Portugal: Diplomas do 12º ano à venda na Internet por 150€

128 Comentários

A Internet é hoje o espaço que oferece os mais diversos serviços legais mas também ilegais. De acordo com revelações recentes, por apenas 150€ é possível adquirir um certificado de conclusão do 12º ano de escolaridade e a empresa que vende garante sigilo e refere que nenhuma entidade conseguirá descobrir que se trata de um diploma falsificado.

diplomas_00


A notícia da falsificação de diplomas do 12º ano aparece hoje no Jornal de Notícias que revela que, por apenas 150€, é possível obter um certificado de conclusão do 12º ano de escolaridade.

A descoberta resultou de um anúncio publicado num portal de empregos, aparentemente por um funcionário identificado com o nome “Mário Freitas” onde podia ler-se o seguinte: “Quer enriquecer o seu currículo e apresentar-se às empresas com o 12º ano completo? Então contacte-me e trataremos de tudo”.

certificados

O JN revela ainda que este anúncio já levou o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) a questionar o Governo. Este caso, agora revelado, é semelhante aos casos de venda de diplomas, também na Internet, que foram detectados em 2010 pela Agência Nacional de Qualificação (ANQ), tendo o Ministério Público aberto na altura uma investigação.

Comentários

128

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Teófilo Campos
    Teófilo Campos

    Isto prova que a teoria de q o computador será o responsável pelo fim da nossa civilização.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Terminator 2030!! Skynet is self-aware, the end is near. Muahahahaha!!! 🙂

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Agora é Genesis.

    2. Avatar de Maria
      Maria

      Por acaso já perdi vários empregos até de call center por não ter o certificado de habilitações do 12 ano
      Se alguém souber como resolver isto eu agradeço.
      QQ dia até para lavar escadas pedem !!!
      Call center !!!???? 12ano ???!!! Sim verdade

      1. Avatar de Maria
        Maria

        nao percebi… Conheces alguem que pode arranjar um?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Deu para saber quem arranja um? Também precisava

        2. Avatar de Eulália
          Eulália

          Bom dia, conhece alguém que venda o certificado do 12 ano? Obrigada

          1. Avatar de Carina
            Carina

            Boa tarde, Preciso de um certificado do 12 ano. Alguém me pode ajudar ?

          2. Avatar de Luís
            Luís

            Bom dia e desculpe mas eu gostaria de saber se conseguiu arranjar o certificado de habilitações

      2. Avatar de RP
        RP

        Boa tarde. O e-mail não esta válido. É possível indicar outro contacto?
        Obrg

      3. Avatar de Patry
        Patry

        Consegue me arranjar um certificado?

      4. Avatar de Paulo
        Paulo

        Deu para arranjar? Precisava também

        1. Avatar de vitor tavares
          vitor tavares

          Boa tarde, dá par arranjar…!!!
          Cumprimentos

      5. Avatar de vitor tavares
        vitor tavares

        olá boa tarde.
        consegui o contacto…!!!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Boa tarde
          Queria saber se conhecia algum contacto .
          Obrigado

        2. Avatar de Daniela
          Daniela

          Se puder partilhar comigo era óptimo

        3. Avatar de Jose Luis
          Jose Luis

          Boa tarde gostava tb de o adquirir. Da para me arranjar o contacto?

        4. Avatar de Cristina
          Cristina

          Boa tarde ! Sei que passou um bom tempo…Mas ainda tens o contato? Obrigada!

          1. Avatar de Maria
            Maria

            Boa tarde! sempre conseguiu?

      6. Avatar de Ana
        Ana

        Olá consegue o contato?

      7. Avatar de margarida
        margarida

        deu para arranjar? preciso de um para sexta feira

      8. Avatar de margarida
        margarida

        deu para saber como se arranja

      9. Avatar de margarida
        margarida

        deu para saber como se arranjar?

      10. Avatar de margarida
        margarida

        deu para arranjar???

      11. Avatar de margarida
        margarida

        conseguiu??

      12. Avatar de maria
        maria

        afinal arranja-se ou nao ?

      13. Avatar de Pp
        Pp

        Pode me ajudar?

      14. Avatar de Pp
        Pp

        Ana, conseguiu? Ajuda me?

      15. Avatar de Sandra
        Sandra

        Consegue arranjar? Pode dar o contacto?

      16. Avatar de Luis
        Luis

        Boas conseguiu alguém para satisfazer o certificado 12 ano obrigado

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    150€ é caro, nas Novas Oportunidades em 1 mês tinha-se o 12º ano e ainda pagavam subsidio de alimentação!

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOOOL lindo 😀 Já serviu para dar umas boas gargalhadas 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não esquecer que ainda tinha direito a um bom portátil por €150!!!!!!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Em 1 mês? Deve haver aí algum engano, vá lá rever as suas fontes.
      Era tão fácil, mas tão fácil que havia gente que não conseguia. Eu reprovei muitos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas os que reprovaste eram para as estatísticas 🙂

        Há casos de pessoas que têem o 12º pelas novas oportunidades e não sabem ler e a redação da vida não foram eles que fizeram……

        1. Avatar de Venâncio
          Venâncio

          uiiiii…
          isso seria como fazer entrevistas à entrada de instituições de ensino superior reputadíssimas e perguntar aos alunos do ensino regular que entraram se sabiam fazer uma raiz quadrada de forma manual parece-me, ou outra questão ainda mais básica…
          isto na televisão foi que se fosse para os apanhados….
          Foi só rir, quando se devia chorar..

        2. Avatar de SARGENTO
          SARGENTO

          Sabes Rui, eu e muitos indivíduos fizemos o tal RVCC, sei ler escrever e muito mais,após a conclusão desse modelo tão criticado segui para uma Universidade muito conceituada em Portugal, fiz um curso que acabei com média de 13 valores a trabalhar e estudar, eu fiz e conheço muita gente que o fez. Tenho 36 anos e nessa media de idades conheço muita gente que seguio esse exemplo. Depois existe muita gente que faz comentários destrutivos do RVCC que não acrescentou grande conhecimento mas abriu portas a quem ambiciona ter algo mais. Mas sabes o que me causa estranheza é que conheço tanta gente com o ensino secundário feito em escola normal que são burros eu que supostamente não o fiz não temo ter que me sentar ao lado de muitos desses e fazer exames. A inteligência não está na escola normal mas sim na capacidade intelectual individual de cada um.

          1. Avatar de Paulo Jorge
            Paulo Jorge

            Claramente faltou às aulas de Português

          2. Avatar de Miguel Oliveira
            Miguel Oliveira

            Olá sabes como posso ter um certificado desse curso rvcc obrigado

          3. Avatar de SARGENTO
            SARGENTO

            Atualmente os Centros Qualifica permitem terminar o ensino secundário que é equivalente 12° ano, nível 3.
            O tempo mínimo para a conclusão dessa oportunidade é de pelos menos 12 meses, sendo possível que o período seja substancialmente superior.
            Existem também cursos de dupla certificação que se chamam EFA, são cursos que podem demorar 12 meses,presenciais e com estágio.
            No meu entender estes últimos abrem portas, o RVCC acaba por ser um documento um meio para obter um fim, exemplo, entrar para a função pública ou ganhar força e determinação para seguir estudos.
            Cumprimentos e felicidades.

      2. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Então vá fazer o ensino secundário *a sério* e depois falamos sobre o que é difícil 🙂

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Bom, acho que alguem não esteve atento nas aulas de Portugês…
          Que tal conjugar o verbo reprovar, para começar.

          1. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            Wrong post?

          2. Avatar de Mike
            Mike

            Lol, critica o outro dos erros ortográficos e escreve português sem u ? Isso sim foi mau.
            Só cromos

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Lol Secundário difícil???? Difícil é tirar algumas licenciaturas!!!!

          1. Avatar de MShaitan
            MShaitan

            Loooool.. Difícil é aceitar que perdi tempo a ler isto…!

          2. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            Estamos a falar do 12° ano, ensino regular vs Novas Oportunidades. Eu até podia falar do meu Mestrado, mas nada tem a ver com o ensino secundário. Enfim…

          3. Avatar de Venâncio
            Venâncio

            Licenciaturas anteriores a Bolonha ou os “novos mestrados de Bolonha”?

          4. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Difícil é compreender as mulheres, isso é que é difícil

          5. Avatar de João
            João

            Gonçalo, mais difícil ainda é compreender homens que se querem fazer passar por mulheres!

      3. Avatar de carls
        carls

        deve de ser uma honra ter participado nas novas oportunidades.
        Cunha de algum partido? ou será de um sindicato?

    3. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Noobs, 🙂 o cartão R é imbatível: https://www.youtube.com/watch?v=wZEB0Vn3u6k

  3. Avatar de Rudy
    Rudy

    Para quê falsificar? A não ser para altos cargos, ninguém vai verificar o currículo profissional, quanto mais o escolar.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Lol, não sei para quem trabalhas mas eu em todos os empregos que tive até hoje pediram registo criminal, comprovativos de conclusão de cursos assim como de certificações e inclusivamente fizeram background check para verificar que tudo o que apresentei conferia à realidade.
      Qualquer empresa que se preze TEM, OBRIGATORIAMENTE de fazer este tipo de verificações, senão continuamos na república das bananas com médicos a exercerem sem nunca tirem ido à faculdade, entre outros casos que vamos vendo neste país de quando em vez.

      1. Avatar de Just Saying
        Just Saying

        lol
        já trabalhei em 3 diferentes empresas. Das maiores tecnológicas e multinacionais do país e nunca me pediram sequer o certificado de conclusão do curso superior.
        Se a pessoa se mostra competente nas entrevistas, nos possíveis testes que fez nas entrevistas para que essas verificações todas?

        1. Avatar de Cenas
          Cenas

          +1 , varias multinacionais e nacionais e não pediram certificados nem fizeram background check.

          1. Avatar de darkvoid
            darkvoid

            +1 Nunca me validaram as certificações, habilitações ou experiência profissional em mais de 3 sítios por onde passei!

          2. Avatar de Venâncio
            Venâncio

            Isso é porque não precisas de exercer uma profissão regulada talvez.
            Não leves a mal, mas para muitas funções o que o que conta apenas é fazer um determinado trabalho bem feito e desde que cumpras… é um pouco o exército de infantaria… há a carne para canhão que era a infantaria, e para casos especiais, as tropas especiais.
            Imaginemos um programador… desde seja muito bom na linguagem pretendida, até pode ser o jardineiro, desde que programe muito bem essa linguagem.
            No entanto, se for alguém que vai conceber uma nova linguagem de programação duvido que se queira um jardineiro, por melhor que seja…
            Quem diz linguagem, diz um edifício, um automóvel… estou a falar em conceber, criar…
            Não estou a falar sequer em se ter um curso superior, estou a referir que essas pessoas devem ter competências em vastas áreas que um executante apenas não terá. Tudo depende dos requisitos para as funções. De outra forma, de que me serve ter um doutorado em literatura, quando eu quero conceber um prédio? Tudo depende. As multinacionais e as empresas públicas onde a gestão tem bom senso, pensam, numa visão de negócio, quais são os requisitos para uma função e o custo mínimo que se pretende. Se podem ter um tipo com o 12º ano ou a 4.ª classe que ganha 100, não vão ter alguém com habilitações superiores que ganhe 200, a não ser que depois precisem dessa pessoa para outras funções, que é normalmente o que fazem.

        2. Avatar de Bruno Fernandes
          Bruno Fernandes

          Nem mais… A mim também nunca me pediram. Um papel não prova que sabes tudo.

        3. Avatar de Ze
          Ze

          Então passaste pelas maiores mais pequenas, porque as por onde passei, não sei esse o cenário.
          Já vi tantos erros de recrutamento, muitas vezes o que uma pessoa é numa entrevista não é o que ela é na realidade, mesmo em entrevistas técnicas há aqueles que têm capacidade de “dissimular” conhecimento. Além disso em consultoria, as empresas têm sempre obrigações para com os seus clientes, e daí no mínimo têm obrigação de verificar as certificações. O curso superior vale zero.
          Maior parte dos clientes com quem trabalho em projectos de grandes dimensões exigem no mínimo registo criminal actualizado, outros certificações.
          Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador) que não acarreta grandes riscos nem grandes responsabilidades.

          1. Avatar de Cenas
            Cenas

            – “Qualquer empresa que se preze…”
            – “não sei para quem trabalhas mas eu em todos os empregos que tive até hoje pediram registo criminal”
            – “Então passaste pelas maiores mais pequenas,…”
            – “Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador)…”

            Queres ver que o Ze ‘e afinal o Jose Socrates disfarcado? 😀

            Fica o desafio – Por que empresas ja passas-te em que te pediram tudo isso? 🙂

          2. Avatar de Just Saying
            Just Saying

            Ter mais de 2000 colaboradores é das “maiores mais pequenas”? ter mais de 50% de volume de negócios provenientes de projectos internacionais (na ordem das centenas de milhões) é das “maiores mais pequenas”?
            -“Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador) .”
            Amigo, aposto contigo que todos os dias usas serviços que correm código meu ( para não falar que desenho e programo soluções em tecnologia que tu no máximo ouviste apenas falar em conceitos), seja em telecomunicações ou banca, mesmo que viajes para o outro lado do mundo também tens grandes hipóteses de o usar, e ainda aposto o meu ordenado que neste momento estou numa situação profissional maior que a tua, a receber muito mais do que tu estás, num cliente gigante europeu. Lá porque só conheces o teu quintal não te faz conhecer de grande coisa. 😉

        4. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          +1 o que é importante mesmo são as skills. Basicamente ou demonstras que tens conhecimentos ou então bye bye… o canudo é um backup para o caso de faltar a renova lolololol

        5. Avatar de João
          João

          Quais? Daquelas que se dizem “líderes do mercado” mas que na verdade ninguém as conheces?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Depende do empregador ou mesmo Ordem. Estou inscrito em 2 Ordens profissionais e pediram-me sempre os comprovativos escolares. O mesmo se passa com a entidade empregadora. Uma coisa é entregares o currículo, mas assim que entras para uma empresa eles vão pedir-te os comprovativos do que alegas ter no currículo.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Banca, Utilities, Pharmaceutical e Consultora IT.

        Tanto quanto sei de colegas, amigos e familiares, isto é procedimento normal em qualquer empresa a sério que efectivamente cumpre as ISO’s que agrupam com orgulho junto ao logotipo, principalmente a 9001.
        Andar a brincar à qualidade é típico tuga e depois apanham-se casos de médicos sem diploma, de oftalmologistas que operam sem sequer terem tirado um curso. Se formos para a área de IT então, a incompetência e leviandade são tão grandes que até me faz ter vergonha de ser informático.

        1. Avatar de Miguel Luis
          Miguel Luis

          Na minha sincera opinião ter um curso superior, ter um registo criminal limpo, e até ter um bom portfolio hoje em dia vale ZERO, até mesmo as entrevistas ás vezes falham imenso em traçar um perfil de um possível colaborador.

          Na minha opinião, hoje em dia, vivemos num mundo feito de competências e responsabilidade e infelizmente isso não se vê em papel, sou apologista que uma pessoa deve mostrar as suas capacidades, as suas competências para a posição/cargo que possivelmente virá a ocupar.

          O conhecimento, a vida, tudo é feito de experiências, existem tantos casos de pessoas sem cursos, muitas delas sem qualquer certificado que têm um desempenho de longe de outros certificados, formados, com experiência e etc…

          Já estive em duas empresas, estou empregado numa há 6 anos e contrataram-me pelas minhas competências, força de vontade, auto-aprendizagem, honestidade e a boa relação com clientes, e devo dizer que sou a única pessoa sem qualquer tipo de formação superior na empresa e sou o mais consultado quando alguém precisa de alguma informação ou alguma coisa…

          Cada vez mais este é o cenário que vemos não só em pequenas empresas mas mesmo em multi-nacionais e internacionais de grande dimênsão nas mais diversas áreas.

          Agora vai depender também da área que se trata, a meu ver áreas como a saúde, finanças, transportes entre outros devem sim requer a formação necessária

          1. Avatar de Homo Erectíssimo
            Homo Erectíssimo

            Compartilho a sua opinião a 100%,Miguel Luís.Tudo o que disse é verdade.

  4. Avatar de int3
    int3

    Rídiculo.
    Há uma forma ainda melhor e legal de “falsificar” o diploma. O centro das novas oportonidades até pagam para se tirar o 12º em 2 semanas.
    Depois queixam-se que os altos estudos estão desvalorizados…

    1. Avatar de Atento
      Atento

      *oportunidades…

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Preciso de um certificado habilitações 12ano
        O estabelecimento onde tirei fechou e agora ??
        Já fui a muitos sítios e ninguém tem como resolver, e os empregos vão indo ao ar …

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ridículo é dizer que tirava isso em 2 semanas.
      Podia era ter que fazer módulo de 25 horas caso tivesse apenas uma disciplina em falta para completar o dito 12º ano. Mas foram raros os casos em que aconteceu.

    3. Avatar de Ze
      Ze

      Não é para menos, hoje em dia o ensino secundário resume-se a isso mesmo.
      E o ensino universitário em 95% das instituições Portuguesas não se resume a 2 semanas mas acho que já se encaixa nas 4 semanas.
      É um dó o facilitismo, por isso é que vejo com bons olhos a inclusão de testes de DNA como método de recrutamento como se vai começar a ver daqui por uns 10 anos.

  5. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Adianta muito falsificar certificados do 12º ano…
    Já faziam isso nas novas oportunidades, nestas formações subsidiadas pelos fundos europeus, etc etc etc…
    Acabar com o ensino secundário nocturno foi das piores decisões na educação nestes últimos anos. Agora é só malta com “secundário enchouriçado, prontinhos para arrumar roupa numa loja perto de si”.

    Se já há licenciados a ganhar o ordenado mínimo… Imagino estes desgraçados. São os millennials!

    1. Avatar de censo
      censo

      Bolonha estragou o sistema de ensino.

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Diploma do 12º ano…. pffff grande diploma….

  7. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Mais uma oportunidade para o Relvas aproveitar 😀

    1. Avatar de Fil
      Fil

      o relvas atrasado entra na sala de aulas e pede licença, o prof responde: tá licenciado..

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        llloooooooooooooooolll
        O melhor comentário até agora xD

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O Relvas queria a licenciatura, como o Sócrates. O 12º já tem ele……

      1. Avatar de Venâncio
        Venâncio

        Algo diferente… lolol
        O Relvas… nicles.
        O Sócrates não é Engenheiro (membro da OE),
        mas é Engenheiro Técnico Civil e por isso pode ser membro da OET, não sei se é, nem quero saber.
        Um é mesmo engenheiro técnico (curso de três anos antigo e surpresa, as licenciaturas atuais têm 3 anos).
        O Relvas… pronto… nem ordem, nem universidade, nem nada.

        1. Avatar de CyrusTheVirus
          CyrusTheVirus

          E o Vara…e outros tantos… E o socrates o tal dos exames aos domingos… 😉

  8. Avatar de Patrão
    Patrão

    Tchééé patrão, só agora é que perceberam que, pela preço certo tudo se compra hehehe

    1. Avatar de David
      David

      O teu ra** também se compra. Segundo a tua lógica. Só falta saber quem será o desgraçado a pagar tamanha porcaria!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não percebo porquê a arrogância.
        TODA a gente tem um preço.
        TUDO tem um preço.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Por falar em lixo, vamos ver que comentário é removido…:)

  9. Avatar de Abel
    Abel

    Está explicado porque muitos professores nem para eles sabem…

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      A brincar,a brincar se dizem muitas verdades.Compartilho o que afirmou,Abel.Há muitos/as “professores/as” hoje em dia que até se borram todos/as nos estágios,quanto mais nos anos a seguir.Segundo sei,fala-se que vai haver umas certas cadeiras de formação em disciplinas como a Didáctica(para todos os cursos e de todas as áreas em que a saída é o ensino),a partir do ano de 2017 no ensino superior,em que muitos/as vão cair que nem tordos,como dizia e bem o José Miguel Júdice aqui há uns anos sobre o acesso à Ordem dos Advogados de quem se tinha licenciado recentemente.Vai ser lindo,vai vai.

  10. Avatar de BM
    BM

    Está caro! 😉 … uma folha ,um carimbo.. e um “sarrabisco”… 😉

    1. Avatar de gonca
      gonca

      tutorial ? :p

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    É só trafulhas neste mundo,meu Deus do céu. 🙂

  12. Avatar de David
    David

    Este tipo de práticas já acontece à muito tempo no Brasil. É uma forma de manchar a imagem do ensino. Mão dura nestas pessoas!

    1. Avatar de Maria Miranda
      Maria Miranda

      Há muito ……..tem H

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Logicamente que não concordo com isto, nem o faria. Mas, vejo neste problema, um outro a meu ver muito maior.

    As empresas cada vez mais valorizam as teorias que são dadas na escola e estão a borrifar-se para a experiência do indevido.
    Por mais cursos que uma pessoa tenha, nunca vai conseguir fazer frente alguém que já tem 15/20 anos de experiência no ramo. Pode ter novas ideias, conhecimentos de novas tecnologias, mas acaba por perder em experiência, que no fundo é o aspecto fundamental para as coisas poderem continuar a funcionarem bem.
    E a experiência aprendes, no terreno não na escola, e adquire-se com os que já estão no terreno a 15/20 anos.

    Logicamente, que esta tipo de situação varia conforme a área profissional. Mas infelizmente hoje em dia muitas áreas profissionais, valoriza-se de mais cursos e “canudo” do que experiência.
    Por exemplo, já vi muito site feito por pessoas que tinham tirado cursos superiores na área, fazerem erros super básicos, com não fechar sentenças abertas…

  14. Avatar de Valadares
    Valadares

    Podia ser pior… Na Universidade Lusófona costumam brincar aos professores e reprovar os alunos que queiram continuar os estudos noutras instituições de Ensino Superior.

    Quanto ao Secundário… Quem obter diploma não se inscreva na Universidade Lusófona, ou vão arrepender-se.

  15. Avatar de luis santos
    luis santos

    Diploma de engenheiro arranja-se ?

  16. Avatar de Mestre gonçalves
    Mestre gonçalves

    Se souberem algum para doutoramento deixem messagem nas messagens pessoais não façam caso sff. Fico á espera. Muito obrigado.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    Já agora alguém sabe onde posso comprar uma licenciatura ??? Só quero mesmo o papel com o carimbo e o rabisco. Será que é mais de 150 euros ?

  18. Avatar de Alvega
    Alvega

    Volta Relvas, estás perdoado.
    Nao conhecem ?
    Estao desculpados, que eu hoje estou bem disposto, mas o Sócrates conhecem?
    Também nao ?
    Meus amigos….onde tem parado ?
    Talvez no facebook ou a jogar pokemom, a vida vai passando mas a treta é cada vez pior.

  19. Avatar de Alvega
    Alvega

    Volta Relvas, estás perdoado.
    Nao conhecem ?
    Estao desculpados, que eu hoje estou bem disposto, mas o Sócrates conhecem?
    Também nao ?
    Meus amigos….onde tem parado ?
    Talvez no facebook ou a jogar pokemom, a vida vai passando mas a treta é cada vez pior.

  20. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    Email da pessoa referida?

    1. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Alguém sabe de quem faz um certificado de habilitações 11° ano e valores

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    O problema é as empresas pedirem o certificado do 12° ano porque se avaliassem o funcionário pela sua educação, cultura geral e cumprimento de trabalho não seria necessário essa burucracia sendo que há pessoas com o 6° anos com mais cultura e mais formação que gente que fez de favor o 12° que são uns burros

  22. Avatar de Eugénia Maria Galveias Bicha
    Eugénia Maria Galveias Bicha

    Eu possuo 11ºano de inglês só,que já dá acesso à faculdade, First Certificate in English e .o certificado do Instituto Françês de Lisboa. Gostaria de saber a equivalência disto tudo e se dá equivalência ao 12º ano que eu gostaria de ter.

  23. Avatar de Eugénia Maria Galveias Bicha
    Eugénia Maria Galveias Bicha

    Eu possuo 11ºano de inglês só,que já dá acesso à faculdade, First Certificate in English e .o certificado do Instituto Françês de Lisboa. Gostaria de saber a equivalência disto tudo e se dá equivalência ao 12º ano que eu gostaria de ter.

  24. Avatar de vitor tavares
    vitor tavares

    olá boa tarde, quando visualizarem esta mensagem, e caso seja viável a alguém, por favor enviem o Mail da respectiva PESSOA, para o Meu Mail, que passo a descrever, vjctavares64@gmail.com

    Desde já o Meu Muito OBRIGADO
    Abreijos

  25. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Bom dia, estou a utilizar esta ” ferramenta ” no sentido de esclarecer uma provável incorrecção interpetativa, a minha pessoa á uns tempos atrás como muitos de vós questionou, somente se alguém sabia que arranjava Certificados, nada mais.
    Eu não arranjo, nem tenho conhecimentos. nem competências, pois entrei neste diálogo escrito por curiosidade .
    A todos Saúde e Boa Sorte
    Repect

  26. Avatar de Silvia
    Silvia

    alguem consegue arranjar o contacto da pessoa? preciso urgente, quem tiver me de o mail para entrar em contacto.
    agradeço

  27. Avatar de Silvia
    Silvia

    conseguem dar me o contacto por mail?

    1. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      Boas tardes silvia, será possível dar mais informações para o meu email bombeiro_b.gomes@hotmail.com

  28. Avatar de vitor fcporto
    vitor fcporto

    boa tarde. preciso de certificado de habilitações 12º ano com urgencia…sabem de alguem que arranje e o preço….

  29. Avatar de Maria
    Maria

    Olá , preciso por motivos de conseguir emprego de um certificado habilitações ou diploma do 12 ano.
    Para call center ….
    Preço ?

  30. Avatar de Vera Lopes
    Vera Lopes

    Olá boa tarde, preciso de um certificado de habilitações 12 ano como posso fazer…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Responderam? 🙂

  31. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    O que faz isto é os patronatos deste pobre e ignorante país exigirem altas habilitações literarias para empregos de baixa categoria e ordenados miseráveis.
    Em muitos países da Europa com uma nobre Cultura de sociedade não exigem nada de nada apenas sabes ler escrever tens uma boa arte ou muita vontade de trabalhar e estás lá.
    Depois claro aparecem aqueles que praticamente dão calinadas no Português erros à toa e muitos pontapés na gramática que aparecem com 12 Ano das novas oportunidades ou sabe-se lá mais o quê!?
    A culpa é concerteza dos governantes e dos patronatos deste pobre e ignorante país.

  32. Avatar de Peter
    Peter

    Contactos para tratar desses curriculuns?

  33. Avatar de Mestre André
    Mestre André

    Boa tarde,

    Alguem já conseguiu o contacto ?
    Obrigado

  34. Avatar de Silva
    Silva

    Alguém sabe como posso adquirir?
    Grata

  35. Avatar de AP
    AP

    Quem tiver o contacto por agradecia . Obrigada

  36. Avatar de Ana
    Ana

    Alguém tem o contacto? agradeço.

  37. Avatar de Glória Silva
    Glória Silva

    Olá ,alguém consegue um certificado de auxiliar de acção educativa?eu já tenho o 12oano. Por favor é urgente.
    Obrigada

  38. Avatar de Daniela
    Daniela

    Ola, pode me contactar . estou muito interessada em comprar umn tambem. Cumprimentos

  39. Avatar de Bruno Gomes
    Bruno Gomes

    Bom dia, preciso de informações como arranjar o certificado do 9 ano e valores com alguma urgência.
    Obrigado

  40. Avatar de Monica
    Monica

    Boa tarde, tava percisando desesperadamente de um certeficado escolar do 11 ano

  41. Avatar de Monica
    Monica

    Se alguem aqui soubar quem me possa ajudar me mande o numero de cell por favor…

  42. Avatar de gonca
    gonca

    Ola,

    algum conseguiu obter algo por aqui ?