Porta 65 Jovem: com mais dinheiro e alargado até aos 35 anos

32 Comentários

O programa de arrendamento jovem, o Porta 65 Jovem, vai ter mais beneficiários já no próximo ano. O objectivo do Ministério das Finanças passa por duplicar as verbas de apoio e aumentar a idade dos candidatos para os 35 anos.

A nova fase de candidaturas arranca já amanhã.

porta-65


O Ministério das Finanças pretende incluir no Orçamento do Estado para 2017 a revisão ao Porta 65 Jovem, o programa destinado ao apoio ao arrendamento jovem. O Governo quer duplicar as verbas de apoio e alargar a idade dos candidatos, dos 30 para os 35 anos.

Segundo o Jornal de Negócios, este reforço orçamental já obteve o consenso por parte do grupo de trabalho das Políticas de Habitação, Crédito Imobiliário e Tributação do Património Imobiliário.

Esta intenção de aumento surge após os cortes verificados no Orçamento de Estado para 2016 de 13 milhões de euros para 12,2 milhões de euros. Este aumento de 50% agora proposto para o próximo orçamento de estado deverá ser faseado ao longo da legislatura.

chave-casa

Além do aumento da verba e do aumento a idade dos candidatos, o governo pretende ainda alargar o prazo de atribuição do subsídio dos 3 anos actuais para os 5 anos.

Ao longo do ano, são abertas quatro fases de candidaturas e a terceira fase deste ano inicia-se já amanhã, dia 20 de Setembro, pelas 10h, e termina do dia 7 de Outubro. A última fase de candidaturas, que decorreu de 28 de Abril a 31 de Maio, atribuiu subvenção a 5.667 candidatos.

Porta 65

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1cX
    g0tH1cX

    E porquê Porta 65…? Alguém sabe? É que ao ler isto, pensei que seria algo para reformados…:o)

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “O programa de arrendamento jovem, o Porta 65 (…)”

    2. Avatar de Ana Santos
      Ana Santos

      Deveria ser para todas as pessoas com poucos rendimentos, Não só para os Jovens ou mt velhinhos! E os que estão no meio?trabalharam uma vida inteira estão na casa do 60 anos, precisam de alugar uma casa, que estão ainda mais caras devida a esta ajuda.Agora o Senhorio em vez de alugar um T1 por 400 eur, pede 550 eur que é o valor que o governo , considera para a tal ajuda aos jovens. Os do meio,é só pagar, pagar…Somos a almofada e o mealheiro de mta gente,Todos têm que ser ajudados!.Porquê só os Jovens?Eu comecei a trabalhar cedo, casei ,aluguei casa e nunca tive direito e subsidio algum.Agora que estou no meio,tb não tenho direito, mesmo com uma pensão de xaxa.Apre estamos no meio, estamos lixados…

  2. Avatar de HCandeias
    HCandeias

    por ser no art.º 65.º da Constituição da República Portuguesa.

    1. Avatar de g0tH1cX
      g0tH1cX

      Thx! Assim já tem mais lógica! 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Posso adquirir a casa e arrenda-la a mim mesmo?

    Isso era bom.

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      Bom bom era o português não tentar furar e aldrabar tudo o que é criado!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Porquê?
        Se em vez de arrendar quiser comprar não posso ser ajudado?

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Não podes arrendar nem sequer casa a familiares, quanto mais a ti próprio.

          Se quiseres comprar a entidade que ajuda é outra, chama-se banca 😉

        2. Avatar de Ivan
          Ivan

          Só compra quem está em condições para tal.
          Na maioria dos casos que não as tem, aluga. E este programa é exactamente para ajudar quem tem mais dificuldades, sendo jovem.

          1. Avatar de BFerreira
            BFerreira

            É verdade, eu já tentei comprar e não me dão, eu recebo acima da média em Portugal, pago mais de renda do que uma prestação da casa que tentei comprar, nunca falhei com o dinheiro pago normalmente antes de dia 1. Mas o que interessa para o banco é que não estou efectivo, como hoje em dia fizesse a diferença ser efectivo.

    2. Avatar de Ana Santos
      Ana Santos

      Pode alugá-la ao seu primo, é só pedir autorização ao Banco se tiver empréstimo…

  4. Avatar de Jovem65
    Jovem65

    Mas nas regras se não estou em erro, indica que se for um casal pelo menos um tem que ter idade inferior a 30 anos. Se subir para 35 anos a idade mínima do casal fica na mesma? Se sim acho mal porque um casal onde ambos tem por exemplo 31 anos, já não podem usufruir da Porta 65.

  5. Avatar de M.Ramalho
    M.Ramalho

    tal como casas camarárias, empregos camarários, RSI`s, e outros que tal, parece estar a aparecer agora agora uma hipótese de se viver toda a vida do PORTAL 65, é só continuar a aumentar a data limite . Os velhos, os velhos, os velhos, não faço ideia … Já agora, porque existe tal dádiva num país de pobres, filhos de políticos ?

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Respondes-te á tua pergunta, uma virgula antes do que imaginas.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Já existe esta programa, embora com outro nome desde que me lembro de ser gente. A diferença é que antes de se chamar porta65 quase ninguém o conhecia e ninguém concorria e quem concorria bastava cumprir os requisitos que tinha o beneficio, agora já não é bem assim, são muito criteriosos e muito burocráticos (embora seja simples a submissão), sendo os visados principalmente casais com filhos com fracos rendimentos ou em situação de desemprego e existe sempre limites máximos de valor do arrendamento, da taxa de esforço e mesmo dos valores de subvenção de ano para ano. Acho uma boa iniciativa, só tenho pena que os jovens Lisboetas não possam usufruiu do beneficio, uma vez que o valor máximo de aluguer para a zona é de 557 euros se não estou em erro e encontrar uma casa habitável em Lisboa por esses valores com recibo é algo por norma impossível (nem mesmo um T0), ou te sujeitas a uma casa de 1960 sem qualquer remodelação ou pura e simplesmente não te consegues enquadrar neste beneficio.

  6. Avatar de José
    José

    E a renda máxima vai-se manter nos 556 por um t1 na grande Lisboa?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Sim. Era mandá-los para a rua para procurarem um habitável por esse valor.

  7. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Alguém me pode explicar em que isto consiste?
    Eu sou de Coimbra e vi o site os valores de renda para o baixo mondego, de um t0/t1 de +400€. Mas qual é o jovem que pode pagar estes valores?
    Ou eu não estou a entender como isto funciona.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Isso é o máximo que a renda pode ter acho eu.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Gostava era de saber qual o T0/T1 em Coimbra por menos que isso.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ninguém fala nos 28% de imposto que os senhorios pagam, com todas as despesas ao seu encargo. Rendas altas? Sim. Culpa do estado de ladrões.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Se fossem os senhorios a pagar essa despesa estava muita gente bem com ela, o problema é que quando saiu essa lei os senhorios aumentaram o valor das rendas e quem come com o valor inflacionado de 28% sobre o valor do imóvel é o coitado do arrendatário. Os senhorios são uns chupistas e só usam os 28% como desculpa para inflacionar os preços. É normal em Lisboa veres T1 deploráveis por 600 euros onde o senhorio ou recebeu a casa de herança, ou já a tem paga porque foi a sua primeira casa, ou está a pagar menos de 200 euros ao banco de empréstimo.

      P.S.: Sou senhorio e arrendatário e a posso afirmar que a “classe senhorial” está-se a tornar numa escumalha que só quer viver de rendimentos (seja qual for o custo) sem fazer nenhum. Façam como fazem os Senhorios com “S”, arrendem a quem mais precisa por valores justos, o lucro só tem de servir para colocar numa conta separada ou para investimento futuro ou para uma reforma boa, e arranjem um trabalho normal das 9 às 6 para contribuírem para a sociedade.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tens toda a razão mas a lei da oferta e da procura está do lado dos senhorios….

  9. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Lol.
    Onde moro, posso viver num t2 a pagar 550€, mas não posso viver num t3 a pagar 450€ porque “não é tipologia adequada” por viver sozinho.
    Portugal no sue melhor 🙂

  10. Avatar de Nelson José Ferreira de Araújo Ribeiro
    Nelson José Ferreira de Araújo Ribeiro

    Alguém me sabe dizer se o aumentos da idade máxima de 30 para 35 anos, já entra em vigor para o prazo de candidaturas que começa hoje?
    Obrigado

    1. Avatar de BFerreira
      BFerreira

      Pelo que li é só para o ano, porque vão colocar no orçamento de estado para 2017. As noticias que saíram parece que alterou já a data, mas na realidade penso que é só para o próximo ano.

  11. Avatar de Bruno G
    Bruno G

    Sim alterou a data,só mesmo no próximo ano e que vai ate aos 35 anos,eles mesmo colocaram uma nota a salientar isso na pagina deles.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    De acordo com o mais recente alerta no site da Porta 65, os limites de idade não foram deslocados para os 35 anos.

  13. Avatar de Vasco Martins
    Vasco Martins

    Boa noite. Algurm me sabe dizer, sendo eu casado com 36 anos e a minha mulher com 25, com menores a encargo se podemos nos candidatar?

  14. Avatar de Maria de Lurdes Alves.
    Maria de Lurdes Alves.

    Afinal, quando abrem as tão anunciadas candidaturas para o arrendament jovem 35 anos? Era suposto ser em abril de 2017!!! Será?