Dead Space – Análise

25 Comentários

Desenvolvido pela Redwood Shores California, Dead Space vai fazer as delícias de todos os apreciadores de jogos de terror, acção, ficção científica e de muitos momentos de cortar a respiração.


Dead Space coloca-nos na pele de Isaac Clarke, um engenheiro espacial que responde a um pedido de ajuda emitido por uma estação de exploração mineira, após esta ter sido invadida por extraterrestres conhecidos por Necromorphs, que mataram e transformaram toda a tripulação em assustadoras e monstruosas criaturas.

Uma das coisas que salta logo à vista é a forma como toda a informação do jogo nos é apresentada. Tanto o estado de saúde de Isaac, como a quantidade de munições, nos é mostrado directamente na armadura ou nas próprias armas. Os menus e inventários são apresentados sobre forma de hologramas, não havendo qualquer quebra no ritmo de jogo. Pequenos detalhes como estes, ajudam o jogador a integrar-se de forma perfeita no ambiente envolvente.

O jogo é visto na terceira pessoa, por cima do ombro do personagem, que controlamos através dos inúmeros corredores e salas da estação espacial, matando criaturas verdadeiramente intimidadoras, capazes de nos perseguir através da nave.

As armas são bastante originais, sendo elas instrumentos adaptados de exploração de minério, tendo efeitos realmente destrutivos quando usadas contra matéria orgânica. No entanto e ao contrário da maior parte dos jogos do género, não devemos apontar para a cabeça dos monstros, mas sim para os braços, pernas ou tentáculos, desmembrando-os e incapacitando-os de se movimentarem e de nos atacarem.

Este nosso engenheiro não só usa armas, como também consegue movimentar objectos apenas com o pensamento, algo particularmente divertido quando usado em secções sem gravidade. Nessas mesmas secções, damos uso às botas magnéticas, que nos mantêm colados ao chão ou tecto, dando assim uma perspectiva bem diferente do ambiente em redor, podendo porém, ser um pouco desorientador.

As lutas contra os boss’s são incríveis, pois eles são deveras enormes! Só é pena estes confrontos não serem tão frequentes ao longo dos 12 capítulos do jogo.

Graficamente o jogo está muito bom. Os cenários e a arquitectura da estação espacial estão recheados de detalhes, bem como as monstruosidades que nela habitam. As secções sem gravidade tornam-se particularmente belas devido aos objectos a flutuarem e ao realismo do fluido sanguíneo que paira no vácuo, “horrendamente” espectacular diga-se.
Igualmente espectacular é toda a parte sonora. Não há bom jogo de terror que se preze sem os sons adequados, e Dead Space consegue isso na perfeição! Quando jogado com um bom sistema de som e o volume bem alto, o jogador é completamente envolvido no ambiente ameaçador. Totalmente impróprio para cardíacos!

_________________________________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________________________________Dead Space é sem dúvida um grande jogo de acção e terror, inovador no estilo de combate, som e gráficos incríveis, e uma história atraente.
O único ponto negativo é a inexistência de modo multiplayer. No entanto este factor não impede de forma alguma de que Dead Space se torne um grande êxito neste natal. Altamente recomendado.Classificação: 8.9 / 10Plataformas: PC (Windows), Playstation 3 e Xbox 360.

 

NOTA: Este artigo foi escrito pelo Ricardo Afonso para Pplware.

Homepage: Dead Space

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Podem-me explicar em que é que Dead Space tem um combate inovador? 😐

    Tipo, é Gears of War, e nas partes que não são Gears of War, é um shooter normal. Combate inovador?

    Mas o ambiente é excelente. E mete sustos que chegue 😛

  2. Avatar de Gon
    Gon

    bem…com uma analise destas…so me da vontade de o jogar….
    =P

  3. Avatar de Nastase

    Muito boa análise! Deu-me bastante vontade de experimentar. Assim que conseguir largar o Far Cry 2 e o Fifa 09 :p

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

    1. Avatar de andremar

      eu ajo que jogo e maneiro nunca joquei

  4. Avatar de Ricardo Afonso

    @Morbus

    Claro que posso 🙂

    Acho inovador o estilo de combate por diversas razões. Ao contrario da maior parte dos shooters, neste não basta disparar à toa ou apontar para a cabeça mas sim desmembrando as criaturas, e descobrindo os seus pontos mais fracos. Depois se conciliarmos as armas com com o facto de podermos abrandar os monstros e movimentar objectos, torna as coisas muito mais interessantes quando usadas com imaginação. Até a própria forma de usarmos as armas é diferente do normal, o facto de podermos passar da mira horizontal para vertical, adaptando-se às diferentes situações, dá logo um ar diferente à coisa 😉
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  5. Avatar de khalil
    khalil

    não é em primeira pessoa? er…..

    mas mesmo assim parece ser um jogo incrível! é compra certa! assim que chegar aqui vou comprar!

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    vou já comprar!

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Parece interessante, bom post 😉

  8. Avatar de Guedezz
    Guedezz

    “Poderoso” é uma boa descrição para este jogo.

    vou no chapter 4:)

  9. Avatar de Nemesis20
    Nemesis20

    Boas Pessoal, é assim eu tenho este jogo para a xbox360 e tenho andado a joga-lo e pelo que reparei o jogo esta muito bem feito para os apreciadores de terror…e este pode se dizer que vale apena jogar nao so pela sua historia, mas sim por tem um grafismo bom e a nivel de sistema de cenarios e som esta muito bem feito…Fikem bem e Cumpz.

  10. Avatar de Morbus

    @ Ricardo

    Tens razão ao ver o combate sob esse ponto de vista. Realmente esse aspecto é muito porreiro, mas não é inovador. Já se fez por várias vezes noutros jogos, alguns deles muito, muito antigos.

  11. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    Eu tenho jogado FarCry2, vou experimentar isto agora mesmo =)

  12. Avatar de piteiras
    piteiras

    jogos na 3 pessoa no pc?
    ñ obrigado.

  13. Avatar de Arkan
    Arkan

    Conforme eu ja falei na sua analise de um jogo o farcry2, o dead space supera e muito o lixo do farcry2….

    deadspace depois de 1semana jogando 4h por dia zerei-o !!!!

    recomendadissimo….enredo, clima, e tudo mais.

    Para dar mais enfase recomendo que assistam o filme dead space, que é ou melhor que termina justamente no ponto de inicio do jogo dead space.

    muito bom

  14. Avatar de Malamen
    Malamen

    Só é uma tremenda pena não ter a opção de o jogar na primeira pessoa como o Fallout 3.

    Para mim, só perde pontos nesse capítulo. No entanto, é um capítulo importante para mim.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    eu ja vi e juguei para mim e um pouco parecido ao resident evil 4, melhor claro, pelo menos e o ke eu axo

  16. Avatar de silva

    Saudades do Resident Evil 1 e Silent Hill 1. Nada como a primeira experiência, depois ficaram fracos. Mas vamos testar esse.

  17. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Realmente não acho que seja tão inovador, se calhar juntou várias features que já existiam noutros jogos.

    Ser na terceira pessoa costuma a ser mais lento em PC e mais difícil de controlar, contudo, por exemplo, no Max Payne funcionou perfeitamente.

    Bom post Ricardo, volta mais vezes 😉

    cumps

  18. Avatar de Nixon
    Nixon

    Vi todos os videos disponiveis deste jogo no Gamespot, e sinceramente ficquei abismado com o nível de stress e pressão que este jogo implica no jogador, só de ver os vídeos borrava-me todo…

    Estou moritnho para traçar umas pernas e uns braços, o Strategic Desmenbrament é realmente inovador. E as cenas em Gravidade Zero são originais. Muito bom. Aconselho a verem o filme que saiu com o jogo, sempre percebem melhor a historia que dos comics.

  19. Avatar de wayne

    Sem dúvida um forte candidato ao jogo do ano ponto para a EA, pela criação desta obra prima gráfica, que deve seguar até a chegada de RESIDENT EVIL 5.

  20. Avatar de Manoel Costa
    Manoel Costa

    Alguem que já tenha jogado Dead Space, pode me dizer como faço pra passar da sala em que tem duas pontes que correm em direção à parede e uma delas não fica presa, e nada aconteçe, é logo no início do jogo.
    Obrigado

  21. Avatar de Elton
    Elton

    Manoel nessa parte é só você usar a granada temporal nesse braço que não fica preso correr pra parte de cima onde tem um monitor grande e apertar ele antes que o braço volte.

  22. Avatar de Geada360
    Geada360

    Jogo excepcional…adquiri ele no sabado a tarde e fechei ele no domingo as meia noite…Foram 11 horas de jogatina fantástica e com muitos susto….

    Detalhe …fechei rápido pa caramba assim pq tava no lvl easy e revesando com um amigo…Xbox 360 tava fervendo auhauahu…agora já abri a armadura suit 6..muito louca!!!

  23. Avatar de blackf_tuga
    blackf_tuga

    sem duvida um dos melhores jogos k ja joguei ta de longe muito louco perfeito em tudo….. o problema é k nao da oara jogar em multiplayer………..

  24. Avatar de Assenção
    Assenção

    Ola, estou jogando o 1 e o 2, como faço paa mudar os cointroles no dead space 1, pois uso a mouse na mao esquerda, no 2 consegui, se algume pudr me ajudar
    obrigado