Serviços Cloud e os riscos à segurança

20 Comentários

Por Hugo Sousa para o PPLWARE.COM
Depois de termos introduzido o tema e este ter sido muito apreciado, vamos dissecar um pouco, ao de leve, as funcionalidades da Cloud. Vamos, de forma simplificada, falar das terminologias, aplicacionalidade das mesmas e alguns dos riscos envolvidos.

Como Funciona:

Esta tecnologia divide-se em duas secções importantes, o front-end e o back-end que se conectam através da internet. A secção de front-end está posicionada do lado do utilizador enquanto o back-end é a nuvem deste sistema.

O front-end inclui o computador do cliente ou conjunto de computadores e aplicação para aceder à nuvem, a nuvem é criada por vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de informação. Estes sistemas podem incluir qualquer aplicação a partir de processamento de vídeo jogos, onde cada aplicação tem um servidor dedicado.

Para controlar o sistema, monitorizar o tráfego e a existência de determinado cliente temos um servidor central que administra o sistema. Para controlar a comunicação entre computadores temos um conjunto de protocolos, usando a aplicação middleware (ou mediadora).

Por questões de segurança (sustentabilidade contínua de serviço) são efectuados backups das informações do cliente  e estes serão guardados num servidor central, denominando-se este processo de redundância.

Vantagens:

A razão para esta tecnologia ter este grande destaque e crescimento são as suas vantagens:

  • Utilização de aplicações sem necessidade de instalação;
  • Não interessa Sistema Operativo ou Hardware utilizado;
  • A actualização das aplicações é feita automaticamente;
  • O trabalho corporativo e a partilha de ficheiros tornam-se mais fácil;
  • Acesso em qualquer parte, desde que haja acesso à internet;
  • Controlo de gastos no uso de aplicações, isto é, se a aplicação for paga o utilizador só paga o tempo que usa, não sendo necessário a compra da licença integral;
  • Infra-estruturas gastam menos energia, necessitam menos refrigeração e ocupam menos espaço físico;
  • Redução do tempo de realização de tarefas.
Riscos:

Como qualquer tecnologia crescente, esta tem riscos:

  • Perda de controlo dos nossos próprios dados;
  • Cliente é responsável pela segurança e integridade dos seus dados;
  • Desconhecimento de onde os nossos dados são armazenados;
  • Dados juntos com dados de outros utilizadores;
  • Investigação de actividades ilegais são dificilmente detectadas.

A curva de eficiência da cloud é ainda desconhecida na sua plenitude, serão os riscos à segurança responsáveis pela perda de eficiência?

Qualquer sugestão que queiram dar, estejam à vontade.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Não há virus a circular na cloud ?

  2. Avatar de Berto
    Berto

    Nos riscos tens “Cliente é responsável pela segurança e integridade dos seus dados;”, mas tb o é quando temos os dados na nossa máquina… Ou houve engano e querias dizer Cloud Provider?

    Ou então não percebi mesmo…

  3. Avatar de Silva
    Silva

    epa… das duas três..
    ou aquilo é uma mala com teclas ou um portátil bem esquisito.
    fica aqui a tentativa de ser cómico.

    cumprimentos!

  4. Avatar de André

    Uma das vitórias da Cloud é o facto dos dados deixarem de estar nas mãos de simples utilizadores como nós para profissionais competentes da área. A perda de privacidade enquanto causa-efeito também me parece evidente. Daí às teorias da conspiração que já li é que ainda vai um longo caminho…

  5. Avatar de Larry Wall
    Larry Wall

    Mas quais riscos? em que difere do mail/youtube/dropbox?

    Antes de falarem de riscos na cloud, falem dos riscos dos vossos windows.

    1. Avatar de Fanecas
      Fanecas

      isso são tudo serviços cloud…

      e guarda o ódio que tens pelo windows só para ti pq riscos tanto tem o windows como os outros

  6. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Could computing é o futuro. Dentro de 5-7 anos o nosso sistema operativo estará todo na cloud. Uma das vantagens é o fim da pirataria.

    1. Avatar de NoName
      NoName

      Não me parece. As pessoas não vão deixar que isso aconteça assim tão facilmente.

  7. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    e se tivermos a nossa própria núvem?

    Tonido allows you to access and share ALL of your desktop’s files, documents, photos, music and videos from any where through a web browser or your smartphone. No Uploading,
    No Storage Limits. Free.

    http://www.tonido.com/

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Também há o eyeOS!

    2. Avatar de José P.
      José P.

      Desde quando é que isto é uma cloud ?!
      cloud =/= servidor dedicado

      Escrevem “CLOUD” na frontpage e ganham logo 50% mais de trafego no site, mesmo que a ideia deles nada tenha a ver com o verdadeiro conceito de cloud computing/storage

      Leiam antes de postarem “soluções”

  8. Avatar de Regis
    Regis

    Obrigado pelas informações, é um assunto que sempre me levantou muitas dúvidas e receios de utilização.

  9. Avatar de Nuno Martins
    Nuno Martins

    Penso que ainda faltam mais alguns promenores no que toca as desvantagens do clouding.

    Empresas que tenham os seus sistemas a serem Auditados perdem todas as funcionalidades.

    Desde de saber quem apagou ou quem acedeu, a simplesmente verificar com auditores externos o que geralmente as empresas tem em papel.
    Em alguns casos seguros e algumas certificações poderam ser perdidas, pois não existe maneira de verificar se os nossos dados estao ou nao estao a comprir os requesitos.

    Depois ainda existe o problema das limitações dos softwares de clouding.
    Exemplo: Nao é possivel costumizar um sitema de e-mail para nossa empresa pois todas as alterações feitas no servidor afectam os outros.

    Tenho ainda algumas duvidas relativamente a performance, principalmente no que toca a portugal ficar uma empresa agarrada totalemente as ligações de internet é complicado.

    Claro que tambem existem as vantagens e que sao muitas, mas na minha opniao o Clouding nao podera entrar em Large sacale Entreprise.
    Por favor nao confundir clounding com Hosting.

  10. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Terá sempre que haver a componente local. Não podemos tar dependentes da internet ou de uma boa ligação quando em praí 70% do mundo isso não é possível. Deverá ser opcional ou então criar uma forma de guardar localmente e se/quando houver uma ligação então fazer o upload.

    Sinceramente sou um bocado céptico em relação à cloud. Fotos,videos, documentos pessoais que não sei onde andam não me inspira muita confiança… Gosto muito de ser eu a fazer backup´s e não ter que tar sempre ligado à net.

  11. Avatar de LMMaia
    LMMaia

    Gostaria de ter a vossa ajuda/opinião para um assunto relacionado com a Cloud.
    Eu neste momento tenho um Portátil c/ windows onde 2 ou 3 aplicações somente funcionam em windows (uma delas o Primavera Express)e pouco a pouco tenho feito uma descentralização de tudo o que está neste portátil a nível de documentos, etc. de modo a poder trabalhar com toda a informação seja de onde for e seja com que operativo for.
    Seria possível virtualizar este equipamento e colocá-lo como uma máquina virtual numa qualquer cloud gratuítamente? Ou como é que seria possível efectuar a instalação do Primavera (como exemplo)ligar a base de dados, etc. e usá-lo a partir de qualquer lado com qualquer sistema operativo?. Isto sempre usando custo zero ou baixo custo. Antecipadamente Grato!

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Boa noite,

      A Primavera BSS tem já as suas aplicações em Cloud ou seja fornecem as aplicações deles em SaaS a titulo de exemplo uma solução em SaaS em Primavera Starter tem um custo mensal de 47€+Iva.

      Neste custo está incluído actualizações ao software, backups regulares, disponibilidade de servidor, etc

      Tem aqui um link para poder dar uma olhada
      http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=48211726-8d66-47a0-b6c3-c1e17c80f27e

      O funcionamento em ambiente SaaS é em tudo idêntico ao ambiente local mas o nosso software e Base de Dados está num servidor externo.

      Espero ter sido útil

      1. Avatar de LMMaia
        LMMaia

        Boa Noite Dinis,

        Agradeço desde já a resposta e reconheço que poderá ser uma possibilidade a pensar, mas por enquanto o pretendido seria mesmo por mais um ano ou dois poder usar a versão Express sem ter de me estar a preocupar com o equipamento onde a aplicação está alojada. Dai ter puxado este assunto de poder usar um equipamento virtualizado ou poder instalar a aplicação eu próprio em uma qualquer “nuvem” e usufruir da mesma, mesmo acedendo por linux. (Visto que a Primavera já me indicou que não pensam tornar esta versão Express, linux compatible).

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Really??
    Eu tenho usado o “wuala” mais recentemente mas tambem o ou a “dropbox”, no entanto a falta de espaço principalmente no “dropbox” deixa um pouco a desejar…

  13. Avatar de Junior
    Junior

    Vitor,
    Quais os riscos reais? O que uma arquitetura Multitenant pode deixar vazar? Uma unica instância, usando uma mesma JVM para para todos os clientes que utilizam uma PaaS (Plataforma as a Service) com certificações diferente ou nenhuma. Existe solução pelas empresas que oferecem o serviço?