Wi-Fi gratuito nos centros históricos? Portugal disponibiliza 1M€

19 Comentários

É já no próximo dia 27 de Setembro que se celebra o Dia Mundial do Turismo, mas as comemorações já começaram. Numa nota disponibilizada pelo executivo liderado por António Costa, ficou a saber-se que o Governo vai lançar duas linhas de financiamento, no valor global de 5 milhões de euros, para adaptar os espaços públicos a pessoas com deficiência.

Além disso, haverá também uma outra linha de apoio a projectos Wi-Fi, que visam a instalação de redes de acesso gratuito à Internet em centros históricos, com o objectivo de atrair turistas a outras zonas do país.

internet-6


Portugal é um país com boas infraestruturas ao nível das comunicações. No entanto, há ainda muito a trabalhar para que os portugueses tenham “Internet em todo o lugar” ou pelo menos em zonas históricas.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Governo, irá ser lançada uma linha de apoio no valor de 1 milhão de euros para disponibilizar Wi-Fi nos centros históricos.

guarda_4_thumb

Com pequenas acções conseguem-se grandes diferenças. O objectivo é que as soluções sejam implementadas o mais rapidamente possível

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

Esta é uma das medidas que visam apostar no turismo cultural e também na valorização do património. Já em Março deste ano, o ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, tinha revelado numas jornadas organizadas pela Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que era  intenção do governo disponibilizar Wi-Fi gratuito nos centros das cidades para que todos possam aceder, incluindo os turistas.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Eles que acabem de disponibilizar os serviços TDT’s como deve de ser por todo o pais antes de iniciar este novo protejo.
    Caso contrário este vai ser mais um que ira demonstrar inúmeras deficiências e garantidamente só o centro é que vai ser altamente beneficiado, ou não…

    Não me levem a mal, mas neste tipo de coisas em que envolve projectos mega milionários a pergunta que deve ser feita é quem é que vai meter mais a mão no pote das bolachas enquanto alguns distritos são beneficiados só para inglês ver…

    1. Avatar de João
      João

      Lê com atenção: ” Governo vai lançar duas linhas de financiamento, no valor global de 5 milhões de euros, para adaptar os “espaços públicos a pessoas com deficiência.” ”

      A notícia pode dar entender aos mais distraídos que os 5M€ são exclusivamente para WIFI, mas para quem lê a notícia toda percebe que algo mais está envolvido!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o anuncio no site foi de apenas 5 milhões de euros, para adaptar os “espaços públicos a pessoas com deficiência. Mas já hoje o Governo referiu que haverá 1 M€ para o Wifi

      2. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Sim eu compreendi a noticia!
        Leste com atenção ao meu comentário?

        Acredita que ainda vai ouvir/ler nas derrapagens deste projecto!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se fosse só deste…

        2. Avatar de Ze
          Ze

          Um projecto destes não é propriamente uma obra, se a empresa for bem escolhida serão realizados surveys e os custos serão fixos. Podendo no final existir uma verba não superior a 10% para optimizações caso se verifique necessário.

  2. Avatar de José Lito Vidigal
    José Lito Vidigal

    Quer dizer que vão gastar 200 mil euros em dois ou três sítios e o resto vai para os bolsos de meia dúzia de corruptos….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pra variar. Quem pode, pode.

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Qual o centro histórico nessa foto?

    Acho bem que disponibilizem, no entanto não conto nunca vir a usar uma rede wireless pública.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mesmo.
      Eu uso redes públicas. Mas inserir dados pessoais…medoooo! (se bem que ninguém terá interesse em aceder ao meu facebook ou email, no entanto pode fazer estragos)

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        Ai não? Eu podia bem roubar o email/pass do teu face e depois usar a conta ou mesmo vende-la. 😉

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Do email seria mais grave pois poderias recuperar senhas de N serviços utilizados com esse email.
          No entanto NUNCA uso o email em redes públicas e tenho uma password única para o mesmo.
          No caso do face é naquela, ninguém iria longe com a informação que lá tenho. Poderiam sim, aproveitar-se de terceiros.
          De qualquer forma…em redes públicas é evitar se possível…e mudar as passwords regularmente também não faz mal nenhum 🙂

      2. Avatar de Sérgio Pimenta
        Sérgio Pimenta

        Para isso é servem as VPN’s…

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Penso que é a Sé da Guarda

  4. Avatar de fneves
    fneves

    Vai ser obrigatório em princípio até 2025 pela UE, muito bem, estao-se a adiantar apenas 😉

  5. Avatar de jeton90
    jeton90

    Infelizmente, lá vão os mamões do costume ganhar os concursos para depois fazer umas rampas e mais uns sinais ….. e pronto mais um pacote de fundos e milhões que arderam e coitados dos que precisam e que enfrentam dificuldades todos os dias..

  6. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Então, segundo o título, vamos ter um milhão de euros de wi-fi gratuito. Boa, nada confuso.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Foste o único que fizeste essa interpretação. Agora pensa se o problema por acaso não será teu.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguém pode indicar alguns projetos wifi implementados com sucesso, seria uma boa ajuda para referência.