no próprio ecrã, sem ser preciso área para um botão.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      A localização é diferente, mas a tecnologia é a mesma.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Esta localização tem implicações grandes na tecnologia a implementar por causa das limitações que o ecrã cria em visibilidade, espaço e obstáculos (ecrã), para além de que várias das suas patentes referem-se a ser o ecrã todo e não uma pequena área. A somar a isso quase todas as patentes da Apple para implementação no ecrã abordam sensores não ultrasónicos.
        De modo que não podes dizer que a tecnologia é a mesma.

        1. Avatar de Scala
          Scala

          +1 … daí “inovação” até porque se a Apple quisesse já tinha essa tecnologia no 7.

    2. Avatar de Just say
      Just say

      E o que supostamente a Apple vai fazer é colocar o botao home invisível no ecrã.
      Vai por isso apresentar uma novidade que não vai ser novidade, porque essa tecnologia já existe, este suposto botao invisível deixa de o ser assim que o ecrã ligar, pois nessa área não se vai ver mais nada se não o home buttom, ou seja, vai servir apenas para esconder, o que ja existe em muitos smartphones.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        lol! Nem sequer prestaste atenção ao que escrevi – usar o ecrã todo!
        A ideia das patentes da Apple é possibilitar a incorporação do sensor sem que isso interfira com a visibilidade do ecrã, de maneira semelhante a como o sensor touch capacitivo do ecrã não interfere com a visibilidade do ecrã

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Depois de alguém ter a ideia, tudo parece óbvio e depois de alguém mostrar como se faz, parece simples. Em retrospectiva é sempre tudo muito fácil.

        Agora, este caminho não é o único mas eles são os únicos a trilhá-lo. Isso tem o seu mérito. Principalmente quando depois, sem muitas dúvidas, o mercado vai seguir o mesmo caminho e findos uns anos é lugar comum para o utilizador.

    3. Avatar de Marcelo António Ferreira da Silva Frazão
      Marcelo António Ferreira da Silva Frazão

      Como a Apple patenteou algo que já existe à anos?

      http://www.jenetric.de/start.html

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Porque patentes são a descrição de implementações de tecnologia, não a propriedade sobre a ideia genérica para algo que açambarque tudo o que é possível criar para chegar a um objectivo semelhante. De modo a que fiquemos esclarecidos, a Apple tem trabalhado em sensores capacitivos e não com sensores ópticos como a empresa que referes.

    4. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Aponta para 2018. Tanta pressa…

      1. Avatar de Trend
        Trend

        É o que os rumores dizem, e se o título se baseia em rumores…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Então são esses rumores os apressados. Não quer dizer impossível mas , segundo o historial, faz sentido nenhum adotarem isto que se fala em 2017.

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Mas é isso que os rumores dizem, que o iPhone de 2017 vai trazer imensas transformações quebrando o histórico do modelo “S”, e as patentes da Apple falam desse tipo de solução.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            As leaks têm sido fiáveis. Os rumores, nem tanto. O que se tem verificado é que as patentes são feitas quando têm a tecnologia a funcionar. Daí à implementação leva algum tempo. Mas quem sabe, pode acontecer.

          3. Avatar de Trend
            Trend

            … “e se o título se baseia em rumores…”

          4. Avatar de Trend
            Trend

            Também não sei o que é que consideras leaks… A fiabilidade depende das fontes, e tem havido várias fontes fiáveis a dizer que vai haver mudanças profundas no próximo iPhone.
            Várias das patentes a que me refiro já têm alguns anos, a ideia não é de agora.

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Tenho um Xiaomi mi5, e estou muito satisfeito com o desempenho e construção ao nível de qualquer marca de topo! Valores de “antutu” para estes novos modelos?

    1. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      Perto dos 170.000 anunciados no evento de lançamento do Mi5s.

      1. Avatar de ze
        ze

        O Android mais potente do mercado!
        Agora falta sair o Xiaomi mi Note 2 para ser o smartphone mais potente!

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Algum motivo especial para o Xiaomi mi Note 2 passar a ser o smartphone mais potente!?

          1. Avatar de winetree
            winetree

            É por vontade dele, já que nos Benchmarks nem por isso e na vida real muito menos… Mas deve ser octacore ou decacore com 10 GB de memória e ficam todos contentes.

    2. Avatar de FABio
      FABio

      Construção até é, só convém não dobrar. Ou estilhaça tudo

      1. Avatar de ze
        ze

        LOL..
        O que eu faço +++ é dobrar!! Mas pelo preço posso comprar 2 ou 3
        Este dobra pouco… Dpois serve para pisa papeis
        https://www.youtube.com/watch?v=8pCA6EZRyD0

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          FABio
          MI5 construção em vidro ou cerâmica?

      2. Avatar de Fabio Orlando Duarte Pereira
        Fabio Orlando Duarte Pereira

        Curto a qualidade de construção https://youtu.be/d2jav7UdQtE

        1. Avatar de ze
          ze

          Esse video não é a versão em cerâmica, logo não é comparável.
          Comparar o modelo antigo Xiaomi mi5 em vidro que custa 200€ com um que custa 779€??

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            Lol. 200€ isso é preço de revenda. O problema não e ser vidro é sim da poupança que a xiaomi fez na estrutura interna. A cerâmica não o torna inquebrável

          2. Avatar de ze
            ze

            Sim Fabio é o preço de revenda 779€, mas já que estas a comparar com o modelo antigo mi5, vê os videos do iphone 6. (sem contar com o preço e performance)
            e pelo menos ainda não explodem!
            https://www.youtube.com/watch?v=QZtEwpU9310

  4. Avatar de marcocm
    marcocm

    Pelo que andei a ler parece-me que o Mi 5s Plus não tem o sensor de impressões digitais ultra-sónico no botão home, mas sim um sensor simples na parte traseira, como se vê na ultima imagem.

    1. Avatar de Ruben Gomes
      Ruben Gomes

      Certo. O Ultrasónico é apenas no 5s

    2. Avatar de Daniel Jesus

      Só mesmo o Mi 5s é que tem esta tecnologia

  5. Avatar de Carlos Vasconcelos
    Carlos Vasconcelos

    Gostava de saber o preço do modelo com 64gb

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Na loja oficial na China os preços são:
      MI5s 64gb – 267€
      MI5s 128gb – 307€

      MI5s plus 64gb – 307€
      MI5s plus 128gb – 347€

  6. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Ultra-sónico?
    Mas o sensor do iphone 7 bate o do OP3?
    Duvido

  7. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Ultrapassa Apple? Mas não sabem dizer mais nada?

  8. Avatar de badsector
    badsector

    Aquelas coisas entre as fotos são letras que formam palavras. É preciso ler essas coisas estranhas.

    1. Avatar de ze
      ze

      +1 (Sentiu a picada Xiaomi)

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    O corpo do mi5s é de metal ?

  10. Avatar de okapi
    okapi

    Mesmo assim prefiro o do link abaixo comparado com este Xiaomi Mi5S . A minha próxima compra para dar mais uma oportunidade ao Android.
    Melhores specs, melhor preço e Android6.0 de base.
    LeEco Pro3 -» https://goo.gl/Y11Vw4

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      “para dar mais uma oportunidade ao Android” compras um LeEco?!

      1. Avatar de okapi
        okapi

        E porque não? Queres-me oferecer melhor? Diz que eu mando-te a morada para onde enviares.

  11. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Mi5s para quando à venda na gearbest? previsoes?

  12. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Não é à prova de agua

  13. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … o do Huawei P9 é imbativel neste momento

  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguém que consegue explicar os inconvenientes de não ter a banda 800 do 4g? o que é que isso quer dizer? Que o 4g não funciona no xiaomi mi5 ca em Portugal?

    1. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Portugal usa 3 bandas LTE 3,7,20. Se os equipamentos n tem essas mesmas bandas simplesmente n tem 4G. Se tiver algumas delas podera ter 4G em determinados locais.

      1. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        3 – 1800
        7 – 2600
        20 – 800

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Obrigado Rui. Quer então dizer que o xiaomi apenas não funcionará na banda 200 certo?

          1. Avatar de MMM
            MMM

            Sim, utiliza as que têm disponíveis.
            Convém frisar que há diferenças significativas entre os operadores, como por exemplo a MEO utiliza muito mais a banda 7 e 20, com a 3 a ter apenas algumas dezenas de sites. Já a NOS utiliza a 20 e a 3, sendo a 7 praticamente residual.

            Por outro lado, o 3G por cá é extremamente evoluído e na rede MEO consegues acessos a 42Mbps (HSPA+ dual carrier) em quas todos o lados. Não se prendam tanto com o LTE, é bom mas não vais notar assim tanta diferença em utilização normal…

  15. Avatar de TheConquer
    TheConquer

    Os iPhone a sao os melhores smartphones, super evoluídos. Não entendo porque anualmente os clientes da Apple necesitamos trocar para o novo.

    1. Avatar de Trend
      Trend

      talvez porque a maioria dos clientes não troca todos os anos

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não necessitam. Isso são os sites tecnológicos que se centram em fazer comparações de se vale a pena fazer upgrade. Exceto situações pontuais, ninguém com juízo muda todos os anos. Tal como não é normal mudar de carro de 2 em 2 anos só porque saiu um modelo novo.

  16. Avatar de Miguel V
    Miguel V

    Boas , tenho um iPhone 6 Plus 128Gb e um Xiaomi mi note pro 64Gb, e gosto muito mais do IPhone . Todo o que se possa dizer é treta . Por eu gostar muito mais do iPhone não quer dizer que todos têm de gostar. Há pessoal que diz mal do IPhone e nunca teve nenhum.

  17. Avatar de Diogo Oliveira
    Diogo Oliveira

    Boas, estou indeciso entre o Mi 5 4+128GB e o Mi 5s 4+128GB, alguém me pode ajudar em qual a melhor escolha?