Windows Phone 8.1 vai poder ter pastas no ecrã principal

37 Comentários

A chegada do Windows Phone 8.1 está para muito breve. Depois de apresentada e de ter lançado uma versão para programadores, é agora chegada a hora de surgir para todos os dispositivos que a suportam.

Mesmo com a versão actualmente disponível a ser o mais próximo possível da versão final, é quase certo que a Microsoft vai guardar algumas novidades a versão final.

Uma dessas novidades pode ter surgido acidentalmente no site de suporte da Microsoft onde esteve disponível durante algumas horas. É esperado que o Windows Phone 8.1 venha a ter suporte para pastas no ecrã principal, junto dos restantes Tiles.

wp81_1

A informação que levantou esta novidade esteve disponível no site de suporte do Windows Phone 8.1 durante algumas horas e lá era possível ler as instruções de como criar novas pastas no ecrã principal.

A informação apresentada incluía ainda informações sobre como aceder às aplicações colocadas dentro dessas mesmas pastas e como as pastas eram eliminadas.

Do que foi possível ler o processo é em tudo semelhante ao que é já possível nos sistemas operativos concorrentes. basta arrastar um Tile para cima de outro para que essa pasta seja criada, podendo depois ser alterado o nome que se quer dar a essa pasta.

Depois de criada uma destas pastas, as mesmas podem ser redimensionadas, movidas ou verem ser adicionadas novas aplicações dentro das mesmas.

Create folders on my Start screen

Folders help you keep your Start screen organized by letting you group Tiles the way you like.

For example, you might have a folder with all your games or one with your favorite apps. It’s completely up to you.

Your phone might even already have a folder on the Start screen, such as a Music+videos folder.

After you create a folder, you can name it, move it, resize it, and add or remove Tiles from it whenever you want.

De tudo o que se conhece já do Windows Phone 8.1, e que foi possível testar na versão até agora disponibilizada, esta capacidade de criar pastas não existe.

É por isso esperado que a versão final do Windows Phone 8.1 a venha a incorporar ou que a mesma surja numa primeira actualização, que deve surgir pouco tempo depois do lançamento da versão final.

wp81_2

Apesar de ter sido removida e não estando acessível, é ainda possível ver os conteúdos dessa página de suporte do Windows Phone através de várias caches na Internet. Acedam a este link e confirmem o que estava apresentado.

A possibilidade de termos pastas no Windows Phone, apesar de ser uma novidade do lado da Microsoft, que vai até um pouco contra a filosofia dos Tiles, não o é do lado da Nokia.

Já em Janeiro deste ano, quando lançou a actualização Black, passou a estar disponível uma funcionalidade similar, mas que na altura estava limitada apenas a dispositivos Nokia e não funcionava de forma tão directa.

Esta é mais uma novidade, que a ser confirmada, vem trazer ao Windows Phone uma funcionalidade importante. Desvirtua ligeiramente a filosofia Metro e os Tiles, mas que acaba por ser útil a todos os utilizadores deste sistema operativo.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    estou a experimentar no L630 e não consigo, podiam mostrar como se faz em video, sff.

    1. Avatar de xXx
      xXx

      pelo que li ainda nao e possivel neste momento é preciso esperar

    2. Avatar de duds
      duds

      Amigo, essa função ainda não está disponível..
      Ainda não sabem quando ela estará disponível nos dispositivo e sabe-se que o L630 está rodando o Windows Phone 8.1 GDR1 com o Lumia Cyan.

      Acredito que essa função deve vir em atualizações futuras, quem sabe, num próximo GDR. (GDR2?)

      1. Avatar de Micas
        Micas

        Utiliza o aplicativo “Nokia Pastas”, tal como é mencionado no texto, enquanto a criação de pastas não é disponibilizada nativamente pelo sistema Windows Phone.

  2. Avatar de Joao martins
    Joao martins

    Algumas previsoes de quando sai na pratica ?
    tenho um ativ s versao dbt e nem o gdr3 recebi
    Sei que vai receber o 8.1 pois todos os 8 vao , mas gostava de ter uma ideia aproximada
    Obrigado

    1. Avatar de gajomau
      gajomau

      Perto do natal, depois do wp 8.1.. Será o próximo update a seguir a este que vai sair agora np verão..

      Wp8 gdr2 (aka ambar)
      Wp8 gdr3 (aka black)
      Wp8.1 (aka cyan)
      Wp8.1 gdr1 ( ainda não tem nome oficial)

  3. Avatar de duds
    duds

    correção: dispositivos e não dispositivo.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    teres lido o artigo até ao fim ajudava.

    “De tudo o que se conhece já do Windows Phone 8.1, e que foi possível testar na versão até agora disponibilizada, esta capacidade de criar pastas não existe.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Não vejo a hora da chegada do update para o meu Samsung Ativ S…

  6. Avatar de MarioM
    MarioM

    A Nokia com o Windows Phone para começar a ter uma maior presença tem de:
    1º Diminuir a quantidade de smartphones que tem.
    2º Mudar o design dos smartphones,aquilo não convence,façam um design como um G2,um HTC,um P7 um Iphone e vão ver como aumentam as vendas.

    1. Avatar de Carlos Teixeira
      Carlos Teixeira

      O meu amigo já viu o Lumia 930…como design bate todos esses que mencionou

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Então e já olhaste para o topo de gama atual Lumia930?

    3. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      O Design está bem, e além disso os modelos não são todos iguais, ao menos fazem um cadito diferente dos outros…..quem não gosta não compra.
      Eu normalmente nem ligo ao design e sim ao que o smartphone pode fazer como software

    4. Avatar de tavares
      tavares

      MarioM…então para ter maior “presença” o WP tem de copiar o que já existe? Em vez de incentivar uma diversificação,você é adepto da “unicidade” e que que tudo deve ser igual. Só falta dizer que todos deveríamos vestir de amarelo,sermos todos do mesmo club,da mesma religião e pensarmos da mesma maneira…kkkkkk!!

  7. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Alguém sabe o dia de lançamento da versão final do windows phone 8.1?
    Vou comprar o lumia 1320 e vem ainda com o windows phone 8

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Pela ideia que tenho, só esta disponível para modelos novos e um ou outro modelo que já estava no mercado. Agora é uma questão de esperar até a Microsoft disponibilizar gradualmente para os outros modelos.

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Quanto aos modelos, quae todos que tenham o windows phone 8 com a actualização black podem receber o windows phone 8.1, pelo menos foi o que percebi no site oficial

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Sim… todos os WP8 deverão receber, a questão é que pode demorar algum tempo.

    2. Avatar de gajomau
      gajomau

      Mês de julho começa a sair.. Esta versão das pastas so no natal.. Vai ser a primeira actualização a seguir a este wp 8.1

    3. Avatar de tavares
      tavares

      Luis Silva…”De acordo com um tweet da Microsoft India, o Windows Phone 8.1 chega no início de julho. Mais precisamente, a atualização será disponibilizada para os usuários do Windows Phone 8 nas primeiras duas semanas de julho.A nova versão do sistema operacional já apareceu na página com o histórico de atualizações do Windows Phone, indicando que o lançamento está mesmo próximo. Outro detalhe é que a atualização já começou a ser disponibilizada oficialmente em algumas regiões, como Finlândia e Argentina”.
      No caso dos aparelhos da linha Nokia Lumia, os usuários receberão junto com o Windows Phone 8.1 a atualização Lumia Cyan. Esta atualização inclui novos recursos e melhorias exclusivos para os aparelhos da Microsoft*.
      Fonte:Baboo

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Obrigado 🙂

  8. Avatar de Blop
    Blop

    Então não vem aqui ninguem reclamar que o android e o ios já fazem isto à anos?? *grabs popcorn*

    1. Avatar de Vítor M.

      A evolução dos sistema operativos é um processo natural e todos, repito, todos, se apoiam nas necessidades dos utilizadores e no que cada um deles vai desenvolvendo. Repara que o “novo” Android traz tails… e o novo iOS traz uma partilha alargada tal como no Android…. entre outras particularidades que todos partilham. 🙂

      A escolha depois cai noutras diferenças nos sistemas 😉

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Olha o fundo embebido nos icons, tal como eu conjecturei desde que o windows 8 saiu 🙂

    se quiserem chamem-lhe icons transparentes, mas dá no mesmo. Até porque se fosse só transparente o fundo tb entre os icons, o que não é o que acontece.

    Mas na pratica é aquilo que eu dizia desde o inicio, o windows 8 era feio só com as cores sólidas

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Eu,pessoalmente,gosto das cores sólidas…mas ainda bem que a Microsoft dá a cada um a possibilidade de “enfeitar” o gadget da forma que mais lhes agrada.Porque gostos não se discutem…respeitam-se.Mas o WP está a ficar um GRANDE SO…

      1. Avatar de gajomau
        gajomau

        E o melhor é que a Microsoft ouve o que os utilizadores querem e faz isso..

  10. Avatar de André
    André

    Tenho um Lumia 630 comprado a semana passada, que já veio de origem com o Windows 8.1. O telemóvel em si tem algumas limitações (sobretudo no que diz respeito à fotografia) mas no que diz respeito ao sistema operativo, até agora tenho ficado com muito boa impressão, que além de estável, funcional e fluido, está cada vez mais amadurecido. Ainda lhe faltam alguns aspectos básicos e a questão das apps continua o maior problema, mas como em 90% ou mais do tempo os serviços próprios da Microsoft/Nokia cumprem com as minhas necessidades, tem sido uma boa experiência até agora, na minha opinião bate qualquer Android pelo mesmo preço (comprei na Vodafone por 120€ com o actual desconto de Verão).

    Já o Windows 8 no desktop só me tem dado chatices com crashes constantes do explorer.exe mas isso é outra história :S

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      loool windows 8 com crashes constantes….hmmm ve lá se não tem viroses…..a mim o windows 8.1 fnciona lindamente, o unico sitio onde vi o windows 8 funcionar mesmo mal, foi num acer…..mas é acer e diz tudo….

  11. Avatar de Roger
    Roger

    Malta não é preciso agradecer!
    hahahah 😉

    http://postimg.org/image/5el2ngcsf/

    1. Avatar de Luis Andrade
      Luis Andrade

      Nunca se sabe, Roger, vai dando mais sugestões para ver se eles colocam xD

    2. Avatar de João Marques
      João Marques

      É bem… Já agora sugere que eles melhorem a mudança entre apps que muitas vezes bloqueiam inclusive o Skype…

    3. Avatar de tavares
      tavares

      Roger,eu agradeço!! Acho que essa é a forma correta de os utilizadores “lembrarem” os fabricantes/desenvolvedores do que realmente interessa…

  12. Avatar de Customer Service

    Eu gostaria de oferecer uma alternativa muito melhor para UserVoice conhecida como Helprace http://helprace.com . Ele permite que você responda bilhetes e coletar feedback do cliente facilmente