Windows 8 poderá ter uma App Store

31 Comentários

Com a disponibilização da primeira versão do Windows 8 para os RTM’s, começaram a surgir as primeiras imagens do que será o novo sistema operativo da Microsoft. Estas imagens, não oficiais mostram um sistema operativo que seguirá a continuidade do que o Windows 7 nos trouxe, mas também novidades que farão as delicias de todos os que o forem usar.

As últimas imagens que surgiram mostram que o Windows 8 poderá ter uma store incorporada e onde os utilizadores poderão aceder às aplicações que pretenderem. Ainda não existem muitas informações sobre que software esta store conterá e se apenas existirá software gratuito ou se existirá a possibilidade de os utilizadores adquirem aplicações.


O conceito de store dentro do sistema operativo não é novo, mas nos últimos tempos tem ganho uma importancia grande, com a disponibilização da Apple Store dentro do Mac OS e até com o Ubuntu Software Center.

Mais uma vez a Microsoft segue os bons exemplos dos seus concorrentes directos e disponibiliza para os seus utilizadores as melhores funcionalidades que surgem. A disponibilização dessa App Store irá permitir que os utilizadores consigam ter à sua dispor um vasto leque de aplicações de forma simples e fácil.

As categorias abrangidas por essa loja, pelo que se pode ver das imagens agora disponibilizadas, vão desde os jogos (externos e internos ao Windows) até às aplicações da suite Office. Naturalmente que existem os browsers e outras aplicações. Da lista apresentada, fica claro que a Microsoft vai abrir a loja a outras empresas de software.

O surgimento destas imagens vêm dar alguma luz sobre as movimentações que a Microsoft tem tido, no sentido de o termo App Store ser liberalizado e deixar de ser propriedade da Apple. A necessidade de usar um nome de fácil identificação e associação para a sua loja levou provavelmente a que este pedido tivesse ainda mais peso e urgência.

Uma vez que ainda não existe qualquer confirmação por parte da Microsoft, estas imagens são apenas e só especulação, mas a probabilidade de serem reais é muito elevada. Existem a circular várias imagens desta Store e algumas em idiomas diferentes.

Temos de aguardar pela disponibilização das primeiras versões de teste do Windows 8 para que se possam confirmar todos os rumores que têm estado a circular pela Internet.

Artigos relacionados:

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Bom, se as imagens são oficiais, elas não vêm dar uma luz de nada. Mas é natural que a Microsoft queira incluir uma coisa destas de forma nativa no Windows, que o Ubuntu tem há tanto tempo e o MacOS também mais recentemente.

    1. Avatar de Luis

      Se fosse só Ubuntu… Porque é que em vez de Linux, a maioria das pessoas diz logo Ubuntu, como se Ubuntu fosse O Linux?
      A maioria das distros Linux, inclusive antes de Ubuntu existir, já traziam repositórios de software, que é a base das App Stores.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Mas o Ubuntu é que implementou um genero de Store, que tem um conceito diferente dos repositórios.

        1. Avatar de Luis

          O conceito é o mesmo, a apresentação visual no Ubuntu e o nome é que dão a entender o contrário.

          E o que são as AppStores, além de repositórios?

          1. Avatar de Gilson
            Gilson

            O conceito basicamente é o mesmo, mais o Ubuntu colou imagens nesses repositórios, coisa que as outras distros Linux não fizeram. Resumindo o Ubuntu melhorou o que já existia.

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            «…a apresentação visual no Ubuntu e o nome é que dão a entender o contrário.»
            Ora disseste tudo agora 🙂 Uma app store tem de ser visual, senão o comum dos mortais perde-se. Por isso é que disse o Ubuntu e não o Linux. Linuxes há muitos!

  2. Avatar de R. Vieira
    R. Vieira

    Quanto as imagens, duvido da sua veracidade. Quanto ao assunto em si, sim, provavelmente. Seria uma boa aposta da Microsoft.

    1. Avatar de m4x
      m4x

      Não duvides da veracidade das imagens, tenho aqui o Windows 8 Milestone 1 numa maquina virtual e tem lá a store, apenas não está a funcionar. O pessoal que tem acesso ao Milestone 2 se calhar já têm a store para testar.

  3. Avatar de pph
    pph

    Que seca, mais uma app m#$da qq para outro sistema. Já enjoa.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não diria que enjoa, o teu comment enjoa mais, tamanha a sua inutilidade e indelicadeza. Mas existem sites às carradas do género File Hippo [1] e o Tech Support Allert [2] que são os meus favoritos, que já fazem o que uma app store faz. No caso do último, faz muito mais que isso, pois é constantemente atualizado e organizam os programas por “tops” e está cheio de reviews. Não sei até que ponto é viável uma Windows “App Store”.

      [1] http://www.filehippo.com/
      [2] http://www.techsupportalert.com/

  4. Avatar de carlos
    carlos

    Claro que vai ter, como já tem no WP7 e como já há na web (só disponível nos EUA).

    Só que o nome provavelmente vai ser “Marketplace” porque já é essa a designação que tem atualmente. Por outro lado, a Microsoft contestou a o registo da marca “App Store” feito pela Apple…

  5. Avatar de Filipe Lourenço

    As imagens tenho quase a certeza que são montadas. O tipo de letra oficial dos sistemas Vista e 7 é o Segoe UI, que não é o apresentado nas imagens.

  6. Avatar de PedroC.
    PedroC.

    Segundo o que eu li, estas imagens são falsas, são imagens que foram montadas, na primeira imagem a um quadrado azul mais escuro a volta da palavra complete e a letra (o) tem o fundo branco bem como os dois (e) dá a impressão que foi colada!

  7. Avatar de aver
    aver

    Imagens montadas ?
    Bom, o que é certo é que o Windows 8 Build 7850 já anda por aí, desde ontem.

  8. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Bem bom!

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    app-store = Software aplicativo, ou seja é um programa igual a outros mas faz um determinada tarefa ligada a outros programas.

    Um programa deste género de programas já existe a muito tempo no Linux desde comecei utilizar o linux em 2000 já existia aplicações “programas” para instalar outros programas no linux por isto não nada de novo.

    A muita gente anda enganada em relação ao Linux pois linux não é só um. nem um único, mas sim uma grande comunidade que ajuda, é varias empresas,partilha de conhecimento, e vários tipos de utilização, utilizador normal, avançado,e experto.

    O GNU/LINUX é o sistema mais fácil de se utilizar, os utilizadores é que o tornam difícil, principalmente aqueles querem transformar o linux como windows.
    O linux é “ready to use” pronto a ser utilizado, é e já era antes do windows 7 da Microsoft mas muito antes, ou seja desde de 1993, todas as empresas de Hardware dão apoio ao linux os seus clientes não precisão de instalar drivers pois o Hardware já é detectado pelo kernel que é o Linux pois o linux é um kernel o GNU/Linux é que o faz um sistema operativo.

    Por isso o mito de linux ser difícil é falso

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Boas!…

      Ok!… Mas posso colocar umas questões?… Não: não quero ser “advogado do diabo”. Apenas esclarecimento na óptica de um utilizador comum…

      Então vamos lá… Se é assim tão fácil porque é que ainda aparecem por aí tutoriais tão “fáceis” como este?

      http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-driver-nVidia-GeForce-em-notebook-Acer-Aspire-rodando-Ubuntu-Linux-v10.10/?pagina=2

      E porque é que têm esta conclusão tão “óbvia”?

      http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-driver-nVidia-GeForce-em-notebook-Acer-Aspire-rodando-Ubuntu-Linux-v10.10/?pagina=3 (dito por outras palavras: se todos os dias houver um “security pack” para o Kermel todos os dias terás de instalar o driver!…)

      …É assim: Eu também gostava de experimentar mas como não sou propriamente um “guru” para escolher a máquina certa… Ao ler coisas destas…

      Mas numa coisa sejamos justos: As coisas já foram bem piores e não à muito tempo!… A comunidade está de parabéns por ir conseguindo dia a dia ir lutando contra as adversidades!…

      1. Avatar de Alucard

        O Linux evoluiu muito, mas ainda poderá claro haver algum azar com determinado hardware. Cada vez mais raro, mas acontece.
        Quanto ao facto de teres de instalar o driver sempre que actualizas o kernel, eu perguntaria quantas vezes é que o comum dos mortais actualiza o kernel do SO? EU só mudo de kernel no Linux, quando instalo uma distribuição nova, não é algo que se actualize todos os dias. Se tudo funciona perfeitamente com o kernel actual, actualizá-lo é pedir problemas, embora de facto exista essa possibilidade no Linux. E quando instalas uma versão do kernel, não estás a substituir a anterior, pelo que podes sempre escolher qual queres usar. Já no Windows kernel novo, só com versão nova do Windows.
        Se queres experimentar Linux, não tenhas medo, experimentar não custa nada, aliás nem precisas de instalar nada. Recomendo-te que experimentes o Linux Mint, o Ubuntu ou o Mandriva.

        1. Avatar de Pensamento Positivo
          Pensamento Positivo

          Muito obrigado pela informação. Irei experimentar quando puder comprar uma máquina nova porque no meu velho Toshiba Satellite A30-714 dificilmente poderei aceder, tanto ou mais que sou quase invisual e preciso de um qualquer programa de ampliação que se calhar a minha gráfica não suporta… Já falei disso no fórum. Mais próximo de poder comprar voltarei a falar…

          Boa noite e queira desculpar!

  10. Avatar de Mixer
    Mixer

    Quem me dera ter um Mac :S

    Ja tou farto do windows, sempre a mesma teta

    1. Avatar de trma
      trma

      Se quiseres eu vendo-te o meu.

    2. Avatar de mac=win=not perfect systems
      mac=win=not perfect systems

      Eu já tou farto de mac… os computadores são todos iguais. Se quiseres tb te vendo o meu…

    3. Avatar de joão
      joão

      Quem me dera ter um tablet com ios ou android

      ja tou farto do linux, do mac e windows, sempre a mesma coisa

  11. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    O facto da imagem ser montada não significa que não seja um esboço da Microsoft.

  12. Avatar de RzR
    RzR

    Viva a inovação. 😀

  13. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    A imagem até pode ser montada, mas é parecida com aquela coisa que nos apareceu há uns tempos por imposição da UE para escolhermos que browser queremos utilizar e onde se disponibilizam os browsers concorrentes do IE… Logo é natural que eles vão mesmo por aí… Mas terão de ter o cuidado de aceitar programas alternativos aos deles se não cai-lhes “o Carmo e a Trindade” em cima!…

    Boa noite!…

  14. Avatar de PTGamer
    PTGamer

    isto cheira-me que se tal aconteça iremos ter um “crack” para sacarmos o que quisermos e quando quiser-mos. como acontece nos productos da apple…

    tens curiosidade?
    vê hackulous
    http://hackulo.us

    tens tanto pra mac como para itouch, iphone e ipad.

  15. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Se for o que eu estou a pensar até o Vista já tinha, pelo menos acho que era uma das coisas que aparecia logo na janela de boas vindas quando se iniciava o sistema.

  16. Avatar de Mário do Armário
    Mário do Armário

    Mais junkware para o meu pc thanks microsoft 😀

  17. Avatar de mike

    E tambem não ia chamar app store, mas provavelmente marketplace ou algo assim. Até acho que qualquer outra marca teve problemas com a apple por esse motivo.

  18. Avatar de tadeubaab

    o APT-GET é a App Store do Debian?? rsrsrs