Windows 8 tablet no Q1 de 2012?

33 Comentários

O mundo está rendido aos dispositivos móveis e mais concretamente aos tablets. Desta vez é notícia a “fuga” de informação por parte da Dell que mostra um roadmap a referenciar uma linha temporal onde indica que essa empresa norte-americana irá lançar um tablet com o Windows 8.

Este lançamento será no primeiro trimestre de 2012 e esse projecto terá o nome de código “Peju”.

Os canais tecnológicos internacionais estão reticentes quanto à veracidade destas informações prevendo-se ser impossível ter o Windows 8 nessa altura uma vez que, até à data, a Microsoft ainda não mostrou qualquer preview do novo sistema operativo. Parece muito improvável que este chegue até o outono deste ano já que se especula que uma possível versão RTM poderá ver a luz do dia apenas no verão de 2012 ou, por outro lado, que essa versão sairá não antes de 2013.

Resumindo, partindo do princípio que a Microsoft disponibilizará versões beta, como já é hábito, de que forma conseguirá a Microsoft lançar uma versão RTM, mesmo que para tablets, até final de 2011?

Mas… e poderá a Microsoft estar a prever um primeiro lançamento do Windows 8 numa versão SoC? Tal como foi falado na CES 2011, a Microsoft mostrou uma versão SoC, chamada “Windows Next”, e crê-se que a Microsoft esteja a trabalhar há alguns anos numa versão do Windows para processadores de arquitectura ARM, um projecto com nome de código “LongARM”. E se este projecto está já mais avançado do que se pensa? Pelo que se sabe, o “Windows Next” (SoC) está planeado para ser lançado em chips ARM, Intel e AMD e  tem muitos motivos para ser considerado, efectivamente, o Windows 8 de que tanto se fala.

A Microsoft já foi confrontada com várias questões de imprensa e não prestou qualquer comentário acerca do assunto.

Relativamente a smartphones, também de acordo com o raodmap da Dell, destaca-se que está previsto o lançamento, no próximo mês de Julho, de um smartphone denominado “Wrigley” equipado com o SO “Windows 7 Next Gen”, processador a 1GHz, ecrã WGVA de 4”, câmara de 8MP e gravação de vídeo em 720p. Será o “Windows 7 Next Gen” uma versão algo modificada/melhorada do actual Windows Phone 7 ou será algo diferente?

Mais tarde, em Setembro/2011, está previsto um smartphone Android, denominado Hancock, que incluirá a versão Ice-Cream desse SO, anunciada esta semana na Mobile World Congress e prevista para o início do Q3 deste ano. Essa versão consistirá numa mistura de funcionalidades e aparência das versões Gingerbread e Honeycomb.

Qual a sua opinião acerca das especulações do Windows 8 nos tablets?
E acerca do Windows 7 Next Gen nos smartphones?

wpcentral
androidcentral

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo
    Telmo

    Outro Windows? Ainda há pouco saiu o 7… (1º?)

    1. Avatar de Bruno Silva

      O Windows 7 saiu exactamente há quase 2 anos!

      Em breve será apresentada a Beta do 8, e dentro de uns meses começa os testes Ibéricos, que no Windows 7 incluiu 94 portugueses!

      E mais não digo espera pelo Mix11. 😉

      1. Avatar de Almada
        Almada

        isso quer dizer que o Windows 9 só sai 2 anos depois, quer dizer 2014.

        1. Avatar de murder_rabbit
          murder_rabbit

          Por acaso até que não…. o windows 8 vem mais na tentativa de relançar o tão famoso longhorn fico a espera da beta para testar lol que há de chegar daqui a cerca de 2 meses. mais não posso dizer

  2. Avatar de cris.
    cris.

    Não sei porquê, tenho andado com a sensação que a Microsoft tem andado a rejuvenecer. A tomar uma atitude empreendedora e desafiadora. Estou bastante confiante no sucesso do windows phone 7 e afins. Mas claro tem somente andado a perder o atraso acumulado das suas principais rivais.

    1. Avatar de mike

      partilho a mesma opiniao

  3. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    sera que este será o esquecido win longhorn? ou o longhorn ficou paras tras na historia com o “horrento” win vista? vamos ver o que vem…

    1. Avatar de Bruno Silva

      Cloud Computing, é o que aí vem, o que para uns “Google” é novidade na Microsoft já tem 4 anos de experiência empresarial com o Windows Azure!

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        off topic
        o que é win azure?

        1. Avatar de Vítor M.
          1. Avatar de Ruaben
  4. Avatar de Hugo Cura

    Pessoalmente, já acedi a documentação confidencial de empresas de tecnologia, nomeadamente no ramo da fotografia.

    Estranho um pouco que documentação “Confidential” contenha a informação que lá está, no topo: “Roadmaps are provided for general purposes only and do not represent a commiment by Dell”.

    Ou seja, essa afirmação parece mais do tipo da que vai estar disponível ao público e não do tipo de informação interna… todos os que têm privilégios para lhe aceder, provavelmente, conhecerão os moldes em que a empresa se movimenta, sendo um pouco descabida essa informação para uso interno…

    Resumindo, cheira a “leak” propositado. Mas isso sou eu a dizer…

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Bem visto!

      Penso que o seven será um sistema para durar como o xp, só ainda há pouco foi lançado um service pack. A microsoft certamente tem uma na manhã para os tablets, ainda nos vai surpreender provavelmente!

      1. Avatar de cris.
        cris.

        Os tempos mudam, a velocidade de desenvolvimento tambem. O que aos anos podiam-se dar ao luxo de deixar à deriva durante anos (windows mobile, IE) agora ja nao. Dai achar que não é descabido esta timeline.

  5. Avatar de João

    Q1 quer dizer 1st quarter significando 1º trimestre (12/4=3) e não quadrimestre!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Achas mesmo? Olha para os roadmaps então.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Não tinha percebido a que te referias e li na diagonal… sim, tens razão, é uma gralha.

      Obrigado por referires.

      1. Avatar de João

        Elas pousam no melhor pano! 😀

  6. Avatar de Alberto
    Alberto

    Venha ele, que ainda uso o Vista porque o Sete não foi salto nenhum (para mim ao menos).

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Só pela correcção de erros já foi um salto. Depois, algumas das novidades, que parecem insignificantes, mas que quando vou para o Vista sinto logo falta delas. Eu acho que uso todas as novidades (algumas pseudo-inovações, outras até copiadas pelos concorrentes… merd@ não posso dizer isto, porque senão ficasse a saber que não é só a MS a copiar coisas…).

  7. Avatar de jpng81
    jpng81

    Pronto já estragaram tudo, preparem-se para largar euros na nova versão 8 e no fim vai ser uma bodega de sistema operativo tipo o vista. lololo o que eu me vou rir ver pessoal a comprar novamente outro sistema operativo que não vale a ponta de um corno. Agora que o windows 7 está melhor já estão a pensar faze-lo pior 😀 😀 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      @jpng81:

      Por isso é que a minha perspectiva é diferente da maioria.

      Sistemas Microsoft, para mim valem a pena colocar a partir do lançamento do 1º Service pack.

      Por excepção não segui essa linha no win7, comecei a usa-lo a partir da RC1.
      Mas neste win8 farei a partir do SP1… o que demora um bocadinho claramente.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Não vejo o mínimo de lógica no que dizes… Parece-me que a Microsoft já aprendeu o suficiente com os erros no Windows Vista, certamente não o irá repetir.

        Tal como dizes e poderás comprovar, isso não se passou com o Win7. Está actualmente bastante seguro e estável e o SP1 não trará nada de significante relativamente à estabilidade. O Win8 terá, obrigatoriamente, que seguir esses moldes.

        O Windows Vista passou por imensos problemas de concepção e tinha um timing a cumprir, que se tornou apertado e o resultado disso ficou à vista, no Vista 😛

        Para relembrares, dá aqui uma olhadela.

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          Apartir do momento que levam +- 5 anos para fazer um sistema operativo que é idêntico á versão anterior só com uns pozinhos de fresh look e os problemas continuam lá. A mim já não me enganam mais vez nenhuma. 😉

          1. Avatar de Hugo Cura

            Outra “bacorada”… 5 anos?

            – Windows Vista lançado a 30/Jan/2007
            – Windows 7 lançado a 22/Out/2009

            Convém ter em conta também o enorme repositório de drivers que foi adicionado ao Windows Update de forma a contemplar a grande maioria do hardware existente.

        2. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          @Hugo Cura

          São apenas precauções…

          No meu caso, já tenho o win7 desde a versão RC, nessa fase utilizava dois SOs, XP e 7, mas na empresa, tendo em conta certos problemas e experiencia a esse nível, para todos os utilizadores da empresa é esse o procedimento que tomamos.

          O mesmo se passa com o office, eu tambem já utilizo a versão 2010 desde a versao beta/rc, mas os utilizadores “normais” só a terão com SP1.

          Estou a dizer isto tendo em conta que não sou apologista, nem fã de outras bases (linux ou mac)…

          o meu sistema de eleição é base Windows, sem dúvida…
          …mas com os muitos anos de experiência que tenho… tenho em conta esta precaução, eu sou a cobaia.

          Não faço como muitos… que ouvem dizer que é mau por ser microsoft e se acreditam piamente nisso, sem testarem profundamente o produto.

          Eu leio muito, mas não baseio o meu conhecimento na base da leitura… tenho de ter como base a própria experiencia

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            Eu também tenho por base o windows como experiência de longos anos, e linux supera windows em larga escala, basta olhares para estes pontos essenciais como não precisas de antivirus, não precisas de te preocupar com licenças, não precisas de ter o porshe dos computadores para trabalhares decentemente. A nível de servidor para fazeres apenas um servidor de partilha de ficheiros não tem nada a ver com windows é que nem se pode comparar (Linux 10 x 0 Windows) Para quê ambientes gráficos??? 😉
            Só tenho pena é as pessoas torcerem logo o nariz quando se fala em linux, enfim. :S

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..
            jpng81
            concordo plenamente e não é só para NAS, ou coisa que o valha, para o resto também…
            As pessoas torcem o nariz “porque patinam que é uma coisa parva”, ja apanhei administradores de sistemas(daqueles arrogantes com a mania que dominam o mundo e mandam em tudo) a procura da drive c: numa firewall 🙂 🙂 🙂 para tentar copiar as configurações.
            E pá tal como tu, ja deves ter visto muito disto, eu também já assisti e algumas vezes nem consigo dizer nada de tão pasmado que fico…mas isto acaba por ser o reflexo das politicas falhadas na educação(escolaridade) feita no nosso País.
            Mas está a mudar, mas…vai devagarinho…depressa dá muito trabalho 🙂 🙂 🙂

            cmps

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mostrou sim, na CES 2011 o que estava a correr nos protótipos ARM que o, Steve Balmer chamou de PC On A Chip, era já o futuro Windows 8.

    E ficou bem claro que o desenvolvimento já está bem adiantado, o que nem é grande supresa porque originalmente o Windows NT era multi-plataforma (Intel e Digital para os mais jovens :P) e o Windows 8 será o Windows NT 6.2…

    E ainda há o Windows CE/Mobile que é ainda mais multi-plataforma, basta recordar que as boxes do Meo correm o Windows CE…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      acho engraçado dizer que o Balmer lhe chamou Pc on a chip, como se isto fosse novidade…ao tempo que isto ja existe a M$ é que vive na idade da pedra, e depois vem mais tarde copiar os processos…

      cmps

  9. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Windows 8 a 128 bits 🙂

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    Espero que da próxima vez que formatar o meu pc já seja para lhe meter o win8. Para já estoy muy contente com o Win7.

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Chuck Testa!