Microsoft vai deixar que analisem o código fonte do Windows

75 Comentários

Com o lançamento do Windows 10 marcado para dia 29 de Julho, a Microsoft prepara-se para manter os actuais utilizadores do Windows mas também conquistar utilizadores de outros sistemas.

Além das muitas novidades que têm vindo a ser apresentadas nos últimos meses, sabe-se agora que a Microsoft vai deixar também que os governos europeus analisem o código fonte do seu software, incluindo do sistema operativo Windows.

Windows-Vulnerability-Thumb2_thumb.jpg

A Microsoft abriu recentemente um centro de transparência em Bruxelas cujo um dos objectivo é dar a possibilidade dos governos europeus poderem analisar e inspeccionar o código fonte das suas aplicações/sistemas no âmbito da segurança informática.

Matt Thomlinson, vice-presidente da área de segurança da Microsoft revelou que, qualquer que seja o Estado europeu, vai ter acesso a informações de segurança importantes sobre ameaças e vulnerabilidades num ambiente seguro, podendo assim validar a integridade de todo o código fonte .

Only by increasing confidence in the digital solutions which have the potential to catalyze whole economies can Europe ensure that every citizen, business and government feels the benefits of the digital revolution.

Bruxelas.jpg

Num momento em que cada vez mais se põe em causa a segurança das soluções, com esta abertura, a Microsoft aumentará certamente a confiança dos governos nas suas aplicações/sistemas.

Todos os governos e organizações internacionais que venham a fazer parte desta iniciativa, poderão avaliar o código fonte de alguns produtos, como por exemplo, versões do Windows 7, 8.1 e também versões do Windows Server e Office, entre outros.

Microsoft Government Security Program (GSP)

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de WP
    WP

    Esta nova Microsoft esta a surpreender tudo e todos 🙂

    1. Avatar de Mota
      Mota

      e muito bem.

    2. Avatar de N. Carvalho
      N. Carvalho

      Está pois a tentar travar a sangria de utilizadores que está a migrar para outros sistemas, principalmente, para linux, seja a nivel particular ou empresarial. Soa a desespero… e quando a esmola é muita. ..

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Achas mesma que a esmagadora maioria de utilizadores, o utilizador comum, usa linux? Deves achar que todos estao por dentro da informatica como tu

        A maioria, usara sempre windows, porque é o que vem com o pc, é o sistema mais conhecido, e ( com excepcao de osx) é simples para a maioria que nao percebe nada de oc. E para os outros, muitos sao gamers para que. Linux ainda nao é solicao. (Embora esteja a melhorar suporte)

        1. Avatar de Thiago Holmes
          Thiago Holmes

          Mas esta solução da Microsoft não é para o usuário comum, apenas quem poderá avaliar o código são os Estados que fizerem parte do programa/iniciativa, ou seja, sim esta é a solução que a Microsof encontrou para tentar conter a migração para linux, já que governos priorizam o Linux pela segurança e controle das informações.

        2. Avatar de N. Carvalho
          N. Carvalho

          Darth, tens razão! Não usa, mas, devia usar, e colocas muito bem o “dedo na ferida” quando dizes que a maioria não está nem ai para o OS que utiliza; “palha é palha, desde que seja palha”. O mundo está a mudar, os chineses estão a migrar progressivamente, os russos também (entre outros paises…), e seria utíl e produtivo para o nosso pais adoptar um OS que permita autonomia tecnológica… Para finalizar, durante +- 25 anos fui utilizador fiel do windows sem sentir necessitade de mudar (até ao fim do xp), mas, o 8, 8.1. e a rápida obsolescência dos sistemas windows e do hardware fizeram-me optar por sair da zona de “conforto” e muito tenho de agradecer à empresa onde trabalho que migrou os sistemas para linux. Eu sou gamer e o w7 está noutra partição só para o WOT… De facto, nem todos têm perfil de pastor, cão de guarda ou lobo… de outra forma seria complidado…

  2. Avatar de Carlitos
    Carlitos

    A microsoft parece a apple, andam a aprender sim senhor. Estou impressionado. Sera que a nivel mobile finalmente vai haver um flagship ao nivel do iphone? E que desde 2007 o iphone e lider imbativel

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A appe? Lol
      A Apple nunca teve uma política de transparência.

      1. Avatar de Vítor M.

        E que empresa teve? Ora diz-me lá? Mas com factos não atires á sorte, como é teu hábito!

        1. Avatar de Poeta
          Poeta

          Pelos vistos a Microsoft vai ter, a Apple ainda não se ouviu nada e duvido que faça…
          Mas tinha que vir o grande paladino da Apple 😛
          Porque os outros não têm a Apple não tem que ter? Não serve de desculpa para mim…

          1. Avatar de Vítor M.

            Poesia não serve de desculpa para o erro. A questão aqui é que não vale só ler o título, tens de ler a notícia toda. A Apple, assim como a Microsoft, nunca deixará que analisem a parte nuclear do sistema operativo, até por questões de segurança e privacidade da própria empresa, aliás, a Apple mesmo já referiu que deixou de cooperar com as autoridades para permitir o acesso das mesmas aos dados dos seus utilizadores via acesso directo ao sistema operativo, quer iOS quer OS X. Mão firme quer na Russia, quer na China e mesmo nos Estados Unidos.

            Nenhuma destas empresas o farão, meu caro, vão ter apenas acesso a informações de segurança importantes sobre ameaças e vulnerabilidades num ambiente seguro, num ambiente seguro 😉 não é à vontadinha.

            Algumas pessoas acham que as empresas são parvas e passam o seu “ouro” para as mãos dos concorrentes assim ao desbarato! 😀 crentes 😀

            Agora, dão alguma coisa em troca, isso têm de dar, ou como imaginas que a Apple entrou na China? 😀

    2. Avatar de NT
      NT

      Apple?????? Acho que a única coisa que a microsoft tem que se preocupar quanto à apple é mesmo a guerra do iphone/windows phone…
      Acho que isto é mais uma investida contra o concorrente ‘*nix’ (linux,bsd’s etc.) cujo o código pode ser revisto/auditado do que propriamente uma medida de combate à apple. Principalmente sendo a iniciativa virada para governos.
      E também tendo em conta as revelações do que a NSA tem vindo a fazer (mesmo a nível de ‘contratos’ com empresas de software) a microsoft vem assim “provar” que não tem nada a esconder e que não anda a espiar o resto do mundo…

  3. Avatar de Waffen SS
    Waffen SS

    Não será uma maneira de a Microsoft dar liberdade aos governos de poderem fazer o que quiserem do código fonte, e implementarem um sistema de vigilância dos utilizadores?

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Para ti, uma coisa chamada “ver, não mexer”, deve ser nova ou difícil de entender…

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Apenas fiz uma questão.
        Como tens tanta certeza que é só ver e não mexer?
        “qualquer que seja o Estado europeu, vai ter acesso a informações de segurança importantes sobre ameaças e vulnerabilidades num ambiente seguro, podendo assim validar a integridade de todo o código fonte”
        Ora pode se perceber que se não validarem, poderão mexer? Apenas uma questão!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Uma coisa não implica a outra. Ver vulnerabilidades, não implica alterar o código do sistema. E ou muito me engano, ou o que tu estas a temer, já existe à muito.

          Acho que PSP tem ferramentas que já tiram partido dessas backdoors. Mas não tenho a certeza, eu só ouvi falar nisso… Mas a NSA tem certamente.

          1. Avatar de Waffen SS
            Waffen SS

            Sim Pedro, percebo que uma coisa não implica outra. E não é uma questão de temer, pois backdoors de facto já é algo banal das empresas tecnológicas, tem o lado mau, falta de privacidade, mas também tem algo útil, poder rastrear hipotéticos terroristas criminosos etc.
            Mas porque a Microsoft dá acesso ao código fonte apenas dos governos da Europa? Os governos de fora não têm direito também? A cerca de um ano atrás a Rússia exigiu o código fonte dos iOS e do OS X à Apple. Creio que a resposta é obvia.
            Aliás até já foi publicado…
            https://pplware.sitedev.pt/apple/russia-exige-que-a-apple-de-acesso-ao-codigo-fonte/
            Só acho um pouco estranho dar acesso ao código fonte aos governos.
            Conforme alguém escreveu abaixo, realmente parece que não é de acesso público. Ainda mais estranho.
            Mas é como dizes, backdoors sempre existirão. Até pode nem ser o caso, mas dá que pensar.

          2. Avatar de Mr.Antunes
            Mr.Antunes

            Apenas uma questão de lucros, devem estar a vê-los a descer aqui na Europa. Em níveis institucionais “devemos” ser dos principais contribuintes, com as últimas machadadas devidas à NSA é normal que queiram acalmar os ânimos e manter os clientes 😉

          3. Avatar de Darth
            Darth

            A psp? Hahaha

        2. Avatar de FG
          FG

          Isso tem algum jeito?

          Assim, viam as backdoors dos outros paise e empresas no código…

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Quem te disse que os governos vao poder mexer? Wuando compras um livro, tambem mudas o texto? Ha cada um…

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Desde quando o código fonte é impresso como os livros? É cada analogia mais ridícula! Há cada um! E sim posso mudar os livros sim, antes de serem impressos são digitais, pdf, ePub word, etc… A não ser que ainda se faça impressão como no século 17 ou 18! Como vês posso mudar o conteúdo dum livro que compro, livros digitais!
        Vês?

    3. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      a mim parece-me mais ao contrario.. visto que a Europa já não tem tanta confiança nos EUA desde o wikileaks, escutas, etc
      mas como esta gente é tudo do mesmo saco..

  4. Avatar de irlm
    irlm

    ou seja, resposta mais rápida nas correções de sistema.
    tipo rolling release

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É a transparência…nada a esconder 😉

  5. Avatar de Hélder
    Hélder

    Assim é que é!

    Só da confiança estas empresas mostrarem transparência!

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Pelo que entendi e só para os governos

  7. Avatar de Alucard
    Alucard

    Continua a não ser código público para qualquer um consultar. Não se iludam com isto.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Convem… aquele código custou muito dinheiro a desenvolver. Permitir que qualquer utilizador tenha acesso, irá facilmente fazer com que a concorrência possa imitar.

      Mostrar o código num ambiente autorizado apenas autoridades, reduz o risco de ser copiado.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        A não sei que exista Snowdens na europa tambem 😀

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Sabes o que são as patentes e para o que servem?

    2. Avatar de FG
      FG

      Já agora. Meter numa pen e trazer para casa, não?

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Porque não, o código do Windows podia ser open-source e estar na mesma protegido legalmente contra plágio e cópia não autorizada.
        Código aberto não é sinónimo de software gratuito.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Excelentes noticias mas para mim ainda não chega aos calcanhares do mac. osx continuara sempre a ser o mais avançado SO de todos os tempos.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Explica a tua afirmação p.f. Porquê que é o mais avançado e não chega aos calcanhares?

      Tenho dificuldades em compreender isso.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        n ha problemas de drivers, tudo e fluido, nc precisas de formatar pois mantem se sempre rapido ao contrario do windows, ja vem com office e edicao video e foto incluidos onde windows n oferece nada semelhante out of the box. Queres mais?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Nem foi preciso te responder porque o Miguel Sousa já te deu a reposta abaixo. Quanto ao office do mac vamos ser sinceros, é uma cagada.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Dá para jogar?

          1. Avatar de FG
            FG

            Vem com Xadrez, e tens muitos jogos para mexer na AppStore…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        bateria dura o dobro, ventoinha nc se ouve (no meu antigo surface pro ouvia se e bem a ventoinha)..pessoalmente tenho varias razoes para tb preferir mac.

      3. Avatar de Cris
        Cris

        OSX Yosemite:
        -Kernel miserável
        -Sistema de arquivo (HSF) pior que NTFS (lol)
        -UI cheio de lag (problema do yo-semite)
        -0 liberdade
        -Falhas de segurança a torto e a direito
        -27 drivers

        Ok, kid.

        1. Avatar de FG
          FG

          Bem se vê que não sabe do que fala…

          1. Avatar de trolls everywhere
            trolls everywhere

            Só pelo facto de o Windows suportar qualquer tipo de hardware, e não apenas aquilo que vem com um sticker com uma maçã roída, perdes qualquer razão que julgues ter meu caro.

        2. Avatar de int3
          int3

          HFS pior que o NTFS? Loooooooooooool

          1. Avatar de Mario Junior
            Mario Junior

            O HFS+ não fica muito atrás do NTFS no quesito “pior” não.

          2. Avatar de trolls everywhere
            trolls everywhere

            “Tudo o que é Microsoft é o pior que existe à face da Terra”
            Substituir Microsoft por M$ para ficar ainda mais credível.

            Porque é que sempre que vejo alguém com uma mascote de um pinguim, o discurso nunca muda?

            Haja paciência para estes cybertrolls…

        3. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
          Miguel Pestana Nóbrega

          Infelizmente tens razão lol há que ser sincero…
          E só para esclarecer, o OSX também fica lento é preciso formatar e tem ecrãs de bloqueio semelhantes ao Windows…
          Depende da utilização de lhe dás, a metade das pessoas o Windows dá mais jeito, à outra metade o Windows é melhor, não passa disso, defeitos há nos dois…

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Um SO que só funciona num tipo de dispositivos e tem 27 drivers… contra um SO que funciona em milhões de sistema e tem mais de 40 milhões de drivers compatíveis?
      Estás a comparar o leme de um navio com a manete das mudanças do automóvel…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        enquanto consumidor interessa te que seja compativel com milhoes ou que funcione com o teu? Eu quero um produto que funcione bem e nao de problemas e tenha seguranca, quero la saber se suporta 1001 drivers e dps nem hdmi com som tenho na tv

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Basta colocar um disco rigido ou SSD que não seja comprado na Apple e já se tem problemas de compatibilidade.

        2. Avatar de kekes
          kekes

          Que problemas ha com Windows que Mac não tenha?
          Não está enganado? É no Mac que não funciona bem o hdmi.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      E que tal pensares um pouco antes de dizeres asneiras? É sempre a mesma treta com Windows e Android. Se um sistema operativo é projectado apenas para meia dúzia de dispositivos, obviamente que será mais rápido, fiável, etc. O Windows/Android são projectados para dezenas/centenas de dispositivos diferentes, funcionam tanto num equipamento recente como um com vários anos, tanto dão para navegar na internet como jogar, etc. Resumindo: não tem comparação.

      1. Avatar de FG
        FG

        Isso é na teoria…

        Depois na pratica, não funciona bem com nenhum…

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Funciona pois.
          Tens a noção das falhas e bugs parvos que existen no yosemite?
          Eu tenho um imac e não admito a falhas que aquela m**** tem.

        2. Avatar de trolls everywhere
          trolls everywhere

          O meu ASUS ROG destroça completamente qualquer MacBook Pro à face da Terra pelo mesmo preço: 1399€
          E tenho a dizer que o Windows 8.1 funciona maravilhosamente.
          Portanto, porque no te callas?

          1. Avatar de Waffen SS
            Waffen SS

            Também tenho um desktop ROG e foi um pouco mais caro que o teu, e isso de destroçar qualquer MacBook Pro é conversa da treta. Não compares um PC Gamer, com um para uso profissional, trabalho etc.. e que por acaso tem um excelente desempenho para gaming, mesmo sendo laptop.
            No ultimo ano liguei o ROG 2 vezes, já o Mac, é sempre a andar, depois de experimentares, dificilmente voltas para Windows, se precisares do Windows para jogar, ou Linux, instala-o no Mac … O melhor de todos os mundo numa única máquina.
            https://support.apple.com/pt-pt/HT5639
            http://www.makeuseof.com/tag/install-linux-macbook-pro/
            Portanto porque no te calas?

  9. Avatar de Glink
    Glink

    Isto é pseudo-transparência… porque raio tenho eu de confiar seja em que governo for??

    1. Avatar de Alfie
      Alfie

      Tens razão. Esta é uma forma de atirar poeira para os olhos das pessoas. O comum dos mortais associa visibilidade de código para os governos com visibilidade para toda a gente. Os governantes são só políticos (sujeitos às pressões de grupos de interesses e de grupos económicos) e não técnicos e vão designar uns quantos analistas para executar a tarefa. E quem nos garante que os analistas são pessoas isentas e justas? Os políticos? Um tribunal? Iremos conhecer esses analistas para podermos, ou não, confiar neles?
      Nunca até hoje uma empresa multinacional teve comportamentos isentos e justos. E vai ser a Microsoft a primeira a fazê-lo? Não acredito!

      1. Avatar de trolls everywhere
        trolls everywhere

        Então e diz-me tu lá uma coisa?

        Usas Linux? Se não, não tens nada a apontar porque nem Apple nem Google ou outra gigante tecnológica revelam o conteúdo do seu código fonte.

        Se sim, que distribuição? Tudo o que não seja Gentoo/LFS, uma vez mais não tens nada a apontar, porque estás na mesma a confiar em terceiros para te compilarem uma versão do kernel e dos pacotes necessários.

        Portanto, a não ser que sejas um utilizador Linux e compiles tudo por tua conta, só tens que aplaudir a Microsoft por fazer mais do que os concorrentes alguma vez farão.

    2. Avatar de trolls everywhere
      trolls everywhere

      Porque os governos são eleitos com os votos dos cidadãos?!
      Se os corruptos lá estão, o povo é que os mete lá

      Especialmente o povo que fica em casa ou vai à praia em dia de eleições e que faz parte dos 70% de abstenção. Depois queixam-se.

  10. Avatar de carlos
    carlos

    Por mais q seja uma grande noticia, não acredito q iram ganhar os uusuários dos sistemas da Apple e do linux não, acho q esses estão bem firmes com os seus sistemas, mas e uma atitude interessante da Microsoft.

  11. Avatar de Cruz
    Cruz

    Só espero que esta microsoft um dia leve a Apple a falencia.

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Isso não vai acontecer, a Microsoft já salvou a Apple uma vez da falência. Mas entendo a tua afirmação

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        outros tempos, hoje já não acontecia nem para um lado nem para o outro..

    2. Avatar de WP
      WP

      Diz antes a Google com o seu Android

    3. Avatar de FG
      FG

      A Microsoft? A Microsoft nem metade da Apple é, nem para lá caminha!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Esta gente fala sem saber, dá nisto, piada para o pessoal…

      2. Avatar de SSaraiva
        SSaraiva

        pois n será metade mas tem lá uma quota parte de ações da Apple (se nao tou enganado)

      3. Avatar de trolls everywhere
        trolls everywhere

        E a Apple é o quê?
        Vamos lá comparar então.

        Microsoft:
        .NET;
        DirectX;
        Visual Studio;
        Office;
        Windows;
        XBOX;
        Azure;

        Apple:
        iPhone
        iPad
        ?????

        1. Avatar de Joao
          Joao

          ipod? icar? iwatch? ipay? siri? iwork? ilife? appletv?apple pay?

          1. Avatar de frias
            frias

            Surface? HoloLens? Microsoft Band? Cortana? XBOX?

            Acho que pelo menos deverás concordar que a Microsoft tenta ser algo mais original nos nomes…

  12. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Mostrar algum do código fonte não tem grande efeito.
    Seria necessário mostrarem todo o código, incluindo das ferramentas que são usadas para construir o sistema (compilador, etc).
    E seria necessário verificar que o que é distribuído é efectivamente o resultado da compilação de todo aquele código.
    Não sei se a MS está disposta a abrir isso tudo aos inspectores, com ou sem NDAs.

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    “…mas também conquistar utilizadores de outros sistemas.” Qual a razão? Onde está ela?
    Não a vejo.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Windows e GNU, para servidores pode ganhar muito mercado.