Notícias Pplware@folding Outubro08

23 Comentários

Em Maio de 2008 o mapa mundial dos participantes no Folding@home tinha este aspecto:

Interessante será relacionar a imagem anterior com a seguinte, “o planeta à noite”:

Folding@home é um projecto em que, basicamente, emprestamos a capacidade dos nossos computadores para fazer cálculos matemáticos, a fim de descobrir curas para doenças. Mais especificamente, é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, aproveitando a capacidade de processamento dos nossos computadores pessoais, a partir do instante que aderimos e em todos aqueles momentos em que não utilizamos o seu total potencial, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística.

O projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford. No momento em que escrevo, a sub-equipa de folding do Pplware tem 3.359 unidades de trabalho (Work Unit) processadas, 599.798 pontos e ocupa actualmente a posição n.º 28 dentro da equipa Portugal@Folding, para a qual contribui.

Reparei que alguém contribui ou contribuiu para a sub-equipa do Pplware com o nome correcto “www.pplware.com” mas com uma gralha no número de equipa! Certifiquem-se todos, por favor, que estão a contribuir para a equipa 35271, número da Portugal@folding.

Agradecemos novamente a valorosa participação de todos os visitantes do Pplware que contribuem e renovamos o convite para este grandioso projecto! Com certeza temos capacidade, unidos, para fazer muito mais! A presente média diária de produção tem aumentado pouco, apesar de os nossos caros colaboradores terem umas máquinas bem mais potentes, com certeza!

PS: Para quem não saiba ao que me refiro, fica aqui a hiperligação para a biblioteca de artigos relacionados.

Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux

Queremos mais ou MUITO mais? Continuem a “foldar”!!!

Homepage: Pplware@Folding I
Homepage: Pplware@Folding II

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo C.
    Diogo C.

    Nos Sistemas Operativos penso que poderia ser acrescentado o Sistema PlayStation 3, pois é possível executar o Folding@Home no menu da PS3.

    Aliás, graças ao processador Cell, a PS3 contribuí (e muito!) para a realização do projecto Folding@Home 😀

  2. Avatar de pena33
    pena33

    Eu já foldo a uns tempinhos…

    Também se pode foldar com algumas placas gráficas, aliás neste momento é o que me rende mais pontos.

    Continuem a foldar.

  3. Avatar de Jhuy
    Jhuy

    Muito bom esse projecto! Já estou a “foldar” aqui!
    E tú? Estás esperando o quê?!
    “Foldemos”, amiguinhos! Todos juntos por um futuro melhor! 😀

  4. Avatar de fjh11

    Eu já usei o Folding@home no meu PS3, mas não fiquei esperando até o fim porque estava demorando muito… Acho que chegou a 6% de uma proteína.

  5. Avatar de Nastase

    @fjh11

    Foldar não é propriamente coisa que se ponha a fazer e espera-se que acabe. Deixa-se andar, enquanto se joga, trabalha, enfim enquanto o computador / console está ligado. E muitas vezes só ao fim de muitas horas ou até mesmo dias é que uma proteína se completa!

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  6. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    uma duvida eu tenho dois pc posso colocar o mesmo user nos dois sem haver repetição de transferência de ficheiros?

  7. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    O que muita gente não sabe é que a conta da electricidade pode aumentar e muito com isto!

    Se o pc não faz nada reduz o consumo para o mínimo que consegue…ao usar o folding vocês estão a AJUDAR mas mas com o preço do pc aumentar o seu consumo.

    E para quem tem CUDA (Nvidia 8xxx ou superior) o consumo pode simplesmente quadruplicar, porque o programa tira partido da gráfica.

    Vejam isto como se tivessem o pc ligado o dia todo a jogarem. Gasta a mesma luz.

    Claro que dá para reduzir no próprio programa a prioridade…mas mesmo assim para quem tem o pc ligado a fazer download como eu não compensa estar a pagar mais 20 ou 30€ ao fim do mês ^^ O meu pai simplesmente matava-me se a conta aumentasse ainda mais do que já é!

  8. Avatar de manu
    manu

    Confesso que nao tinha conhecimento disto.

    Vou contribuir…

    Excelente campanha pplware

  9. Avatar de Miguel Jeri

    Sérgio Ferreira:
    Podes. User na comunidade folding significa sub-equipa e não uma máquina. Neste caso, temos a sub-equipa (ou user) http://www.pplware.com a foldar com vários computadores, ou seja, é comum ter o mesmo user ter várias máquinas a foldar. O sistema identifica estes computadores todos como diferentes (embora afectos ao mesmo user=sub-equipa) e por isso não há risco de haver duplicação de ficheiros.

    Quanto à conta da luz subir, acredito que seja verdade. Quanto aos downloads interferirem com o limite de tráfego, isso nunca acontece. São 5 MB (no máximo) por cada unidade, que pode demorar dias a foldar, como já referiram acima. É muito azar serem esses 20 ou 40 MB fazerem a diferença…

    Abraços

  10. Avatar de Miguel Jeri

    Acima onde está http://www.pplware.com devia estar sem o “http://”. O motor do wordpress é que colocou lá o prefixo, não eu 🙂

  11. Avatar de kendimen

    @Diogo C.
    @pena33
    Bem lembrado! Têm toda a razão 🙂 Vou corrigir no próximo!

  12. Avatar de kendimen

    @Jhuy
    @manu
    Benvindos à equipa 😀

  13. Avatar de kendimen

    @Miguel Jeri
    Obrigado pelo esclarecimento!
    Voltou a aparecer o “http://” 😛

    Também acho piada a “October” nesta frase 😀
    “Criado por: kendimen em 29 de October de 2008”

  14. Avatar de kendimen

    @Sérgio Ferreira
    Pode aderir com os dois à nossa equipa, também 😉

  15. Avatar de kendimen

    @fjh11
    Mesmo que só active o ‘folding’ na sua PS3 enquanto a tem ligada para jogar, ajuda! E se aderir à nossa equipa, melhor 🙂

  16. Avatar de kendimen

    @LuXyUz
    Ainda acrescento mais: é possível que haja maior desgaste das partes móveis, particularmente a ventoinha de arrefecimento do processador que, no meu caso e espero que em muitos outros, está sempre a 100% 😛
    Costuma dizer-se: “Não à bela sem senão” e isto é por uma boa causa 🙂
    Por acaso já procurei valores de consumo de energia em euros por mês, cá para Portugal e ainda não encontrei! Esses valores que indica foram confirmados?

  17. Avatar de kendimen

    @Diogo C.
    @pena33
    Só agora me lembrei que devia ter dito antes: “Ah e tal, era só para ver se estavam atentos” 😀
    Até já cá tinhamos falado noutros artigos dessas potencialidades fantásticas quer da PS3 quer de certas placas gráficas! Mas, agora que me lembraram, até me sugeriram tema para o próximo artigo! Muito fixe! 😉

  18. Avatar de kendimen

    Estou a “inundar” o meu próprio artigo?

  19. Avatar de ALL
    ALL

    2 maquinas aqui de casa vão começar a trabalhar para a comunidade 😉

    I’m in!

  20. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Miguel Jeri:
    Ok. Ou seja se eu colocar o utilizador que criei no Portugal@folding e o codigo 35271 irei estar a dar pontos ao meu utilizador e á equipa do Portugal@folding.
    É isso??

  21. Avatar de kendimen

    Que grande pontapé na gramática que eu dei!!!! Corrijo-me: “Não há bela sem senão”
    😛