Windows SkyDrive diz adeus ao Silverlight e abraça o HTML5

28 Comentários

A caminhada da quinta geração do HTML faz-se de grande e pequenas conquistas a favor da qualidade de conteúdos web disponibilizados ao utilizador. O conceito cloud computing a entranhar-se depois de um período de estranheza e desconfiança. A Apple recentemente anunciou o iCloud, a Amazon o Cloud Drive, a Google o serviço Music Beta (que é a sua música na cloud) e a Microsoft participa nesta oferta com o melhorado SkyDrive.

A Microsoft deixou cair a estrutura em Silverlight e esta mudança veio alterar e muito um serviço onde a navegação era lenta e desajeitada. Agora o SkyDrive está mais ágil, está melhor organizado. No lado esquerdo existem agora grupos de serviços onde estão agrupados os diversos conteúdos possíveis nesta cloud da Microsoft.

Os documentos são abertos online com a versão do Word ou do Excel e podem ser abertos ser também carregados com as versões dessas aplicações que temos instaladas localmente, permitindo uma sincronização depois com a versão online.

A grande alteração no formato tradicional do SkyDrive foi a transição da tecnologia da Microsoft, do Silverlight para o HTML5. Quase toda a estrutura foi migrada ficando apenas um ou outro ponto ainda em Silverlight (como o upload dos ficheiros).

Agora poderá ver com rapidez fotografias e vídeos, pois recorrer ao HTML5 permite serem carregados e mostrados sem aquela latência que conhecíamos do SkyDrive anterior. Nas galerias de imagens podemos ter uma visualização alargada com uma pré-visualização rápida e com várias opções de gestão. Os vídeos usam agora o formato H.264 e o player é agora em HTML5 em vez do Silverlight. Tudo isto com um espaço de 25GB gratuitos.

A Microsoft tem vindo a migrar os seus produtos web de Silverlight para HTML5 além de estar também a recorrer a outras tecnologias modernas e mais capazes, como o CSS3. Estas novas tecnologias trazem aos serviços mais qualidade de visualização, usando transições mais suaves entre galerias e entre tamanhos das imagens tudo graças ao CSS3.

Esta tomada de posição levou a que o seu serviço Web Apps esteja agora com muito mais qualidade, permitindo uma experiência de utilização mais aproximada ao que conseguimos localmente com o Excel, Word, PowerPoint ou OneNote. Todo o serviço está agora mais rápido tirando vantagem da aceleração de hardware e dos recursos modernos dos browsers.

Este passo permite também uma interacção melhorada com os dispositivos mobile, com os serviços Live e com um vasto leque de produtos que a Microsoft tem na sua oferta mas que até hoje não conseguiu reunir numa estrutura organizada. Este foi um passo importante para a empresa de Redmond não perder o pelotão da frente dos serviços cloud domésticos.

Artigos relacionados:

Homepage: SkyDrive

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DoContra
    DoContra

    Quem disse que “burro velho não aprende línguas”? 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem verdade. E é o mais sensato, aliás já falámos nisto há mais de um ano. Quem tem acompanhado o que temos escrito, muitas vezes considerado desalinhado com a pretensa realidade, há-se reparar que estávamos certos.

      O HTML5 está a tomar conta dos serviços web. Mesmo ao nível da animação, muitos developers estão a prescindir do Flash para adoptar o HTML5.

      O Silverlight deverá ficar mais dedicado ao Windows Phone pois nunca conseguiria vingar num área onde a oferta era fortíssima.

  2. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Se há coisa que me enerva no Google Docs é a limitação a 1GB e rebentar com as formatações todas do .doc e .docx.

    Mesmo que não dê para editar o Skydrive faz a visualização praticamente perfeita dos documentos por mais formatações que tenham.

    Para quem não sabe (e até pode ser sugestão de uma rubrica aqui no pplware) o Word 2010 tem integração total com o skydrive, permitindo guardar directamente! Com auto-save e auto-refresh de alterações se estivermos a fazer um trabalho em simultâneo com mais pessoas

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Dois apontamentos:

      Os formatos são da microsoft por isso é normal que o Skydrive os apresente melhor.

      O Office é um bocadinho (só um bocadinho) mais caro que o google docs.

      1. Avatar de Daiquiri
        Daiquiri

        Sim, obviamente. Mas isso é a racionalização.

        A outra parte é: a grande grande maioria usa word. No Skydrive fica bem e no Google docs não.

        O Office é mais caro que o Google Docs, mas a edição de doc, docx, etc também é gratuita no Skydrive e bastante mais compativel (embora mais uma vez é justificavel, sim)

        Tou a falar de resultados finais: um faz muito bem e outro muito mal. E para o utilizador interessa mais resultados que desculpas ou filosofias 😉

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Faz-me lembrar os utilizadores que dizem que o OO não presta porque desformata o word. Ora ninguém pode apresentar melhor um documento word que o Office. Fazendo o raciocino inverso seria a mesma coisa que dizer que o Word não presta porque desformata os ficheiros do OO todos. Se queres usar formatos Microsoft o google docs nunca será 100% compatível, nem o Google docs nem nenhum outro programa. Só não compreendo a insistência em usar o Office quando para a maior parte das pessoas o Google docs chega, já nem digo o OO, o Google docs chega.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        o formatp é da microsoft, mas é uma norma ISO.. se os outros não o apresentam bem o problema é dos outros.

  3. Avatar de racpxt
    racpxt

    Web sem plugins nem formatos “manhosos”. Sem dúvida que é o caminho a seguir. Quanto ao H.264 das duas uma, ou o livram das ratoeiras escondidas todas ou se descarta em favor de um formato 100% livre de patentes. A web é como o Sol, quando nasce é para todos.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O problema é ter-se mesmo a certeza que o formato é 100% livre de patentes.

      Se nem com o H.254 que tem uma pool enorme de patentes para previnir precisamente essa questão isso acontece, o que será dos outros formatos que basicamente usam a técnica da avestruz…

  4. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Finalmente já posso usar a Skydrive no iPad… vamos la testar…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Afinal n…

      Consigo aceder a .Doc e PP mas o que me Interessava era a visualização/edição dos meus blocos de notas do OneNote. Afinal cont a não dar 🙁

    2. Avatar de Vítor M.

      Olha era isso que estava a pensar fazer e se a experiência fosse interessante ia publicar algo. Assim, se vires que vale a pena, podes publicar algo Rui. Que te parece?

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Infelizmente n se justifica, uma vez q so conseguimos visualizar documentos word,PP e eventualmente excel, sendo que o OneNote não dá para visualzar.
        Sendo que ainda n é possivel editar nenhum tipo de ficheiro via ipad, o que deita por terra qq possibilidade de usar o skydrive como editor de texto/calculo nesse idevice.

  5. Avatar de mokasa
    mokasa

    OH, THE IRONY!

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    Pena não ser possível usar os 25 GB para sincronizar info entre PCs com o live mesh. Era muito util se tal fosse possível, de forma a permitir editar tb no browser os docs entretanto sincronizados. Assim tenho de continuar a usar o dropbox e o sugarsync em simultâneo :S

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Mas tens 5GB… o mesmo que a apple te dá 🙂

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Tanto no dropbox como no sugarsync tenho mais espaço disponível. Este só teria vantagem se os documentos pudessem ser editados online como acontece na restante área do skydrive. Para além disso o live mesh é mais pesadote comparativamente as restantes alternativas. Há portanto aqui muito espaço para melhorar o serviço…

        1. Avatar de Ricardo Rodrigues
          Ricardo Rodrigues

          Não se pode dar tudo de uma só vez 😉

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Só é pena que não tenham alterado o limite de upload de 50 Mb e o não permitirem o stream de música.
    Se assim fosse iam dificultar a vida a outros serviços de clouding. Acho eu…

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Afinal até duplicaram o upload… My mistake!

      1. Avatar de Ricardo Rodrigues
        Ricardo Rodrigues

        True, 100 Mb.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    O skydrive já permite colocar uma drive virtual no meu computador, como se fosse uma pen drive?

    1. Avatar de Ricardo Rodrigues
      Ricardo Rodrigues

      Tens o Windows Live Mesh.

      Que faz a ligação com o Skydrive, e que basicamente funciona escolhendo uma pasta para sincronizares.

      P.Ex. Tudo o que colocares na pasta Imagens, ele automaticamente guarda na cloud.

    2. Avatar de Necro
      Necro

      Existem vários programas de terceiros que te permitem fazer isso, uns grátis e outros a pagar.

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O Artigo dá a ideia que foi devido a alteração das funcionalidades foi devido ao HTML5, quando de facto devem-se em sua grande maioria a reescrita do skydrive. É uma nova versão com novas funcionalidades e com uma nova plataforma.
    A maioria dessas funcionalidades poderiam também serem implementadas em silverlight.
    Sei que o objectivo do artigo é dar enfase à tendencia forte da migração para o HTML5. Queria apenas realçar que essas funcionalidades não são consequencia do HTML5, mas da migração em si

  10. Avatar de Necro
    Necro

    Eu tb gostava que o artigo para além de falar nas melhorias que foram feitas ao SkyDrive, tivesse uma abrangência maior das funcionalidades, etc, como uma revisão aquilo que já se conhece.

    É que nem todos conhecem ou têm a informação completa daquela que é a maior nuvem grátis.