É oficial! O Windows Phone 8.1 será lançado no dia 24 de Junho

50 Comentários

A data de 24 de Junho será a data que oficialmente a Microsoft irá marcar como sendo a data de lançamento do Windows Phone 8.1.

Será esta a data a partir da qual será contabilizado o tempo de vida deste novo sistema operativo, que tem também já definida a data de fim de suporte, como é habito da Microsoft.

windows_phone_8_1_1

A data de 24 de Junho está presente na página de Ciclo de Vida de Produtos da Microsoft e está associada ao novo Windows Phone 8.1.

É a partir desta data que passa a estar presente o suporte completo da Microsoft a este sistema operativo e também é nesta data que começam a ser disponibilizados as actualizações de segurança, sempre que estas se justificarem, e melhorias gerais de desempenho e novas funções.

Na mesma página onde aparece a data de 24 de Junho de 2014 como início da vida do Windows Phone 8.1, surge também a data em que a Microsoft irá terminar o suporte ao mesmo.

Essa data está marcada para o dia 11 de Julho de 2017. Nesse dia, e à semelhança do que aconteceu recentemente com o Windows XP, a Microsoft irá deixar de lançar actualizações de segurança.

A Microsoft irá disponibilizar atualizações para o Sistema Operativo, incluindo atualizações de segurança, por um período mínimo de 36 meses após a data inicial do ciclo de vida.

Estas atualizações serão incrementais, com cada atualização a basear-se na que a precede. Os clientes devem instalar cada atualização de modo a manter o suporte.

A distribuição destas atualizações incrementais poderá ser controlada pelo operador de telemóveis ou pelo fabricante do telemóvel ao qual adquiriu o seu telefone, e a instalação irá requerer que o seu telefone possua quaisquer atualizações anteriores.

A disponibilidade das atualizações também irá variar consoante o país, região e capacidades de hardware.

É claro que o Windows Phone 8.1 pode ser já experimentado e testado até à exaustão, com todas as suas novidades presentes, incluindo o Cortana.

O processo foi já explicado e detalhado para que todos pudessem instalar o Windows Phone 8.1 nos seus dispositivos, incluindo a forma de activar e usar o Cortana.

Com o Windows Phone 8.1 cada vez mais perto, é hora de os fabricantes prepararem as actualizações que vão ser disponibilizadas, permitindo que todos possam usar este excelente sistema operativo.

Homepage: Windows Phone 8.1

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiras
    Figueiras

    Finalmente, espero que o problema da bateria tenha sido resolvido, estou com o Developer Preview do 8.1 e a meio do dia já não tenho bateria nenhuma.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Por esses e outros detalhes é que prefiro instalar depois do dia 24 de Junho.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      @Figueiras com certeza que se soubesses configurar bem as aplicações a bateria irá durar mais do que com a versão 8.
      Tenho a Pre 8.1 no meu Lumia 925 e no da minha esposa Lima 620 e ambos temos mais autonomia e performance.
      Lê alguns fóruns dedicados a plataforma Windows Phone para te ajudar a configurar o equipamento e logo verás a diferença.

    3. Avatar de Tobias
      Tobias

      Tiveste azar… Instalei o Developer Preview em três telemóveis e não houve alterações no consumo da bateria.

      Já li que se fizeres um Hard Reset que ficas com o problema resolvido, mas claro que perdes tudo o que tens no telemóvel, embora consigas reaver grande parte das aplicações/definições devido às cópias de segurança automáticas do One Drive.

    4. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Eu instalei no L620 e não me posso queixar de nada. Não se será pelo facto de ter a CV Finlandesa, mas está impecável no Lumia 620.

      A questão é que o 8.1 DP é o Sistema Operativo sem os firmwares para cada modelo, daí os diferentes bugs em diferentes modelos. Só quando começar a ser lançado oficialmente é que virá com os respectivos firmwares.

    5. Avatar de Serginho M
      Serginho M

      Também eu amigo! O meu Lumia 820 esta a durar meio dia, safa-me é que tenho 3 baterias! 😀

    6. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Eu estou com o Developer Preview do 8.1 há já algumas semanas e nunca tive problemas com a bateria do meu Lumia 625. Tenho tudo ligado, 4G Bluetooth e WiFi sempre a receber e-mails, de varias contas, de hora a hora entre outras coisas e a bateria chega ao fim do dia a meio ou pouco abaixo.

    7. Avatar de PTO
      PTO

      Pois o meu HTC8X desde a instalação que gasta bateria de uma maneira estúpida. Durante a noite, em standby, chega a gastar mais de 50% de uma carga completa quando anteriormente nem 10% gastava.

      Considerando que as configurações do terminal e aplicações são as mesmas que tinha com a versão anterior, só posso consluir que algo nesta preview ainda precisa de ser refinado.

  2. Avatar de NewJ
    NewJ

    Muito bom!
    Mas acho que neste momento já toda a gente tem o 8.1

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Nem por isso, a estimativa anda em 1.5 milhões segundo a Microsoft. O que é uma fatia pequena. O grosso do pessoal que anda na net a frequentar os sitios de tecnologia será a maioria.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Como assim? Olha que a notícia é referente ao Windows Phone e não ao Windows normal.

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Eu por acaso ainda não instalei… prefiro instalar apenas após o lançamento oficial.

    4. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Eu não instalei a preview mas estou a contar cada segundo para o dia de S. João!!!!!!
      Vai ser cá uma noitada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Avatar de Gonçalo Pimenta
    Gonçalo Pimenta

    Alguém sabe se o sistema de atualizações vai ser independente da operadora ou após essa data ainda vai para as operadoras para ser distribuído pelos clientes?
    Se assim for, os que estão fidelizados só terão o WP8.1 para o final do ano.. numa perspectiva optimista :/

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Muito provavelmente irá depender da operadora, como até hoje. Na Optimus, o Lumia 620 ainda nem recebeu a versão Black lol não fosse a pôr o meu com uma firmware da Orange AT e até agora o telemóvel ainda estava na Amber xD A ver vamos

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu para não variar, ainda não consigo instalar a Preview no meu Ascend W1.

    Estive a ver em em alguns sites, e dizem que não terá suporte para o 8.1.

    Será verdade?

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Se não me engano o HTC também não dá e, ao que parece, o 8.1 tem alguns problemas no Samsung Ativ S.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Enganas sim, não desinformes.. Tenho a dp8.1 desde o 1o dia instalada no meu HTC8s assim como no meu Lumia, e no caso do HTC ganhou mesmo uma nova vida, porque só tem 4Gb internos e agora já da para instalar as APPs no cartão de memória.

  5. Avatar de Micke
    Micke

    A Micro tem o compromisso de lançar actualizações do sistema durante pelo menos 36 meses, no entanto, as actualizações de segurança serão suportadas muito além desse período, apesar de não ser dito na comunicação oficial…

    Ainda assim, 3 anos, é de facto o prazo “ideal”, tendo em conta que a maioria já trocou ou está na eminência de trocar de Smartphone.

  6. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Posso estar enganado, mas a data de 24 de Junho não significa que o upgrade para o 8.1 comece nesse mesmo dia. Essa data indica que os 36 meses começam a contar a partir desse dia.
    Vão sair, antes do upgrade oficial, aparelhos com o 8.1 e poderá ser por causa desses que essa data surge. A M$, talvez para acalmar ansiedades, disse que o OTA seria “lá para o verão”. Até porque em Blogs e fóruns dedicados ao WP (WPCentral, por exemplo) não dão essa data como a data oficial para o upgrade. Mas, como disse, posso estar enganado.

    1. Avatar de António
      António

      M$ é tão 1999….

      1. Avatar de PTO
        PTO

        E o teu comentário é tão “puto de 10 anos”…

  7. Avatar de F0nseca
    F0nseca

    A unica coisa que sinto falta no windowsphone em relacao ao android é um file explorer e um bom player de video como mxplayer para poder ver em stream filmes que tenho num disco(NAS) ligado a rede de casa. Mas como tenho um ipad nao me chateia ao ponto de o trocar.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Realmente um “File Explorer” seria muito útil… fica-se sempre na duvida que ficheiros temos no equipamento.

      Acho que com o WP8.1, os programadores serão capazes de fazer um programa destes como deve de ser.

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        Por acaso, acho uma das maiores lacunas do WP. No entanto, já vem um oficial a caminho que, tanto quanto sei, virá ou já com o 8.1 oficial ou logo muito pouco tempo após o lançamento. 🙂

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Melhor ainda!

    2. Avatar de darksantacruz
  8. Avatar de Nuno Encarnardo
    Nuno Encarnardo

    Já tive a Preview WP8.1 instalado, achei muito bom com bastante melhorias e mais leve (ao meu ver), mas pronto é normal conter sempre bugs, e regressei ao meu WP8, agora é ficar aguardar, até Julho/Agosto, até que as operadoras aprovem embora saia no dia 24 de Junho, o que é uma boa noticia, estou muito ancioso para ver a Versão final.

  9. Avatar de hugo miguel
    hugo miguel

    O Windows Phone 8.1 vai ser actualiavel para quem já tem windwos phone 8? Ou vai acontecer mais do mesmo como no passado, isto é, sai um Windows Phone OS novo e quem quiser tem que comprar dispositivo novo (foi assim do Windows phone 7 para o 7.5, foi assim do 7 / 7.5 para o Windows phone 8)

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Sim, todos os telemóveis com Windows Phone 8 serão atualizados para o 8.1

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Sim, todos os telemóveis capazes de correr o WP8 são capazes de correr o WP8.1

  10. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Pessoal tenho o nokia lumia 520 e instalei a versão windows phone 8.1 developer preview mas não consigo ter acesso ao novo teclado swype do windows phone. Sabem o que pode ser?

    Agradecia a vossa ajuda 🙂

    Cumprimentos 🙂

    1. Avatar de Sandeh
      Sandeh

      na preview só trabalha em inglês.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        E em ESP e em FRA PT-BR etc.. Ou seja queres dizer é que só não trabalha em PT o verdadeiro..

    2. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Português só o do Brasil. Muda o teclado para português do brasil e já funciona. Quando adicionares o teclado, nas definições do teclado, confirma se o swype está activo.

      1. Avatar de Dudu
        Dudu

        O Teclado Word Flow está em 16 idiomas no Preview, não só no inglês. E olha que legal, tem em Português sim…

        Configurações> Teclado> Adicionar Teclado> Português (Brasil) > Baixar previsão de texto > Reiniciar o telefone > Pronto. Tem o teclado Swipe.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Dudu, Português do Brasil não é Português, é Português do Brasil.. Em Português não funciona o swype, isso neste memento é garantido.

          1. Avatar de Dudu
            Dudu

            Para mim é tudo português. Eu estou me comunicando com você, você está me compreendendo, portanto, há comunicação, o que mostra que a língua e a mesma.

            Se você quiser saber, da para usar o teclado Word flow em pt-BR tranquilamente que ele se adapta ao seu jeito de escrever e aprende com você.

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            Dudu, só estás a comprovar que não é igual pois não me estás a compreender..
            Vou tentar explicar novamente, para a versão de ligua Português de Portugal o swype não funciona..
            Entendeste?

          3. Avatar de Dudu
            Dudu

            Newj, é claro que eu te compreendi.
            Eu sei muito bem que este recurso não existe no idioma Português (Portugal). Mas o que eu quis dizer e você não me entendeu, foi que vocês, portugueses, podem usar o teclado em Português (Brasil) que ele aprende com você e se adapta ao seu jeito de escrever. Isso que eu quis dizer com o que pode usar em Português (Brasil) sem problemas.

            E continuo na mesma. É tudo a português.

            E nem vem com essa história de que há um projeto de lei para mudar o nome do idioma aqui no Brasil para brasileiro que isso já foi vetado pela ABL. Existem pessoas que querem a separação, mas está fora de cogitação.

  11. Avatar de lima5
    lima5

    Luis Andrade, altera a linguagem do teclado para ENG. Quanto ao AVTI S, está a bombar com o 8.1.

  12. Avatar de irlm
    irlm

    todos os telemóveis com Windows Phone 8 com exceção ao cortana porque só funciona com telefones com mais de 1gb ram.
    ou seja, os de 512mb vão ficar limitados.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      “A”! A Cortana funciona nos telemóveis de 512MB também.

    2. Avatar de Luis Andrade
      Luis Andrade

      O meu Nokia lumia tem o cortana ativo e funciona muito bem, mas tem que se meter tudo em formato e língua inglesa dos estados unidos

    3. Avatar de Nuno Encarnado
      Nuno Encarnado

      Não estás actualizado amigo, fica atento as actualidades das actualizações do Windows Phone pff!

  13. Avatar de NewJ
    NewJ

    Para quem ainda não sabe, hoje foi disponibilizada mais uma atualização para o wp8.1

    1. Avatar de Luis Andrade
      Luis Andrade

      Esta atualização melhora a vida da bateria, ja tive durante algum tempo e vejo que come menos bateria, vamos lá ver amanhã num dia inteiro 🙂

      Cumprimentos 😉

  14. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    O Windows Phone 8.1 ainda não deu (sinal) de vida era para ser ontem 24 de junho nada promessas enfim.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Claro que deu, vê as noticias!

    2. Avatar de PhiLLiP0S
      PhiLLiP0S

      Pelo que foi visto no “roadmap” que vazou, vai ser iniciado o update em Julho e extende-se até Agosto. Isto será gradual, dependendo do modelo e/ou operador.
      Esta informação está disponivel na net. Google: EV Windows phone 8.1 roadmap.